Valsa Brasileira

Valsa Brasileira Laura Carvalho

Resenhas - Valsa Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

guh48 06/12/2023

Uma boa análise do cenário brasileiro 2008-16.

Senti falta, nas análises, de um enfoque maior nas causas dos problemas. Os problemas são, sim, o principal objeto de pesquisa mas as origens também são importantes.

De resto, bem legal.

filipetv 13/11/2023

"Valsa Brasileira: do Boom ao Caos Econômico", da economista Laura Carvalho, já nasceu clássico. E todo o hype que se formou em relação a esse livro se faz justo após o término da leitura, afinal através dele é possível entender os porquês da derrocada econômica brasileira que ocorreu a partir do segundo mandato de Dilma Rousseff.

Lançado em 2018, às vésperas da eleição que alçaria ao poder vocês sabem quem, essa obra analisa, com base em referências e dados riquíssimos, a economia brasileira desde o chamado Milagrinho, iniciado em 2006, no fim do primeiro mandato de Lula, até 2017, no segundo ano do governo Michel Temer.

Embora se utilize de algum economês e recorra a conceitos que talvez só iniciados apreendam em sua totalidade (e eu não me incluo nesse grupo), o texto é, em geral, bastante acessível, principalmente se o leitor acompanhou o alvoroço que se instalou no país a partir de meados da década de 2010.

No capítulo 3, que abarca o momento em que a presidente Dilma foi apeada do poder, a autora foca sua análise essencialmente na política e, se o leitor ainda tiver dúvidas se o que aconteceu foi um golpe de Estado disfarçado de processo político legítimo, elas são sanadas sem qualquer apelo.

É importante ressaltar, porém, que o livro em nenhum momento alivia a barra dos governos petistas. O texto é muito lúcido ao elogiar o que funcionou e ao criticar o que fracassou, com destaque para os mecanismos implementados no segundo governo Dilma, que a autora adjetiva de estelionato eleitoral, avaliação com a qual infelizmente tenho que concordar.

Ao avaliar os antecedentes e as consequências do golpe, a análise ganha outra dimensão, considerando também os desdobramentos nocivos à democracia que a aplicação de um neoliberalismo violento podem causar.

No entanto, a autora não se detém na crítica, ela também propõe soluções baseadas em estudos e experiências estrangeiras, mas levando em conta as características próprias da nossa sociedade. A aplicação dessas propostas, porém, esbarra na mesquinhez típica das nossas elites, que minam qualquer vislumbre de sequer aliviar nossas desigualdades.

Maria Fernanda Greiner 29/10/2022

Laura Carvalho faz uma análise muito bem fundamentada da economia brasileira entre os anos 2006 e 2017, utilizando dados confiáveis e não hesitando ao apontar as medidas benéficas e as questionáveis de cada governo.

É um livro essencial que acredito que se todo mundo lesse teríamos menos desinformação vagando pela internet no que se diz respeito aos governos desse período.

Deixo aqui meu apelo: política e economia você aprende lendo livro, não grupo no whatsapp e thread no twitter.

Claudio 28/09/2022

Análise precisa e palatável da economia brasileira
Uma análise precisa da última década da economia brasileira. Laura torna o tema palatável ao grande público, com muita clareza. Talvez as opiniões da autora fiquem evidentes demais em determinados momentos, principalmente no que tange o governo Temer.

Igor13 19/09/2022

Interessante até começarem as recomendações de políticas
O livro faz uma análise bem interessante do período do Lula e da Dilma e toda aquela 'confusão' do impeachment. Desconhecia algumas manobras do legislativo para se aproveitar da situação temerária do orçamento no meados de 2017 para empurrar mais emendas que pioraramm ainda mais a situação, colocando 'na conta' da Dilma. Enfim, é como as coisas são.

Legal. Aí vem as recomendações de políticas que deveriam ter sido feitas e que poderiam ter gerado melhores resultados e tal. Meu problema com essas 'políticas' teóricas é que teriam que ser analizadas no contexto da população brasileira. O que tem a população brasileira? Sejamos sinceros.... Não queremos 'nada com nada'. O mercado internacional está cada vez mais exigente porque as tecnologias estão mais sofisticadas. Usamos celulares de última geração, postamos fotos com efeitos automáticos e até alguns ficam milhionários com Instagram e Tik Tok e tal... isso quer dizer que o Brasil possui muita gente que saiba realmente mexer, criar, tecnologias? Não. Mas a criatividade? Sim, pode ser pra usar algo já pronto. Agora, vai inventar esses softwares e apps no mercado mundial em líguas diferentes, contextos diversos e com competição. Não, não sabemos fazer isso numa escala suficiente.

Aliás, a maioria da nossa população não sabe nem o básico, o mínimo de português e matemática pra entender o que lida hoje, quanto mais num futuro próximo de mudança incrível e acelerada de tecnologia. Pode até ficar chateado lendo o que escrevo, mas é verdade, basta estudar os relatórios do setor e dados comparativos nossos com o resto do mundo. E olha que não estou falando só da população mais humilde não. Estou falando da nossa 'elite', do que temos de mais preparado. Sinto muito, mas essa também está longe dos níveis dos países da OCDE ou Asiáticos. Escrevo isso preocupado porque tenho um filho de 5 anos. E o que fazer? Esperar o 'governo' acertar as coisas? Melhora das universidades federais? Políticas mais certeiras de burocratas? Acho que não.

