Garotas mortas

Resenhas - Garotas Mortas

1 | 2 | 3 | 4

Mari356 15/04/2024

Releitura
Acho que gostei ainda mais da releitira do que da primeira vez em que li.
Selva Almada faz um impressionante trabalho de jornalismo investigativo, mas opta por nos contar menos da sua busca do que dos fatos e de sua impressão sobre as mortes dessas meninas.
Entremeando as histórias com suas experiências pessoas, ela nos lembra o quanto não estamos seguras e como podemos nos tornar vítimas apenas por sermos mulheres.
Uma obra muito importante e uma narrativa fluida e envolvente, apesar de muito angustiante

Leticia 13/04/2024

Continuamos a não morrer
Eu não conhecia esse livro, nunca tinha ouvido falar dele, até que o título e a estética me chamaram atenção na biblioteca. Comecei a ler ali mesmo para ver se era algo que me interessava e simplesmente não consegui largar!
É um retrato brutal dos perigos de ser na mulher na Argentina e no mundo. Butal, mas totalmente necessário.
O livro choca por ser tão real e por sentirmos todos os dias os medos daquelas meninas, de todas aquelas mulheres.
Acho que em alguns pontos, ela faz umas narrações desnecessárias dos percalços jornalísticos. Estraga o livro? Não. Precisava? Também não.
Ainda assim, é uma leitura que eu recomendo para todos, principalmente para os homens. Pena que não chegue em tantos leitores como chega nas leitoras.

Amanda3913 11/01/2024

Foi um livro que li muito rapidamente, mas que me trouxe uma grande angústia apesar da vontade de terminá-lo logo. acredito que as histórias ali tratadas não se diferem da realidade brasileira. a autora, de uma maneira muito tocante, busca escancarar a epidemia de feminicídios do seu país, alguns com autores sabidos e outros não. a intenção da autora é clara: demonstra que é um problema social antigo e sem melhora, que não há barreira de idade e que não há uma preocupação de se acabar com essa situação geracional. o único fator limitante é ser mulher. mesmo com a perda de vidas jovens e inocentes, o problema persiste. acredito que isso seja um problema geral, também vemos isso no Brasil e também sofremos com a perda de mulheres.

livro bom, recomendo.

Thaly_26 08/01/2024

ESSE LIVRO É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO! EU LI ELE A MUITO TEMPO E ESTOU MUITO ANSIOSA PRA LER ELE DE NOVO. LEEM!!!

Eduarda.Brandes 27/12/2023

É um livro muito rico em detalhes e que busca representar mulheres que muitas vezes são esquecidas. Infelizmente, acabei me perdendo em alguns fatos enquanto lia e acabo não me recordando de todas as histórias plenamente, mas quem possui interesse por história verídicas e pelo gênero jornalístico é um excelente livro.

Melissa 12/12/2023

Uma experiência de leitura muito reflexiva. Delicada e assustadora. Um tanto sem respostas (o que as vezes causa uma sensação desesperançosa que é da vida mesmo). Real.

Debora.Mayara 29/09/2023

Não sei se curti muito essa leitura. É claro que é um assunto muito relevante, pra sempre atual, infelizmente. Mas de fato, não é uma obra muito literária, pois se trata de um grande conjunto jornalístico, um relato comentado de uma investigação que não tinha como dar muitos resultados em razão da idade dos crimes e da falta de materiais e de tecnologia nos processos policiais da época. Enfim, fico feliz por ter lido, mas se não fosse pelo curso que estou fazendo, acho que nunca teria terminado.

Valéria Cristina 07/08/2023

Necessário
Neste livro, Selva Almada conta-nos acerca do assassinato de três mulheres ocorridos nos anos 1980, na Argentina. Combinando relatos pessoais que abordam sua infância, sua família e o modo como desenvolveu essa história, a autora expõe o cenário e as circunstâncias dessas mortes.

Percebemos a forma das investigações feitas pelas autoridades policiais, o envolvimento das famílias e como tudo isso afeta a própria escritora e todos os envolvidos nesses fatos.
É um livro contundente que expõe como mulheres - neste caso argentinas, mas que podemos extrapolar para outros países, inclusive para o Brasil, - são mortas apenas por serem mulheres. Como o gênero influi na segurança a que toda pessoa tem direito, mas que quando se trata do feminino, esse direito é constantemente violado.

