Como fazer amigos e influenciar pessoas

Como fazer amigos e influenciar pessoas Dale Carnegie

Resenhas - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Renata.g 23/09/2022

NÃO ACHEI ISSO TUDO.
Comecei a ler porque vi avaliações bom sobre ele. Entretanto não achei o livro isso tudo que eu li sobre ele, acredito que fui com uma certa expectativa nele, o que normalmente não faço com os livros que leio.
As dicas são até boas mas o autor coloca muitos exemplos o que deixa a leitura um pouco cansativa.
Porém achei o livro interessante, talvez eu tenha lido ele na época errada e não sei se um dia vou ler ele de novo. ??????

Lido em 04/07/22
Fabianne 23/09/2022minha estante
Não achei nada demais também. Mas foi um livro escrito em 1936 como se fosse uma imitação do Príncipe de Maquiavel. Te ensinando a bajular.?
Não critique ou reclame. Sorria. Lembre do nome das pessoas e blabkabla. Brasileiro nasceu sabendo isso.

Fabianne 23/09/2022minha estante
Nada de novo para um povo que faz isso tão bem que nem parece bajulação

Fabianne 23/09/2022minha estante
Um livro te ensinando a vender.
Mas pense é um livro para homens.

Wagner Fernandes 26/09/2022minha estante
Ótimo livro

Lucas.Santos 14/12/2022minha estante
Os autores sempre usam exemplos como afirmação pra idéia que esta apresentando. Esses livros sobre desenvolver alguma habilidade são sempre recheados de exemplos. Talvez o conteúdo só não era sobre uma "dor" que você tinha, até o momento, Hábitos atômicos e esse são de longe os livros que eu mais estou fazendo anotações e absorvendo bastante coisas. Ja "+ esperto que o diabo" que muita gente elogia horrores, eu não achei tão sensacional assim, é um bom livro com certeza mas o assunto sobre mentalidade não é uma "dor" tão grande minha quanto a criação de hábitos e habilidades de comunicação(se vc tem dificuldade com a criação de hábitos, vai na fé em hábitos atômicos que ele é sensacional!). Abraços, Renata

Maria.Florentino 28/12/2022minha estante
São dicas óbvias, mas depende muito da edição. Eu peguei uma versão antiga, que nos livros atuais não tem. Eu achei incrível!

Igor.Alves 02/01/2023minha estante
Ótimo livro!

Rosberg.Gomes 03/01/2023minha estante
Excelente livro que traz algumas técnicas de persuasão e relacionamento.

Abaixo elenco alguns pontos:

1)O que a maioria das pessoas quer?

As pessoas tem: o desejo de ser importante.

O que Freud chamou de "o desejo de ser reconhecido".

William James descreve-a como 'o mais profundo princípio da natureza humana'.

É o desejo de ser apreciado, reconhecido e ser considerada importante.

2) Sorri.

O sorriso diz: "agrada-me, estou feliz por te ver, gosto de si."

Obviamente, é o sorriso sincero, amplo e espontâneo que seduz e conforta.

3) Lembre-se de que o nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante.

4) , é impossível ganhar uma discussão.

Se perdermos a discussão, perdemos.

Se vencermos a discussão, fazemos com que a outra pessoa se sentisse inferior e ferida no seu orgulho! E perdemos também!

5) - Faça a outra pessoa dizer "sim, sim" imediatamente.
- Deixe a outra pessoa falar bastante.

A única maneira de influenciar outras pessoas na terra é falar sobre o que elas querem e mostrar a elas como obtê-las.

6) Fale sobre as coisas que as pessoas gostam gostam.

7)Deixe a outra pessoa sentir que a ideia é dela.

8)Lloyd George, primeiro-ministro da Grã-Bretanha
Dizia iscar o anzol para se adequar ao peixe".

Noutras palavras, dê às pessoas o que elas querem, não o que você quer.

9)Comece com elogios e apreciação honesta.

10) Chame a atenção para os erros das pessoas indiretamente.
Fale sobre os seus próprios erros primeiro antes de criticar a outra pessoa.
Thomas Carlyle: "Um grande homem mostra a sua grandeza pela maneira como trata homens pequenos".

11) - Dê à outra pessoa uma ótima reputação para cumprir as suas promessas.

12) Elogia com frequência.

Ao observar pequenos passos e pequenas melhorias, incentivamos a outra pessoa a continuar melhorando.

