A Alameda dos Algodões Flutuantes

A Alameda dos Algodões Flutuantes Mogg Mester

Resenhas - A Alameda dos Algodões Flutuantes

RUDY 25/07/2018

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
O autor soube criar uma grande fantasia, muito bem escrita que faz o leitor imaginar e até viajar nas páginas do livro, diante de fatos que podem ser improváveis de acontecer ao mesmo tempo que não... Explico: são situações a priori esdrúxulas e impossíveis talvez na vida real, mas em sua simbologia e significado específico, trazem grandes ensinamentos de vida e aprendizado.

Interessante ver a conexão entre as estórias, como se uma fosse complementando a outra e tendo um final fechado, sem passar a impressão que são contos separados, como se fosse um enredo único de uma história só. Talvez não esteja conseguindo me expressar corretamente, porque é um daqueles livros onde temos de ‘sentir’ cada relato e perceber a sensação que causa em cada um...

Nossa! Que dificuldade em fazer essa análise. Ao ler achei que seria uma resenha tranquila de ser feita. Agora ao tentar colocar em palavras as emoções sentidas durante a leitura, acabou se tornando algo difícil e até complicado, tudo pelo fato de ser um livro mais sensorial, beirando o sobrenatural e com uma fantasia bem elaborada.

Algo que quero acrescentar é o fato do autor ser psicólogo e trazer esse entendimento profissional para as personagens. Alguns distúrbios e situações que poderiam ser observadas como desvios de conduta, dando ao texto um ar alucinativo e em alguns momentos, transcendente à realidade.

Tenho visto algumas críticas sobre resenhas e análises de livros que dizem não ser possível existir um livro perfeito e que quem fizesse uma análise desse tipo, merecia desconfiança. Claro que não concordo com esse ponto de vista e digo que para mim, o livro foi completo e perfeito. E indico.

Cada leitor tire suas próprias conclusões...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2018/07/resenha-44-alameda-dos-algodoes.html
Michelle 15/01/2022minha estante
achei o nome do livro bem interessante

Angela Cunha 23/05/2022minha estante
Um título tão poético e um enredo que parece seguir a mesma linha! Eu ainda não conhecia ou se tinha visto, não guardei,mas gostei muito de saber sobre e claro que se puder, quero ler!!!
Beijo

Marcia Lopes 14/09/2018

A Alameda dos Algodões Flutuantes é um livro curto composto por onze contos pra lá de desconcertantes é difícil expressar em palavras, somente lendo mesmo para entender minha dificuldade até porque cada leitor com certeza viverá sensações/experiências únicas. São contos com histórias separadas mas interligados como se fosse uma história só.

Eu me apaixonei pela narrativa que faz o leitor adentrar na história como envolto em magia a ponto de se sobressaltar com o desfecho ficando por vezes impressionado, o autor escreve de forma culta e com leve toque de poesia o que dá uma sensação de estar sonhando gostoso e de repente se encaminha para algo perigoso, estranho, desconfortável. Por isso o sobressalto, somos pegos de surpresa quando nos deparamos com uma possível realidade.

Não se tem ideia de que parte do Brasil se situa a Alameda, como descrita no livro ela tem ruas largas, muitas casas, uma padaria, uma escola, uma livraria, um Shopping , uma estação de trem e uma de ônibus. É ladeada de árvores que expelem sementes embrulhadas em um novelo parecido com algodão: as mafumeiras. Quando as mafumeiras “choram algodão” coisas estranhas acontecem. Seu Gutenberg, o morador que inaugurou o local , recomendava não subestimar o poder sobrenatural da tal árvore.

Bem, as histórias mexeram comigo de várias maneiras, acho que um sentimento que calou mais fundo em mim que percebi através da maioria dos personagens foi a solidão , a procura de ser amado, de ser enxergado tão impregnado no nosso ser que anula nossa capacidade cognitiva. Eu só posso dizer que é um livro que você não deve deixar de ler.

O livro é nota 10 em todos os segmentos capa, diagramação, escrita , revisão e etc. Este é o segundo livro que leio da VERLIDELAS e é sem dúvida nenhuma que afirmo o desvelo que a editora tem com suas publicações é um trabalho primoroso, excelente.

site: https://www.mundoliterando.com.br/

Vitor.Carvalheira 01/10/2018

Livro TOP
Excelente leitura, contos que são interligados de forma muito interessante, prende o leitor do inicio ao fim. Recomendo!

Fabio Shiva 02/12/2018

Grata surpresa
Foi uma grata surpresa descobrir que as histórias de “A Alameda dos Algodões Flutuantes” giram em torno de uma árvore que me é muito querida: a mafumeira (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mafumeira), cujas sementes são envoltas em fibras semelhantes a algodão. Há uma mafumeira perto da Casa da Música, no Abaeté, e sempre me lembrarei dela em conexão com um evento muito especial, que foi o meu casamento com Fabíola Campos na capoeira (https://youtu.be/UJ7RhQjvNm0). Foi uma linda cerimônia celebrada por Mestre Tyko Kamaleão, com a Casa da Música lindamente decorada por meus malungos da Capoeira Mutações com folhas de aroeira e tufos algodoados de mafumeira.

Os contos de “A Alameda dos Algodões Flutuantes” são narrados com grandes doses de realismo fantástico, dentro da melhor tradição de Gabriel García Márquez. As histórias são sutilmente interligadas e marcadas por um forte apelo simbólico. Pós-graduado em Psicossomática Junguiana, Mogg Mester constrói em seus contos um belo e delicado labirinto de símbolos superpostos, que ficam reverberando na mente do leitor.

O autor Mogg Mester é um amigo querido, com quem tive a alegria de participar de uma obra coletiva, “Escritores Perguntam, Escritores Respondem”, juntamente com outros queridos amigos, dentre os quais Sergio Carmach, autor do excelente “Para Sempre Ana” e editor da Verlidelas, responsável pela publicação de “A Alameda dos Algodões Flutuantes”. A edição é primorosa nos mínimos detalhes, desde a belíssima capa à esperta diagramação, que tornam a leitura ainda mais prazerosa.

É interessante como tudo está conectado, sempre, mesmo que só percebamos fragmentos aqui e ali dessas onipresentes conexões. Como bem observou o Sergio, nas histórias do livro de Mogg algo de mágico acontece toda vez que “as mafumeiras choram algodão”. Não foi diferente no meu caso, na vida “real”: um casamento na capoeira pode muito bem ser descrito como algo mágico!

Tive a grande honra de ser convidado a escrever algumas palavras sobre a obra e o autor na contracapa desse lindo livro:

“Um autor de grande força imaginativa, que escreve com o coração. Sua narrativa é ágil e envolvente, capturando o leitor da primeira à última página. Atreva-se a mergulhar no mundo fascinante e perigoso de Mogg Mester!”

E viva a Literatura Brasileira!

site: https://www.facebook.com/sincronicidio