Contos de Assombro

Contos de Assombro Émile Zola...

Resenhas - Contos do Assombro

Japa 25/11/2023

Bom demais
To tentando adentrar mais ao mundo da literatura e ta sendo interessante.

Gostei bastante desse livro. Alguns contos são incríveis e outros só razoáveis, mas nenhum é decepcionante.

Até o posfácio é muito bom, e pra quem ta pensando a ler esse livro, eu indico começar justamente pelo posfácio, pois ele curiosamente "introduz" a leitura (contextualizando e conceituando o que vem nos contos e em seu conteúdo) mesmo que isso em teoria não faça o mínimo de sentido.

Ana 05/08/2023

Estranhamento...
Esse livro publicado pela editora Carambaia em 2018 possui 18 contos e um ensaio. Os contos foram escritos entre o século XIX e começo do século XIX. Também não são necessariamente terror, é mais uma sensação de estranhamento perante algo ou alguma situação inesperada. Um Sentimento de espanto ao deparar-se com algo incompreensível. Temos aqui escritores clássicos como Poe e E.T.A Hoffmann e escritores de outros estilos como Virgínia Wolf, Pirandello, Zola entre outros. O mais interessante pra mim ao ler antologias é poder conhecer escritores novos. Aqui conheci 4 que adorei os contos e vou buscar conhecer melhor que são: Edith Wharton, Humberto Campos, João do Rio e Leonid Andrêiev.
O conto da Edith Wharton, A plenitude da vida, é excelente, versa sobre vida após a morte, o enfado do cotidiano, a busca pela felicidade e tem um teor existencialista e filosófico que eu adoro. Escrita deliciosa. No do Humberto Campos, O juramento, aborda os desejos não satisfeitos e a selvageria dos impulsos humanos, é visceral. João do Rio com seu conto Pavor narra muito bem a angústia e o desespero diante do desconhecido e Andrêiev com o conto A paz, relata sobre o medo de desaparecer e ser esquecido, terror diante do apagamento da nossa existência. Uma menção honrosa para o conto do Pirandello, Sopro, que fala sobre a brevidade da vida e como pode ser insignificante viver e morrer. Adorei demais.

Nanda Lima 20/04/2022

Assombroso
Esta é a primeira Antologia de Contos com Autores diversos que leio na vida. E foi uma experiência super gostosa que eu quero repetir. Percebe-se aqui o cuidado na seleção das histórias e suas traduções, trazendo um panorama diferente para leitores já familiarizados com esses autores, e ao mesmo tempo uma excelente introdução para quem não os conhece. Ressalto que o "assombro" do título faz jus ao conteúdo, visto que há tanto literatura do gênero terror aqui quanto contos espiritualistas e filosóficos que causam assombro, sim, mas não medo.

Destaco os contos "A paz", do russo Leonid Andrêiev (1871-1919), "O sopro", do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), "A plenitude da vida", da norte-americana Edith Wharton (1862-1937), "O arame farpado", do uruguaio Horácio Quiroga (1879-1937) e "O juramento", do brasileiro Humberto de Campos (1886-1934), este último com uma atmosfera pulp fiction e quadrinhos de terror (como os da espetacular editora norte-americana dos anos 50, EC Comics).

Marconi Moura 11/01/2022

5,0
O título e a lista de autores atraem bastante, mas acabou aí. A seleção de contos não me pareceu boa, pelo menos em relação àminha expectativa. Não dá para entender se o objetivo era ser uma coletânea de suspense, ou de fantasia... a mim pareceu fraco.

Marília 15/03/2021

Gostei de alguns contos apesar de não curtir muito esse tipo de literatura. Eu acho que os mais assustadores são aqueles em que o medo é de uma coisa não visível.