Juliano.PodestA 04/01/2023minha estante
Acho que vc deveria ler de novo um dia.

Renata.g 04/01/2023minha estante
@Juliano.PodestA sem que falei que não ia lê o livro de novo, mas caso aconteça, vai demorar um pouco para isso. ?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Engraçado todas as mulheres não acham nada demais esse livro...os homens acham ótimo. ?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Ler de novo porque talvez você não é inteligente o suficiente para entender o que você faz na prática da sua vida. Aí você vai gostar.

Fabianne 04/01/2023minha estante
Se não gostou é porque não entendeu? Kkkkk jura?

Fabianne 04/01/2023minha estante
Definitivamente esse livro não é isso tudo.

Kauan 09/01/2023minha estante
Foi minha primeira leitura e achei perfeito. Talvez o pessoal que não goste seja o que ja possui conhecimento ( ou os que esperam de um milagre ao ler kkkk)

Mas li, e recomendo!

Adalberto11 07/02/2023minha estante
O livro é ótimo, mas o autor pecou em colocar muitos exemplos em cada princípios.

Renata.g 08/02/2023minha estante
@Adalberto talvez seja por isso que eu não gostei tanto dele, por causa dos excesso de exemplo ?

Fabianne 08/02/2023minha estante
Todos os homens que fizeram comentários aqui parecem ter feito uma conta só para vim aqui dizer o quanto esse livro é maravilhoso. Kkkkkk

Fabianne 08/02/2023minha estante
Acho que tem alguém querendo chamar sua atenção

Adalberto11 21/02/2023minha estante
@Fabianne Será? Kkk

Adalberto11 21/02/2023minha estante
@Rengs Provavelmente foi isso. Mas a partir do momento que você começa ler outros livros do gênero, você meio que se acostuma.

Hans 06/08/2023minha estante
Curioso ver o pessoal tratando a Fabianne mal como se o fato de ela nao ter gostado é por conta de algum mal entendido DENTRO DELA. Eu digo que é curioso porque os mesmos que estão defendendo o livro com tanta veemência não percebem que estão ferindo os próprios princípios ensinados! hahahaahha egos gigantes, não suportam visões diferentes de mundo! Me poupe, esse livro é bom pra alguns, mas é sim uma obra barata com um marketing MUITOOOOOOO bem elaborado pra nos convencer ANTES DE ABRIR A PRIMEIRA PAGINA que estamos diante de ensinamentos sagrados e que somos escolhidos por tê-Los em mãos. O autor na verdade queria era vender o curso dele (que aliás menciona um milhão de vezes como o precursor de mudanças gigantescas na vida das pessoas em âmbito profissional, pessoal, etc) e usando exemplo de pessoas bem sucedidas. Ele nunca aborda simplesmente "Um homem, gerente de um banco, falou comigo", mas sim "Um IMPORTANTE HOMEM de um GIGANTESCO banco falou comigo e..." o que só mostra que a persuasão dele é pra leitores bem fracos. Dale Carnegie não ensinou sobre relação interpessoal e persuasão porque é assim que ele ganhou dinheiro! O que ele fez foi ENGANAR os desavisados de que seriam mestres em manipulação, mas na verdade foram manipulados o tempo todo: Fosse a comprar o curso dele ou ler esse livro. E não é que o cara é bom? Eu fui uma vítima! KKKKKKKK

Fabianne 07/08/2023minha estante
Hans você veio ao mundo para ser a diferença. Você tem moral de dizer: nem todos os homens são iguais.

Fabianne 07/08/2023minha estante
E o melhor detalhe é que os homens que estavam discutindo comigo apagaram as mensagens. Kkkkk Estou parecendo uma louca discutindo com a parede. Kkkkk

Fabianne 07/08/2023minha estante
Se as mensagens ainda estivessem aqui você iria entender que o ataque era para mim e para Rengs. Afinal eu só concordei com a resenha dela.

