Heart of the Fae

Heart of the Fae Emma Hamm

Resenhas - Hear of the Fae

rekizone 15/10/2023

Proposta boa, execução deplorável
Admito que, quando comecei a ler Heart of The Fae, estava bastante animada com a premissa do livro. Presa em uma longa (e cansativa) viagem, o livro me chamou a atenção pelo enredo que combinava elementos da mitologia celta e a história da Bela e a Fera. Isso sem falar que, como uma leitora fanática por histórias envolvendo fadas (faes, feéricos, chamem como preferir) e sua natureza cruel e mortal, jurei que pelo menos me divertiria um pouquinho de nada com a história.

Eu estava enganada.

Por não estar em casa e com uma internet falha, farei uma resenha breve. Comecemos pelos pontos positivos da leitura: achei bastante criativa a maneira como a autora colocou cristais no lugar de sangue de Eammon, a ambientação no começo e a história do próprio Eammon.

Quanto aos negativos, posso destacar:

1) O livro é pouco coerente em certos aspectos. Um exemplo vívido é quando Sorcha fala que é pagã, mas é descrita fazendo um sinal da cruz (cristã) em certo momento. Ademais, em que pese eu tenha perdoado por assumir que se tratava de um universo completamente diferente do nosso (e por isso não tenha compromisso com a veracidade), os períodos históricos estão embaralhados um no outro; em uma hora parece se tratar do período medieval, em outra as vestimentas lembram a do período vitoriano inglês. Confuso, mas irei atribuir isso a uma falta de pesquisa aprofundada por parte da autora e relevar.

2) A química entre os personagens é inexistente. Eu relutei tanto a shippar os dois simplesmente porque, para mim, não havia NADA lá, apenas duas pessoas que Emma Hamm estava forçando em minha goela. Adaptações de A Bela e a Fera são muito fáceis de estragar, em particular com a quantidade absurda de histórias seguindo o mesmo padrão, e dessa vez não foi diferente,
o que talvez explique porque eu não senti nenhuma conexão entre os personagens (tudo parecia um pouco do mesmo que já foi escrito antes).

3) Eu odeio a Sorcha. Ela é a maior das Mary Sues que existem, o que quer dizer, entre outras palavras, que ela ?não é como as outras garotas?, que ela é gentil com todos, que não tem defeitos, é praticamente a Madre Teresa reencarnada etc etc. Outrossim, nenhum dos personagens secundários pareciam se opor a ela: Marcha, uma temida e perigosa fada, lhe oferece ajuda sem cobrar nada apenas porque ?acha que vai ser interessante?; os gêmeos são facilmente convencidos por causa do quão ?fora do convencional? e (novamente) ?interessante e diferente? ela parece ser; todos os personagens passam parágrafos e mais parágrafos descrevendo o quão gentil e amorosa e diferente dos outros humanos ela é, e isso é extremamente irritante. Um personagem sem defeitos é infinitamente mais tedioso do que um repleto deles, até porque os defeitos servem para humanizá-los.

4) A família da Sorcha. O ?Papa? dela que ?acolheu? diversas garotas em situação de vulnerabilidade e depois as colocou para trabalhar como prostitutas? mas, por algum motivo, todos o amam, agindo como se não fosse um cafetão se aproveitando de garotas vulneráveis. (Menos da Sorcha, é claro, porque ela era boa demais para trabalhar como prostituta e deveria focar em ser curandeira). Sinceramente, eu não vi nenhum motivo para simpatizar com o cafetão em seu leito de morte. Bom livramento que ele estava morrendo, isso sim. Por que precisaríamos embarcar nessa aventura por causa dele mesmo?

