13 Segundos

13 Segundos Bel Rodrigues

Resenhas - Treze Segundos

Ana 19/04/2024

Eu já sabia que não ia curtir tanto mas tinha que ler pois é da minha querida Bela Rodriga.

Se tivesse sido lido na época que foi lançado provavelmente teria me ganhado de maneira mais profunda, mas não faz sentido pra mim atualmente pois já estou em situação avançada de idade e lesbianismo.

Achei a escrita meio rasa? Uma coisa bem iniciante (o que faz sentido pois é o primeiro livro dela). E a escolha da história se arrastar sem grandes acontecimentos por dois terços não foi tão boa, porque quando a grande coisa acontece a gente não acompanha direito os desdobramentos. Mas achei bacana o que foi abordado. Não tem muitos livros que fala sobre isso.

(As cenas hot com ele gemendo em inglês simplesmente cringe demais).

Rafael2542 16/04/2024

Adorei, a forma como é escrita é genial e todo o contexto, toda a história retratada é muito forte e necessária. A divisão de capítulos sendo músicas é fabuloso um diferencial que nunca tinha visto.

Joãoe 23/03/2024

Bela Formiga
O livro é curto e rápido. A história é bem boa, só o final que deixa muitas pontas soltas. Os personagens são legais, não são muito profundos mas se adequam a história.

Anny 22/03/2024

QUE FINAL! QUE PLOT!
Caras!!! Que final foi esse? Que plot foi esse? O livro todo em si é mttt bom, ótimas músicas, ótimas histórias, paixões intensas, mas esse final foi tudo!!! E um final que eu jamais esperaria! Sério 10/10 demais!

sara.klamann 19/03/2024

O livro mais devagar que eu já li
Simplesmente péssimo, o livro não se desenrola, é tudo muito parado e parece que a história não se desenvolve, é um livro que dá pra ler rápido, mas as poucas horas que você gasta pra terminar ele parecem uma eternidade, passam-se vários capítulos e não acontece nem uma intriga, nem uma reviravolta e nem mesmo os personagens são desenvolvidos ou o casal é aprofundado.

Os momentos do casal são rasos, não te fazem querer que eles fiquem juntos, as cenas passam e os personagens não te cativam, além dos outros personagens que também são rasos e mal desenvolvidos, não é possível se apegar aos personagens.

Todo o clímax do livro acontece no últimos capítulos de maneira super corrida e mal desenvolvida, e mesmo quando você se compadece com a protagonista, a personalidade insuportável dela tende a apagar a pena que você sente por ela.

Em alguns momentos o livro até prende a atenção mas ainda de maneira muito amena, acho que a palavra que descreve esse livro é: morno. Simplesmente nada acontece por infinitos capítulos.

Me senti lendo um roteiro de malhação das mais antigas, ou mesmo um diário pessoal em alguns momentos, mas tudo de maneira muito monótona que me fez quase desistir do livro várias vezes, apenas não desisti pois eu e minhas amigas estávamos lendo juntas para debater no fim o DESASTRE que foi essa leitura.

Além disso, também tem vários momentos vergonha alheia durante a leitura, por conta do uso de gírias do momento em que foi escrito, acabou se tornando um livro datado, a moda da época também nos causa estranheza durante a leitura.

Alguns personagens parecem esteriótipos e não me agradam pois não são profundos, além de que muitas vezes os personagens são descritos (em aparência) bem depois de serem apresentados o que acaba fazendo a gente imaginar eles de um jeito e do nada muda.

O final é extremamente decepcionante, tanto no clímax que deixa muitas pontas soltas, quanto na calmaria quando as coisas parecem se resolver.

Me admira os personagens estarem na faixa dos 17-19 anos, todos agem como adolescentes de 15, me senti como no fundamental, nem mesmo no ensino médio (onde realmente se passa a história).

Num geral não recomendo a leitura pra quem tem mais de 15 anos, e pra quem tem menos também não (pois possui cenas hot e tópicos sensíveis).

Tem também algumas cenas, que são abordados tópicos de cunho social, mas feito de uma maneira tão abrupta que mesmo alguém engajado politicamente pode considerar militância fora de contexto.

Na minha visão, duas estrela ainda foi uma nota generosa pra esta leitura.

sea.stigma 19/03/2024

Okay!
Em 13 segundos eu tive a percepção de uma escrita e fluidez da escrita bastante infanto-juvenil, mas ao mesmo tempo tinha um contraste com a personalidade e atitudes dos personagens, que agiam em determinados aspectos como adultos, se é que me entendem. Achei que o plot poderia ter sido MUITO melhor desenvolvido, achei muito apressado e o final surpreendentemente feliz foi ok, mas acho que a personagem merecia mais tempo de crescimento e superação. Não achei que revengeporn foi bem abordado, ele só é jogado e até a metade para o fim do livro eu estava um pouco de saco cheio das cenas hot, pra ser sincera. No entanto, achei a escrita e fluidez muito melhor pro final do livro, por isso a nota. Sinceramente não sei se recomendo, mas fica aí minha resenha!

