Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas Dale Carnegie

Resenhas - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Renata.g 23/09/2022

NÃO ACHEI ISSO TUDO.
Comecei a ler porque vi avaliações bom sobre ele. Entretanto não achei o livro isso tudo que eu li sobre ele, acredito que fui com uma certa expectativa nele, o que normalmente não faço com os livros que leio.
As dicas são até boas mas o autor coloca muitos exemplos o que deixa a leitura um pouco cansativa.
Porém achei o livro interessante, talvez eu tenha lido ele na época errada e não sei se um dia vou ler ele de novo. ??????

Lido em 04/07/22
Fabianne 23/09/2022minha estante
Não achei nada demais também. Mas foi um livro escrito em 1936 como se fosse uma imitação do Príncipe de Maquiavel. Te ensinando a bajular.?
Não critique ou reclame. Sorria. Lembre do nome das pessoas e blabkabla. Brasileiro nasceu sabendo isso.

Fabianne 23/09/2022minha estante
Nada de novo para um povo que faz isso tão bem que nem parece bajulação

Fabianne 23/09/2022minha estante
Um livro te ensinando a vender.
Mas pense é um livro para homens.

Wagner Fernandes 26/09/2022minha estante
Ótimo livro

Lucas.Santos 14/12/2022minha estante
Os autores sempre usam exemplos como afirmação pra idéia que esta apresentando. Esses livros sobre desenvolver alguma habilidade são sempre recheados de exemplos. Talvez o conteúdo só não era sobre uma "dor" que você tinha, até o momento, Hábitos atômicos e esse são de longe os livros que eu mais estou fazendo anotações e absorvendo bastante coisas. Ja "+ esperto que o diabo" que muita gente elogia horrores, eu não achei tão sensacional assim, é um bom livro com certeza mas o assunto sobre mentalidade não é uma "dor" tão grande minha quanto a criação de hábitos e habilidades de comunicação(se vc tem dificuldade com a criação de hábitos, vai na fé em hábitos atômicos que ele é sensacional!). Abraços, Renata

Maria.Florentino 28/12/2022minha estante
São dicas óbvias, mas depende muito da edição. Eu peguei uma versão antiga, que nos livros atuais não tem. Eu achei incrível!

Igor.Alves 02/01/2023minha estante
Ótimo livro!

Rosberg.Gomes 03/01/2023minha estante
Excelente livro que traz algumas técnicas de persuasão e relacionamento.

Abaixo elenco alguns pontos:

1)O que a maioria das pessoas quer?

As pessoas tem: o desejo de ser importante.

O que Freud chamou de "o desejo de ser reconhecido".

William James descreve-a como 'o mais profundo princípio da natureza humana'.

É o desejo de ser apreciado, reconhecido e ser considerada importante.

2) Sorri.

O sorriso diz: "agrada-me, estou feliz por te ver, gosto de si."

Obviamente, é o sorriso sincero, amplo e espontâneo que seduz e conforta.

3) Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante.

4) , é impossível ganhar uma discussão.

Se perdermos a discussão, perdemos.

Se vencermos a discussão, fazemos com que a outra pessoa se sentisse inferior e ferida no seu orgulho! E perdemos também!

5) - Faça a outra pessoa dizer "sim, sim" imediatamente.
- Deixe a outra pessoa falar bastante.

A única maneira de influenciar outras pessoas na terra é falar sobre o que elas querem e mostrar a elas como obtê-las.

6) Fale sobre as coisas que as pessoas gostam gostam.

7)Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela.

8)Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha
Dizia iscar o anzol para se adequar ao peixe".

Noutras palavras, dê às pessoas o que elas querem, não o que você quer.

9)Comece com elogios e apreciação honesta.

10) Chame a atenção para os erros das pessoas indiretamente.
Fale sobre os seus próprios erros primeiro antes de criticar a outra pessoa.
Thomas Carlyle: "Um grande homem mostra a sua grandeza pela maneira como trata homens pequenos".

11) - Dê à outra pessoa uma ótima reputação para cumprir as suas promessas.

12) Elogia com frequência.

Ao observar pequenos passos e pequenas melhorias, incentivamos a outra pessoa a continuar melhorando.