Carlo Alexandre 19/01/2021

Bom para quem gosta de contos e de terror
Esse livro chegou até mim através do clube realejo, o que eu acho interessante nesses clubes é poder sair da minha zona de conforto e ler livros que normalmente eu não escolheria por conta própria.
Minha nota é simplesmente por uma questão de gosto pessoal mesmo, contos é algo que muito dificilmente me agrada. Sempre acho a leitura de contos cansativa. O tema também não é muito de meu gosto.
Tenho certeza que para quem gosta de contos, esse é um ótimo livro

Ana Terra 08/12/2020

Ótimo!
Eu amo livro de contos porque são histórias sem ligações então quando você termina sabe que era somente aquilo, uma história curta e redondinha :) Esse livro é muito bom, principalmente o ensaio de Guy de Maupassant ?Adeus, mistérios?.

IvaldoRocha 29/09/2020

Uma seleção primorosa de contos e autores.
Não conhecia a editora Carambaia e me foi uma grata surpresa. Como apreciador de contos, comprei dois livros de contos, um em edição limitada e este da coleção Acervo, com preço mais acessível, mas que não deixa a desejar e este foi o que mais gostei.
Tentei fazer uma seleção de alguns contos que mais me chamaram a atenção mas isso foi difícil, pois acabei listando quase a totalidade dos contos. Vou citar apenas um que me surpreendeu, no meio de tanto terror e assombramento, pelo inusitado do tema e seu desfecho, “A Plenitude da Vida” de Edith Wharton, escritora que até então desconhecia, foi a primeira mulher a receber o prêmio Pulitzer de 1921 com “A Época da Inocência”, se isto não bastasse também foi a primeira mulher a receber um doutoramento “honoris causa” pela universidade de Yale.
O livro originou o filme dirigido por Martin Scorcese em 1993, recebeu o globo de ouro, além de indicações para o Oscar.
Um certo sabor de ranso ficou com o ensaio de Guy de Maupassant “Adeus, mistérios” e até entendo a ideia dos organizadores, mas considero Guy de Maupassant talvez o melhor contista que já li e tinha que ter um conto dele nesta seleção, seria a cereja do bolo.
Mas pode acreditar se você é apreciador de contos, ira se deliciar com este livro.
P.S. - Não resisti e apenas para citar alguns, “O Cachorro” de Turguêniev, “O Sopro” de Pirandelo, “Janet a Troncha” Robert Louis Stevenson, “O Diabo e Tom Walker” de Washington Irving e “A Paz” de Leonid Andrêiev.

Bookster Pedro Pacifico 26/02/2020

Contos de assombro – Nota 10/10
Eu confesso que não sou um leitor tão aficionado pelo gênero do terror e da literatura fantástica. Não é que não gosto, mas não costuma ser a minha primeira escolha... Quando vi a proposta da @carambaia com a publicação do “Contos de assombro”, fiquei muito animado para ler! O que mais me interessou foi a ideia de trazer contos não só de autores conhecidos pelo gênero, como Edgar Allan Poe, mas também de autores clássicos cuja produção literária está ligada a outras temáticas: Virgina Woolf, Turguêniev, Pirandello, entre outros.

Além disso, diferente do que o título pode dar a entender, os contos não versam somente sobre histórias de terror e suspense típicas, mas foram escolhidos com base em um conceito mais amplo de assombro. São obras que envolvem a reação do ser humano frente a situações sobrenaturais ou de uma realidade conturbada. O período em que os contos foram escritos também serviu como parâmetro para a edição, já que todos os trabalhos foram publicados entre o início do século XIX e primeiras décadas do século XX. Todo o processo de escolha dos 18 contos (e 1 ensaio) está descrito no posfácio de Alcebíades Diniz, especialista em teoria e história literária.

Ah, importante falar que resenhar uma coletânea não é fácil, já que é comum que o leitor se identifique mais com alguns textos. Por isso, busco sempre dar uma nota com base em critérios mais amplos, considerando a escolha dos contos, a temática, a edição e também uma opinião geral sobre a minha experiencia com as histórias. Nessa obra, consigo mencionar três contos que chamaram mais minha atenção: “O sopro”, Luigi Pirandello; “Janet, a troncha”, Robert Louis Stevenson; e “Pavor”, João do Rio.

