Heroínas Laura Conrado
Ray Tavares

Resenhas - Heroínas

bwinstonn 25/10/2023

UMA POR TODAS, TODAS POR UMA
O livro nos traz três contos, sendo cada um deles uma releitura de clássicos da literatura, mas com um diferencial: os homens se vão e as protagonistas agora são mulheres do mundo moderno, enfrentando situações do cotidiano.

?Os Três Mosqueteiros? dão lugar a Daniela e suas amigas que, juntas, buscam defender a ONG veterinária onde são voluntárias.

?O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda? são substituídos quando, após um roubo, Marina é escolhida para organizar a festa de formatura das turmas do último ano, contando com a ajuda de suas colegas para fazer tudo dar certo.

Por fim, ?Robin Hood? se torna Roberta Horácio, uma hacker que está cansada de ver as injustiças acontecerem com os mais pobres, enquanto os ricos corruptos ficam cada vez mais ricos.

De uma forma leve, mas precisa, ?Heroínas? entrega reflexões e críticas, nos mostra a importância da amizade, do autoconhecimento, da união e do empoderamento.

beca 28/09/2023

Heroínas
Uma proposta muito boa, histórias bem legais e fáceis de ler. Eu achei a última um pouquinho maçante mas nada insuportável!

Pri 15/08/2023

Três contos sensacionais com mulheres protagonistas incríveis. Livro romântico, juvenil e feminista! Super recomento!

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 27/06/2023

Nós também merecemos as nossas heroínas
Heroínas é um livro que reúne três contos, de três autoras diferentes, unidas por uma mesma proposta, que o próprio título deixa claro: trazer um protagonismo feminino e inspirador. E o melhor: em situações bem próximas à realidade. Uma proposta simples, mas necessária.

O primeiro conto foi escrito por Laura Conrado. A história tem o título de Uma por todas, todas por uma e é narrada por Daniela D’Artagnan, uma adolescente que está no último ano do ensino médio e que quer muito poder trabalhar na ONG Mosqueteiros.

Por isso, ao parecer uma oportunidade de se voluntariar, mesmo não cumprindo os requisitos, ela resolve tentar. E já na recepção recebe uma negativa um tanto quanto malcriada.

A sorte, porém, logo lhe sorri e Daniela começa a não apenas realizar seus sonhos, mas também a contribuir para que eles permaneçam vivos e funcionando como deveria ser.

Esta é uma história sobre amor aos animais, boas ações, conquistas, amizades e amores.

O segundo conto recebe o título de Formandos da Távola Redonda e foi escrito por Pam Gonçalves. Nesta história, narrada em terceira pessoa, a protagonista é Marina, que logo de cara se vê em uma grande enrascada: salvar a formatura do terceirão a apenas oito semanas do grande evento.

O problema é que, devido a um assalto, todo o dinheiro juntado até então fora roubado e a diretora resolveu confiar a Marina, devido à sua popularidade, a missão de salvar o evento mais aguardado do ano.

Para tal empreitada, porém, Marina decide formar uma comissão de formatura, que acaba sendo totalmente composta por mulheres.

Com este grupo, iremos refletir sobre amizade, respeito e o poder da união e da boa vontade. Mas também iremos percorrer o caminho da dúvida, do medo e da injustiça.

Por fim, o terceiro conto, escrito por Ray Tavares, narra a história de Roberta Horácio, um bebê que fora abandonado na porta de Gilberto e Magdalena Horácio, mas que jamais sequer desconfiou de seu passado.

Os Horácio moravam na Selva de Pedra, uma comunidade periférica. Mas Roberta é extremamente inteligente e consegue boas oportunidades para subir na vida.

O destino, porém, muitas vezes é cruel, e ela se vê órfã muito cedo. Movida pelo desejo de vingança e utilizando seus conhecimentos, Roberta decide continuar morando — ou se escondendo — na Selva de Pedra, enquanto mexe com programas e algoritmos para roubar o dinheiro de pessoas influentes, ricas e corruptas e devolvê-lo à comunidade.

Uma história que vai muito além da sede de vingança, falando também sobre injustiças sociais, abandono, corrupção, violência e — por que não? — amor.

É evidente a inspiração e a releitura feita em cada um dos contos que compõem Heroínas: o primeiro tem sua origem em Os três mosqueteiros, e isso fica claro com o título, que remete ao lema deles, mas também no sobrenome da protagonista e com o nome da ONG.

No segundo conto , a inspiração vem de Os cavaleiros da Távola Redonda, com bem aponta o próprio título da história.

Por fim, a inspiração do terceiro conto é a história de Robin Hood. Robin é o apelido de Roberta, que não apenas gosta de usar verde (como o personagem que inspira seu apelido), mas também age como ele, roubando dos ricos para dar aos pobres.

A leitura dos contos é bem tranquila e rápida. Ótima não apenas pelos temas que aborda, mas também pela leveza e naturalidade com que as histórias se desenrolam.

site: https://blogdastatianices.com/2023/06/27/heroinas-antologia/

Camiss_miless 22/05/2023

Heroínas
Acho que foi o primeiro livro nacional e com algum tipo de representatividade lgbtqiap+ que eu li. E foi uma experiência ótima e rapidinha. Foi dividido em três histórias, cada uma escrita por uma autora. É um livro em que as personagens principais tem que provar o seu valor, mas não só isso, elas se mostram incríveis, porque afinal, elas são as heroínas das próprias vidas.