Hans 08/08/2023minha estante
Fabianne, nem se importe com isso ou se sinta diminuída. Tenha compaixão por esses caras que ACHAM que se tornaram mestres de manipulação por terem lido esse livro péssimo que não vai convencer nem alguém a comprar um sapato. Se for pra viver uma vida regada a sentimentos freados em busca de poder, prefiro morrer sem amigos! Deixa os caras, o delírio é uma escolha deles e querem que você se torne parte da massa. Dale Carnegie (que repito com veemência que SÓ QUERIA VENDER O CURSO DELE, tanto que esse "livro" é resultado de vários e vários e vários panfletos que ele distribuía. Não foi uma obra esquematizada em formato de livro, por isso tantos exemplos e tantas repetições) SABIA que isso ia acontecer. Eu te disse, fui uma vítima do marketing visceral dessa obra que, descobri, é tão profunda quanto um pires. HAHAHAHAA

cmillus. 24/08/2023minha estante
@Hans falando tudo o que eu diria sobre os comentários restantes em relação a opinião da Fabianne sobre o livro, hahah! Foi cirúrgico, querido.

Hans 25/08/2023minha estante
@cmillus, o livro enganou tanta gente que depois de décadas ainda tem seus zumbis defensores! Hahah e ai de quem não gostar né? Se não curtir é porque não entendeu! Entendi tão bem que fiquei com vergonha de mim mesmo kkkkkkkkkk livro excelente para vendedores da Hinode que estão em treinamento!

JosA225 22/10/2023minha estante
Gente? Como usa esse app para ler o livro? Sou novo e tô boiando aqui

Renata.g 22/10/2023minha estante
@JosA225, esse App não é para ler livros e sim para comentar o que vc achou dos livros que já leu ou está lendo. ?

Ivan150 18/11/2023minha estante
Concordo. Foi o pior livro que já li. Tinha expectativas.

David523 09/12/2023minha estante
Esse livro é isso tudo sim kkkkkkk
Comentários falando que brasileiros já sabem fazer essas coisas... E eu só penso que se as pessoas em geral aplicassem metade das vezes o que o livro ensina, o país seria um lugar bem melhor de se viver. Enfim, o que esperar de uma população que subestima ensinamentos tão valiosos...
Livro perfeito em todas as épocas e culturas

Thiago548 20/12/2023minha estante
Nada demais

ATHOS 21/12/2023minha estante
tambem achei as historias cansativas, o audio livro e muito melhor, se ler so os principios ja ajuda bastante.

Luísa.Anjos 09/01/2024minha estante
@Hans seu texto foi bem direcionado! Pura verdade em palavras. Um bom marketing e a leve manipulação no exagero pode moldar a cabeça de qualquer um. Igual Fabianne Também achei o livro muito cheio de exemplos oque enjoou minha leitura. Como qualquer outro livro da categoria, ele serve pro que é mostrado mas não é espetacular como dizem.

Giovana1126 12/01/2024minha estante
Com faço pra ler ??

Elizabeth.Nsila 10/04/2024minha estante
Livro muito bom, retrata muito a empatia para com os outros coisa que muito antes de ler já fazia de forma natural porém possui insights que ajuda sempre a melhorar, recomendo

Pefico 24/03/2010

Por anos a fio eu passava nas livrarias vendo esse livro exposto e a única coisa que conseguia ler do título era: "Eu sou um nerds com problemas de socialização e preciso de um livro pra me ajudar a fazer amigos".

Infeliz escolha de título pra um livro tão bom.

Finalmente, eu acabei comprando-o e hoje é um dos meus preferidos. Eu o renomearia como "Como manipular pessoas e conseguir o que você quer delas sem que elas percebam o quão condescendente você está sendo" hoho.

É incrivel como um livro escrito em 1937 consegue ainda estar tão atual. Talvez a natureza humana não se modifique com o passar do tempo. A coisa que achei mais fantástica do "Como fazer amigos e influenciar pessoas" é que você sempre sabe o assunto preferido de qualquer pessoa: ela própria. Sério, não tem como errar. Mostre-se interessado pela história de vida da pessoa e por suas realizações e de repente ela te acha simpático, divertido e inteligente, mesmo que você não tenha aberto a boca.

Vejo isso claramente quando estou lidando com estrangeiros, por que como não sou tão fluente quanto eles na língua, eles acabam falando praticamente o tempo todo. E obviamente o assunto preferido deles (como todo mundo) é eles próprios. É só mostrar um pouco de interesse e lembrar alguns pontos chaves da história de cada pessoa que não tem erro: você vai eventualmente descobrir que aquela pessoa adorou sua companhia, mesmo que a única coisa que você só tenha sorrido a conversa toda.

