Dezembro

Dezembro Tatiana Mareto

Resenhas - Dezembro

Maria Cristina 11/05/2018

Uma obra incrível.
Lídia é uma mulher que sofreu abuso por sua vida inteira. Na maior parte dela nunca, realmente soube, que era abusada.
Levada pelas maluquices da sua única amiga, Lídia embarca em uma viagem até a Guatemala e tem a chance de perceber que a vida vale a pena.

Que nossas marcas são o manuscrito de quem somos e que nos deve levar ao melhor que podemos ser. Que a liberdade deve ser conquistada encarando nossos medos de frente, e que a estrada nem sempre é um caminho fácil.

Uma jornada tensa, que pode trazer a tona muitos gatilhos que talvez não seja possível lidar, mas com certeza é um livro que uma vez começado não dá vontade de largar até terminar.

Michelle.Fagundes 22/02/2019

Maravilhoso!
Lidia passou a vida toda em relacionamentos abusivos, ela não conhece uma vida sem sofrimento, submissão e dor; até o momento em que decide deixar para trás o marido que sempre fez questão de humilhá-la e maltratá-la.

Lidia viaja para a Guatemala com uma amiga e descobre que ainda pode ser feliz e sentir pela primeira vez o que é o amor. A questão é: como começar uma nova vida? Aos trinte e sete anos, ela se apaixona pela primeira vez, o que gera um grande conflito dentro de si ? afinal, o plano não era nunca mais se envolver com alguém?

Amor, paz e liberdade são conceitos que começam a fazer parte da vida de uma mulher que representa tantas outras que sofrem por conta de abusos. Lidia é um grande exemplo de força, persistência, vulnerabilidade e de recomeço.

A autora, Tatiana Mareto, abordou questões delicadas e impactantes com grande maestria, fazendo de Dezembro uma obra emocionante e essencial.

Talita 04/03/2019

Dezembro é o terceiro livro da Tatiana que eu leio. A primeiro momento foi o que mais me chamou atenção, mas acabou só se encaixando nas minhas leituras nessa maratona. Mesmo não sendo a primeira leitura da autora, sinto como se fosse. Pois ela mostra um novo lado dela quando escreve sob um tema bem sensível. Foi uma leitura bem atensiosa, com uma protagonista muito especial.

Thiágany - @leio.logopenso 29/03/2019

📖 Bem, vou começar pela capa. Gente, essa capa é lindíssima e tem tudo a ver com a história do livro. Só de olhar pra ela já dá muita vontade de ler 😂
📖 Agora que já falamos um pouco sobre a estética, vamos para a história, que neste caso é a história de Lídia, uma mulher que foi abusada durante toda a sua vida, desde a infância até a vida adulta, primeiro por familiares e depois por seu marido.
📖Lídia não sabia ser feliz, não tinha controle sobre a própria vida, até que um dia é convidada por sua melhor amiga a fazer uma viagem internacional (escondida do marido).
📖Nesta viagem Lídia sente pela primeira vez em seus 37 anos de vida o sabor da liberdade e ela gosta desse sabor, ela começa a perceber que pode e deve assumir as rédeas da sua vida.
📖Um grande amor aparece na vida de Lídia nesta viagem e ela percebe que pode ser amada e pode amar, que nem todos os homens são canalhas abusadores.
📖Lídia decide dar um basta em sua terrível situação conjugal e pede o divórcio, acontece que não seria tão fácil assim se livrar do seu cruel marido.
📖Leiam o livro pra saber o restante da história, prometo que não irão se arrepender.

@minhasviagensliterarias 10/08/2019

Intenso e lindo
A trama é intensa e surpreendente, muito bem construída, sem equívocos de gramática e muito fluida. A narrativa é leve, sensível, poética, fluída e apaixonante. ?
Os personagens são bem construídos, inspiradores, apaixonantes ou repugnantes e factíveis (tanto os principais quanto os secundários). A escrita da autora é, como sempre, muito envolvente, extremamente cativante e tem me encantado cada vez mais! ?
Preparem-se para fortes emoções!
Leitura super recomendada! ?