Cristiano Nunes 27/03/2021Destaques:
- Não critique, não condene, não se queixe.
- Interesse-se sinceramente pelas outras pessoas.
- Fale sobre assuntos que interessem à outra pessoa.
- Sorria.
- Guarde o nome da pessoa e chame-a sempre pelo seu nome.
- O maior desejo das pessoas é se sentirem importantes. Portanto, faça a outra pessoa se sentir importante, sinceramente.
- Seja um bom ouvinte. Incentive as pessoas a falar sobre elas mesmas.
Em situações de conflito, para conquistar as pessoas para o seu modo de pensar:
- Comece de modo amigável, falando sobre as coisas que concordam. Saliente que ambos estão caminhando para a mesma solução. Mantenha a pessoa dizendo sim, desde o começo.
- Lembre-se que a única maneira de vencer uma discussão é evitando-a.
- Deixe a outra pessoa falar durante boa parte da conversa.
- Respeite a opinião dos outros. Nunca diga: você está errado.
- Se errar, reconheça o erro imediatamente e com ênfase.
- Procure honestamente ver as coisas pelo ponto de vista da outra pessoa.
- Seja receptivo às ideias e desejos da outra pessoa.
- Plante a sua ideia e deixe que a outra pessoa sinta que essa ideia é dela.
Para se tornar um líder:
- Comece com um elogio ou uma apreciação sincera.
- Chame a atenção para os erros das pessoas de maneira indireta (nunca diretamente).
- Fale sobre os seus erros antes de criticar os das outras pessoas.
- Faça perguntas em vez de dar ordens diretas.
- Elogie o menor progresso e também cada novo progresso.
- Seja caloroso na sua aprovação e generoso no seu elogio.
- Proporcione a outra pessoa uma boa reputação para que ela se interesse em mantê-la.
- Faça a outra pessoa sentir-se feliz fazendo o que você sugere.