O Terror

Arthur Machen

Resenhas - O terror

Maria.Printes 15/02/2020

Arthur Machen - O Terror
Leitura obrigatória para os que amam Horror Cósmico.

Marselle Urman 25/11/2014

Cheguei a Arthur Machen por recomendação do mestre Lovecraft, mas sinceramente deve ter "algo" na escrita dele que eu não consegui encontrar. Achei esse livro pedante e me arrastei pela leitura num esforço para não abandoná-lo.

O conto principal "O Terror", apesar de ter um desfecho até diferente, sofre da mania dos contemporâneos do autor, escritores de mistério e horror, de tentar teorizar e cientificar tudo. Me lembrou um conto do Edgar Allan Poe," A aventura sem par de um certo Hans Pfaall" - por sinal chatééééééérrimo.

Os demais contos, de uma página cada na sua maioria, são devaneios personalíssimos e bem chatos, cheios de descrições daquela natureza britânica insossa e sem sentido nenhum.
Driih (@dinbookerland) 13/04/2018minha estante
undefined

Rodrigo 17/09/2020minha estante
Resenha idiota,mais rasa que um pires,argumentos decentes não precisa né...

Os Livros e Filmes da Bá 29/10/2018

O TERROR - ARTHUR MACHEN
1915 - em um certo condado galês acontecimentos estranhos aterrorizam os moradores, o que eles vêm a chamar de O TERROR...
Em meio a um cenário bélico, os pacatos moradores de um certo condado estão terrificados por conta de estranhas mortes, animais com comportamento fora do comum, árvores que parecem aumentar de tamanho na calada da noite, e tudo coberto por um véu de silêncio, ninguém tem coragem de comentar sobre tais acontecimentos. A polícia e o exército nada fazem a respeito e O TERROR começa a se instalar na mente e coração de cada morador. A princípio, pensam que são os alemães testando algum tipo de gás venenoso, porém, com o passar do tempo, essa hipótese fica cada vez mais fora de questão e a solução aparece somente nas últimas páginas da novela.
Desafio qualquer um a ler essa novela incrível e descobrir o que ocorre antes do final, é praticamente impossível! Possui um final muito, mas muito inusitado!!
Será algo sobrenatural? Ou somente a maldade humana?
Boa leitura! Abaixo tem o link para minha vídeo-resenha no YT, bom vídeo!!

site: https://www.youtube.com/watch?v=6jOLqEbxs_A

Larissa 10/09/2019

Surpreendente
Maravilhoso do começo ao fim. É uma história que prende a atenção do leitor.
O final é surpreendente. Vale muito a pena.

Jaquelline.S. 11/10/2021

Que livro ruim, socorro
Um porre! As histórias meio que se encontram, mas tudo sem pé nem cabeça, cria mistérios demais e fica por isso mesmo, não explica o que deveria ser explicado e coisas que não precisam é explicado até demais. Encheção de linguiça, repetitivo, tedioso. Não curti.

Gárgula 10/07/2019

O Terror, de Arthur Machen
Buscar entender como um autor se inspirou em sua própria criação é uma viagem fascinante pelo tempo. É um exercício de entendimento dos elementos que o fascinaram e o fizeram criar. Assim cheguei até Arthur Machen, por indicação do livro O Horror Sobrenatural em Literatura, do próprio H.P. Lovecraft.

Ele é responsável por descrever um País de Gales de uma perspectiva mítica, através da qual percebemos os elementos que levaram Lovecraft a criar o seu Lovecraft County (1) sinistro e sobrenatural. Ao meu ver, o País de Gales de Machen é um local onde um mundo feérico sobrenatural e terrível toca o nosso mundo, como se o véu de nossa realidade, que nos protege das tétricas verdades existentes, ali não existisse ou fosse tão fino que permitisse a passagem de seres entre estes dois mundos.
Nesta estranha aura de mistério é onde as histórias do livro O Terror acontecem. A atmosfera sobrenatural é o pano de fundo recorrente em seus contos, sinalizando a existência de muitas outras verdades além daquela apresentada no texto. O leitor é levado a imaginar o que mais poderia estar espreitando por aqueles lugares e a tônica, focada no mítico e no indizível, culmina com a sensação de que algo nas sombras está olhando para você.

São contos que inspiraram não somente Lovecraft, mas grandes nomes como James Branch Cabell, Clark Ashton Smith, Robert E. Howard, Jorge Luis Borges e muitos outros.