Sabrina.Natalini 18/03/2024

Acho que pessoas de uma idade e com uma personalidade específicas podem se identificar e gostar, mas pra mim, não rolou.
Perto do final até ficou mais interessante, abordou um tema importante e trouxe boas reflexões, mas não chegou a salvar, na minha opinião.
Os dois primeiros terços do livro não me agradaram em nada. Me incomodei com a linguagem, diálogos, temas, desenvolvimento, até com os nomes das personagens rsrs
Mas enfim, a autora conta que escreveu o livro aos 15 anos, e por isso eu só posso parabenizá-la.

AnalA3 03/03/2024

OK!
Achei a escrita fluída, rápida de ler, tem uma linguagem bem jovens/internet e o assunto retratado é delicado. Porém eu esperava muito mais? Não gostei e ao mesmo tempo não desgostei. O livro em si ficou meio ?nhé? mas o assunto discutido é completamente necessário, meu problema foi o desenrolar da história, muito parado para acelerar tudo excessivamente perto do final, sei lá, achei que seria muito melhor.

nywphadora 02/03/2024

Lembro de ter lido esse livro em 2018 com muitas expectativas devido ao assunto que seria tratado e por ser escrito pela Bel Rodrigues, que eu acompanhava naquela época por causa dos seus vídeos de true crime. Mas eu fiquei bem decepcionada porque foi um livro curto e corrido, e quando chegou o clímax do livro, não foi desenvolvido, a história acabou.

Raissa 15/02/2024

Lindo de ler ??
Me arrependo profundamente de não ter lido esse livro assim que soube da existência dele, na minha adolescência, pois seria um alívio ver uma história assim terminando feliz. Hoje aos 23 anos eu já aprendi sozinha o que o livro nos mostra tão didaticamente.

O motivo das três estrelas, é que o livro não conversa mais comigo, não sou o público alvo, então para mim foi cansativo ler a maior parte da história, me interessei mesmo nos últimos capítulos, o resto foi qualquer coisa adolescente. Gosto muito da escrita da Bel, mas as gírias envelheceram meio mal, ficaram muito caricatas em certo ponto.

Apesar de não ser para mim, admito que é um ótimo livro, só não é um livro atemporal e talvez não faça sentido para muita gente hoje, mas tenho certeza que em 2018 ele conversou com muitas garotas e garotos adolescentes que precisavam ler essas palavras. É um livro com muita representatividade também, personagens LGBT, personagens negros, em uma época que os livros não se importavam com essas pessoas. Pessoas como eu, pessoas como Bel, a autora. Foi lindo ler o livro ??

Carol 11/02/2024

?!
O livro todo eu pensava que a trama ia ser sobre uma coisa mas daí mas últimas 10
Páginas tudo mudou sabe. Sla acho que o assunto do abuso devia ser trabalhado antes pq ficou tudo pro final do livro, parece que a autora só quis acabar de uma vez. E no final a carta do jonh tipo blz e agora????? Acaba assim?????? Sla acho que devia tem mais um capítulo mostrando eles depois de 5 anos ou sla depois dela ter voltado de Nova York. Pq assim eu não sei nem ela passou na audição. Mas tirando isso eu gostei bastante do livro e da escrita bem vibe 2014 sabe e as músicas que antecede o capítulo também são boas ??????

taylaneres 11/02/2024

Devagar & interessante
Eu comecei a ler 13 Segundos sem muitas expectativas e eu gostei muito da experiência. Algumas pessoas podem achar "superficial" boa parte do livro ser a rotina da Lola, mas muitas daquelas cenas me fizeram sorrir e até pensar sobre as amizades que eu tive/tenho e sobre os relacionamentos abusivos que passei com amigos e tudo mais. Acho que o que me empolgou um pouco foi ficar querendo saber logo o que os 13 Segundos significavam e chorar horrores depois de descobrir. O livro não é um suspense ou um romance pra acontecer de tudo como as pessoas querem, mesmo assim foi uma das melhores leituras até agora.
Apesar de eu ter ficado incomodada com alguns detalhes, o livro traz uma narrativa leve de uma temática extremamente importante e atual. Deixo aqui uma frase reproduzida no livro e que amo: "mulheres são como águas, crescem quando se juntam" ??

eu eu 11/02/2024

O começo pode parecer bem bobinho mas o "depois" é muito tocante, é um assunto (infelizmente) ainda muito atual, e a bel descreve muito bem os sentimentos da lola.