Mulheres do Brasil

Resenhas - Mulheres do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Sandrað· 31/03/2024

Necessário
A mulher só aparece quando se rebela. Essa é uma das tristes verdades que esse livro mostra. A história de mulheres que construíram e contribuíram para a história do Brasil mas foram sumariamente ignoradas pela História escrita geralmente por homens. É muito bom e necessário conhecer a história dessas mulheres.

Aninha.Baptistela 04/02/2024

Mulheres do Brasil - A história não contada
Que vivemos em uma sociedade totalmente patriarcal e machista, isso não é novidade para ninguém! Mas o que é totalmente injusto, desde sempre, foi o papel totalmente importante que as mulheres exerceram na história de nosso país, quiçá do mundo, as quais exercem até os dias de hoje! E arrisco a afirmar, sem receio de julgamentos, até mesmo mais marcante do que os homens! Afinal de contas, nós mulheres, mesmo sobrecarregadas de tarefas, nos doamos imensamente e sempre entregamos os resultados com excelência, bem melhores do que os homens. Quando assumimos uma responsabilidade, não brincamos em serviço! O livro supramencionado, de autoria de Paulo Rezzutti, nos conta a história das mulheres de nosso país, umas ?mais? conhecidas e outras ?menos?, mas não menos importantes! O problema é que a história delas, muitas vezes pouco conhecidas ou totalmente desconhecidas, deve-se à própria sociedade machista em que vivemos desde os primórdios, a qual eleva o papel de figuras masculinas, tais como D. Pedro, D. Pedro I e Dom. Pedro II. Mas lendo essa obra prima, afirmo dizer que essas figuras masculinas só foram quem foram devido as mulheres presentes em suas vidas: mães, esposas, concubinas, irmãs. Nos livros de história lidos e estudados desde a primeira série do ensino fundamental, não havia citações de guerreiras indígenas no Brasil, quando o mesmo foi descoberto por Pedro Álvares Cabral. A figura da índia e de sua nudez já eram motivos de sexualidade e não de força e proteção, como o livro nos mostra com maestria. Nomes femininos marcantes que devem ser conhecidos por todas as mulheres, tais como Anália Franco, Nenê Romano, Anita Garibaldi, Maria Bonita, Carlota Joaquina, d. Leopoldina, Domitila de Castro, Dilma Rousseff, Marielle Franco, Carmen Miranda, Chiquinha Gonzaga, Chica da Silva, Leila Diniz, Maria da Penha, entre tantas outras, à frente de seu tempo, fizeram e marcaram a história do Brasil! Negras, curandeiras, feiticeiras, concubinas, escravas, princesas, rainhas, guerreiras, empoderadas, violentadas fisicamente por seus ?companheiros?, MULHERES! Se você não leu ainda, corre e já comece a entender mais sobre a história não contada de nosso país e se orgulhe cada vez mais em ser mulher! Afinal de contas, o sexo frágil foi, é e sempre será o sexo masculino!

Livia.Guida 17/01/2024

O apagamento que sofremos até hoje
Paulo Rezzutti já se consagrou em contar a história que ninguém conta, a exemplo de seus livros biográficos de D. Leopoldina, por exemplo, e D. Pedro I.

Inteligentemente ele nos desarma na primeira frase do livro quando diz: "Não! As mulheres não precisam de mais um homem para falar por elas!" Quase como um pedido de desculpas por ousar escrever sobre o apagamento das mulheres Paulo se coloca como um aliado.

Considero esse livro de grande importância pra que a gente se aprofunde nas histórias dessas mais de 200 mulheres que ele coloca sob holofote e saiamos da inércia para descobrimos mais. Descobrimos mais histórias de mulheres incríveis que foram apagadas, modificadas ou diminuídas.

Aqui a gente encontra grandes líderes de resistência indígena do nosso passado, encontramos rainhas africanas sequestradas e escravizadas, mulheres tidas como loucas e que na verdade só reproduziam comportamento masculinos, grandes políticas que foram reduzidas, libertárias, abolicionistas e revolucionárias que tiveram participação ativa no que o Brasil é hoje, grandes administradoras e transgressoras que ampliaram o direito das mulheres no Brasil.

Uma viagem incrível!

Só acredito que precise de uma edição revista pra termos que não são mais usados e já superados sejam substituídos. No restante a leitura flui muito bem, há muitas infomormações com narrativa muito acessível.

Lorena1058 09/12/2023

Minha gratidão às mulheres que passaram por aqui antes de mim!
Abriram caminhos enfrentando uma sociedade extremamente machista e dominada "pela moral e bons costumes".

Hellen.Lily 03/11/2023

Sempre estivemos lá
Elas sempre estiveram em campos de batalha do exército, sempre exerceram papéis políticos mesmo que por trás dos homens. Não podíamos ser atrizes, musicistas e nem cidadãs de fato, ainda temos uma sociedade patriarcal mas cada dia estamos tomando o lugar de acordo com cada vocação.

