As Pequenas grandes coisas da vida

As Pequenas grandes coisas da vida Henry Fraser

Resenhas - As Pequenas grandes coisas da vida

Danyllo 20/03/2022

Uma leitura leve de superação
Recomendo a todos que querem uma leitura leve de superação para relaxar e refletir antes de dormir. E ainda com a grata surpresa da J. K. Rowling no prefácio.

Yasmin 24/05/2021

Um livro que fala sobre como a mente noa leva a superar os maiores desafios e so re como o amor da familia é primordial !

Taisa.Freire 23/01/2022

Emocionante!
Todo mundo já parou para pensar o que muda na vida de uma pessoa que de uma hora para outra fica debilitada, mas ter esses detalhes tão bem aprofundados por alguém que sentiu na pele é diferente. Ler esse livro me fez ficar numa montanha russa de sentimentos e refletir sobre muitas coisas na minha própria vida. Chorei lendo, confesso. Me sinto realmente grata por essa leitura!

Marcelo217 02/07/2022

Algo para se refletir
Eu sigo o Henry Fraser no Twitter fazem muitos anos. Lembro de quando saiu esse seu livro na época, mas, não sei porquê, só agora encontrei o exemplar em português e comprei uma cópia.

Eu tenho um pouco de relutância em ir a fundo em qualquer livro como esse. O tema deficiência em palavras pode ser distorcido facilmente e uma biografia como essa pode passar uma ideia de autoajuda, o que não foi o caso (felizmente). O livro é bem leve, o relato feito por Henry é sincero, mas transmitido de uma maneira bem simples e em momento nenhum o relato se obscuresceu de tristeza.

Eu, como paraplégico, confesso que fico com uma pontada de inveja da assistência tanto hospitalar como social dada às pcd em países como a Inglaterra. Mesmo com ressalvas, o tratamento e o olhar para essas pessoas é realmente inclusivo lá. Tendo acesso a todo esse aparato, a relação familiar e social fica muito mais fácil assim como a reabilitação.

Não consigo imaginar como deve ser tetraplégico e não ter autonomia pra fazer as coisas mais básicas. Henry Fraser é um exemplo de resiliência e força, porém o livro em mãos (e mentes) erradas pode soar como mais um livro-de-superação (não acho que deficiência seja algo para ser "superado"). Todavia, livros como esse colocam em evidência a nossa classe e toda atenção é bem-vinda. Que as pessoas leiam e simplesmente aproveitem e deem valor a vida em seus momentos mais simples, como Henry faz.

Kelly 06/09/2023

Sobre As pequenas grandes coisas da vida
Henry sofreu um grave acidente e ficou tetraplégico aos 19 anos. Atleta de rugby e apaixonado por esportes, ele não deixou que sua paralisia o afastasse de uma vida com propósito. Aprendeu a pintar usando a boca e se tornou um artista. Sua história é inspiradora e ele conta o quanto ser grato o ajuda a superar as dificuldades

Mariana113 29/04/2024

Muitas Reflexões...
Uma das principais causas que me fizeram ler esse livro, foi por : curiosidade e ótimas avaliações. E felizmente posso informar que esse livro é muito bom ..

Primeiramente o Henry tem um dom com as palavras ! Toda vez que narrava eu conseguia imaginar o hospital em que ficou internado... Além disso, de uma forma inimaginável, ao longo da narrativa da sua vida ele nunca deixou de esconder seus sentimentos ou angústia, visando a transparência de sua história.

Uma das coisas extraordinária que aprendi com o livro foi: a vida é MUITO volátil, ninguém sabe o que vai acontecer. Além disso quando o medo -acerca das inconstância do tempo- domina uma pessoa essa não consegue aproveitar o seu novo "eu". Assim, mesmo com pequenas conquistas ou passos, comemore eles ! Pois nunca sabemos quando vamos dar o nosso último suspiro...

*Desculpe se minha linguagem ficou muito informal, escrevi isso de última hora :)

RECOMENDO A LEITURA ?

May | @vidadaleitora 21/01/2019

Que livro lindo
Trata-se de uma história simples, linda e verdadeira de um homem corajoso e jovem, nos mostrando uma face da vida que está disposta a nos acompanhar pra ser feliz, aprendendo sempre a transpor obstáculos. Esse tipo de livro é sempre inspirador pra continuarmos vivendo.

