Asterix Entre os Belgas

Tito 18/10/2013

Irredutíveis vizinhos.

Fimbrethil Call 14/10/2009

Sensacional
Sensacional, e infelizmente o último da dupla. Foi durante a composição desse álbum que Goscinny morreu...
Nesse álbum vemos a invenção da batata frita, referência ao Maneken Pis.

Muito bom.

@vaisetratarleitora 20/12/2023

Divertido
Dando prosseguimento ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 24º álbum, publicado em 1979 pela editora Dargaud. Em 1978 nenhum álbum foi publicado, devido á morte do roteirista René Goscinny em 1977, aos 51 anos. Esse álbum foi o último escrito por ele e a partir daqui, Albert Uderzo passa a ser também o roteirista das histórias (até então, ele era o ilustrador) (informações retiradas da resenha de Ritter Fan do site Plano Crítico).

Apesar de ter curtido a história de forma geral, mais uma vez senti falta da explicação das referências. Algumas eu conhecia e outras não, e quando você perde o sentido da piada, ela acaba perdendo a graça e a história perde camadas. Lendo a resenha do site Plano Crítico, pude perceber a quantidade de informações que eu desconhecia e que me faltaram ao longo da história. Acredito que eu teria gostado bem mais da leitura se essas explicações estivessem disponíveis no próprio álbum.

Dito isso, de forma alguma a história se torna ruim por conta desse detalhe, é uma história divertida, que te prende até o final e sem dúvida vale muito a pena ler. Recomendo.

Estou curiosa pra ler os próximos álbuns e ver se há realmente tanta diferença entre as escritas dos dois autores.