Por fim, não dá para deixar de mencionar a qualidade das edições da @carambaia . Os preços são mais salgados sim, mas não são apenas edições “de luxo”. Há uma preocupação com a qualidade das traduções e com a inclusão textos de apoio para enriquecer ainda mais a leitura!

“Mas, se admitíssemos a possibilidade do sobrenatural, a possibilidade de sua interferência na vida real, caberia, então, perguntar que papel desempenharia, depois disso, o bom senso (...).”

site: https://www.instagram.com/book.ster

Pandora 02/01/2020

assombro
substantivo masculino
1.1.
grande espanto ou admiração. “o a. tomou conta dos que presenciaram o ataque aéreo”
1.2.
pessoa ou coisa que infunde ou causa terror. “a gripe espanhola foi o a. da época”
1.3.
algo ou alguém que causa admiração; maravilha: “a inteligência do professor é um a.”

Há mais de uma definição para a palavra assombro. Mas quando eu comprei este livro só pensei no sentido de medo, terror. Acho que é o que a maioria pensaria. Mas não é bem isso.

Aqui há a figura do Diabo, mas também o Espírito da Vida, animais falantes, uma freira, um acadêmico e várias pessoas comuns. De autoria russa, alemã, italiana, escocesa, britânica, francesa, americana, uruguaia, brasileira, argentina, espanhola. Todos textos muito bons, ainda que, naturalmente, uns agradem mais do que outros.

O assombro pode ser um sonho, um aviso, uma proposta, um desafio, uma penitência. O assombro pode ser a realidade crua totalmente inimaginada. O assombro pode ser... um sopro!

Gostei de todos os contos em maior ou menor grau, mas estes são meus preferidos:

O cachorro, de Ivan Turguêniev (ah, os russos!)
Janet, a troncha, de Robert Louis Stevenson;
O álbum do cônego Alberico, de M. R. James;
Uma jaula de animais ferozes, de Émile Zola, uma importante crítica ao ?racional? ser humano);
O Diabo e Tom Walker, de Washington Irving;
A Paz, de Leonid Andrêiev (desculpem, mas o diabo é sempre um ótimo personagem! Um de meus contos preferidos dos preferidos);
O juramento, de Humberto de Campos, que quem diria! seria capaz de tanta maldade;
O soldado Jacob, de Medeiros e Albuquerque (que não só escreveu a letra do Hino de Proclamação da República, mas também uma história muito angustiante!);

e menção honrosa a A mulher no espelho - uma reflexão, de Virginia Woolf, que é um assombro de sutilezas e detalhes que nos envolvem até o final inesperado.

Há mais de uma definição para a palavra assombro e esta coletânea amplia várias delas.

Uma ótima leitura neste início de ano!

P.S.: Adorei o projeto gráfico (Carambaia arrasando, pra variar) da capa dura roxa com inscrições em ouro velho e uns símbolos inventados que dão uma cara mística ao projeto.
Erudito Principiante 01/02/2020minha estante
Que resenha maravilhosa! Me deu mais vontade de ler essa obra. Parabéns!

Pandora 01/02/2020minha estante
Jadier, obrigada! :)
Leia sim, é uma ótima coletânea.

Erudito Principiante 01/02/2020minha estante
Já comecei! Estou no quarto conto.

Maí­ra 12/10/2018

Contos de Assombro
É uma coletânea em que serão abordados as mais diferentes interpretações do que é o “Assombro”, caminhando por tratados com o Diabo, cachorros que parecem possuídos, diálogos no pós-morte e até mesmo abismos reflexivos a partir de encontros com espelhos. Cada um desses autores tem uma produção bastante distinta, alguns conhecidos por escrever histórias sobrenturais, como Edgar Allan Poe, enquanto outros costumam escrever uma prosa mais realista, normalmente, como é o caso de Virginia Woolf e João do Rio.