Alencar 29/03/2021

Pequenas grandes coisas
É um livro simples,pra quem quer uma leitura mais curta e saber mais sobre a biografia dele

DeniseCG 24/05/2023

História de vida.
Neste livro, o autor conta um pouco da sua vida. Os fatos, sem auto piedade, sem tentar tornar sua historia uma auto ajuda para que os leitores ficassem comovidos, com pena.
Ele apenas relata, passo a passo do acidente que sofreu e seu processo de compreensão e recuperação. Indo contra prognósticos médicos, ele se esforçou para melhorar e conquistar o máximo que pudesse dentro do que sua condição permitiria.
Essa obra me lembrou o famoso "como eu era antes de você", no qual o personagem principal também sofre um acidente trágico que o tornou tetraplégico e tirou uma de suas maiores alegrias - viver a vida de forma ativa, praticando esportes, viajando, fazendo o que considerava "felicidade". Porém, ao contrário de Will, que sucumbiu à dor e à revolta, entregando-se à melancolia, Henry teve novos objetivos e buscou força, resiliência e dedicação para conseguir praticar atividades que trariam prazer e propósito de vida.
Uma leitura bem fluida que pode ser completada em cerca de 3 horas tranquilamente. ?

Tayzinha bro 07/06/2020

Obrigada Henry.
Como ele mesmo sempre menciona no livro "Eu sempre foquei no que eu podia fazer e não no que não podia", henry especificou bastante tudo que passou da melhor forma possível, coisas angustiantes que a gente nem imagina até passar por isso, em vários momentos do livro eu pensei na minha própria vida, não por estar nas mesmas circunstâncias que ele, mas pelos relatos absurdos que encontrei nesse livro. Do início ao fim eu tive plena certeza que esse livro não é auto ajuda, henry não joga na tua cara pra cê levantar a bunda da cadeira e fazer algo com a tua vida, ele respeita cada um, sabe que nem todo mundo vai ter a força de vontade dele e eu senti aconchego nessas palavras, me senti melhor ainda por saber que ele teve tanta ajuda e força de pessoas próximas e outras nem tanto, foi grandioso pra mim.

Amanda 26/02/2021

Especial
Uma leitura mais que especial. Muda a forma de enxergarmos a vida e sermos gratos por tudo. Uma história linda e incrível de autorreconhecimento e superação.

Cristina Huang 30/10/2021

Primeiramente gostaria de dizer que a avaliação não é sobre a vida do autor, porque não podemos dizer nada sobre a vida alheia
A escrita não me emocionou, se eu tivesse ouvido a palestra provavelmente me emocionava bem mais. E enrolei tanto tanto, só continuei por ser leitura obrigatória da escola
Só recomendo se você realmente se interessa pela vida dele, se não, nem vale a pena

DAbora116 05/05/2023

Tradução bem ruim
O livro em si é muito bom, mas eu quase parei de ler, pois achei a tradução bem ruim! Algumas passagens ficaram bem nítidas que foram traduzidas literalmente do inglês e, para um leitor que sabe 0 de inglês, o livro ,em várias partes, é incompreensível.

Tirando a tradução, a mensagem do livro é realmente muito bonita. Henry Fraser não quer passar uma mensagem de coitado e não quer que as pessoas tenham pena da condição dele. Ele descreve sim as dificuldades pelo qual passou depois do acidente, mas nunca em um tom de autopiedade. A mensagem que ele quis passar no livro é que devemos ser gratos pelas ?pequenas grandes coisas? da vida, independente de nossas condições. Devemos ser gratos pelo ar que respiramos, pelo calor do sol, etc. São essas pequenas coisas que nos trazem genuína felicidade.
Outra coisa bonita que Henry quis transmitir foi o valor da união familiar e como somos seres sociáveis. Como o amor de sua família, amigos e até desconhecidos ajudou-o a superar seus momentos e pensamentos mais sombrios.

Gostei muito do livro e me fez rever muitos pensamentos!
Livro pequeno, mas com mensagens fortes!

Só não dei 5 estrelas por causa da tradução, infelizmente.

Le_deleitura 03/10/2023

Henry acredita que todo dia pode ser um ótimo dia, ser desafiado na vida é inevitável, mas ser derrotado é opcional... Seus desafios se transformaram em oportunidade de crescer e inspirar outras pessoas. Reflexões que ressoarão com qualquer pessoa que enfrenta um obstáculo, não importa quão grande ou pequeno seja. O livro nos convida a colocar nossa atenção no que realmente importa e, assim, e evitar as distrações, enxergar o crescimento em tudo oque fazemos e, acima de tudo, acreditar que todos os dias podem ser um bom dia.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Wolla 30/10/2023

Ótima história contada de maneira linear
Incrível história de superação e autoconhecimento. Achei a leitura fluída apesar do tema delicado. Em alguns momentos, senti a narração dando voltas na temática e com uma linguagem linear, com pouca carga dramática (poderia ter mais reflexões e sentimentos de como se sentiu, como desespero, tristeza, etc).

É um bom livro para refletir e uma porta de entrada para a vida e causa do autor.