Juliano.PodestA 04/01/2023minha estante
Acho que vc deveria ler de novo um dia.

Renata.g 04/01/2023minha estante
@Juliano.PodestA sem que falei que não ia lê o livro de novo, mas caso aconteça, vai demorar um pouco para isso. ?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Engraçado todas as mulheres não acham nada demais esse livro...os homens acham ótimo. ?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Ler de novo porque talvez você não é inteligente o suficiente para entender o que você faz na prática da sua vida. Aí você vai gostar.

Fabianne 04/01/2023minha estante
Se não gostou é porque não entendeu? Kkkkk jura?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Definitivamente esse livro não é isso tudo.

Kauan 09/01/2023minha estante
Foi minha primeira leitura e achei perfeito. Talvez o pessoal que não goste seja o que ja possui conhecimento ( ou os que esperam de um milagre ao ler kkkk)

Mas li, e recomendo!

Adalberto11 07/02/2023minha estante
O livro é ótimo, mas o autor pecou em colocar muitos exemplos em cada princípios.

Renata.g 08/02/2023minha estante
@Adalberto talvez seja por isso que eu não gostei tanto dele, por causa dos excesso de exemplo ?

Fabianne 08/02/2023minha estante
Todos os homens que fizeram comentários aqui parecem ter feito uma conta só para vim aqui dizer o quanto esse livro é maravilhoso. Kkkkkk

Fabianne 08/02/2023minha estante
Acho que tem alguém querendo chamar sua atenção

Adalberto11 21/02/2023minha estante
@Fabianne Será? Kkk

Adalberto11 21/02/2023minha estante
@Rengs Provavelmente foi isso. Mas a partir do momento que você começa ler outros livros do gênero, você meio que se acostuma.

Hans 06/08/2023minha estante
Curioso ver o pessoal tratando a Fabianne mal como se o fato de ela nao ter gostado é por conta de algum mal entendido DENTRO DELA. Eu digo que é curioso porque os mesmos que estão defendendo o livro com tanta veemência não percebem que estão ferindo os próprios princípios ensinados! hahahaahha egos gigantes, não suportam visões diferentes de mundo! Me poupe, esse livro é bom pra alguns, mas é sim uma obra barata com um marketing MUITOOOOOOO bem elaborado pra nos convencer ANTES DE ABRIR A PRIMEIRA PAGINA que estamos diante de ensinamentos sagrados e que somos escolhidos por tê-Los em mãos. O autor na verdade queria era vender o curso dele (que aliás menciona um milhão de vezes como o precursor de mudanças gigantescas na vida das pessoas em âmbito profissional, pessoal, etc) e usando exemplo de pessoas bem sucedidas. Ele nunca aborda simplesmente "Um homem, gerente de um banco, falou comigo", mas sim "Um IMPORTANTE HOMEM de um GIGANTESCO banco falou comigo e..." o que só mostra que a persuasão dele é pra leitores bem fracos. Dale Carnegie não ensinou sobre relação interpessoal e persuasão porque é assim que ele ganhou dinheiro! O que ele fez foi ENGANAR os desavisados de que seriam mestres em manipulação, mas na verdade foram manipulados o tempo todo: Fosse a comprar o curso dele ou ler esse livro. E não é que o cara é bom? Eu fui uma vítima! KKKKKKKK

Fabianne 07/08/2023minha estante
Hans você veio ao mundo para ser a diferença. Você tem moral de dizer: nem todos os homens são iguais.

Fabianne 07/08/2023minha estante
E o melhor detalhe é que os homens que estavam discutindo comigo apagaram as mensagens. Kkkkk Estou parecendo uma louca discutindo com a parede. Kkkkk

Fabianne 07/08/2023minha estante
Se as mensagens ainda estivessem aqui você iria entender que o ataque era para mim e para Rengs. Afinal eu só concordei com a resenha dela.