Vemos que há uma “normalização” da violência de gênero e que a sociedade tende a se conformar com essa situação. A impunidade também é um fator constante, pois nenhum dos três casos expostos foram solucionados. Ninguém definitivamente foi levado à justiça e as famílias não viram as agressões que sofreram chegarem a um fim adequado.

Penso ser este um livro necessário.

Selva Almada nasceu em Villa Elisa, na província de Entre Ríos, onde morou até os 17 anos. Almada vem de uma família de classe média baixa. Seus pais se casaram quando eram muito jovens e tiveram três filhos, sendo Almada a filha do meio. Após concluir o ensino médio, foi morar na capital de Entre Ríos, Paraná, para estudar Comunicação, curso que acabou trocando pela Licenciatura em Literatura. Morou entre 1991 e 1999 na cidade de Paraná, mudando-se depois para Buenos Aires. Distanciada de sua cidade natal, Almada pode ver o mundo em que cresceu de outra perspectiva, o que lhe possibilitou escrever histórias ligadas à realidade e à oralidade do mundo rural.

Mirella.Augusta 30/06/2023

E quem se preocupa com elas?
Parece cena de filme, corpo de mulher é encontrado.... E quem liga? E quem procura? Quando a vítima é sempre pintada como culpada nessa sociedade doente em que vivemos!

ju.aguiar 20/05/2023

Deu voz a quem não pode mais gritar
O gênero jornalismo literário sempre corre o risco de se tornar oportunista ainda mais em casos tão atrozes. Não senti que foi o que ocorreu nesta obra.

A autora nos oferece a história de três moças que foram assasinadas na Argentina na década de 1980 cujos casos não foram solucionados pelas autoridades. Há um vazio a ser preenchido que parece ser o legado deste livro.

Garotas mortas é um pedido de socorro a qualquer leitor sensível. O fato de mulheres morrerem simplesmente pelo fato de serem mulheres é estarrecedor.

Recomendo a leitura para que as histórias de Andrea, María Luisa e Sarita possam ter um fim. Fim este que talvez seja o início de uma grande roda de conversa sobre feminicídio.

Andy 29/04/2023

Selva Almada
O livro mais doloroso e importante que eu já li. Selva Almada traz em sua obra uma investigação sobre os feminicidios ocorridos, relatando as informações que colhemos junto com a descrição dolorosa dos acontecimentos. Uma obra de não-ficção que me trouxe para a realidade com aquele aperto no peito.

"(...) Você tem que se valorizar. Nunca deixe homem nenhum relar a mão em você. Se te baterem uma vez, vão te bater sempre."

Caso a obra lhe interesse se atentem aos gatilhos e boa leitura.

Helen247 18/03/2023

Livro jornalístico sobre feminicídio.
Só me dei conta que era uma não-ficção na metade do livro e foi como um tapa na cara. Um retrato do feminicídio na América Latina. Gostei bastante de como a autora alterna a história entre as próprias vivências.

Rosa 18/02/2023

"Eu tinha treze anos e, naquela manhã, a notícia da garota morta me chegou como uma revelação. Minha casa, a casa de qualquer adolescente, não era o lugar mais seguro do mundo. Você podia ser morta dentro da sua própria casa. O horror podia viver sob o mesmo teto"

Leitura rápida de um livro feito por uma jornalista, que ao mesmo tempo que narra um fato, faz o leitor criar a imagem na sua cabeça.
Me fez refletir sobre o quanto fingimos que o abuso não existe, e que mora ao lado. Leitura necessária e recomendada !

Martony.Demes 30/01/2023

O livro aborda sobre de três assassinatos de três mulheres na Argentina e quem não há culpados de fato! Talvez seja um grito de alerta e apontar que quando não encontra os culpados, todos nós somos por não contribuir pela prevenção de feminicídio! E isso se aplica também aqui no Brasil!

Interessante obra de Selva!

Vinder 24/01/2023

Excelente livro com tom jornalístico. A escritora decide ir atrás e ?investigar? alguns assassinatos de mulheres argentinas tentando entender as condições e o contexto dos crimes.

1 | 2 | 3 | 4