Socialismo e Suas Histórias Peculiares

Socialismo e Suas Histórias Peculiares Maikel Ramthun

Resenhas - Socialismo e suas histórias peculiares: Experiências de um jovem brasileiro em Cuba

Matheus Oliveira 21/07/2023

Socialismo e Suas Histórias Peculiares (Resenha sem spoilers)
Um livro leve e de leitura rápida.

Este livro não propõe uma discussão profunda sobre política e filosofia, se trata de um relato pouco politizado, e muito pessoal de um adolescente, curiosidades e narrativa simplista, vale a leitura sem preconceitos, caso você esteja procurando massagear seu ego, e defender suas preferências politicas com esse relato irá se decepcionar.

É engraçado e intimista, recomendo, instiga a imaginação e empatia, uma leitura divertida.
Mauricio Skoober 22/07/2023minha estante
Interessante a visão de um jovem, em outro sistema.

Jessika.Lopes 26/01/2023

Um amontoado de histórias superficiais
Livro fraco, escrita desleixada (não pela linguagem coloquial e sim pelo fato de serem lembranças sem muitos detalhes). O autor quis fazer uma crítica a coisas que aconteceram com ele em um país socialista, sem dizer também que elas pode e acontecem em sociedades capitalistas. Ele afirma que chegou em Cuba sendo socialista, fã de Che Guevara, mas que se decepcionou quando visitou uma amiga comunista que tinha um carro na garagem (???). No fim me pareceu apenas o relato de alguém de classe média que passou perrengue na faculdade. A parte boa é que o livro é curto e vc não perde tanto tempo da vida lendo.

Serena12 17/01/2023

Apesar de no final ele mesmo ter comentado que no Brasil também existe coisa ruim, ainda assim, achei um pouco ruim. Jamais irei menosprezar as histórias contadas. Mas convenhamos que muitas histórias podem ser passadas no capitalismo tb.
Além disso, o jeito irônico dele me deixou bem irritada.

Wytalo Del Rey 01/01/2023

Assustador
É um livro interessante com histórias bem assustadoras, não no sentido terror, mas como uma ideia de como é possível as pessoas ainda viverem dessa forma. Apesar de causar espanto é um choque de realidade, tendo em vista que muitos países (independente do seu regime econômico) passam pelos mesmos problemas ou até piores que eles. A obra tem uma leitura fluída e rápida, super recomendo.

Isadoleleo 28/12/2022

Não é o tipo de livro que eu leio e por isso não foi grandeee coisa. Últimamente eu tenho tentado fugir um pouco do óbvio e tenho me surpreendido. É uma leitura rápida e fácil, o autor mostrou algumas coisas bastante interessantes.

Izzie 18/09/2022

O Brasil não é tão ruim assim...
Confesso que depois da leitura desse livro passei a ver muitas coisas do nosso país como privilégio. Temos muitos problemas, mas a situação em que os cubanos viviam, pelo menos na época em que os acontecimentos relatados pelo autor se passaram, fazem do Brasil um paraíso.

Comentando da parte mais técnica do livro, acho que fazer capítulos curtos sem enrolação e indo direto ao ponto combinou com a leitura, mas a linguagem é super informal; o autor avisou isso no começo, porém poderia ter manerado um pouco. Faltou um pouquinho também de reflexão sobre os acontecimentos, embora essa não seja a proposta do livro, ficaria mais legal do que simplesmente jogar frases de exclamação típicas de adolescentes sobre os fatos.

Mas enfim, o livro é bastante pessoal. Interessante para quem quer saber bem superficialmente sobre a Cuba.

Lucia 01/06/2022

Eu fui estudante estrangeira na Rússia, vivi uns bons perrengues, alegrias e aprendizados por lá e graças à internet pude conhecer o trabalho do Maikel (Finanças Dominadas) e posteriormente sua história pessoal de também ter sido um estudante estrangeiro, mas em Cuba, e que ele havia escrito um livro sobre isso.

Curiosa por saber mais do que ele passou por lá, aproveitei essa leitura pela assinatura do meu Kindle Unlimited.

Em uma noite inteira me diverti com as pequenas crônicas, simples, fluídas e geniais. Observei como Cuba tem algumas semelhanças com a Rússia e fui ampliando a minha visão sobre percepções geográficas e geopolíticas, e as diferentes culturas em sociedade.
Maikel tem um dom incrível de temperar suas histórias com leveza e bom humor. Me identifiquei em algumas crônicas, dei muitas risadas em outras e me espantei com outros relatos.