Hans 08/08/2023minha estante
Fabianne, nem se importe com isso ou se sinta diminuída. Tenha compaixão por esses caras que ACHAM que se tornaram mestres de manipulação por terem lido esse livro péssimo que não vai convencer nem alguém a comprar um sapato. Se for pra viver uma vida regada a sentimentos freados em busca de poder, prefiro morrer sem amigos! Deixa os caras, o delírio é uma escolha deles e querem que você se torne parte da massa. Dale Carnegie (que repito com veemência que SÓ QUERIA VENDER O CURSO DELE, tanto que esse "livro" é resultado de vários e vários e vários panfletos que ele distribuía. Não foi uma obra esquematizada em formato de livro, por isso tantos exemplos e tantas repetições) SABIA que isso ia acontecer. Eu te disse, fui uma vítima do marketing visceral dessa obra que, descobri, é tão profunda quanto um pires. HAHAHAHAA

cmillus. 24/08/2023minha estante
@Hans falando tudo o que eu diria sobre os comentários restantes em relação a opinião da Fabianne sobre o livro, hahah! Foi cirúrgico, querido.

Hans 25/08/2023minha estante
@cmillus, o livro enganou tanta gente que depois de décadas ainda tem seus zumbis defensores! Hahah e ai de quem não gostar né? Se não curtir é porque não entendeu! Entendi tão bem que fiquei com vergonha de mim mesmo kkkkkkkkkk livro excelente para vendedores da Hinode que estão em treinamento!

JosA225 22/10/2023minha estante
Gente? Como usa esse app para ler o livro? Sou novo e tô boiando aqui

Renata.g 22/10/2023minha estante
@JosA225, esse App não é para ler livros e sim para comentar o que vc achou dos livros que já leu ou está lendo. ?

Ivan150 18/11/2023minha estante
Concordo. Foi o pior livro que já li. Tinha expectativas.

David523 09/12/2023minha estante
Esse livro é isso tudo sim kkkkkkk
Comentários falando que brasileiros já sabem fazer essas coisas... E eu só penso que se as pessoas em geral aplicassem metade das vezes o que o livro ensina, o país seria um lugar bem melhor de se viver. Enfim, o que esperar de uma população que subestima ensinamentos tão valiosos...
Livro perfeito em todas as épocas e culturas

Thiago548 20/12/2023minha estante
Nada demais

ATHOS 21/12/2023minha estante
tambem achei as historias cansativas, o audio livro e muito melhor, se ler so os principios ja ajuda bastante.

Luísa.Anjos 09/01/2024minha estante
@Hans seu texto foi bem direcionado! Pura verdade em palavras. Um bom marketing e a leve manipulação no exagero pode moldar a cabeça de qualquer um. Igual Fabianne Também achei o livro muito cheio de exemplos oque enjoou minha leitura. Como qualquer outro livro da categoria, ele serve pro que é mostrado mas não é espetacular como dizem.

Giovana1126 12/01/2024minha estante
Com faço pra ler ??

Elizabeth.Nsila 10/04/2024minha estante
Livro muito bom, retrata muito a empatia para com os outros coisa que muito antes de ler já fazia de forma natural porém possui insights que ajuda sempre a melhorar, recomendo

Pefico 24/03/2010

Por anos a fio eu passava nas livrarias vendo esse livro exposto e a única coisa que conseguia ler do título era: "Eu sou um nerds com problemas de socialização e preciso de um livro pra me ajudar a fazer amigos".

Infeliz escolha de título pra um livro tão bom.

Finalmente, eu acabei comprando-o e hoje é um dos meus preferidos. Eu o renomearia como "Como manipular pessoas e conseguir o que você quer delas sem que elas percebam o quão condescendente você está sendo" hoho.

É incrivel como um livro escrito em 1937 consegue ainda estar tão atual. Talvez a natureza humana não se modifique com o passar do tempo. A coisa que achei mais fantástica do "Como fazer amigos e influenciar pessoas" é que você sempre sabe o assunto preferido de qualquer pessoa: ela própria. Sério, não tem como errar. Mostre-se interessado pela história de vida da pessoa e por suas realizações e de repente ela te acha simpático, divertido e inteligente, mesmo que você não tenha aberto a boca.

Vejo isso claramente quando estou lidando com estrangeiros, por que como não sou tão fluente quanto eles na língua, eles acabam falando praticamente o tempo todo. E obviamente o assunto preferido deles (como todo mundo) é eles próprios. É só mostrar um pouco de interesse e lembrar alguns pontos chaves da história de cada pessoa que não tem erro: você vai eventualmente descobrir que aquela pessoa adorou sua companhia, mesmo que a única coisa que você só tenha sorrido a conversa toda.

