Valsa Brasileira

Valsa Brasileira Laura Carvalho

Resenhas - Valsa Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

Andre.28 17/04/2020

Os Bastidores da Política Econômica Brasileira (Resenha Osmose Literária)
Como a resenha ficou grande decidi colocar ela no meu blog (link abaixo)

Thiago Amorim 16/06/2020

Essencial
Livro mais que importante para entendermos o cenário econômico atual. Super indico a todos.

fev 13/01/2021

Valsa Brasileira é um livro que traz uma análise consciente e precisa das medidas econômicas que foram tomadas nos últimos governos pelos dois últimos presidentes eleitos pela população e pelo ilegítimo Michel Temer. Laura Carvalho mostra os acertos e erros de cada presidente.

Com argumentos sólidos, números e análises importantes acompanhamos o que fez o Brasil crescer e o que fez ele chegar no fundo do poço da recessão. Fica claro os erros da presidenta Dilma ao sucumbir as escolhas dos empresários e a pá de cal que Temer joga ao não fazer escolhas diferentes. Além de deixar claro que fatores internacionais ajudaram ou agravaram a situação do país. No final, a autora tenta nos mostrar medidas que podem ser tomadas pelos futuros governantes para que haja recuperação da economia brasileira. Spoiler: não vai ser fácil e vai demorar bastante.

Apesar de ser escrito em uma linguagem simples para que a maioria da população tenha acesso Valsa Brasileira possui muitos termos da Economia, portanto, quem não conhece o básico do assunto pode ficar perdido. Mas é uma leitura essencial. Recomendadíssimo para quem quer entender o buraco em que estamos e o que é necessário para sair dele.

Edson Camara 21/05/2018

Abra sua cabeça, esqueça sua ideologia e leia o livro da Laura para entender a economia brasileira atual e o que vem pela frente.
Não conhecia a economista Laura Carvalho até vê-la no programa Diálogos da Globo News, neste mesmo programa tomei conhecimento do lançamento do seu livro de estreia Valsa Brasileira, comprei em e-book na mesma hora e comecei a ler. Não me arrependo.
Sempre acompanhei a economia brasileira, desde que em entendo por gente adulta preocupada com dinheiro. Sempre entendi o que se passa, ou por compreensão dos acontecimentos noticiados ou por intuição.
O livro da Laura é o confirmador de tudo o que aconteceu nos últimos quase 20 anos na economia brasileira, por que saímos do boom e da bola da vez para o desastre que acontece atualmente.
A Laura descreve em português claro e compreensivo cada passo, cada decisão tomada pelos últimos governos brasileiros, principalmente os períodos Lula e Dilma e explica literalmente porque estamos mal e infelizmente porque continuaremos mal por muito tempo.
O livro trata, sem paixão ideologica, cada erro cometido e acertos também.

Separei o o trecho abaixo para dar uma mostra da profundidade e da qualidade do trabalho da economista Laura Carvalho:

"No Brasil, retrocessos negociados entre quatro paredes e escondidos sob o véu da técnica ainda são o caminho escolhido por grande parte dos analistas e da classe política que governa. A leitura parece ser a de que se aproveitar da aflição das pessoas com a gravidade da crise para enfiar-lhes medidas antidemocráticas goela abaixo não terá consequências mais dramáticas no futuro. Em um país com fissuras sociais tão profundas e que nunca deixou de apresentar altos índices de violência, imaginar que a perda de direitos e uma piora no padrão de vida passarão despercebidas é multiplicar por mil o wishful thinking que se abateu sobre a elite intelectual norte-americana e inglesa."
cleriston 17/08/2018minha estante
sabe me dizer se a leitura é pesada para quem não é da área de economia?

Paulo 01/09/2018minha estante
Cresiton, já ouvi dizer que a leitura não é pesada, na realidade o livro foi pensado para ser acessível pelo grande público leitor.

Bretas.Arthur 14/05/2020

Necessário
Laura Carvalho faz uma análise completa das políticas econômicas e debates que atravessaram o Brasil nós últimos 20 anos (até 2018). Com uma linguagem acessível explica as principais causas dos indicadores econômicos e fenômenos sociais que temos observado no período com um perfil progressista, destoando dos discursos geralmente destacados pela mídia e editorial brasileiros.

