Heroínas Laura Conrado
Pam Gonçalves
Ray Tavares

Resenhas - Heroínas

Nathy @peculiareslivros 10/03/2023

Você quer um livro feminista, romântico e juvenil ao mesmo tempo? Este é o livro certo! Em todos os contos as protagonistas têm entre 17 e 20 anos, idade na qual as ideias começam a efetivamente serem formadas na cabeça delas e quando diversas situações que parecem o fim do mundo ocorrem, assim como mudanças da fase adolescente para o princípio da adulta. As responsabilidades aumentam e, assim, deve-se amadurecer para acompanhá-las, como aconteceu com as três personagens principais e aqueles que estão com elas.

site: https://www.instagram.com/p/Bmi4TEfnpGX/?igshid=MDJmNzVkMjY=

martins101 25/05/2021

Ótimo Livro
"Heroínas" é um livro incrível e que te te prende muito mesmo sendo um livro bem leve, que você consegue ler em uma ou duas tardes. Ele é composto de 3 histórias, a primeira é meio parada, mas as duas ultimas são incríveis.

Isadora1472 09/05/2020

Empoderamento feminino
Estava com uma boa expectativa sobre este livro, apesar de saber que se tratava de contos, achei que as histórias seriam um pouco mais aprofundadas. A temática é bem adolescente e talvez isso deixou um pouco previsto o final de alguns dos contos. Mas realmente gostei da abordagem de sororidade nos dois primeiros contos, indicaria super para meninas que estão passando por essa fase.

thai 20/03/2021

Heroínas pra mim, pra você, pra nós.
São 3 histórias interessantes. Um livro pra se ler rapidamente e aproveitar uma tarde, definitivamente uma leitura leve. Gostei bastante.

Duda Mel @epifania_literaria 14/11/2020

Mais um sobre releituras... Agora com meninas em foco!
"O esforço que fazemos para sonhar pequeno é o mesmo que fazemos para sonhar grande."

Resenha:

Um livro de capa encantadora e três releituras contemporâneas de clássicos da literatura, porém na versão em que as meninas são as heroínas.
Nunca tive contato com a escrita de nenhuma das três autoras, mas adianto desde já que são boas. A capa, além de bonita, traz bastante da identidade das histórias às quais o leitor é apresentado.

"Uma lei não dita tinha ficado bem clara para todas aquelas mulheres.
Só poderiam confiar nelas mesmas."

"Uma por todas, todas por uma" fala sobre uma ONG veterinária e a batalha de Daniela, uma jovem no Ensino Médio que sonha em cursar tal faculdade, e outras três universitárias apaixonadas pelos animais que tentam ajudá-los e manter o lugar funcionando mesmo com a sabotagem interna.
Uma narrativa leve e rápida, envolvendo sonho, união e bichinhos fofos.
"Formandos da távola redonda" traz a estória de Marina, uma aluna do terceiro ano, filha de professora e que todos acham exemplar. Por isso, ela é convocada pela diretora para tentar salvar a festa de formatura do Ensino Médio em oito semanas, pois o dinheiro juntado pelos alunos havia sido roubado.
Este foi o conto que mais me envolveu. Tem boy lixo, uma traíra, meninas se apoiando e com jogo de cintura. Trouxe uma pegada mais intensa do que eu esperava. Pela capa e premissa, não imaginei que passaria esse tipo de raiva. Pam Gonçalves mandou bem.
"Robin, a proscrita" traz um enredo mais complexo e crítico, falando sobre corrupção dentro da religião e falsa moral. Claro que temos também um grupo audacioso e inteligente para desmascarar os vilões.
Ray Tavares vem com uma pegada que não é leve. Ela traz de maneira mais crua reflexos da realidade e a ideia de insurreição da esperança, do combate ao que é errado. Não foi meu favorito, mas trouxe uma boa releitura de Robin Wood.
No geral, o livro foi e não foi o que eu esperava. A premissa sobre garotas como heroínas me chamou bastante atenção e estava animada para ler, contudo não sabia o que me aguardaria. Houve uma gradação quanto ao peso do eixo temático, de juvenil a algo mais adulto.
Não é um livro grande e pode ser lido numa sentada. Eu, particularmente, li em três dias, um para cada conto.
Apesar de não ter entrado na lista de favoritos, é possível reconhecer o modo como as autoras tentaram trazer assuntos presentes no cotidiano de maneira real e crítica. As mensagens são de fáceis compreensão. Os três contos ressaltam que garotas são heroínas por si só, sempre que decidem enfrentar os problemas, ao fazerem algo de diferente, pois são importantes e protagonistas das próprias histórias.

