Somos Ninguém

Somos Ninguém Cindy Dalila

Resenhas - Somos Ninguém

Ana do Café com Leitura 29/06/2020

SOMOS NINGUÉM
O livro Somos Ninguém, da escritora Cindy Dalila, oferece ao público-leitor, numa coletânea de 14 contos, histórias em que seus personagens vivenciam questões muito intensas, como as presentes na vida de tantos no cotidiano, como quando, por exemplo, passamos numa fila de banco, ou no metrô, dentro do ônibus, e que sequer imaginamos.
Nos relatos de Diana, Abigail, Frederico, Valentina, Fátima, Beatriz e seus demais protagonistas, a escritora nos oferece narrativas com diferenciais que envolvem imaginação, criatividade, transformações ―seja do corpo, da mente e, quem sabe, até mesmo da alma de cada um.
São espécies de (in)quietudes versus experiências;
Sexualidade atrelada a desejos, o mais explícitos e ainda os subentendidos.
Em alguns contos, como Abigail, Cindy Dalila nos capta através de atitudes como o controle de pensamentos e a observância de si mesmo e do próximo.
Já em Valentina (um dos meus preferidos!), infere sonhos em contraste com a realidade.
O medo.
A fé ( a possível falta dela).
Ceticismo.
Uma escrita que dosa simplicidade à complexidade, acerca de análises, cogitações e anseios de cada ator central envolvido de maneira fictícia, mas ainda os coadjuvantes de cada proposição histórica, quando assim lhes são permitidos.
A sonoridade, misturada a sentimentos que, aos olhos de muitos são vistos como irrelevantes, parecem, de certa forma, incoerentes à nossa realidade diante e por detrás das redes sociais, que expõem, muitas vezes, falsas alegrias.
Tristes recordações, angústias, surpresas que só a mente humana nos provocam e nos obrigam , de certa maneira, a viver.
Sobre a simplicidade e a complexidade anteriormente mencionadas, acrescenta-se força, uma escrita provocativa. Batente na escolha das palavras, bem como na construção de cada personagem.
E nesse querer um espaço no mundo,
Quem sou?;
A que vim?;
Que propósito há em minha pessoa?
Amizades que se constroem e desmancham-se com a naturalidade do tempo ou, na solidão, dúvidas quanto a nossa existência, ao reconectar-se e, sem ao menos compreendermos muitas interrogações, algo cessa, a iniciar-se em outras inquirições.
Coisas da vida.
( Na íntegra no blog!)

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/06/412020-somos-ninguem.html

@juliusverse 01/09/2018

Comentário Geral: É uma coletânea de contos que seguem uma temática: as doenças da nossa sociedade. São contos pesados, carregados de uma visão pessimista de muitas coisas. Eu gostei muito das histórias, umas mais do que outras, mas um saldo totalmente positivo. Apenas dois contos tem ligações entre si, sendo o restante independentes um dos outros.

Breves Pontos Positivos: A estrutura dos contos é muito boa, apesar de curtos, não aparentam ser apressados, mesmo que na maioria deles aja saltos temporais, que funcionam muito bem.

Breves Pontos Negativos: Em alguns contos, eu fiquei um pouco decepcionado com o final, que pareceram um pouco forçados, mas esses foram casos mínimos.

Somos Ninguém, são contos curtos e incisivos que mostram uma face escura do mundo que vivemos, sendo uma leitura rápida e intensa.

CT dos Livros 28/07/2020

Resenha do @ctdoslivros !
Obra: Somos ninguém
Autora: @cindy_dalila
Editora: @editorapendragon
Gênero: Contos

Somos Ninguém é um título bastante apropriado para esse livro que ganhou meu coraçãozinho. Contendo narrativas marcantes sobre situações ou pessoas que são ignoradas e invisibilizadas!

A obra conta com 14 contos, e cada um tem como título o nome do seu personagem principal e uma sugestão de música para acompanhar a leitura.

São contos curtos e extremamente potentes que fazem você sentir a dor dos personagens e refletir sobre suas ações e seus conceitos sobre os pontos abordados.

A escrita bem elaborada é algo que prende o leitor numa historia tão curta, e o que achei mais visceral é a forma como os contos parecem ser uma narrativa real!

Teve dois contos em especiais que achei genial a interlocução que a autora causou, dos personagens. Achei um elemento surpreendente, e para além disso, me deixou explícito o desejo da autora de fazer o leitor refletir sobre todos os prismas de uma história. Afinal, toda historia tem dois ou mais lados, não é mesmo?

Quem nos acompanha sabe o apreço que temos por contos e livros de contos, e quando comecei a ler esse, eu devorei! Recomendo a leitura, mas já aviso que contém gatilhos. É uma leitura com uma carga emocional e psicológica muito pesada, e apesar do momento sensível que estou vivendo, AMEI esse livro, pois me fez refletir muito sobre meus julgamentos, situações da vida e tantas outras coisas!

Essa leitura me surpreendeu e me marcou profundamente!