É um livro que todos devem ler com certeza!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula em 09/07/2019

site: https://cantodogargula.com.br/2019/07/09/o-terror-de-arthur-machen/

Wilber.Lacerda 13/03/2022

Um tédio!
Na minha opinião. Apenas os dois maiores contos são de fato bons. Os demais são bem fracos e destoam e muitos dos maiores. É uma leitura entediante e arrastada.

LA Sepulveda 12/06/2015

O terror é um dos melhores contos que já li!
Este é um livro curto, se não me engano, existem apenas 3 contos. Nem me lembro bem dos outros contos menores, pois apenas o principal, intitulado de "O Terror", que de fato me marcou, e como marcou!

Posso me considerar um leitor experiente quanto a contos de horror, principalmente quanto aos clássicos de Poe, Lovecraft, Kipling, Blackwood, James, Bierce, dentre outros. Afirmo sem sombra de dúvida que este é um dos grandes contos de horror que já li em toda a minha vida! Senti nesta estória uma espécie de "aura do terror" que me acompanhou quase do início ao fim. Além do mais, achei a ideia central extremamente criativa.

Coloco este conto junto com outros grandes como: Os Salgueiros, de Blackwood, A sombra sobre Innsmouth e Ar frio de Lovecraft, Gato Preto, de Poe, A pata do macaco, de Jacobs, Tipo de sobrevivente, de King e, O povo branco (The white people), do próprio Machen.

Só este conto vale o livro!!

Rittes 24/08/2016

Belo "Terror" mal editado
Arthur Machen é uma lenda da literatura gótica de horror. Elogiado de Lovecraft à Stephen King; no entanto, ainda pode ser desconhecido de muitos leitores por aqui. O motivo é um dos grandes problemas editoriais brasileiros: falta de coerência e informação das editoras. E, quando o fazem, cometem deslizes como a capa mal feita e erros de revisão imperdoáveis, como é o caso dessa edição da Iluminuras. A pequena novela que dá título ao livro é sensacional, principalmente para quem aprecia o estilo de Lovecraft. Já os contos da segunda parte são bem estranhos e nem dá para saber se é problema de tradução. Embora o tradutor também assine um ensaio interessante no final do volume. Nota dez para Machen e zero para a Iluminuras. Mas, mesmo assim, vale a pena.

Patrick 06/03/2018

Entre o Corvo e Cthulhu
''Se Roberts tivesse sido um poeta ou um pintor ou um músico: talvez tivéssemos uma obra-prima. Como ele não era nem um nem outro: tivemos um monstro.'' Children of The Pool

Arthur Machen, como inúmeros outros, eu conheci por meio de Thomas Ligotti, o inveterado pessimista autor de The Conspiracy Against the Human Race. Meu primeiro contato direto com o autor se deu com a leitura do conto ''The Children of the Pool'', a história de um homem que é profundamente afetado pela composição singular de um pântano, conto que me surpreendeu pela mescla de elementos obscuros sobrenaturais e pela racionalização psicológica. Depois tive o prazer de ler ''The Three Impostors'', uma novela escrita no estilo de Stevenson com personagens excêntricos que embrenham-se numa trama macabra que lança suas pontas por sobre todas as ruelas de Londres; novamente me encantei com seu estilo que, como definiu bem o tradutor de O Terror, não nos parece ''apenas uma única narrativa mas várias. É como se diante de nós se revelasse uma série de planos, nunca inteiramente transparentes mas translúcidos.''

A quem sobrar tempo para se ocupar da leitura deste livro não deve esperar que ''O Terror'' do título e da primeira novela se mantenha denso e infecto por todas as páginas, não, há muito espaço para poesia, natureza e beleza, como se vê em Os Turanianos, um conto sobre ciganos; Natureza, onde a narrativa avança por solitárias paisagens, aromas silvestres e gradações de luz, sombra e névoa; e Solstício de Verão, com o típico contraste entre a vida urbana e agitada de Londres e o silêncio e a música das coisas remotas.

Rodrigo 22/01/2023

Leitura interessante
Arthur Machen não é um escritor gótico muito conhecido dos brasileiros, mas ele é uma referência para outros escritores famosos. Nesta história ele narra uma situação onde vários assassinatos ocorrem de forma misteriosa e nos conduz de forma muito competente até um desfecho que é, ao mesmo tempo que surpreendente, mas não definitivo. Bom autor