A Curvatura da Banana

A Curvatura da Banana Marcos Costa

Resenhas - A Curvatura da Banana

Alysson 30/12/2020

O livro faz um retrospecto geral do surgimento do país e de que forma a corrupção está intrínsecamente ligado a história do mesmo. Em alguns momentos o autor flerta com a operação Lava Jato dizendo que ela foi um marco (por vezes quase endeusando), mas não cita os problemas da investigação.

Gostei do livro pois da metade para o final eu sempre ficava questionando o autor e pontuando coisas que discordo. As vezes é uma leitura bem cansativa e se você não tiver lido outros livros na área, fica tentando a crer que o país é horrível já que o autor é bem negativista.

Dri 28/09/2020

Resumo da História política do Brasil.
O livro "A curvatura da banana" é escrito por Marcos Costa formado em História e professor universitário. Nessa dobra ele aborda a problemática do Brasil desde o seu descobrimento com o desembarque de Portugal, passa por vários fatos históricos importantes, até chegar aos nossos dias nas ações da Lava Jato. Mostra como a corrupção não é um fato isolado, mas algo que permanece entranhado na nossa cultura desde o povoamento do Brasil. Quem continua pagando o preço pelas mazelas políticas ainda é a sociedade mais desfavorecida. É uma leitura bacana, que pontua os principais fatos sem ser cansativa, muito pelo contrário da vontade de continuar lendo e obtendo mais conhecimento sobre o assunto. Eu super indico!

ToniBooks 03/07/2021

O Voo de Galinha ?
Marcos Costa, mestre em história social, trás a lume uma análise cronológica das instituições políticas do Brasil. Com uma linguagem de fácil acesso, nos convida a um passeio pelos bastidores do estamento nacional, permitindo que entendamos por que o Estado brasileiro patina, quando, em várias oportunidades, poderia está entre os países mais desenvolvidos do mundo. Em sua análise, o autor destaca a injustiça fiscal, o patrimonialismo e a corrupção endêmica como fatores persistentes para sermos como somos. Por isso o título peculiar, pois a curvatura da banana representa a distorção provocada por sucessivos governos que relacionaram-se - e ainda relacionam-se - com a classe empresarial, deixando claro que a confusão entre público e privado ainda vigora.

Miguel.Lopes 08/11/2020

Quem Planta Bananeiras, Nada Colherá Senão Bananas.
O livro ?A Curvatura da Banana?, escrito pelo mestre e doutor Marcos Costa, narra à história Brasileira desde o período colonial a meados do ano de 2017. Ao organizar fatos históricos, dados e pesquisas, cria o alicerce de suas argumentações pautado no amplo conhecimento de área.
Críticas ao estamento, a corrupção, o tratamento da metrópole à colônia (relação de monopólio), ao exagero do orçamento da união destino à dívida pública com seus altos juros e as velhas manias brasileiras como a persona ?aventureira? são algumas críticas encontradas no livro.
Em suma, foi um livro bastante fluido, gostoso de ler, que particularmente me surpreendeu e agregou bastante com diversas problemáticas muito interessantes propostas pelo autor. Recomendo!
Rafael.Luiz 08/11/2020minha estante
Boa reflexão neste título da resenha! ??

rebeca 08/11/2020minha estante
arrasou

Alvaro 31/08/2020

Analisando o nosso passado quanto país e as tomadas de decisões que nos fizeram chegar onde estamos hoje.
Muito necessário a todos que leiam e entendam um pouco daquilo o 'karma' que levamos.

Steh 01/11/2020

Análise crítica do autor sobre fatos históricos da evolução do cenário político no Brasil. De maneira imparcial reflete-se sobre o posicionamento do povo brasileiro quanto a classe dominante e a hipótese de resistí-la. Escrita simples e fluída. Boa leitura!

LisboaPB 13/06/2023

Como não parabenizar pela visão unitária por um projeto de nação que o autor da importância? Realmente, uma nação só se desenvolverá com um projeto de nação.

Dudu 11/10/2020

O livro conta detalhadamente toda a história da corrupção no Brasil desde a sua descoberta. Apesar de ser um pouco cansativa a leitura, vale a pena ler.