Recomendadíssimo!
leandro 03/05/2011minha estante
BLZ

Thaís_Thomazini 12/01/2014minha estante
Olá! Vc diria que esse livro se parece com o "As 48 leis do poder"?

Tiago 20/08/2014minha estante
kkkkkkkk

"Como manipular pessoas e conseguir o que você quer delas sem que elas percebam o quão condescendente você está sendo" hoho. Chorei de rir.

Anderson 12/03/2015minha estante
Thomazini, lí os dois, não tem nada em comum. gostei muito mais deste.

Vitor.Lobo 08/12/2015minha estante
Apesar de ter sido escrito em 1937, sem dúvidas, o melhor livro sobre o assunto que já li (impressionante o tanto de revisão do mesmo que está em sua 48 edição). Inclusive, impossível ler uma vez e assimilar todos os ensinamentos. Este livro requer muitas releituras principalmente quando você sentir que falhou na comunicação com alguém. Recomendo!

NAdia.Adam 08/02/2016minha estante
Exatamente como acontecia comigo, realmente infeliz escolha de título.

Patterson 02/04/2016minha estante
Bom, pela resenha, já fiquei com vontade de comprar!

cuauthemoc.nasser 12/11/2016minha estante
HAHAHHAHAHA
Troque, em seu último parágrafo, a oração "quando estou lidando com estrangeiros..." por "quando lido com pessoas diariamente em meu cotidiano" e você terá a história de minha vida.
Realmente, as únicas coisas necessárias para ser uma boa companhia é falar de menos.

Elideise 15/10/2019minha estante
Caracas, eu estou com esse livro aqui em casa... confesso que estava resistente à leitura dele.

Anna Dut 20/02/2021minha estante
Ahaha!
Adorei sua resenha, direto e reto, com muito bom humor.
Fiquei até com vontade de ler...

Lidie 29/10/2021minha estante
Me convenceu a ler. kkkkkkkk

Nicole 14/10/2019

ULTRAPASSADO
Ao passo que o livro foi escrito em 1936, e por isso entendo muito de seus pensamentos, me surpreende como o livro ainda é considerado um ótimo livro entre profissionais nos dias de hoje.

"Qualquer idiota pode criticar, condenar e queixar-se - e a maioria dos idiotas faz isso." (pág57)
"O senhor é um asno incontestável" (pág86)

Escrita agressiva, típica do empresário norte americano dos anos 30.
Palavras depreciativas para provar que certa atitude é inadmissível, ironicamente o oposto do que o autor defende ("não critique"), são usadas frequentemente, tirando a credibilidade de seus argumentos.

Além disso, 99% (se não 100%) de seus exemplos de pessoas bem sucedidas seguem um padrão: são todos homens, brancos e que atingiram um alto nível de status ou grande acúmulo de capital, o que é totalmente compreensível para o pensamento da época, mas completamente ultrapassado para os dias atuais.

Por fim, seus ensinamentos são surpreendentemente básicos e podem ser resumidos em: "faça o outro se sentir querido" em diversas formas.

Acredito que o livro possa ter sido de grande valia quando escrito e para o público que foi escrito, mas não compreendo sequer um pouquinho de o porquê as pessoas ainda vangloriá-lo.

ULTRAPASSADO.
hermanocav 20/10/2019minha estante
Quem sabe se, nas futuras edições, for aplicado algum tipo de revisionismo politicamente correto somado a uma boa porção de exemplos inclusivos, prestando assim a devida oblação às minorias impreteríveis, o livro fique mais com a cara da atualidade. Até porque, qual a necessidade da mensagem, se não tiver tutela ideológica?

Arcan 21/10/2019minha estante
Não sabia que a tua edição vinha com a biografia e a foto das pessoas usadas como exemplo. Deve ser alguma edição mais atual.