5) O discurso feminista liberal do livro que parece extraído de uma thread do Twitter e não é nada sutil. Ao invés de vermos as nuances da opressão das mulheres, em especial nesse período, Emma Hamm bate nas nossas cabeças repetidas vezes com frases do tipo ?Você não pode nos ajudar porque É UMA MULHER? (coisa que se repete com certa frequência no livro, diga-se de passagem). Ademais, como eu disse, o fato de garotas jovens estarem trabalhando como prostitutas é exaltado no livro, e em que pese prostitutas não devam ser depreciadas ou ter que sofrer com quaisquer julgamentos da sociedade por causa de sua profissão (até porque é, afinal de contas, apenas mais uma profissão como qualquer outra), me parece um pouco torto você querer defender esse ramo de trabalho para literalmente adolescentes, em especial nesse período histórico e de opressão feminina.

6) Nenhuma fada parecia verdadeiramente cruel ou traiçoeira, o que é uma grande parte de sua natureza que foi completamente ignorada. Muito se fala sobre não confiar nelas, mas nada é de fato visto. Nesse sentido, Cassandra Clare e Holly Black, bem como Juliet Marillier com seus livros sobre mitologia celta, tiveram caracterizações muito melhores.

Provavelmente têm outros pontos que eu gostaria de destacar, mas por enquanto finalizarei a resenha por aqui. Se você leu Heart of the Fae e gostou, que ótimo! Gostaria que esse tivesse sido o caso para mim.

Samara279 24/07/2023

Uma boa fantasia
Eu sinceramente adorei, o universo fantástico foi muito bem trabalhado e o romance uma delicinha.
A protagonista é incrível, eu adorei ela mas chegando mais pro final, algumas das opções dela me irritaram mas nada que me faça desgostar dela. planejo ler os outros livros dessa autora assim que eu puder.

Kah 16/07/2023

Fraco
Pensei que tinha enviado essa resenha mas não aconteceu, então lá vamos nós de novo.
Eu gostei muito de toda a proposta do livro, e de todo o universo e seres mágicos, mas até aí não tem nada novo, nada que seja da autora, e as coisas que são dela simplesmente não são boas. Eu cheguei a começar o segundo livro dessa série e a incoerência de mudança da personalidade de alguns personagens me incomodou bastante, e neste primeiro me incomodou o quão barata sonsa é a protagonista, e depois esse romance do nada sem motivo nenhum, tudo sem graça.

Giovanna.Nogueira 19/06/2023

Simplesmente sensacional
É uma delícia de livro, só isso.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, a trama é envolvente, o mundo é maravilhoso, e eu simplesmente não tenho nada de ruim para falar sobre esse livro.
Para mim, é bem diferente da fantasia que vemos normalmente, pq é bem voltado para o folclore celta, e muito bem trabalhado, então não ficamos perdidos no meio da história.

Nick 02/07/2022

Tem fada pra tudo que é canto kkk. As vezes a protagonista me dava uma leve irritada, mas amei o seu jeito curioso é ousado. O Eamonn é maravilhoooooo n tenho do que me queixar com ele.

Raquel 25/06/2022

Livro incrível, a personagem principal nao e chata e tonta, é legal divertida, e meio a bela e a fera, a construção de mundo e bem interessante.

DANILÃO1505 19/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Afrodith0 09/06/2022

Deixa ela passar, não olha nem mexe??
Primeiramente Sorsha é maravilhosa!
O mundo magico é tão rico em detalhes e cultura que eu me senti uma própria fada que estava observando a missão e viagem de Sorsha. Tem como uma releitura de a Bela e a Fera mas não me senti entediada, so conseguia absorver toda a riqueza do livro, além do fato de que Sorcha não abaixa a cabeça para macho nenhum, dona de si e capaz de fazer o possível pelo seu mundo e família. O livro no geral vai mostrando o crescimento dos personagens então se você quer um livro de fantasia maravilhoso com romance, aventura diversão e.. hot então esse é o livro certo!

Andressa 03/05/2022

A Bela e a Fera fae?
Ok, não acho que estou ficando doida e vendo a Bela e a Fera em tudo que posso. Ele é um príncipe "amaldiçoado", toda vez que a pele se rompe, lindas pedras saem por aquele corte. Expulso de seu reino por quebrar aquela perfeição que eles tanto valorizam e pela inveja de seu irmão que deseja o trono, ele vive isolado em uma ilha que apenas é acessível de 7 em 7 anos!