Carla Livraes 12/04/2020

Amei
Amei a leitura, bem leve e divertido. As histórias são gostosas de ler e envolventes. Recomendo.

bwinstonn 25/10/2023

UMA POR TODAS, TODAS POR UMA
O livro nos traz três contos, sendo cada um deles uma releitura de clássicos da literatura, mas com um diferencial: os homens se vão e as protagonistas agora são mulheres do mundo moderno, enfrentando situações do cotidiano.

?Os Três Mosqueteiros? dão lugar a Daniela e suas amigas que, juntas, buscam defender a ONG veterinária onde são voluntárias.

?O Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda? são substituídos quando, após um roubo, Marina é escolhida para organizar a festa de formatura das turmas do último ano, contando com a ajuda de suas colegas para fazer tudo dar certo.

Por fim, ?Robin Hood? se torna Roberta Horácio, uma hacker que está cansada de ver as injustiças acontecerem com os mais pobres, enquanto os ricos corruptos ficam cada vez mais ricos.

De uma forma leve, mas precisa, ?Heroínas? entrega reflexões e críticas, nos mostra a importância da amizade, do autoconhecimento, da união e do empoderamento.

Elle 04/01/2021

Três contos que falam sobre a capacidade das mulheres!
Esse livro é a junção de 3 releituras dos clássicos: três mosqueteiros, a Távola redonda e Robin Hood. A grande diferença? Os protagonistas não são os homens, mas sim mulheres!

O primeiro conto fala sobre a Daniela e seu grande sonho de se tornar uma veterinária. É um histórico leve e divertida, sem nenhuma complicação. Me lembrou muito as histórias da Paula Pimenta, mais precisamente Minha Vida Fora de Série. A Daniela poderia se passar de gêmea da Priscila! Porém confesso que os personagens me irritaram um pouco, achei tudo muito infantil.

O segundo conto fala sobre a Marina e a furada que ela se meteu ao aceitar a proposta da diretora de cuidar/ fazer acontecer a formatura em somente DOIS MESES! Foi uma narrativa que eu gostei bem mais, com temas mais adolescentes/adultos. Falou de amizades, liberdade, mudanças e sexualidade, tudo de uma maneira muito leve. O final foi surpreendente, eu realmente não esperava, porém me agradou muito!

Já o terceiro conto foi o melhor de todos! Contado pela Roberta, vemos sua saga em busca de vingança e justiça, depois que o pai é assassinado. Foi um conto mais trabalhado e mais instigante. A narrativa, apesar de rápida, foi extremamente envolvente e surpreendente. A autora conseguiu falar sobre assuntos complicados - como corrupção, e ainda assim deixar o conto leve e divertido. Foi o melhor conto de todos!

Lucas Brandão 01/10/2020

Heroínas
Esse livro trás três contos de autoras brasileiras com o intuito de refazer uma recontagem de clássicos da literatura, mas dessa vez tendo como protagonistas mulheres de um jeito atualizado e inspirador. Segue uma breve sinopse dos contos com uma observação da minha experiência com a leitura:

Conto: Uma por Todas e Todas por Uma. Laura Conrado. Daniela D’Artagnan é uma jovem que está no último ano do Ensino Médio e tem objetivo de passar no Enem e se formar como Veterinária. Ela quer ser uma mosqueteira (nome dado a quem trabalha na ONG Mosqueteiros). Nisso, ela consegue se voluntariando para ajudar a salvar os animais e a dado momento até a própria ONG que corre perigo, tudo isso com a responsabilidade de estudar e se sair bem na escola. Eu amei! Acho que a escrita da autora é gostosa e muito fluída. Ela sabe como montar tramas e como explorar cada uma sendo que ela consegue minimizar e maximizar essas peças da história muito bem. Amei a treta que rolou e como até nisso dá pra tirar um ensinamento forte e meditativo. 3,5/5