Dude 03/08/2021

Dança Brazuca
Livrar traz os ciclos econômicos do Brasil nesse século de forma clara e com linguagem acessível. Dividido em três momentos: Milagrinho; Agenda FIESP e panaceia fiscal.

Paulo 21/05/2021

Para entender a economia do Brasil
Livro fundamental e em linguagem acessível que permite compreender, primeiramente, como que se deram as políticas econômicas neste século, ajudando a compreender a crise que desembocou no golpe de 2016 que acabou aprofundando as desigualdades sociais.
Ajuda a compreender todo o cenário que permitiu que - ainda que não tenha chegado lá cronologicamente - chegássemos ao horror se eleger um Bolsonaro.
Os dois últimos capítulos apontam soluções que, efetivamente, se mostram cada vez mais necessárias, passando pela urgência de romper com políticas neoliberais.

afarialima 04/02/2021

Olhar para o passado e construir um futuro
Um dos melhores livros que já li que faz uma análise econômica do Brasil (2003-2017) em uma linguagem didática.
Além de análise completa e clara da ascensão e queda do desenvolvimento econômico na história recente do Brasil, a Laura Carvalho reflete sobre elementos e saídas para que desenvolvimento econômico brasileiro seja inclusivo e democrático.
Além de auxiliar na compreensão do Brasil, chama à ação também!
"Analistas e políticos da centro-esquerda parecem obstinados em tentar convencer as pessoas do que elas deveriam querer, em vez de viabilizar suas demandas."

Jéssica 26/06/2020

É uma leitura necessária para entender o momento caótico, economicamente falando, que vivemos, pois aborda de forma bem ampla as nuances da economia brasileira em suas variadas fases.

Maria Fernanda Greiner 29/10/2022

Laura Carvalho faz uma análise muito bem fundamentada da economia brasileira entre os anos 2006 e 2017, utilizando dados confiáveis e não hesitando ao apontar as medidas benéficas e as questionáveis de cada governo.

É um livro essencial que acredito que se todo mundo lesse teríamos menos desinformação vagando pela internet no que se diz respeito aos governos desse período.

Deixo aqui meu apelo: política e economia você aprende lendo livro, não grupo no whatsapp e thread no twitter.

Matheus Oliveira 15/06/2020

Análise da segunda maior crise econômica da nossa história
O livro de Laura Carvalho é brilhante por três motivos principais: a capacidade pedagógica de tornar palpável conceitos econômicos (e até jurídicos) complexos; uma análise histórico-econômica consistente com os pressupostos teóricos (segue uma metodologia clara, não se trata de uma malabarismo revisionista enviesado) e uma proposta de alternativa consciente do manejo político e do timing econômico necessário para pautar tais políticas.

Allana 31/12/2020

Valsa Brasileira fala sobre o boom econômico brasileiro no início dos anos 2000. Expõe uma observação clara sobre a economia nacional e internacional, além de erros cometidos que nos fizeram chegar a crise econômica de 2014.

brunoluciano 31/03/2021

Análise acessível
Laura faz uma análise embasada e bastante acessível dos governos petistas e Temer. Enumera os erros e acertos de cada governo, mas não de forma isolada. Sempre mostra o pano de fundo em que os acontecimentos se deram, quando necessário, retroagindo a períodos pré-PT.
A sua posição é marcada de forma honesta, sem proselitismo. E para além de erros e acertos, Laura aponta alguns caminhos - factíveis - a seguir.

Romulo.Gomes 28/03/2020

Laura Carvalho estreia seu primeiro livro com um passo muito bem dado. A obra é um grande compilado do grande turbilhão que foi e está cedo o cenário econômico brasileiro neste século XXI, apresentando caminhos e solução numa perspectiva de economia inclusiva - tudo isso apresentado numa linguagem clara e acessível a todos.

De Lula a Temer, passando pelo interlúdio de Dilma, a professora mostra que a economia até entrou no século muito bem, por meio de acertadas políticas de expansão de investimento, mas perdeu o o eixo no final da década de 10 com a instabilidade política e as más leituras do que seria necessário fazer para enfrentar a recessão - através da desestruturante "Agenda Fiesp" e posteriormente com a contração dos investimentos públicos, o que Laura intitula de "panaceia fiscal".