Com esses pequenas narrações simples de vivência, é possível ter uma ideia referente as organizações da sociedade, sistemas políticos e perceber seus prós e contras. Os contrastes aparecem e denunciam como pode ser a vida com repressões constantes e autoritárias. A angústia de te tirarem a liberdade para algumas ações e ter que se submeter ao poder dominante. E como isso foi visto e assimilado por um jovem estudante que, no sentido figurado, caiu de para quedas em um país com uma cultura bem diferente da sua de nascimento.

Recomendo essa leitura para expandir seus horizontes, ter contato com experiências reais, deixar-se aguçar a curiosidade de entender mais sobre esse mundão diverso e como a vida em sociedades distintas (cultural e politicamente) podem se conectar e se distanciar, - nesse caso um recorte de Cuba-Brasil.
Talvez um leitor muito jovem e sem grandes experiências de vida, bem como falta de conhecimentos básicos em geografia e geopolítica, tenha dificuldade de entender certas referências, mas ainda assim, não deixa de ser uma experiência literária bacana para enriquecer seu repertório.

Danilo.Cruz 06/05/2022

Não era o que eu esperava
Com uma leitura rápida, fácil e com uma linguagem acessível a todos esse livro serve como um bom passatempo. Não espere grandes reflexões acerca do comunismo ou da política cubana, pois não é nesse livro que você encontrará.
Basicamente o autor buscar nas páginas do livro uma crítica forte ao governo cubano através de sua experiência ao longo de 5 anos cursando medicina no país. Sobre a qualidade do ensino ele não fala quase nada, é algo mais voltado ao informal.
Nas mãos de um conservador esse livro é uma obra prima. Nas mãos de um esquerdista ferrenho é um afronta e um monte de baboseira. É justamente aí que devemos ser razoáveis e evitar assumir a nossa vertente política e apreciar a obra como um lazer ou passatempo curioso.

Diogo.Antunes 30/04/2022

Leve
O escritor citou bastante detalhes interessantes, sempre de maneira muito leve. Gostei muito do final do livro.

Felibalex 12/02/2021

Uma leitura decepcionante
A decepção começa diretamente com o título. Se você não lê o resumo (coisa que eu não fiz) acredita estar embarcando em uma leitura mais política. O texto, apesar do aviso do autor no começo do livro, é bastante informal e enviesado. Os finais dos tópicos são sempre uma quebra na escrita, mostrando que estão ali apenas para provar um único ponto: o regime é ruim, o socialismo é um vilão. As histórias retratadas são divertidas e entretém a leitura, mas não são nada excepcionais e que devam figurar nas prateleiras do "deve ser lido". No geral não recomendo a leitura por ser vem aquém do que se espera de um bom livro, mas para os curiosos na ilha tropical fica a dica para um livro fraco que mostra as vivências de um estudante estrangeiro.

João Bruno 14/12/2020

Que experiência que esse cara viveu, incrível ... Não se engane pelo título, não é um livro político.
Embora tenha uma escrita patética, carente de uma boa revisão, parece até um blog de viagem, mas não tira a qualidade da história.

Victor Montes 04/04/2020

História contada por quem viveu
Leitura rápida e fácil. Independentemente do posicionamento político, recomendo o livro a todos que queiram conhecer como funciona o país com base na história de quem realmente viveu lá.

Andressa 23/12/2019

Perfeito
Preciso dizer, que fui para Cuba e fiquei com uma impressão de lá bastante complicada. Resolvi encontrar conteúdos sobre lá, e me deparo com esse livro sensacional! Adorei ler, do início ao fim, me senti nas histórias.

Flávio 21/06/2018

Bom livro, com uma escrita informal
O livro é simples, chocante e tem uma leitura que flui, justamente por sua escrita informal que traz um certo humor para tanta bizarrice de um governo socialista.
Maikel apresenta diversas histórias divididas em capítulos, em sua maioria, de uma folha e meia. Essas historias, são experiências vividas nos 5 anos em que ele morou em Cuba para estudar medicina. As histórias provam aquilo que qualquer pessoa em sã consciência sabe. O socialismo é um sistema politico que não funciona e que quando os socialistas chegam ao poder, eles fazem tudo aquilo que eles tanto criticam. Ou seja, consomem tudo de bom e melhor, enquanto os pobres comem pizza com camisinha, isso mesmo a camisinha já substituiu o queijo em Cuba (leia o livro!!).
Recomendo o livro, pelas historias interessantes e pela forma como o mesmo foi escrito que possibilita lê-lo completo em apenas 1 dia. É claro que não é um livro para descobrir mais profundamento como é viver em Cuba, mas dá para ter noção suficiente que a vida lá não é o mar de rosas que o finado ditador Fidel Castro tentava impor ao seu povo e que a esquerda brasileira tenta fazer com que nós acreditemos.
Uma sugestão é dar este livro para seu amigo de esquerda. Com certeza na primeira oportunidade assim farei.