O Aniversário da Infanta

O Aniversário da Infanta Oscar Wilde




Resenhas - O Aniversário da Infanta


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Mari Siqueira 07/05/2018

Uma fábula lindamente construída para alegorizar a sociedade, O Aniversário da Infanta é, até agora, um dos meus volumes favoritos da coleção Inglês com Clássicos da Literatura. Esse terceiro volume traz um conto repleto de verdade e um reflexo do pensamento crítico e inconformado do autor sobre seu tempo.



A estória se passa em tempos antigos mas o sentimento que ela deixa é muito atual: a busca pela perfeição e pela beleza que objetifica pessoas e as transforma em entretenimento. Nos transformamos em produtos da reação que causamos nos outros e nossos sentimentos não importam mais.



A protagonista, uma princesa mimada que tem o reino a seus pés, se parece muito com o tipo de jovem que pertence a geração atual, apesar de ter tudo, sente falta do afeto dos pais. Tudo o que importa, no entanto, são as aparências e, por isso, a menina parece sempre encantadora.



Em seu aniversário de doze anos, uma grande festa é organizada e junto com seus súditos ela procura se divertir. Uma das atrações de seu aniversário é um anão, tratado por todos com desdém, como se fosse uma aberração. Ele, porém, faz feliz seu trabalho e entretém seu público enquanto se apaixona pela princesinha. Um amor platônico e impossível devido ao abismo social e "estético" que existe entre eles.



Com um final bastante característico dos textos de Oscar Wilde, O Aniversário da Infanta descreve sua indignação com os valores da época e ilustra o que realmente deveria ser considerado belo. Quanto valor tem a beleza? E quanta beleza tem o nosso real valor?

site: http://instagram.com/sobreamorelivros
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR