Ganhar De Lavada

Ganhar De Lavada Scott Adams

Resenhas - Ganhar De Lavada

Marafa 17/03/2022

Mostrando o poder da persuasão
Esse livro foi escrito pela (suposta) primeira pessoa que previu publicamente a vitória de Donald Trump, antes mesmo de ele ser escolhido pelo partido Republicano. Tirando alguns exageros, esse livro contém dicas de persuasão muito valiosas e pertinentes, que podem ser apropriadas por todos os leitores. É certo que, em alguns pontos, parece que algumas técnicas são anti éticas demais para serem utilizadas, e, em outros, percebemos a diferença entre a ideologia estadounidense e a brasileira. Algumas coisas parecem mais toleráveis para eles do que deveriam parecer. Em resumo, é um livro bastante interessante.

apad93 19/08/2018

Brilhante.
"Win Bigly" ou "Ganhar De Lavada" é um livro excepcional! Não se trata de um simples relato a respeito da vitória de Trump, mas um verdadeiro tratado sobre a persuasão. Com uma escrita agradável, Scott te envolve rapidamente e passa a demonstrar o seu teorema tendo como pano de fundo as eleições americanas de 2016.

O autor faz questão de deixar claro logo no início que não se encaixa nem no lado democrata, e nem no lado republicano. Isso o permitiu fazer uma análise mais isenta, pois enquanto a grande mídia tratava Trump como apenas um louco ou um palhaço, Scott via alguém com um talento natural, capaz de gerar um impacto jamais visto. Trump é o que ele chama de "persuasor nível militar".

Ou seja, não é um livro sobre política. É um livro sobre persuasão que usa a política como base. Filtros da realidade, dois filmes passando na mesma tela, viés de confirmação e dissonância cognitiva em massa são alguns dos conceitos chave que vão sendo introduzidos a medida em que os eventos daquela eleição nos vão sendo contados. E não é só isso: o cartunista e hipnotista passa dicas práticas ao longo dos capítulos, para aqueles que querem ser mais persuasivos, ou que pretendem resistir a essas estratégias.

Como o sub-título do livro já diz, os fatos não importam. Em regra, tomamos decisões irracionais, e só depois racionalizamos essas decisões em nossa mente. E é por isso que Scott afirma que Trump seria capaz de se eleger mesmo se estivesse defendendo as pautas da Hillary.

Ao longo de pouco mais de 400 páginas, podemos encontrar lições valiosíssimas, ou como ele mesmo diz, a "senha de administrador do ser humano". Um livro essencial para todos aqueles que buscam compreender a vitória de Trump e que desejam aprender sobre persuasão.

siriarah 04/03/2020

Após a leitura do livro, percebi em muitos outros casos que realmente existem algumas situações bem parecidas citadas pelo autor. Bom saber que podemos perceber quando somos persuadidos (manipulados?) por outros.

Lucas. 27/08/2020

Inovador
Já li muitos livros sobre persuasão e todos, geralmente, dizem a mesma coisa (com palavras diferentes).

Mas esse livro é diferente de tudo o que já li. Analisa aspectos que nunca vi serem abordados em outro livro do gênero (como por exemplo a manobra do terreno elevado).

Gostei bastante. Vale a pena a leitura.

Darllan.Senna 21/02/2023

Animal Irracional
O título desta resenha veio com mais naturalidade do que a resenha em si. Scott Adams traz a irracionalidade como ponto de partida. Explico. Irracionalidade não está sendo usada unicamente no sentido restrito de afirmações ilógicas; mas no quanto o ser humano emocionalmente tende a se agarrar com todas as forças as tentativas de dotar de razão explicações que definem as escolhas políticas, mesmo que venham a se contradizer.

Os políticos sabem e tentam usar da forma mais proveitosa todas essas questões. E é aí que obra começa; sempre destacando as estratégias e movimentações de Donald Trump que o levaram a presidência dos EUA e como essa persuasão foi tão bem sucedida.

pedrocipoli 26/07/2018

Excelente em quase tudo
Quando o livro é realmente bem escrito, acabamos lendo 300 páginas em um único dia. Este é o caso do "Ganhar de lavada", que explica em detalhes o poder de persuasão de Donald Trump e como ele foi importante para vencer a eleição americana. Muito diferente, diga-se, da imagem pintada pela mídia tanto americana quanto brasileira, que o colocava como um palhaço. Aliás, a mídia brasileira estava torcendo abertamente para Hillary Clinton.
Scott Adams, criador de DIlbert, explica porque "sabia" que Trump ganharia desde o começo. E com uma honestidade virtualmente inquestionável, já que ele deixa claro, logo no começo do livro, dois pontos:
1. Ele é rico, e não está nem aí se vai perder o ganhar dinheiro.
2. Suas visões políticas são francamente democratas (apesar de não gostar de Hillary), e não republicanas. Mesmo assim, viu sinais claros que Trump ganharia, mostrando sua honestidade intelectual.
Basicamente, trata-se de um livro (muito bem escrito) sobre persuasão usando a eleição de Trump como pano de fundo. Um ponto de partida excelente para começar a entender não apenas o resultado da eleição como a personalidade de Trump. Em especial para quem realmente acredita que a mídia faz análises isentas e que não possui um claro viés ideológico.
Por que 4 estrelas e não 5? Por dois detalhes que realmente me incomodaram.
1. Não há uma menção sequer a Roger Stone, que certamente possui um papel importante na eleição de Trump (goste-se ou não). Para os interessados, recomendo "Get Me Roger Stone" no Netflix.
2. Alguns links foram omitidos no livro. Ainda que seja fácil encontrá-los, é realmente incômodo comprar o livro e não encontrá-los.
No fim das contas, mesmo quem não está interessado em Trump tirará proveito do livro por seu foco em persuasão.

MauricioTiso 17/08/2018

Excelente ferramenta para saber quando, intencionalmente ou não, alguém está trabalhando para conduzir você à alguma conclusão.

Scott Adams escreve de uma maneira leve e com muito humor sobre um assunto denso, onde comumente você irá negar a possibilidade de os fatos relatados acontecerem com você.

Todas as técnicas e dicas são passados com última as eleição americana de pano de fundo e como exemplo, isso por si só é um desafio de se concentrar no fato e não na torcida, mas considero como exercício fundamental para a compreensão do que é persuasão e de como enxergar essas técnicas te leva para fora da torcida e para um lugar onde você pode enxergar os fatos de maneira mais critica.

Melhor do que as técnicas é o conceito dos filtros de realidade e do mesmo filme em duas telas.

Pelo meu histórico de leitura, recomendo como leitura complementar à A Revolta de Atlas da Ayn Rand, ao Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar do Daniel Kahneman e ao A Lógica do Cisnei Negro do Nassin Taleb. Ler estes livros antes dará uma base para uma compreensão melhor.

Mas o próprio autor oferece uma excelente lista de livros compementares.

Vale reforçar de que não se trata de um livro de política ou de apoio ao Trump.

Recomendo à todos que buscam melhorar sua percepção e expressão de suas opiniões em um debate de qualquer natureza.

Davi 02/11/2020

Um ponto de vista interessante
Como o autor define, o livro não é sobre política, é sobre Persuasão. E sabendo que nós não somos tão racionais quanto imaginamos ser, faz todo sentido.

Trump soube usar todo o espaço que teve, seja escrito ou visual, a seu favor.

Também mostra a falta que a persuasão fez no caso da Hillary, mesmo que ela tenha conseguido ajuda depois.

Em alguns momentos o autor parecia estar procurando uma agulha em uma palheiro para usar coisa X ou Y como uma manobra de Persuasão do Trump, mas é um bom livro para se ter uma outra perspectiva da loucura que foi essa eleição de 2016 e até mesmo válido para a nossa de 2018.