Gosto desse livro pela clareza do óbvio. Não, não foram os homens de bom coração que nos deram nossos direitos, foram anos lutando até que um homem de poder pudesse ouvir. E óbvio, ter um benefício com aquilo!

Seis capítulos incríveis falando sobre mulheres ?boas? e ?más? e contextos históricos e culturais

A narrativa fala não só sobre as mulheres e processos de espaços mas sobre o Brasil.
Amo os muitos fatos dados aqui e amo a bibliografia!
Com toda certeza ? Mulheres do Brasil? è um dos livros preferidos da leitura desse ano.

William LGZ 04/09/2023

Uma reparação muito significativa
Um livro que busca retratar a verdade sobre as biografias de 200 mulheres que foram influentes de alguma forma ou aspecto para a História do Brasil, porém que tiveram suas vidas distorcidas e papéis ocultados por aqueles responsáveis por escrever e a ensinar para as futuras gerações.

Embora eu não tenha gostado do estilo da escrita, que é muito mais política que em outras obras do autor, o conteúdo é muito importante e foi abordado da forma mais clara e didática possível. Mesmo quando moças que pessoalmente achei pouco relevantes eram referidas, suas história contribuíram para dar um ótimo panorama da época que viviam e do que no geral outras como elas passavam.

Por isso é um trabalho que eu indico, apesar das ressalvas, porque acredito que para todos é interessante conhecer esse lado não contado do nosso país e de, em primeiro lugar, de pessoas que foram sistematicamente esquecidas e diminuídas pelo machismo que impera desde aquela época até os dias de hoje, em menor escala mas ainda bem atuante infelizmente.

Solange158 03/09/2023

Mulheres do Brasil, a história não contada, por Paulo Rezzutti.

Livro informativo e importante principalmente para nós mulheres, retratos da vida real sofridas pelas mulheres em épocas diferentes. Violência sofrida desde a época da ditadura, mostrada até os dias atuais, desde Pagu até Mariele Franco. Isso não se aprende na escola, mas deveria!

Volnei 16/08/2023

Mulheres do Brasil
No inicio da obra o autor nos dá uma ideia de que o numero de mulheres que fizeram história no Brasil é bem maior do que conhecemos pois com uma ideologia machista as mulheres tiveram pouco espaço para mostrarem que também tem tanta competência quanto como qualquer homem. Na lista de mulheres apresentadas no livro há muitas que se destacaram nos campos que tinham realmente talento que muitas vezes se igualavam ou até mesmo superavam o dos homens Temos como exemplo a musicista e maestra Chiquinha Gonzaga que estava um passo a diante do seu tempo

Fernanda.Rettore 13/07/2023

Leitura essencial para conhecer a história do Brasil.
"Mulheres do Brasil: A História Não Contada", é um livro inspirador e informativo, que traz à tona pequenas biografias fascinantes de mulheres corajosas e determinadas que deixaram suas marcas na história do Brasil.

A obra, busca resgatar o papel feminino na formação do nosso país ao narrar acontecimentos pouco conhecidos (ou até mesmo negligenciados). O autor conta a trajetória de rainhas, líderes indígenas, intelectuais, artistas, administradoras, ativistas e muitas outras figuras que influenciaram de maneiras significativas e desempenharam funções fundamentais na construção da identidade brasileira.

Paulo Rezzutti, não se atém aos estereótipos e estigmas que costumam limitar a representação das mulheres em nossa história. Ao contrário, ele dá voz e visibilidade às realizações femininas, mostrando como enfrentaram desafios e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade brasileira em diferentes períodos.

O autor também aborda questões como o acesso à educação, o direito ao voto, a batalha por igualdade de gênero e os avanços conquistados ao longo dos anos. Ele nos faz refletir sobre a importância de reconhecer a luta das mulheres, não apenas no passado, mas também no presente, em vista de um futuro mais justo.

"Mulheres do Brasil: A História Não Contada", além de nos presentear com "novas" figuras femininas para nos inspirar, também nos convida a questionar, a reavaliar e a valorizar o papel das mulheres na nossa sociedade.

Regina 24/06/2023

Fantástico
Um livro que me fez descobrir a enormidade de mulheres brasileiras importante nas nossas vidas e que foras esquecidas, apagadas. Um livro didático, de leitura fácil mas espetacular. Favoritei

Delma 01/06/2023

Bela homenagem às mulheres do Brasil
Livro de leitura fácil e agradável. Gostei de saber das histórias de mulheres brasileiras tão poderosas.

Phen0 12/04/2023

Eu não sei por onde começar a falar do livro, porque são tantas observações que tenho que eu honestamente até me esqueço. Esse livro aborda a triste questão do feminino, de como diversas mulheres que fizeram papéis importantíssimos no Brasil foram esquecidas, enquanto que os homens, por fazerem absolutamente nada, conseguem ser mais lembrados do que mulheres que fazem até o impossível.

Eu amei esse livro, porque trouxe fatos históricos da qual eu não tinha conhecimento, e me inspirou a saber por onde começar quando quiser ler mais detalhadamente sobre uma mulher importante ou outra.