Justamente por ser a união de escritores e temas tão diversos, cada texto tem suas particularidade e suas interpretações sobre o universo do sobrenatural, de modo que dificilmente o leitor será igualmente conquistado por todos eles; cada um terá, inevitavelmente, seus favoritos. Mesmo assim, são todos textos excelentes, durante os quais somos levados a repensar nosso conceito de real e somos constantemente surpreendidos pelas formas como cada autor interpreta o tema. E, talvez, seja exatamente essa grande diversidade que faça com que seja um livro tão poderoso, enquanto conjunto.

Achei especialmente interessante que a seleção tenha incluído também autores brasileiros, mostrando que dialogamos com o mesmo grau de importância e qualidade literária com os autores estrangeiros aqui presentes. A coletânea une, na verdade, diversos países, de modo que temos um panorama poderoso da produção literária deste período, ao mesmo tempo em que vemos contos de estilos e interpretações bem diversos, mesmo sendo de autores de mesma origem.

É claro que alguns contos são bastante datados, principalmente no que tange a ligação racista entre o Diabo (e aspectos demoníacos em geral) com o homem negro, assim como o machismo e desconsideração geral pela mulher. Mas são aspectos que não chegam a ser representativos do que traz cada um desses contos, e são menos representativos ainda quando consideramos a coletânea como um todo.

Três contos mereceram, para mim, especial destaque: (1) Pavor, do brasileiro João do Rio; (2) Uma Jaula de Animais Ferozes, do autor francês Émile Zola e (3) O Cachorro, do escritor russo Ivan Turguêniev.

O conto “Pavor” é um dos mais perturbadores da coletânea, pois João do Rio consegue, de fato, nos transmitir a sensação de pavor que toma um personagem que, no escuro, começa a ouvir sons suspeitos e luta contra o medo de descobrir que o que o aguarda possa ser ainda pior do que ele já está imaginando. Mesmo que, mais de 100 anos depois, seja um pouco mais fácil iluminar um ambiente, quem nunca olhou para um corredor escuro e se pegou imaginando o que as trevas escondem?

Já em “Uma Jaula de Animais Ferozes” Zola nos conduz por uma caminho bem diferente. Pois o assombro que está em jogo aqui não é propriamente o dos filmes de terror, mas o da realidade humana. Contada pela perspectiva de animais que tem a oportunidade de escapar do Zoológico e conhecer como os humanos vivem fora dali, vemos a sociedade francesa do século XIX por outros olhos e somos confrontados com o horror que nossas ações supostamente civilizadas provocariam no reino animal e levados a refletir sobre onde está a verdadeira fera, afinal.

“Para o meio de que feras você me trouxe? — perguntou. — Matam sem ter fome… Pelo amor de Deus, vamos nos afastar logo dessa multidão.”

Dos três, o conto “O Cachorro” está, sem dúvida, mais próximo das histórias de terror com as quais estamos acostumados. A narrativa começa com um grupo contando histórias de episódios próximos do sobrenatural pelos quais passaram, mas rapidamente é monopolizada por um convidado em especial, que possui uma história bem particular, envolvendo um cão, um aviso e um episódio surpreendente. O leitor certamente lembrará de histórias como Cujo lendo esse conto.

Outro coisa importante a ser lembrada é que o ensaio e, principalmente, o posfácio são essenciais para compreendermos a fundo o ponto da coletânea, pois demonstram o quão diverso pode ser esse mundo do assombro e defendem muito bem a qualidade da literatura de assombro, frente àqueles que gostam de desprezá-la. Não é a toa que a coletânea mistura autores reconhecidos pelo trabalho nessa área com nomes mais conhecidos por sua dita Alta Literatura, nomenclatura esta que já é em si bem problemática.

Em uma tiragem limitada a 1.000 exemplares, todos numerados à mão, esta edição é bem especial. Não só representa um excelente trabalho de seleção e tradução, como a capa dura, a escrita em roxo (no mesmo tom da capa) e cada pequeno detalhe são trabalhados para que a experiência do leitor seja única. É um livro imperdível para quem valoriza um bom trabalho de edição e projeto gráfico.