Nicole 03/11/2019minha estante
eu pesquisei no google os nomes por causa da suspeita, Arcan

Tutu Cavalieri 25/01/2023

SENSACIONAL! Fácil de ler, com dicas práticas para serem aplicadas no dia a dia! Impressionante como um livro escrito em 1937, se encaixa tão perfeitamente nos dias de hoje! Com certeza será meu livro de cabeceira!
Joseni.Carvalho 05/02/2023minha estante
fiquei surpreso com a data que foi escrito pois combina exatamente com a nossa realidade e com as as nossas dificuldades de relacionamento, profissional e até mesmo pessoal. Vou ler novamente em breve.

Monica351 16/05/2023minha estante
Sempre atual!!!

Tutu Cavalieri 17/05/2023minha estante
Maravilhoso

Luanna.Noronha 17/03/2020

Há livros melhores
Um dos livros mas famosos sobre o tema, mas há outros mais recentes, que considero melhores. O autor tem uma escrita repetitiva e o contexto dos exemplos é quase unicamente estadunidense, com muitas citações a políticos, histórias e pessoas famosas da América do Norte. Cada capítulo é uma dica sobre comunicação, mas, os propósitos mesmos de uma boa comunicação não são bem esclarecidos no livro.

Está disponível como audiobook no spotify e outras plataformas. Considero a leitura de "armas de persuasão" ou "comunicação não-violenta" mais proveitosa e agradável, temos também conteúdo brasileiro rico sobre o tema como o livro "falo ou não falo" e canais online feitos por psicólogos.
Bruno Oliveira 17/03/2020minha estante
Boa crítica! :)

Luanna.Noronha 17/03/2020minha estante
Obrigada :D

Bruno Oliveira 17/03/2020minha estante
Magina... Sempre vi esse livro nas listas de mais vendidos e nunca entendia o porquê. Você prestou um bom serviço público, moça! Sério mesmo.

@bibliotecagrimoria 24/02/2021

Repetitivo
O livro até que trás bons conselhos. Mas por vezes o autor cita exemplos envolvendo pessoas diferentes, porém focando em outros aspectos de situações que, no fim, são análogas. Isso faz com que alguns de seus princípios se tornem um tanto repetitivos. Exemplo: O Princípio 1 da parte 4 "Comece com um elogio ou uma apreciação sincera" é, para fins práticos, a mesma coisa do Princípio 2 da parte 1 "Aprecie honesta e sinceramente".
Isso se repete ao longo do livro ao ponto das narrativas se tornarem tediantes.
Sinceramente, é um pouco de perda de tempo esse livro. Suas situações são sempre ideais e bem sucedidas, o que não condiz com a realidade.
Talvanes.Faustino 24/02/2021minha estante
O Leandro Karnal disse que o autor não soube aplicar seus conselhos pra própria vida. Pela pouca quantidade de pessoas que foram ao seu enterro.

@bibliotecagrimoria 24/02/2021minha estante
Hauahauauaa. Não sabia dessa declaração do Karnal.

Gustavo Silva 31/05/2019

TODO MUNDO PRECISA LER ESSE LIVRO. TODO MUNDO
Nunca imaginei que fosse dizer isso de um livro de auto ajuda. Bom, nunca imaginei que fosse pegar um livro de auto ajuda em primeiro lugar, mas acho que hoje em dia ele é mais importante do que nunca. Numa era em que as pessoas parecem ser incapazes de se comunicar e que a empatia parece ter sumido do mapa, onde tudo resulta em discussão. Eu estava cansado de brigar então peguei esse livro tentando humildemente achar respostas (depois dele me ter sido muito bem recomendado) e caramba! Foi divisor de águas para mim, consegui enxergar muitos dos comportamentos que estavam fazendo mal a mim mesmo e as pessoas a minha volta. A lição maior é que te ensina a pensar mais nos outros em vez olhar só pras suas necessidades e desejos. Com certeza é um livro que vou voltar a reler várias vezes
Herculano 15/06/2019minha estante
Por favor acabei de instalar o aplicativo e preciso de uma grande ajuda.....Selecionei esse livro mas como é o procedimento para iniciar a leitura

Roberto 18/12/2019minha estante
Excelente resenha, tive a mesma absorção do livro!