Esse livro não mostrou apenas a vida de mulheres desconhecidas, como esclareceu a história das que foram lembradas por uma visão machista: Das poucas mulheres que eu conhecia, como a Domitilla ou Marquesa dos Santos, foram mulheres que eu conhecia apenas pela visão machista e distorcida, e que graças a deus eu li esse livro, para não pensar mais desse modo ultrapassado sobre ela e outras mulheres.

Como sabemos, Domitilla é vista como uma mulher que fez da vida da Leopoldina uma desgraça, por ter ficado com seu marido, Dom Pedro I, e apesar de eu não gostar (ou melhor, não gostava, antes de ler o livro) de Domitilla por essa visão machista, eu também odiava D Pedro I, por que via que o problema não tava apenas em Domitilla mas também em Dom Pedro. No entanto, a sociedade brasileira não mostra o lado da Domitilla, que (spoiler) pasmem, não foi cúmplice da traição por mal, mas sim porque queria sustentar seus filhos, e se aproveitou da paixão de Dom Pedro para ter dinheiro para isso. Não só isso, mas Domitilla também não aceitava os atos machistas do seu ex-marido, e participou ativamente da política, sendo uma mulher muito importante, que não pode ser reduzida à uma mera traição, que é culpa, em primeiro lugar, do homem.

Além disso, a revolta tamanha que tenho com a informação de que uma novela brasileira estimulou a rivalidade feminina com pessoas que atuavam como a Leopoldina e a Domitilla é ridícula. E pensar que tantas mulheres estavam uma do lado da Leopoldina, e outra da Domitilla... Quando a história real da coisa é muito mais que uma rivalização estúpida que uma novela dessa teve a audácia de fazer! Em 200 anos e não há nenhuma melhora na mídia, sendo que esta devia ser responsável por trazer uma revolução, e não um retrocesso nas ideias!

Mas, apesar de o livro ser ótimo no quesito de trazer conhecimento, tenho duas coisas a reclamar.

A primeira não é bem culpa do autor, é mais um problema meu, então eu não o julgo, só queria comentar. Como Paulo Rezzutti, o autor, deseja falar sobre várias mulheres, e ele não tem informações vastas de todas, acaba que o livro tem um resumo grande sobre várias mulheres, e como meu aprendizado é lento, eu acabava demorando mais pra ler, porque as informações não eram repetidas com constância, como ocorrem nos outros livros do mesmo autor.

Porém a segunda coisa é algo que deixou a leitura um pouco confusa pra mim. O autor não falou sobre as mulheres em ordem cronológica (ou seja, na data que nasceram), uma hora ele falava de uma mulher que nasceu em 1900 e outra hora falava de uma mulher que viveu 1800, e pelo menos pra mim foi meio complicado a leitura, porque uma hora meu cérebro pensava em algo mais moderno e depois eu tinha que voltar pra época do império, algumas vezes eu ficava confusa com o machismo exagerado de uma época e outra sem me atentar à data de nascimento delas, mas enfim. Acho que devia ser dividido entre mulheres do império, mulheres da primeira república e segunda república, para não ficar confuso.

Fora isso, eu amei o livro, como sempre. Super recomendo!

Anna1339 14/02/2023

Perfeito!
Com certeza top 3 de melhores livros que eu já li! Não sei como eu, brasileira, existi por tanto tempo sem saber dessas histórias! Bizarro como são apagadas e esquecidas, levadas pra tão longe da gente. O trabalho de reunir e organizar a ordem cronológica foi incrível do autor e é incrível quantas coisas que a gente sempre acha que pessoas de outros países que são tão "evoluídos" mas que as mulheres brasileiras já estavam lá! Simplesmente extraordinário ? um livro que TODOS deveriam ler, tanto mulheres pra se conhecer e conhecer sua história, história de quem elas estão continuando o legado e acho que ainda mais os homens, pra se colocarem no próprio lugar, pararem de se acharem tanto :)

Gabi Ferreira 11/01/2023

O descobrimento das mulheres brasileiras
História de mais de 200 mulheres, de diferentes épocas contadas de forma brilhante!
Um livro super didático e de fácil leitura.
Maravilhoso aprender na leitura o que não é ensinado (e deveria) nas escolas.

Marcela262 29/12/2022

Um tapa na cara e a realizaçao de tudo que nao aprendemos e nao estudamos na escola
"NÃO! AS MULHERES NÃO PRECISAM de mais um homem para falar por elas. A mulher brasileira tem voz própria há anos. Mas eu gosto de contar histórias, e ainda existem histórias a seu respeito que não foram contadas ou não foram contextualizadas dentro do espaço em que existiram. Por isso, respeitando a voz de cada uma dessas mulheres, peço licença para falar sobre elas de um ponto de vista histórico. Eu quero contar como elas foram apagadas ou tiveram o seu papel diminuído. Como foi a luta de muitas das que hoje até são conhecidas, mas tiveram a história do seu passado narrada parcialmente."

1 | 2 | 3 | 4