Recomendadíssimo!
leandro 03/05/2011minha estante
BLZ

Thaís_Thomazini 12/01/2014minha estante
Olá! Vc diria que esse livro se parece com o "As 48 leis do poder"?

Tiago 20/08/2014minha estante
kkkkkkkk

"Como manipular pessoas e conseguir o que você quer delas sem que elas percebam o quão condescendente você está sendo" hoho. Chorei de rir.

Anderson 12/03/2015minha estante
Thomazini, lí os dois, não tem nada em comum. gostei muito mais deste.

Vitor.Lobo 08/12/2015minha estante
Apesar de ter sido escrito em 1937, sem dúvidas, o melhor livro sobre o assunto que já li (impressionante o tanto de revisão do mesmo que está em sua 48 edição). Inclusive, impossível ler uma vez e assimilar todos os ensinamentos. Este livro requer muitas releituras principalmente quando você sentir que falhou na comunicação com alguém. Recomendo!

NAdia.Adam 08/02/2016minha estante
Exatamente como acontecia comigo, realmente infeliz escolha de título.

Patterson 02/04/2016minha estante
Bom, pela resenha, já fiquei com vontade de comprar!

cuauthemoc.nasser 12/11/2016minha estante
HAHAHHAHAHA
Troque, em seu último parágrafo, a oração "quando estou lidando com estrangeiros..." por "quando lido com pessoas diariamente em meu cotidiano" e você terá a história de minha vida.
Realmente, as únicas coisas necessárias para ser uma boa companhia é falar de menos.

Elideise 15/10/2019minha estante
Caracas, eu estou com esse livro aqui em casa... confesso que estava resistente à leitura dele.

Anna Dut 20/02/2021minha estante
Ahaha!
Adorei sua resenha, direto e reto, com muito bom humor.
Fiquei até com vontade de ler...

Lidie 29/10/2021minha estante
Me convenceu a ler. kkkkkkkk

@carletogabriel 21/05/2021

Finalizei a varios dias, so n consegui postar aqui, mas é o seguinte, um dos melhores livros q já li, em muito breve começo novamente

DAN LIMA 14/08/2022

Um livro que vale a pena ser lido...
Companhia Editora Nacional - 264 págs. - Tradução: Fernando Tude de Souza - 2012

O que dizer a respeito de um livro que surgiu em 1937 (a 1ª edição) com foco em Comunicação e Relações Humanas? Sinceramente, há bastante coisas a dizer. Não duvide disso.
Um sucesso incalculável, a sua obra vende por ano uma média de cem mil exemplares. Seus ensinamentos práticos e inspiradores permanecem vivos até os dias atuais.
A literatura, Como fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie (norte-americano, foi formador, escritor e orador) é tão diferenciada que no seu início, o autor se preocupou em estabelecer 9 maneiras para se aproveitar o máximo do livro. Inclusive dando dicas para facilitar uma releitura. Enfatizando que, se o leitor quer tirar o máximo proveito da obra, ele deve colocar em prática os seus ensinamentos.
Somos convidados a entrar no seu livro para conhecer o mundo de Dale, que vai relatar por meio de experiências de vida, ora conversas com o próprio leitor e situações inusitadas, mas de grande conhecimento de causa. Cita ainda grandes personalidades do passado comprovando os seus resultados, como Benjamin Franklin, Charles Dickens, H.G. Wells, Shakespeare, Galileu, Sócrates entre outros.
O grande segredo do livro se divide em quatro partes que, se forem usadas na prática com constância, a mágica será realizada. Detalhe: Elas podem ser usadas em diversas áreas profissionais. Até mesmo nos relacionamentos, nas amizades.
Um dos pontos altos da leitura: há muitas reflexões, que tocam; exemplos que emocionam e faz a gente rever certos comportamentos, pensamentos, atitudes, gestos que nos deixam a pensar por muitos dias.
A sua escrita é bem fluida, a diagramação é excelente, o leitor consegue viajar pelo livro com muita facilidade e compreensão. Fazendo a gente se conectar com situações já vistas no passado.
A leitura desse livro nos mostra que a sua importância é sem comentários, está aí décadas e décadas. Isso não é por acaso. Ainda hoje é referência para muitas obras que se sucederam.

*LEIA PORQUE: :-)
Você terá a chance de ler uma referência mundial citada por muitas literaturas. E é um livro que quando você terminar de ler, terá aprendido algo com certeza.