Wesley Soares 22/03/2017minha estante
Cara, estou me decidindo a ler o livro... Mas é estranho o que o tema me causa, pois, principalmente lendo seu "fichamento", fica parecendo que a obra sugere um manual de "como usar as pessoas a seu favor". Claro que isso depende da sinceridade com que se assume tais posturas, já que no caso de uma incompatibilidade entre o que se sente e o que se externaliza, ninguém será nada além de uma pessoa falsa, mesmo que consiga executar as "dicas" do livro. O que vc pensa sobre esse aspecto? O livro não sugere isso?

Karine.Fields 24/09/2018minha estante
Muito boa :) É um resumão dos itens

Juliano.Oliveira 31/12/2016

Perfeito
Não costumo ler livros de auto ajuda, mas este livro valeu muito a pena. Um manual rico e prático a respeito da interação humana.Ótimo para repensarmos nossas condutas e colocarmos em pratica novas práticas, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.
Kaio.Cezar 28/01/2017minha estante
Interessante. Este vídeo do Youtube dá algumas dicas referente a este livro: https://m.youtube.com/watch?v=IkfazO3_bTA achei muito bom!

Marcelo.Cavalheiro 26/03/2017minha estante
undefined

Mara.Sousa 12/05/2017

Imperdível
Você vai encontrar aqui várias ideias e verdades que circulam por aí e que não sabia de onde vieram.
Maravilhoso, um compêndio essencial para relacionar-se e entender o quê é exatamente isso ( eu pensava que sabia).
Ah, e incrivelmente prazeroso de ler.
Dalila.Bettina 12/05/2017minha estante
NÃO ESTOU CONSEGUINDO LER...EU PRECISO DA RESENHA DO 1 2 CAPITULO VOCÊ PODERIA ME AJUDAR

thiagogmta 16/05/2017minha estante
Não deu nenhuma estrela?

K.3.L 23/04/2020

Valorizar os outros
Este livro contém uma lição central que é retirar -se do centro,para valorizar o outro.
Quando fazemos isto, conseguimos unir o que queremos com que o outro deseja e até trazê -lo para nossa perspectiva.
O livro é um pouco repetitivo,às vezes, mas é muito bom.
Nat 23/04/2020minha estante
Tô quase terminando e concordo com a sua observação da repetição. Mas realmente é um livro que ensina muito.

K.3.L 23/04/2020minha estante
Sim,vale a pena!

João 18/02/2022

O livro até que é prático, mas muito argumento de autoridade. Caba só sai jogando exemplo fulero pra dizer que eh assim que funciona.
Vicent 23/02/2022minha estante
Você caiu na falácia da pista escorregadia ao dizer que falar com ela levaria à amizade

João 13/04/2022minha estante
kkkk

Magnator 05/06/2009

Instigando Princípios
É um livro que trata de princípios e exemplos. Muitos princípios e muito mais exemplos, principalmente no que concerne ao trato com as pessoas e às relações humanas em geral.
Concluí a leitura deste livro em 20 dias apesar das suas 308 páginas. É um livro interessante e basicamente informativo. Tem uma linguagem fácil e fluida além de ótimas citações. O livro que chegou às minhas mãos encontra-se na 51ª edição da Cia. Editora Nacional e funciona como um livro educativo. É instigante e propõe respostas e conclusões que somente depois de algumas experiências conseguiríamos chegar sozinhos. Nota-se uma forte mensagem ideológica quanto à utopia americana de uma sociedade ideal (não perfeita!) composta de homens honestos e mulheres honradas. Foi publicado originalmente em 1937 (pós-queda da Bolda de NY e pré-2ª Grande Guerra).
O texto começa mesmo apenas na página 45, depois de um prefácio da esposa do falecido autor, de uma apresentação de um aluno do autor e da introdução e recomendação do autor. O livro busca objetividade e focaliza este intuito em todo o texto. Praticamente 1/3 do livro é repetição, sendo a própria repetição uma recomendação do autor e um princípio da obra.
É interessante por ser um precursor - senão 'O Precursor' - dos livros de auto-ajuda e das relações sociais (especialmente das relações comerciais). Ele trata de diplomacia e comportamento pessoal e é especialmente dirigido para líderes de um modo geral.
O que percebi foi que ele defende uma teoria das relações humanas pouco compatível à realidade brasileira, ou que só é passível de ser aplicada em uma minoria dos setores da sociedade brasileira, posto que pressupõe regras de comportamento e valores sociais que muitas vezes não são cultuados no Brasil. Para o dia-a-dia das relações pessoais o livro recomenda práticas que certamente tornariam o cotidiano mais agradável e concordo que o esforço para a aplicação das técnicas recomendadas valem o esforço.
Muitos dos 'causos' relatados podem ser reutilizados na vida pessoal do leitor e são conhecimentos que promovem o bem-estar pessoal, logo, o bem-estar coletivo também.
leandro 03/05/2011minha estante
Magnator, concordo, mas acho que tais princípios (cordialidade, respeito mútuo) se aplicam a todos os lugares, visto que são universais!