@estantedajulia 29/04/2023

Gostei

Heroínas é um livro de contos composto por três adaptações de histórias clássicas: Rei Arthur, Robin Wood e os Três mosqueteiros. Além de ser ambientado nos dias atuais, o protagonismo desses enredos também está diferente. Aqui as mulheres são o centro de toda atenção.

“Uma por todas e todas por uma”, da autora Laura Conrado, nos apresenta a personagem Daniela d’Artagnan, A jovem que é apaixonada pelos animais sonha em ser uma grande veterinária e de quebra trabalhar na reconhecida ONG Mosqueteiros. Parte desse desejo se torna realidade, porém a caminhada durante o trajeto não é nada fácil, mas traz novas e boas amizades para a vida da garota.

“Formandos da távola redonda”, da escritora Pam Gonçalves, conta a história de Marina, uma jovem que está prestes a terminar o ensino médio, mas vê o sonho da formatura ir por água abaixo quando o dinheiro do evento é roubado. Além de todo o estresse do fim da escola, vestibular e o próprio amadurecimento, Marina e outras garotas da escola vão precisar assumir a comissão de formatura e fazer um milagre para que tenham a tão sonhada festa. É bom que já sabemos que o poder feminino faz coisas!

“Robin, a proscrita” aborda a vida de Roberta Horácio, uma jovem que foi adotada quando ainda bebê e viu os pais serem assassinados na comunidade onde mora. Com faro para encrenca e uma vontade imensa de mudar o mundo, a garota logo se vê como uma justiceira ao desviar dinheiro da conta de um pastor totalmente corrupto. O problema? Esse trabalho é muito mais perigoso do que parece.

A leitura de todos os contos é totalmente leve, fluída e recheada por personagens cativantes. É fácil sentar para ler e logo virar a última página dessa obra. Ou seja, é daqueles livros perfeitos para uma tarde de leitura. Além disso, conseguiu cumprir a proposta perfeitamente, já que nos apresenta a força feminina e a importância da amizade entre as mulheres.

Dessa vez também me sinto na obrigação de destacar o lindo trabalho de diagramação realizado pela Galera Record, desde a capa com as cores e desenhos mais lindos, até os detalhes que dividem os contos. Estão de parabéns!

site: https://www.instagram.com/estantedajulia

Beatriz Veronese 02/04/2023

O livro só provou o que eu sabia, que gosto demais da escrita da Pam Gonçalves, que pra mim realmente foi o conto mais legal do livro e que mais me deu gás pra ler.

hellaâs dragon 12/03/2023

Por mais que sejam curtinhas e não taaaaaaaao desenvolvidas foi uma leitura muito gostosa. Releituras muito sutis de Os Três Mosqueteiros, Távola Redonda e Robin Hood trazidas pra atualidade com uma escrita muito boa.

Meu top 3 ficou:

1. Robin, A Proscrita
2. Uma Por Todas, Todas Por Uma
3. Formandos da Távola Redonda

Miss Star Butterfly 12/03/2023

NOSSAS ESCRITORAS NACIONAIS MERECEM O MUNDO
Eu simplesmente adorei os contos, cada um é perfeito à sua forma. Já acompanhava a Pam há anos, e agora to curiosíssima pra saber mais da Ray e da Laura. As críticas sociais, a realidade brasileira palpável, a sororidade feminina, a representatividade, tudo isso é presente em cada um dos três contos. Tive um conforto enorme lendo eles e quero cada vez mais ler histórias com protagonismo feminino >>>brasileiro

Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Você quer um livro feminista, romântico e juvenil ao mesmo tempo? Este é o livro certo! Em todos os contos as protagonistas têm entre 17 e 20 anos, idade na qual as ideias começam a efetivamente serem formadas na cabeça delas e quando diversas situações que parecem o fim do mundo ocorrem, assim como mudanças da fase adolescente para o princípio da adulta. As responsabilidades aumentam e, assim, deve-se amadurecer para acompanhá-las, como aconteceu com as três personagens principais e aqueles que estão com elas.

site: https://www.instagram.com/p/Bmi4TEfnpGX/?igshid=MDJmNzVkMjY=

manu ×× 18/01/2023

Uns bons, outros nem tanto
1. Uma por todas, todas por uma: ?? (2)
2. Formandos da Távola Redonda: ???? (4)
3. Robin, a proscrita: ??? (3)

O primeiro conto é bem qualquer coisa, achei meio chatinho. O segundo é o mais legal dos três! Eu comecei a ler e me pareceu chato então pulei pra ler o terceiro antes, mal sabia que ele era o melhor! O terceiro é bom, tem uma premissa legal e tals, mas talvez funcionasse melhor como um livro todo e não só como um conto.

Beatriz3367 27/12/2022

É bomm
Os contos vão melhorando ao decorrer do livro, o terceiro é o meu favorito.Aborda muitos temas diferentes desde ongs de ajuda anim até desvio de dinheiro da igreja, passando por uma festa de formatura, KKKKKK.
O livro é bom, não tem nada de mais, é aquele tipo de livro que você já sabe o final, mais os personagens são bem cativantes.

Malu 13/12/2022

Achei fraquinho. Mas definitivamente esse primeiro conto é o pior, a história é ruim, personagens forçados e a escrita me deu pesadelos