*EXPERIÊNCIA COM A OBRA: :-)
Foi enriquecedor e me fez pensar muito o quanto as relações humanas são indispensáveis para nós.
O único ponto negativo dessa obra, a meu ver, é o fato de haver vários exemplos deixando a leitura cansativa, algumas vezes, arrastada.

*RECOMENDAÇÃO: :-)
Para qualquer pessoa que esteja pretendendo ampliar seu ciclo de amizades, dá um up nos relacionamentos, na profissão ou por simples curiosidade. Dê uma chance para esta obra.
Mariana 15/08/2022minha estante
Já quero ler ??

DAN LIMA 15/08/2022minha estante
;-)

Michelle 13/01/2022

Interessante
Algumas das ideias são bem interessantes, outra nem tanto. Talvez pela época que pelo qual foi escrito. Mas em termos gerais vale a leitura, aprendizado e talvez se organizar ou adaptar as ideias para o hoje.
O Cabral 13/01/2022minha estante
Este livro é ótimo!!!

Guilherme 08/09/2021

Levando em consideração a época em que foi escrito, o livro é muito bom. Um manual não só de como fazer amigos e influenciar pessoas, mas como também um manual de como sermos pessoas melhores.

@aprendilendo_ 30/05/2020

“A estrada real para o coração de um homem é falar-lhe sobre as coisas que ele mais estima”
...Como Fazer Amigos e Influenciar pessoas é um clássico no ramo de desenvolvimento pessoal e sabedoria e até hoje consegue ser atual e um dos melhores, escrito por um homem admirável e carismático, o livro não deixa a desejar e entrega conselhos pertinentes os quais, se bem praticados, realmente mudam a vida social de qualquer um. Uma obra importante não apenas para aprender, mas para refletir e notar o porquê da sociedade estar tão surda e falante ao mesmo tempo, se pudesse ser resumida em poucas palavras, a grande lição dada pelo livro seria ter uma atitude de respeitar e admirar verdadeiramente aqueles ao nosso redor.

Para mais comentários sobre o livro e outras resenhas, acesse o link abaixo.
aprendilendo.com.br

site: https://www.aprendilendo.com.br/post/a-estrada-real-para-o-cora%C3%A7%C3%A3o-de-um-homem-%C3%A9-falar-lhe-sobre-as-coisas-que-ele-mais-estima

Bruna 05/07/2021

Ótima surpresa
Nesse momento minha vontade era comprar exemplares desse livro e sair distribuindo para que todos pudessem ter a oportunidade de aprender tantas coisas importantes para a vida, como os que Dale Carnegie detalha com maestria nesse livro. Já faz muito tempo que abandonei o preconceito por livros de autoajuda. Se eles realmente contribuem, porque não lê-los? A pior parte desse livro é o título, que não faz jus ao conteúdo, ele traz muito mais bagagem do que ?fazer amigos e influenciar pessoas?. Ele mostra o caminho das pedras para uma vida mais harmônica, mais tranquila e com mais resultado. Independente de concordar com tudo que o autor do expõe, a proposta de reflexão já é mais que suficiente para justificar a leitura. Recomendadíssimo!!!!

Ricardo.Cavalheiro 14/01/2023

Uma leitura simples, objetiva, muito construtiva e indispensável!!!
Por mais simples que pareça na teoria, a prática é uma construção contínua!!!

Agnaldo 16/12/2022

Pensar no outro antes de agir
Um livro atemporal que nos traz muitos ensinamentos, serve tanto para nossa vida profissional quanto para a pessoal. Muitas vezes agimos ou falamos na emoção e na euforia para extravasar nosso descontentamento com algo ou situação, mas sabemos muito bem que se fosse o contrário a situação nós não gostaríamos de sofrer por esses pequenos lapsos de ataque ou degradação, e no livro mostra perfeitamente como devemos entender e controlar nossas emoções para não influenciar na tomada de decisões. Quanto mais acolhedor somos para com os outros, mais somos agraciados com a ternura de sermos mais humanos e entendermos os processos de cada um.
Ana Carol 17/12/2022minha estante
Adorei sua reflexão sobre o livro, principalmente o final. Se nós entendemos que também falhamos e olha para o outro como alguém tão falível quanto nós, conseguimos ser um pouco mais empático e acolhedores. Empatia gera empatia. Com esse exercício o mundo estaria bem melhor!

Agnaldo 12/01/2023minha estante
Não é fácil controlar nosso ego quando estamos em situações estressantes, mas se conseguirmos nos colocar no lugar do outro veremos a insignificância de algumas atitudes

Mila 22/12/2022

Bom, mas completamente inútil se não posto em prática
É um livro com dicas maravilhosas e com fundamento para ajudar nas relações humanas, percebi que não apenas nas vendas esse livro pode me ajudar, mas também nas minhas relações pessoais, quero por em prática boa parte dessas dicas, e espero que eu consiga com êxito ser uma pessoa melhor principalmente para as pessoas que eu amo.

"Ao invés de condenar as pessoas vamos tentar compreende-las, vamos tentar descobrir porque elas agem da maneira que agem"

Ivan 30/06/2021

Para ler e reler
Lançado por Dale Carnegie em 1937, é um clássico e um dos livros mais vendidos de todos os tempos. A obra explora um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com as pessoas.

Em resumo, para se relacionar bem com os outros, você deve procurar ver o mundo através dos olhos do seu interlocutor. Deve colocar-se genuinamente no lugar do outro. Fazendo isso, perderá a capacidade de criticar, julgar ou condenar o próximo. E tratará as pessoas do mesmo modo como gostaria de ser tratado. Se todos agissem segundo o que o livro propõe, o mundo seria um lugar melhor para se viver.

Os capítulos são curtos. É um livro para ser posto em prática no nosso cotidiano e para ser relido de tempos em tempos. É uma obra fundamental para quem deseja ter sucesso e construir relações próximas e duradouras ao longo da vida.

Enfim, contém valiosos ensinamentos para todos que desejam melhorar a capacidade de se relacionar com as outras pessoas, tanto no âmbito pessoal como profissional, através de uma série de princípios. As ideias do livro podem ser resumidas em quatro grandes blocos e uma série de técnicas práticas, simples e eficazes:

3 Princípios Para Lidar Com as Pessoas

--------------------------------------------------
1º Princípio: Demonstre interesse real pelos outros
2º Princípio: Sorria sempre
3º Princípio: Fale o nome da outra pessoa
4º Princípio: Ouça com atenção plena e incentive a pessoa a falar sobre si mesma
5º Princípio: Converse sobre os interesses do outro
6º Princípio: Faça o outro se sentir importante

12 Princípios Para Conquistar as Pessoas a Pensarem do Seu Modo
1º Princípio: Só existe um jeito de ganhar uma discussão: evitá-la
2º Princípio: Nunca diga que alguém está errado
3º Princípio: Quando errar, admita que errou
4º Princípio: Inicie de maneira amigável
5º Princípio: Faça com que o outro diga “sim”
6º Princípio: Ouça muito, fale pouco

5º Princípio: Deixe o outro manter a dignidade
6º Princípio: Elogie qualquer progresso
7º Princípio: Dê uma reputação para o outro zelar
8º Princípio: Incentive, para que o erro seja facilmente corrigido pelo outro
9º Princípio: Faça o outro se sentir feliz ao fazer aquilo que você sugere para ele

Douglas.Camara 05/06/2022

Leitura fundamental
Uma leitura fantástica no quesito aplicação prática.
Indico para todo profissional que deseja melhorar sua capacidade de lidar com situações críticas, e para toda pessoa que deseja evoluir como ser humano.
Alana407 05/06/2022minha estante
Excelente!!!!

Aline Michele 13/02/2024

Acredito que eu não saiba muito bem fazer resenhas de livros de autoajuda, não são os livros que eu mais amo ler na vida.

Sempre tenho a impressão de que o autor quer te vender o curso dele no final ou que você vai entrar em qualquer esquema de pirâmide.

Eu li esse porque uma colega de trabalho entregou na minha mão toda empolgada, porque ela leu e gostou e sabe que eu gosto de ler. Como ela é uma pessoa que eu gosto muito eu li.

Não é uma leitura ruim, só não é meu estilo mesmo.

Como toda leitura que eu faço, ou pelo menos em 98% das vezes, eu tirei algo de bom e que posso usar no dia a dia.

No final, fala-se sobre os cursos, como todos os livros do gênero e eu visitei o site e ainda está ativo.

Provavelmente eu não vou indicar este livro para ninguém, mas reconheço que Dale Carnegie tinha uma escrita gostosa.