📖Quote: Todos temos nossas tristezas para contar ou sofrer calados, só imagino que o fingimento piore. (Conto-Sofia)

site: https://www.instagram.com/p/CCqsyvRBNoP/

Arlluria 13/02/2022

Gostei bastante das surpesas do livro, mas é uma leitura que eu recomendo que leia com a mente em dia. Pois vai se chocar e perceber coisas que talvez não consigamos ver quando estamos distraídos no dia a dia. Tem temas pesados que são abordados da maneira mais sincera possível, tão reais que bate certo medo de encarar a realidade.

Bruna Barcelos 12/02/2019

Resenha: Somos ninguém | Autora: Cindy Dalila
“Olhe para estas fotos! Quanta inveja das pessoas, dos lugares, da própria beleza que o ser humano consegue transformar. Tantos casais infelizes demonstrando honestidade e fidelidade, famílias abraçadas sem desavenças, amigos reunidos esperando alguém ir embora para falar mal sobre.
Queria eu ser tão alegre e ter tantas oportunidades quanto eles. [...]”

Em “Somos Ninguém”, vamos encontrar 14 contos, cada um contando uma breve história da vida de personagens diferentes, vamos nos deparar com problemas bem marcantes que são muito comuns na atualidade, como a insegurança, tristeza, raiva, depressão... Cada conto traz consigo uma música, eu confesso que não gosto de ler ouvindo música, mas conhecia algumas e são bem impactantes e muito dentro da temática dos contos.
Confesso que me senti mal lendo alguns contos que, para mim, foram bem fortes e marcantes!

O livro é tão curtinho, mas vale muito a pena. A Cindy tem uma ótima escrita e muito envolvente e pude ter um momento de reflexão a cada final de conto.

site: www.instagram.com/p/BsnvbHfFux2/

vrkida 07/07/2019

Profundo mas delicado
"Somos Ninguém" é uma coletânea de 14 contos de 14 personagens diferentes, a maioria contando sua história por eles mesmos, o que particularmente considero mais imersivo em suas questões psicológicas, ao contrário do que aconteceria se fosse contado por um terceiro.

Não são contos leves, não recomendando para quem é sensível à temas mais obscuros da sociedade, como depressão, suicídio, prostituição, estupro, etc. Entretanto, mesmo se tratando de assuntos mais pesados, as narrativas são fluidas de se ler, e o melhor (ou seria pior?): o que se encontra ali não é apenas ficção, e sim a realidade de muita gente, e isso que torna tudo mais interessante. Infelizmente, grande parte dos leitores já se depararam com pessoas como Valentina, Fátima, Abigail, Frederico (personagens dos contos), mas fizeram o que se espera do ser humano: ignoraram. Ou pior, julgaram. E julgaram mal, sem ao menos ter tentado entender seus problemas.

As narrativas expõem o que há de pior na humanidade, sem a "romantização" costumeira que fazemos dos nossos problemas, e sim contadas de forma crua, direta, do ponto de vista da pessoa que está vivendo tudo aquilo. Acompanhamos jovens em seus conflitos internos, e como o ambiente em que vivem o afetam nessas situações. Assim como na vida real, nem sempre as coisas acabam bem, e isso você pode esperar nas páginas desse livro.

Entretanto, não deixe que esses fatores o impeça de lê-lo; apesar de serem histórias mais "pesadas", ainda são retratos de muitos cidadãos com quem cruzamos caminho no dia-a-dia e nem paramos para pensar como são suas vidas. As palavras da autora podem abrir sua mente para essas questões, sensibilizando-o e fazendo enxergar que as pessoas são muito mais do que aparentam, possuem batalhas internas muito mais graves que não temos ciência (e fazemos pouco caso disso, sem saber das reais consequências), mostrando o lado do ser humano que muitos tentam ignorar, seja para se autoproteger, ou simplesmente por desprezar.

Para você, leitor de livros mais melancólicos e de cunho pessimista, "Somos Ninguém" é uma boa pedida para ler em seus momentos de descanso. Apesar do "peso" das histórias, eles são curtos, sendo fáceis de serem adicionados ao longo do seu dia sem atrapalhar sua rotina. O único ponto negativo que considerei foram em dois contos: apesar da trama completa me agradar, a "epifania" do personagem me desagradou, sendo muito direta e talvez até clichê pela forma que aconteceu. Porém, acredito que muitos nem ligarão para isso (nem citarei quais contos foram para que o leitor descubra por si só, se é que dará importância para isso como eu dei), considerando que esse desagrado é bem pessoal por diferir muito da maneira que EU gosto de escrever, sendo, portanto, apenas características distintas de cada escritor (cada um à sua maneira, técnica e essência).

Leticia2273 27/03/2024

Os contos são bem interessantes e falam sobre diversos problemas q as pessoas enfrentam, sendo interessante o jeito q vc pode trazer os sentimentos deles pra sua realidade, é super rápido mas n é uma leitura tão leve por causa das complicações que acontecem na vida dos personagens, as vezes fica desconfortável ou c um final meio nhe, mas achei muito legal o fato deles terem músicas, acho q cria uma conexão maior mesmo q sejam contos rápidos