A professora mostra que, no período de Lula, o boom das commodities até ajudaram a propulsionar o cenário econômico, mas atribui aos cirúrgicos investimentos públicos em pedras fundamentais - como os programas de assistência social, obras públicas e estruturação da educação, a receita que fez o país se desenvolver e navegar por um cenário econômico estável e próspero. Esse primeiro período foi denominado pela autora de 'Milagrinho brasileiro'. Aí, o passo à frente.

Aponta ainda que, em seguida, um passo lado foi dado. Se os efeitos da crise mundial de 2008 ainda não haviam atingido o governo Lula, impactaram de forma ríspida o Governo Dilma Roussef. Pressões políticas para lá e para cá, oriundas das elites financeiras do país, forçaram a presidenta mudar o rumo: em vez de investimentos públicos, era hora de deixar o mercado tomar à proa da economia. E assim fez: pressionada, implantou a chamada Agenda Fiesp - mais uma denominação emplacada por Laura -, aplicando enormes desonerações fiscais às empresas. O resultado foi devastador, levando ao país a uma das maiores crises de sua história - não bastasse isso, as manifestações de junho de 2013 colocaram ainda mais sal no agrião da combalida democracia brasileira.

Na leitura da professora, o resultado disso só podia ser um para passo atrás. Sucedeu-se a reeleição de Dilma num cenário total de polarização política, que logo em seguida ocasionou mais instabilidade política e findou no impeachment de Roussef. Temer ascendeu ao poder e logo trouxe sua ponte para o futuro. Laura faz incontáveis apontamentos de como a dita panaceia fiscal agravou ainda mais a economia brasileira em seu momento de recessão.

Por fim, Laura traça um panorama do que seria uma agenda viável para o Brasil pensar em um crescimento sustentável e eliminador de desigualdades, debulhando soluções a partir da teoria heterodoxa econômica - como a necessária reforma tributária progressiva - e destacando características do Estado brasileiro que devem ser eliminadas caso esse país queira pensar em si como uma democracia efetiva - eliminando a ultrajante concentração de renda, por exemplo.
O que fica mais evidente nas lições da professora é que os interesses mesquinhos da elite brasileira distorcem às reais demandas estruturais do país, e que a solução para tanto é investir cada vez mais numa literatura econômica que se almeje efetiva e contribua para a transformação desta nação numa democracia verdadeiramente representativa das necessidades da grande parcela populacional mais vulnerável. Nessa Valsa de Laura vamos todos, porque de certo ela não pretende excluir nenhuma parte da sociedade.

Nota 9/10.

Mauricio 29/07/2018

Macroeconomia não é igual economia doméstica
Achei genial esse primeiro livro da jovem economista e professora da USP Laura Carvalho. O livro todo é uma espécie de crônica dos fatos e decisões econômicas, desde o primeiro governo Lula até os dias atuais. Explica bem as causas do que ela chama de “milagrinho brasileiro” dos anos 2006 a 2010, onde todos cresceram do topo à base da pirâmide. Posteriormente explica o desgaste do modelo Lula, passa pela crise pós 2011, pelos anos Dilma, e suas desastradas medidas de combate, ao que chama de agenda Fiesp. O impeachment com a entrada do ilegítimo governo Temer, seguido do agravamento da crise com a sua “ponte para o futuro”, onde o futuro mais parece um abismo. Explica a falácia da nossa elevada carga tributária e excesso de intervenção na economia, amplamente propagada pelo senso comum. Por fim faz algumas contribuições para melhorias para os próximos governos e uma defesa do papel do Estado como provedor e indutor do crescimento, assim como foi e o é em diversos países pelo mundo afora. O livro todo é enriquecido com citações de diversos outros economistas e artigos publicados em jornais e revistas influentes à época dos acontecimentos que torna o material muito rico e interessante.
Logicamente que depois de ocorridos os acertos e erros da condução da economia ficam mais fáceis de serem criticados, porém o livro não deixa de ser uma verdadeira aula de macroeconomia.
cleriston 17/08/2018minha estante
sabe me dizer se a leitura é pesada para quem não é da área de economia?

Mauricio 29/10/2018minha estante
Cleriston, a leitura não é pesada não. Tem algumas tabelas, mas tudo bem explicado.
Pra quem já tem o hábito de ler, o entendimento não é difícil, pois a economia é uma ciência social e humana.

1 | 2 | 3 | 4