Gabriel 01/04/2015minha estante
Magnator, de qual valores vocês falou que não se aplicam ao Brasil?

Marcos Pedro 23/07/2009

Abordagem interessante
O autor tem uma abordagem interessante e instrutiva sobre os relacionamentos humanos, enumerando uma série de princípios a serem praticados no tratamento com as pessoas, a fim de fazer amigos e torna-se um líder, influenciando as pessoas a pensarem do seu modo.

Grande parte de seus conselhos são de nosso conhecimento: “torne-se verdadeiramente interessado no outro”, “não critique; prefira encontrar motivos dignos de elogios”, “evite discussões, respeite a opinião alheia”. O que ocorre é que muitas vezes nos esquecemos de colocá-los em prática, especialmente se estamos a conversar com alguém enfadonho.

Alguns ensinamentos do livro talvez o deixem aparentemente submisso, sempre acatando e concordando com o outro com o objetivo de não envergonhá-lo e fazer com que goste de você, mesmo que para isso sua vontade real seja suprimida. Trata-se na verdade de mais uma técnica, bastante conhecida: “se quer tirar mel, não espante a colméia”.

No entanto, como bem relata o autor ao término do livro, nem sempre as pessoas reagirão favoravelmente a essas abordagens, mas a probabilidade de sucesso será muito maior, ainda mais se forem praticadas com sinceridade.
Edson 17/02/2012minha estante
Tão bom quanto o livro são os programas de treinamento que diz no final do livro. Simplesmente trás todo conteúdo do livro (teoria não serve para muita coisa se não for pratica) para a realidade do dia-a-dia com dinâmicas e reflexões poderosas para gerar bons negócios.

Gabriel 01/04/2015minha estante
Talvez as nossas emoções impeçam à prática.

Indico a leitura do livro, sem pré conceito pelo título, "Inteligência Emocional" de Daniel Goleman, é um estudo científico, para mim, pré requisito para abertura da nossa mente para esse livro do Dale.

Pode ser que esse esses livros lidos nessa sequência ajudem a vida das pessoas, como está ajudando a minha.

Higor Flávio 02/03/2022

Se é autoajuda, é ruim!
O livro em si não é de todo ruim, mas há muitos problemas nele, tais como: generalização do comportamento humano e teorias psicológicas tratadas de maneira superficial.
Assim como é de praxe dessa categoria, há muitas histórias fantasiosas de superação e persuasão que chegam a ser ridículas e irreais para serem aplicadas. O autor resume que, para ter persuasão, é necessário agir com submissão e falsidade na sociedade, ou seja, se inibir de posicionamentos e agir com passividade, mas até que ponto isso é saudável para nós?
Outro ponto falho é a tentativa frustrante com comparações com Harvard e o poder do livro comparado a própria faculdade, mas essa é a fórmula do sucesso desses livros, respostas genéricas para pessoas que buscam todos os meios para contornar a frustração pessoal.
O livro serve para pessoas que querem ser mais educadas, afinal, ele me soa como um manual de boas maneiras e convivência. Não passa de um autoajuda qualquer.
leituras_da_dy 15/03/2022minha estante
Estou lendo e estou sentindo um pouco do que você citou em relação a até que ponto é saudável se importar tanto com outra pessoa? Fica uma amizade meio que benéfica para um lado só, se a outra pessoa não põe em prática os mesmos ensinamentos. E isso

leituras_da_dy 15/03/2022minha estante
...vai nos desgastando, até ao ponto de talvez até abandonarmos aquela amizade e os dois sairem magoados. (Passei por várias situações assim...)