Fogo no Mato

Fogo no Mato Luiz Antonio Simas

Resenhas - FOGO NO MATO

Mateus 27/06/2023

Viver é partir voltar e repartir
Meu avô dizia que era importante entender que a viagem não precisa fazer sentido só no final

O velhinho aprendeu isso no terreiro essa sabedoria ancestral anti cânone que ele carregava até mesmo sem saber. É o que Luiz Antônio simas trás pra gente.

O tempo todo ele mostra que se reiventar é importante, com saberes de terreiro como perspectiva, mostra que bater o tambor, escutar história, dançar, se reiventar nas encruzilhadas é a maior luta que podemos fazer.

Partindo, voltando e repartindo como no verso do emicida ?

Mina 18/05/2023

Um conteúdo espetacular com uma linguagem que de fato encanta. Sempre é bom explorar e entender mais as nossas referências não ocidentais. SIMPLES UM LIVRO QUE TODOS OS SERES HUMANOS DEVERIAM LER

Alexia201 24/02/2023

Saber que dificilmente se aprende na academia
As religiões de matriz africana possuem muito a nos ensinar sobre nossa visão de mundo e de homem, nas páginas do livro somos levados a uma reflexão sobre como fazer uma ciência encantada, uma ciência macumbustica e como nos tornar pesquisadores que utilizem de seu método, através da leitura do livro podemos ter um breve vislumbre de toda riqueza guardada dentre as religiões de matriz africana.

Sally 23/01/2023

não consegui chegar no final do livro mas só queria pontuar que é uma leitura de MUITO DIFÍCIL COMPREENSÃO, muito mesmo, o livro foca bastante na parte filosófica da religião mas achei alguns textos bem desconexos, tem muito melhores pra quem quer conhecer as religiões de matriz africana

Daniel 14/04/2022

Fogo no mato aumenta o fogo nas questões mais necessarias.
Não é uma leitura fácil, se você chegou aqui achando que vai aprender volte para trás, aqui é o lugar de desconstruir e reconstruir com novos olhares. Luis Antonio Simas e Luis Rufino olham para práticas religiosas afro-brasileiras a partir de suas existências como pessoas dispostas a pensar a sociedade e integrar discursos desde sempre necessários.

Jan 27/12/2021

Sobre a cultura afrodiaspórica
Livro muito interessante para criar subsídios em discussão sobre a intolerância com as religiões afrobrasileiras e a estrutura pós colonial brasileira.

Geisalanis 18/12/2021

Leitura academica com um toque ironico e arisco o autor trata de assuntos um tanto polêmicos porém extremamente necessários

Alexandre249 29/11/2021

Uma viagem antropológica
Fogo no mato traz a reflexão como somos por um caminho rico em relações e "cruzamentos". Através de resgates históricos e culturais retrata a sociedade dos cultos das macumbas e do inventário religioso brasileiro.
Ótimo livro, muito recomendado!!

@selinakyleer 07/11/2021

Umas das primeiras leituras da pesquisa que eu faço na universidade, o Rufino é um mestre.
Ele nos apresenta onde os saberes estão, e sempre esteve, mas que não são reconhecidos pelo genocídio epistemico colonial.

Demuner 18/10/2021

Bom? mas depende
O livro traz algumas informações e perspectivas muito interessantes, mas é uma leitura difícil. Com uma linguagem muito rebuscada. Isso em muitos momentos atrapalhou a leitura. Alem desse aspecto, notei uma romantização excessiva das práticas religiosas e culturais afro-brasileiras em alguns pontos abordados. Para quem não é iniciado nos conhecimentos de terreiro ou nao possui uma base prévia sobre o assunto, não recomendo.
Para quem ja tem certa familiaridade com o assunto abordado, pode ser uma leitura enriquecedora apesar de não ser fácil.

Luciana 05/07/2020

Encruza terreiro encruza...
"Nós que somos das encruzilhadas, desconfiamos é daqueles do caminho reto"

Antes de tudo esse não é um livro para leigos, é importante que se tenha familiaridade com o linguajar e uma vivência mínima em algum terreiro.

O começo me pareceu meio sem norte, meio solto. Depois os autores conseguiram deixar mais claro o propósito da obra.
Um livro que fala sobre possibilidades na educação, na cultura e na vida de forma geral. Nada é reto, não existe um caminho certo, existe diversos campos do saber e já passou da hora de explorarmos e aceitarmos isso como verdade.

Wallace.Cardoso 27/05/2020

A epistemologia do cruzo
Os autores trazem para a roda de conversa temas importantíssimos para uma libertação de modos de pensar. Incentivando em todo o momento a ruptura da tradição hegemônica europeia-branca-judaico cristã e a dualidade que advém dessa(s) fontes, Simas e Rufino levantam a necessidade da inserção do saber/fazer como prática e escola legítima. Uma vez que os saberes não são produtos prontos, acabados e mortos, há a proposta do cruzo (que é o entrelaçar de diferentes formas de ver, fazer, pensar e agir) para que as sabedorias de lugares periféricos sejam reconhecidos como sabedorias credíveis, de forma que essa nova episteme possa encantar as pessoas, para que as pessoas ajam de forma encantada, e que tudo isso conflua em possibilidades de invenções e reinvenções.