Não há política pública que irá mudar isso de uma hora para outra. De novo, sinto muito. Minha recomendação de políticas: rezar para que o agronegócio continue lucrativo (o que parece que continuará) e que não se abra demais nosso mercado. Sim, 'fronteiras altas', burocracia de importação dura, para que possamos manter uma reserva de mercado para nossa mão de obra pouco quaificada (e bem acomodada). No geral seria isso... e rezar um pouquinho mais.

Vini 12/05/2022

Necessário a qualquer economista
Quem quer entender o Brasil ou estudar economia deve ler o Valsa Brasileira para compreender o que se passou nos governos Lula, Dilma e Temer

Marconi Moura 09/01/2022

9,0
A autora é economista e professora da USP. Tem um pensamento econômico e uma postura política identificados com a esquerda. Faz uma avaliação da economia no período entre o primeiro governo de Lula e o segundo de Dilma. Avalia de maneira bastante critica, tentando identificar causas, consequências, e fatores relacionados aos sucessos e as falhas das estratégias adotadas. O texto é curto e muito acessível, sem linguagem técnica. Muito bom.

Ayrtonmcn 29/12/2021

Compasso Ternário
Ótimo livro para entender e assimilar os movimentos da economia brasileira durante os governos Lula, Dilma e Temer - com alguns respingos no governo FHC.

O ponto que destaco na leitura são os 3 pilares apresentados pela autora e que propiciaram um crescimento durante o governo Lula, principalmente no segundo mandato: distribuição de renda, maior acesso ao crédito (tenho meus poréns) e investimento público em infraestrutura física e social, e como eles foram sendo abandonados durante os governos Dilma atendendo a demandas empresariais e que culminaram em Temer.

Laura Carvalho nos apresenta um livro bem embasado, com uma escrita leve e linguagem acessível para todos que iniciam no tema.

“... a política de desenvolvimento produtivo, assim como todos os demais elementos da política econômica, não deve ser moldada pelo interesse de grupos econômicos específicos, e sim por uma análise dos benefícios gerados para o conjunto da sociedade.”

#desafioleiamais

Karla Borba 27/12/2021

Antídoto contra economistas de whatsapp
Valsa Brasileira é um livro de linguagem simples, direta e sem artifícios linguísticos que se proponham a ter mais destaque do que o tema em si, mas é acima de tudo um livro de Economia. Então caso não se tenha algum conhecimento prévio relacionado à área pode ser que em alguns pontos seja necessário parar consultar o Google ou a Wikipédia. Nada que impeça de seguir e compreender o panorama econômico do Brasil que Laura Carvalho nos brinda. Ele é sim um antídoto na medida em que explica o que de fato tem sido a economia brasileira desde o finalzinho da era FHC até o governo Dilma. E embora não seja um manual de economia explica, entre críticas e elogios, as medidas implementadas no período e as suas consequências. Então para aqueles que querem compreender o que foram essas duas décadas em termos econômicos sem explicações enviesadas sobre as medidas adotadas pelo PT partindo de um ponto de crítica sem fundamento é um bom início para pensar economia e então escalar para outros autores tão sérios e criteriosos quanto à Laura e assim ter o mínimo de fundamento para debater e não somente se basear nas fake news propagadas por mensagens curtas e rasas.

Dude 03/08/2021

Dança Brazuca
Livrar traz os ciclos econômicos do Brasil nesse século de forma clara e com linguagem acessível. Dividido em três momentos: Milagrinho; Agenda FIESP e panaceia fiscal.

Gabriel 29/06/2021

A falácia da retomada econômica
Valsa brasileira se propõe a analisar uma história recente da política econômica brasileira. É interessante entender as características que levaram o Brasil a um crescimento econômico excepcional no Governo Lula, e uma queda abrupta que se inicia com a crise de 2008.
Com uma tendência a defender o estado de bem-estar social, a Professora Laura embasa seus conceitos com dados concretos e sem tomar lados. De forma coesa ela desmistifica a demonização de Lula, e a falácia do impeachment de Dilma, sem poupar críticas as políticas econômicas de ambos.
Laura mostra a necessidade do estado como gerador de investimentos e como agente redutor de desigualdades sociais, coisas que não vemos no Brasil.
A leitura não é trivial. O livro é compacto mas bem carregado, com muitos conceitos técnicos misturados com politicagem, nomes e porcentagens. Vale a pena ler com calma e aos poucos.
Ana Krause 29/06/2021minha estante
lindo e inteligente

Didi 26/06/2021

Valsa Brasileira
Um livro tecnico q de forma muito interessante consegui fazer uma leitura do período em análise, ressaltando a falta de vontade e capacidade grandes empresas para investir e desenvolver o país.
Inclui análise sociais relevantes onde características do estado opressor, encarcerador e concentrador de renda são destacados.

CAsar.Freitas 22/06/2021

Mais um livro incrível da Laura Carvalho
O livro traz algumas questões sob as políticas econômicas realizadas durante o começo dos anos 2000 até meados de 2017 (governo Temer) dentro de seu determinada contexto histórico e político.

1 | 2 | 3 | 4