E, mesmo aqueles que não são necessariamente apegados a edições especiais, irão encontrar aqui excelentes contos, capazes de mudar de fato nossa perspectiva sobre o que pertence ou não ao terreno do terror, especificamente, e do fantástico, falando mais amplamente. Para quem gosta de narrativas curtas e variadas, é um prato cheio.

site: http://resenhandosonhos.com/contos-de-assombro-alcebiades-diniz-selecao/

cy_livros.filmes.etc 08/10/2018

Contos de Assombro
Contos de Assombro, uma bela edição de capa dura, com tiragem de 1000 cópias (eu tenho a 215) da Carambaia, uma editora que tem trazido ao público livros muito bons, na forma e no conteúdo.

O livro traz dezoito narrativas e um ensaio escritos entre o começo do século XIX e as primeiras décadas do século XX. De início, o que chama a atenção é que dentre os autores destes contos estão grandes expoentes da literatura fantástica, de terror, sobrenatural, como Edgar Allan Poe, E.T.A. Hoffman, Robert Louis Stevenson, mas também escritores não associados a este gênero como Ivan Turguêniev, Luigi Pirandello, Émile Zola, Virginia Woolf e também os brasileiros João do Rio e Medeiros e Albuquerque. Há histórias de fantasmas, pactos com o diabo, alucinações, pesadelos, enfim tudo o que desafia a razão.

No primeiro conto, ?O Cachorro?, Turguêniev narra as desventuras de um funcionário público assombrado por um cachorro que ele julga estar embaixo de sua cama.

Nos contos de E. T. A. Hoffman, Washington Irving, Charles Nodier, aparecem os famosos pactos com o diabo. O demônio também está presente em ?Janet, a Troncha?, de Robert Louis Stevenson e em ?A Paz?, de Leonid Andrêiv, quando um entediado diabo faz a um morto uma proposta interessante.

Chamo a atenção para o belo conto de Edith Wharton em que a autora mostra que o fantástico e assombroso não se limitam a apenas amedrontar o leitor. Após sua morte uma mulher conversa com o Espírito da Vida, falando das frustrações de sua vida, em especial, com seu marido. O Espírito então oferece a ela, como prêmio, uma alma gêmea. Mas será que com isso ela consegue atingir a ?Plenitude da Vida? que tanto buscou? Leia e descubra.

Outro conto que chamou minha atenção, aí sim pelo horror, foi ?O Juramento?, do brasileiro Humberto de Campos. Um homem conta numa conversa, que há 30 anos se apaixonara por uma moça mas fora rejeitado. Na ocasião, jurou que um dia o coração da jovem pertenceria a ele. O destino faz com que ele participe de um terrível banquete canibal, podendo assim cumprir seu juramento. De arrepiar.

Infelizmente, não há espaço para falar da beleza do conto de Virginia Woolf, da crítica à sociedade feita por Zola, do assustador poder da personagem de Pirandello, da pequena nota feminista no conto da espanhola Emilia Pardo Bazán, mas digo que vale a pena conhecer este livro.

Leila de Carvalho e Gonçalves 11/06/2018

19 Contos E 1 Ensaio
Publicada pela Editora Carambaia, esta coletânea reúne dezoito contos e um ensaio, selecionados a dedo por Alcebíades Diniz, Pós-Doutor em Teoria Literária pela Universidade Estadual de Campinas. Ele também é responsável pelo posfácio que, intitulado ?As Estranhezas Insuspeitas Inexpugnáveis?, explana sobre o tema que abarca todas as narrativas: o desconforto e a instabilidade da mente humana seja diante de uma realidade conturbada ou subvertida, seja diante da possibilidade sobrenatural.

Resumidamente, ?Contos de Assombro? apresenta histórias de fantasmas, alucinações, especulações sobre a natureza do mal, enfim, um série de assuntos que desafiam a comodidade da razão num recorte temporal que vai do início do século XIX até as primeiras décadas do século XX. Um período que representa o apogeu da produção literária de mistério no período pós-gótico, quando o sobrenatural deixou de ser produto das forças da natureza ou truques ficcionais, ganhando uma inquietude e desconforto que permanece ao final da leitura e afrouxa os limites do gênero.