Conto dois: Formandos da Távola Redonda. Pam Gonçalves. Eu me apeguei a personagem e a história e li rapidinho. Eu amei como o rumo da história tem um plot twists maravilhosos que ora são levados num rumo que se sabe como vai acontecer, mas a autora faz ainda sim o choque vir. Gostei da diversidade apresentada aqui e de como tudo foi se encaixando. Tem algumas coisinhas que poderiam ter um desenvolvimento maior, mas devido ser um CONTO, foi bem construído e bacana! Gostei bastante. Sobre a história: Marina, uma responsável e brilhante aluna do terceiro ano se vê sobrecarregada por aceitar coordenar em apenas 7 semanas e arrecadar fazendo do 0 a formatura de sua sala e das outras 2 turmas após um roubo na escola (e levaram o dinheiro dos formandos). Com isso, vemos numa narrativa de 3° pessoa, as subtramas da vida de uma garota que namora um babaca e o caos do estudo para formar na escola, ENEM e vestibular, e, claro a formatura do terceirão. Agora ela precisa se desdobrar em várias para conseguir isso. 4,3/5

Conto Três: Robin, A Proscrita. Ray Tavares. Nesse conto, Roberta quando bebê é deixada em frente à casa de seus pais adotivos que não conseguem ter filhos e cresce nessa família com valores fortes e positivos. Com um senso de justiça extremamente afinado, a garota cyber-inteligente busca tirar de políticos e religiosos todo o dinheiro embasado de propina e corrupção e doa-lo a quem precisa, de fato. Temos o foco aqui no "Pastor" Marcelo Felizzi, que é um homem hipócrita e podre que nega ajuda a pessoas que precisam e que causa coisas que um pastor jamais deveria causar, mortes. Essa história teve uma abordagem lúcida e com um ritmo bom. O melhor é que você se conecta com o real sentimento de justiça da protagonista e quer que as coisas deem certo. 4,5/5

Maria.Clara 22/10/2020

3 histórias fofas, porém uma se saiu bem pior do que as outras... A que foi o motivo para eu comprar o livro me decepcionou demais, foi super abaixo do que eu esperava
Agora, as duas outras foram agradáveis e fofas surpresas!

Ana Julia Keese 24/05/2021

Uma leitura leve e rápida
A primeira história foi a que mais gostei, mas as outras também são interessantes. A escrita das três autoras são bem modernas e a narrativa flui bem. Não espere super histórias, com uma super ambientação. O livro, pelo menos pra mim, são pequenas lições de morais sobre a vida, que em muitos momentos a esquecemos e achei isso muito marcante em todas as histórias. Uma trabalha mais a amizade, outra a descoberta de quem você é e outra descobre a realidade de várias comunidades e os extremos sociais.

m.ariic 23/04/2021

"As mulheres vão dominar o mundo um dia"
QUE OBRA PERFEITAAA.
Esse livro traz 3 contos clássicos (Os três mosqueteiros, Cavaleiros da Távola redonda e Robin Hood) porém desta vez trazendo garotas como protagonistas. EU SIMPLESMENTE AMEI, essa escrita envolvente e trazendo assuntos como a dificuldade nas periferias, o machismo e o movimento LGBTQIA+.

Eu amei esse livro, sério, por favor leiam!

Camiss_miless 22/05/2023

Heroínas
Acho que foi o primeiro livro nacional e com algum tipo de representatividade lgbtqiap+ que eu li. E foi uma experiência ótima e rapidinha. Foi dividido em três histórias, cada uma escrita por uma autora. É um livro em que as personagens principais tem que provar o seu valor, mas não só isso, elas se mostram incríveis, porque afinal, elas são as heroínas das próprias vidas.

Ketilin - @amornapagina 01/03/2020

Heroínas
Sabe aquele livro levinho para ler depois de livros intensos e cheios de reviravoltas? Heroínas é um livro que fala sobre amizade feminina, sobre orientação sexual, sobre ser alguém que preserva e ajuda os animais e sobre escolhas, sejam elas boas ou ruins.
O livro é formado por três contos, cada um sendo de uma autora diferente.
A escrita entre as três autoras são bem diferenciadas e conseguimos detectar o tipo de público que normalmente escrevem.
Gostei dos contos, mas senti que poderiam ter sido um pouco mais desenvolvidos, e que a escrita pudesse ter sido colocada em um mesmo patamar.

Ellen C 31/07/2020

Foi uma leitura muito tranquila e gostosinha, era exatamente o tipo de livro que eu precisava. Li mais rápido do que esperava, os três contos têm narrativas bem fluídas e as histórias são bem legais.