Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Fran 27/10/2021

Leia!!!!!!!!!!!!
Fantasia muito boa. A escrita é muito envolvente, divertida com uma cultura muito rica.

Gostei bastante e estou ansiosa pelo segundo livro.

E por sinal, alguém sabe se sai em português?

Andrus ( @andrus05 ) 30/09/2021

Uma fantasia infanto juvenil.
Eu gostei da história e da mitologia africana como fundo. Gostei dos personagens e tal, mas.... é uma história que, claramente, tem uma certa faixa etária como foco. Achei as situações e momentos muito de livro infanto juvenil.

Cinde.Costa 16/09/2021

Tem muito potencial!
Sim, se você está pensando em "Harry Potter", a ideia é essa. Aliás, "Bruxa Akata" é apelidada de "Harry Potter nigeriano". O enredo é o mesma: crianças, mundo real e mundo místico separado por um véu, facas juju à guisa de varinhas mágicas, mestres e tem até a zona chamada "Leopardo Bate" equivalente ao Beco Diagonal.

Assim, temos uma fantasia infantojuvenil que prioriza as cosmologias e toda uma explicação de mundo que nos é estranha pela falta de contato com os igbos - população majoritária da Nigéria - e efikes. Ainda assim, a autora é bastante eficiente em suas explicações, afinal, Sunny vai aprender mais sobre si mesma e esse mundo místico das pessoas-leopardos e nós aprenderemos como ela. Além disso, essa é uma história fantástica para ajudar a romper com o preconceito com as crenças e filosofias africanas porque é uma história ficcional, mas existem muitas referências verificáveis sobre os igbos e sua forma particular de explicar o mundo, principalmente, para uma menina negra albina como a Sunny.

Leiam!

Eu tenho ressalvas quanto ao desenvolvimento narrativo e algumas decisões criativas, pois, próximo ao desfecho, o "modo de contar" a história tem furos e torna a coreografia da sequência difícil de entender, ou seja, quem fez o que, onde, quando, por quê, etc. Então, é preciso alguma paciência e atenção. Além disso, nota-se que o Chapéu Preto - à guisa de um Voldemort - não oferece elementos suficientes que o torne interessante ou que sustente suas pretenções. Não pelas motivações dele - isso a gente entende - mas é na interação com as crianças que o embate perde força e ganha um ar muito fácil de resolver. Aí, seu poder - alardeado no começo da história - não parece tão impressionante.

Fica minha RECOMENDAÇÃO 😘

Gabu 06/09/2021

Cultura africana, magia e aventura
Seria maravilhoso se o mundo conhece-se essa obra antes de Harry Potter. Uma pena.
Em Bruxa Akata descobrimos que em nosso mundo existe sim, magia, bruxos e criaturas não tão comuns.

"Meu nome é Sunny Nwazue, e confundo pessoas..."

A história central se passa na Nigéria, e a protagonista Sunny é albina, consequentemente sofre Bullying por isso, sendo chamada de forma negativa como "Akata" (animal selvagem, termo utilizado também para se referir aos americanos negros, ou negros nascidos no estrangeiro). Este livro além de nos inserir em um mundo de magia, nos faz também refletir sobre questões como racismo, preconceito, deficiência intelectual ou física. Já que, de acordo com as "pessoas leopardos" (indivíduos dotados de habilidades místicas), aceitam e valorizam pessoas com imperfeições, sendo elas uma deficiência física, psicológica, comportamental, pessoas que são zombadas. Se você está à procura de um livro de fantasia, abordando cultura africana e envolvendo adolescentes, este livro é perfeito! Imaginem quatro jovens, cada qual com sua peculiaridade, tendo que enfrentar juntos uma grande ameaça. Este livro definitivamente me conquistou!

Ouviram bem? Neste livro aprendemos que: Ser albina ou ter dislexia não é uma imperfeição, é algo único, que nos torna capaz de desenvolver nossas habilidades mais peculiares!

Nicolas 14/08/2021

Leitura rápida e fácil
A história conta com uma incrível riqueza cultural. Consegui me senti imergido nela. Bom passatempo

Tamiris 10/08/2021

Definitivamente um dos melhores presentes de aniversário que já ganhei. A mitologia de Bruxa Akata é simplesmente incrível e envolvendo, é um mundo novo que eu amei conhecer.

Lili 05/08/2021

Esperava mais...
Não chega a emocionar ou empolgar. Influência (Harry Potter) c direito a pássaro gigante, escola de 'bruxos', bullying....etc

jamili.sampaio 31/07/2021

Então...
Sabe quando você vai ler um livro já com expectativas e nhe...nada é como você imaginava ?! Bom esse foi o caso aqui, o livro não tem culpa das minhas expectativas e tudo bem...mas..

O livro apresenta um universo muito interessante de conhecer, me peguei pesquisando e sentindo vontade de conhecer certas coisas em grande parte do livro, acho que um dos pontos que mais me deixou desanimada foi sentir que esse universo foi apertado e corrido demais. Senti falta das descrições dos cenários e personagens, muitas vezes era muito subjetivo.

A batalha final foi anti climax total, sem a emoção e impacto que o decorrer do livro demonstra que será. Enfim, talvez os proximos livros da serie fechem os pontos soltos neste e deem mais emoção pra historia...quem sabe.

Rafa251219 15/07/2021

Bruxa Akata
Gostei bastante do livro é maravilhoso. Os personagens são muito bons. A história lhe prende do começo ao fim

gabi 05/07/2021

O universo de Leopardo Bate
A autora apresenta um universo simplesmente maravilhoso e fantástico, cheio de detalhes e da cultura africana, a descrição do mundo das pessoas-leopardo é maravilhosa; me apaixonei também pelos quatro personagens em que a história gira em torno.
Porém eu me senti na maior parte do livro como a protagonista, completamente perdida. Acho que muitas coisas do propio universo do livro ficaram sem explicação; além do conflito final (que estava sendo mencionado durante todo o livro) acontecer nas últimas 30 páginas e de uma forma muito rápida, sem muita explicação.
Vi que o livro ganhou uma continuação e espero que essas pontas soltas possam ser encaixadas no segundo livro.

Isis Porto 25/06/2021

É um livro que tem uma fantasia muuuuito interessante e diferente das que já li, e com diferente eu quero dizer a magia dele e não o que sempre tem nas fantasias uma jovem que se acha normal, depois descobre que faz parte de um grupo mágico e tem que aprender a dominar seus poderes e lutar contra o mal, e é isso que tem no livro. Mas a mitologia que tem no livro foi o que mais me prendeu, algo diferente. Mas o que me decepcionou foi uma coisa no final, que eu esperava algo e o que recebi não foi metade, mas pra quem quer conhecer e se aventurar por coisas novas, vale super a leitura.

Bruh 21/06/2021

Adorei....
Já tinha este livro há muito tempo, e agora que veio o interesse na leitura dele... achei fantástica a história, uma narrativa muito rápida de ler.... e sempre deixa aquele gostinho de quero mais .....

Fe Sanches @literahealing 13/06/2021

Achei o livro incrível! Fiquei muito curiosa sobre a cultura Nigeriana e me abriu os olhos para uma questão que nunca soube que é sobre os preconceitos que uma pessoa albina sofre, realmente isso é muito sério lá e pesquisando vi alguns relatos de que muitas vezes eles são assassinados para fazerem rituais com partes dos corpos deles, é simplesmente horripilante!
O livro foi totalmente diferente pra mim e isso me animou bastante, eu viajei super nas descrições e criei um mundo inteiro na minha cabeça.