É indiscutível a qualidade dos contos selecionados, fato que espelha o talento de seus autores. Alguns, são referência na literatura fantástica (Robert Louis Stevenson, Guy de Maupassant e E. T. A. Hoffmann); outros, não costumam frequentar o gênero (Luigi Pirandello, Émile Zola e Ivan Turguêniev); e ainda existem alguns, pouco conhecidos em nosso país mas não menos engenhosos (Washington Irving, Leopoldo Lugones e Emília Pardo Bazán).

Desta lista, duas narrativas peculiares merecem destaque:
- ?Um Sonho? (1831), Edgar Alan Poe: De temática cristã, jamais foi assumida nem mencionada pelo escritor, todavia, boa parte do meio acadêmico considera que seja de sua autoria. Já fazia tempo que queria conhecê-la e seu desfecho, de fato, é perturbador.
- ?Uma Mulher no Espelho - Uma Reflexão? (1929), de Virginia Woolf: Jamais poderia supor que encontraria um conto da escritora no livro. Uma história de estética refinada e sensibilidade ímpar que gira em torno da epifania causada pela imagem de uma mulher no espelho.

Outro aspecto bem-vindo é a inclusão de três boas narrativas de autores nacionais:
- ?Pavor?, de João do Rio, primeiro imortal da ABL a tomar posse usando o fardão.
- ?O Juramento?, de Humberto de Campos, famoso desafeto de Joao do Rio.
- ?O Soldado Jacob?, de Medeiros e Albuquerque, mais conhecido como o autor da letra do ?Hino à República?.

Por sinal, da lista, só havia lido ?Janet, a Troncha? (1881), de Stevenson, um clássico sobre a obsessão demoníaca. Todos os demais contos são inéditos e foram especialmente traduzidos para esta antologia.

Finalmente, esta edição possui a qualidade que já é peculiar as publicações da Editora Carambaia. Com tiragem de 1000 cópias (a minha é 0014) e em capa dura, ela foi impressa em papel Munken Print (80g/m2) com fonte Noe Text. O projeto visual foi realizado pelo Estúdio Campo e ?apresenta adornos em composições lineares que buscam representar a atmosfera de suspense, mistério e fantasia presente nos contos, cada qual com sua abordagem do extraordinário. Os desenhos escolhidos podem lembrar símbolos de diversas religiões ou manifestações culturais, mas não passam de combinações de formas geométricas simples, que dão margem às mais diversas e subjetivas interpretações?.

Cinco estrelas!

Notas:
- Lista de Contos e Autores: ?O Cachorro?, Ivan Turguêniev; ?Notícia de um Homem Conhecido? ou ?O Diabo em Berlim?, E. T. A. Hoffmann; ?O Sopro?, Luigi Pirandello; ?Janet, a Troncha?, Robert Louis Stevenson; ?O Álbum do Cônego Alberico?, M. R. James; ?Uma Jaula de Animais Ferozes?, Émile Zola; ?O Diabo e Tom Walker?, Washington Irving; ?O Arame Farpado?, Horacio Quiroga; ?A Paz?, Leonid Andrêiev; ?Pavor?, João do Rio; ?A Mulher no Espelho - Uma Reflexão?, Virginia Woolf; ?O Juramento?, Humberto de Campos; ?A Plenitude Da Vida?, Edith Wharton; ?O Pacto Infernal - Pequeno Romance?, Charles Nodier; ?Espelho Negro?, Leopoldo Lugones; ?O Soldado Jacob?, Medeiros de Albuquerque; ?Irmã Aparíción, Emilia Pardo Bazán; ?Um Sonho?, Edgar Allan Poe.

- Ensaio: ?Adeus Mistérios?, Guy de Maupassant.

- Lista de Tradutores: Ari Roitman, Fábio Bonillo, Ivone Benedetti, Maria Aparecida Barbosa, Maurício Santana Dias, Paula Costa Vaz de Almeida, Paulina Wacht e Tamara Sender.