Sorcha é uma curandeira que respeita os velhos hábitos de deixar oferendas para os faes e por causa disso sempre foi cuidada por eles. Uma jovem gentil e forte que está disposta a tudo pra salvar sua família e os humanos que sofrem com uma terrível praga de besouros que devoram eles de dentro pra fora.

Um dia, enquanto fazia suas oferendas ela é visitada por uma deusa onde ela se compromete em fazer um acordo pela cura dos humanos. Sorcha deve então seguir para essa ilha onde o gostos... digo, solitário príncipe vive e traze-lo de volta. Só que ele não quer voltar nem ferrando.

Ele tem todos aqueles problemas de "Oh meu Deus, eu sou tão feio e repugnante. Não quero ser visto por ninguém. Olha eu tendo crise de doido e quebrando as coisas", um clássico de príncipe amaldiçoado. Quando ela chega lá já deixa o boy de boca aberta porque ela tá nem aí pras vontades dele (o que conquista ele).

Eu amei a Sorcha porque ela é sim uma mulher empoderada. Até na cena hot ela fala que ele não é o primeiro dela e o boy:

"? Você é um homem grande, Eamonn, mas não é o meu primeiro.
? Quem ousou tocar o que é meu?
? Eu sou minha antes de ser de qualquer outro. Mas se você quer saber, eu cresci em um bordel. Uma garota fica curiosa.
? Uma garota estabelece a linha entre o certo e o errado.
? Existe uma coisa dessas? ? Ela girou em seus braços, os olhos brilhando de raiva. ? Certo e errado sugere que existe apenas preto e branco. Eu refuto essa crença e, em vez disso, substituo-a pela minha. Se desejo um homem, tomarei um."

OLHA ESSE FORA MAGNÍFICO, Deusa né amores.

Lais Bermejo 23/02/2022

Beauty and the Beast + Fae
Não tenho muito a dizer sobre esse livro sem dar spoiler sobre ele.

Para começar temos a imersão nesse universo em que os Fae "abandonaram" os humanos e como consequência se tornaram meros mitos, histórias, uma espécie de deuses pagãos que levavam pessoas a serem condenadas e mortas (queimadas vivas e chamadas de bruxas caso fossem mulheres) caso fossem pegas deixando oferendas ou adorando os Fae.

Somos apresentados aos nossos personagens principais, a humana Sorcha e o Fae Eamonn. Suas histórias são extremamente cativantes, desde o princípio, suas atitudes, palavras... Simplesmente amo o relacionamento deles e a forma como a Sorcha nunca permite que ele a trate como menos do que sua igual.

Nesse ponto, esse livro é maravilhoso em demonstrar o quanto as mulheres são historicamente desrespeitadas, tratadas de forma diferente, como se fossem inferiores aos homens e, melhor de tudo, temos personagens femininas poderosas, que não aceitam serem tratadas como inferiores e que falam isso na cara mesmo.

O final foi um ponto bem negativo para o livro no meu ponto de vista, foi extremamente corrido, mal trabalhado, tudo em prol de criar um cliffhanger que poderia ter sido muito melhor.

Nay M. 02/02/2022

Breve opinião
Amo um livro baseado na história da Bela e a Fera e aqui temos um pouco disso, misturado com a história da fadas celtas.

Gostei da escrita da autora, de como ela foi introduzindo toda a formação do mundo fantástico que ela criou. Sem contar com uma protagonista super empoderada e forte.

O romance vai acontecendo gradativamente é algo que vai cozinhando lentamente até incendiar. Enfim, um livro gostoso para passar o tempo e conhecer um pouco sobre a cultura celta.

mina 04/01/2022

MAIOR QUE CARREIRAS
Construção de mundo impecável, personagens incríveis, escrita envolvente, tudo de bom serio que sabor

Dei 4 ? pq as referências a bela e a fera me irritaram um pouco, é um reconto então acho que faz sentido ter ???, e achei os capítulos meio longos demais (mas isso é pq eu sou chata)