Red Famine: Stalin

Red Famine: Stalin's War on Ukraine Anne Applebaum




Resenhas - Red Famine: Stalin's War on Ukraine


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Marcos606 02/02/2024

Holodomor foi a fome provocada pelo homem que convulsionou a república soviética da Ucrânia de 1932 a 1933, com pico no final da primavera de 1933. Foi parte de uma fome soviética mais ampla (1931-34) que também causou fome em massa nas regiões produtoras de grãos da Rússia Soviética e do Cazaquistão. A fome ucraniana, no entanto, tornou-se mais mortífera por uma série de decretos e decisões políticas que visavam principalmente ou apenas a Ucrânia. Reconhecendo a sua escala, a fome de 1932-33 é frequentemente chamada de Holodomor, um termo derivado das palavras ucranianas para fome (holod) e extermínio (mor).

As origens da fome residem na decisão do líder soviético Joseph Stalin de coletivizar a agricultura em 1929. Equipes de agitadores do Partido Comunista forçaram os camponeses a ceder suas terras, propriedades pessoais e, às vezes, moradias para fazendas coletivas, e deportaram os chamados kulaks— camponeses mais ricos – bem como quaisquer camponeses que resistissem totalmente à coletivização. A coletivização levou à queda da produção, à desorganização da economia rural e à escassez de alimentos. Também desencadeou uma série de rebeliões camponesas, incluindo revoltas armadas, em algumas partes da Ucrânia.

As rebeliões preocupavam Stalin porque se desenrolavam em províncias que, uma década antes, tinham lutado contra o Exército Vermelho durante a Guerra Civil Russa. Ele também estava preocupado com a raiva e a resistência à política agrícola estatal dentro do Partido Comunista Ucraniano. “Se não fizermos agora um esforço para melhorar a situação na Ucrânia”, escreveu ele ao seu colega Lazar Kaganovich em Agosto de 1932, “podemos perder a Ucrânia”. Naquele Outono, o Politburo Soviético, a liderança de elite do Partido Comunista Soviético, tomou uma série de decisões que ampliaram e aprofundaram a fome no interior da Ucrânia. Quintas, aldeias e cidades inteiras na Ucrânia foram colocadas em listas negras e impedidas de receber alimentos. Os camponeses foram proibidos de deixar a república ucraniana em busca de comida. Apesar da fome crescente, as necessidades de alimentos aumentaram e a ajuda não foi prestada em quantidades suficientes. A crise atingiu o seu auge no Inverno de 1932-33, quando grupos organizados de polícias e comunistas saquearam as casas dos camponeses e levaram tudo o que era comestível, desde colheitas a alimentos pessoais e animais de estimação. A fome e o medo impulsionaram estas ações, mas foram reforçadas por mais de uma década de retórica odiosa e conspiratória emanada dos mais altos níveis do Kremlim.

O resultado da campanha foi uma catástrofe. Na primavera de 1933, as taxas de mortalidade na Ucrânia dispararam. Entre 1931 e 1934, pelo menos 5 milhões de pessoas morreram de fome em toda a URSS. Entre elas, de acordo com um estudo realizado por uma equipa de demógrafos ucranianos, estavam pelo menos 3,9 milhões de ucranianos.

O livro conta a história dessa política e tenta produzir ecos com a situação atual entre Rússia e Ucrânia. É por vezes parcial e tenta dobrar a realidade para uma visão política especifica. É interessante para começar sua própria pesquisa histórica no assunto. O texto acima é o resumo dos fatos como realmente aconteceram.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR