Desobedecer

Desobedecer Frédéric Gros

Resenhas - Desobedecer

Fabiene.Barbosa 02/11/2023

Fazendo uma trajetória história em torno da discussão a respeito da desobediência, o autor nos leva a inúmeras reflexões sobre por que desobedecemos. Uma leitura instigante, que tem por objetivo despertar inquietações em busca de uma democracia crítica e uma resistência ética.

A leitura é um pouco maçante, com linguagem nem sempre simples, mas os questionamentos suscitados são extremamente importantes.

Carol 07/02/2023

Reflexões muito pertinentes sobre a desobediência exercida enquanto mandamento do próprio sujeito ao ser fiel a ele próprio. Toca no tema da responsabilidade, da justiça enquanto valores gerais, da legitimidade da lei.

Tamara Octaviano 17/12/2022

Esse livro desmistifica todas as nossas razões para cumprir as regras, analisa a nossa capacidade de aceitar o inaceitável e defende a transgressão como a única forma, hoje, de reafirmar a nossa humanidade

Biblioteca Álvaro Guerra 11/05/2022

Por que obedecemos se os motivos de revolta são tão numerosos? O autor retoma uma trajetória que parte do pensamento antigo, passa por Étienne de la Boétie, Henry D. thoreau e chega ao século XX, comentando o caso Eichmann, para provocar uma reflexão sobre a legitimidade da desobediência. Este livro é um apelo a democracia crítica e à resistência ética.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788592886738

Bibliotecadabri 26/01/2021

Desobedecer - Frédéric Gros
"Por que é tão difícil desobeder leis injustas? Ou resistir ao professor, ao padre, ao policial quando abusam do seu poder?" Por que obedecemos e por que desobedecemos? Afinal, o que é a obediência? Em "Desobedecer", o filósofo Frédéric Gros traz uma reflexão teórica/filósofica sobre as questões que giram em torno da desobediência. Através de muitas exposições, o autor pontua, então, uma desobediência construída com a resistência ética e democracia crítica. Nesse percurso, ele aborda questões como aceitação, superobediência, subordinação, submissao, conformismo, liberdade, entre outros.

MauricioTiso 12/05/2020

Desobedecer se...
Para mim foi uma leitura frustrante. Frédéric Gros se propõe a responder ?...a questão da desobediência a parir da questão da obediência,...? com a pergunta ?Por que obedecemos e, sobretudo: como obedecemos?? (Pág.16)

A frustração se dá pela omissão da condicionante da proposta: a da obediência às Leis, regras e Instituições que não pagam a dívida histórica da injustiça social. O problema não reside no fato de a condicionante ser diametralmente divergente da minha visão de mundo, mas sim na omissão da verdadeira proposta do autor.

Mesmo porque o mesmo não propõe um debate sobre as visões concluindo com sua síntese, ele de fato constrói uma narrativa sobre a covardia e irresponsabilidade na isenção do pagamento dessa dívida histórica da injustiça social.

O olhar sobre a conservação da cultura que moldou nosso mundo e permitiu todos os benefícios gozados por um número muito maior de pessoas com liberdade de mudarem seus destinos (Eu mesmo mudei o meu), do que em relação aos países onde uma casta distribui sobre a ?sombra de poder? (Adolf Guggenbühl) de maneira igualitária mas onde ?...uns são mais iguais que os outros...? é completamente desprezada pelo autor

Todos os exemplos filosóficos, míticos e literários são subjugados à narrativa da covardia diante da injustiça social e não a compreensão da temperança ou conservação de uma cultura.

Um reconhecimento ao trabalho gráfico impecável da Editora Ubu precisa ser feito. É uma edição de um cuidado e de uma qualidade realmente ímpar no mercado editorial.