Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Elias Flamel 27/04/2021

Mais que um novo Harry Potter
Sentado no chão em frente a uma lareira parei de me perguntar quando a chuva acabará. Não trata-se do céu cinzento em que poetas em início de escrita relacionam a tristeza. É um azul escuro, parecido com a cor do fundo do oceano. O vidro grosso da janela cheia de pingos não me dá detalhes, fazendo o imaginar e o fantasiar ser uma coisa só. Na minha frente uma pena se esforça para usar a pouca tinta do tinteiro e escreve em um papel amarelado com uma letra muito mais bela que a minhas palavras ditadas. Ela foi um presente dado por você.

Lembro e sei que nunca esquecerei daquele dia da loja ao lado do estabelecimento de Madame Malkin em que revirei os bolsos das calças, mesmo eles sendo furados. Não tinha dinheiro nem para uma simples pena. Se não podia comprar a minha, ajudei um desconhecido com muita dúvida comprar a dele. Longe de mim querer retribuição, mas sou obrigado a repetir as palavras ditas após um quase choro de gratidão:

"Esta pena vai entender a minha voz quase sempre rouca por causa deste frio?"

Nunca vou me acostumar com o inverno morno desse local e a brincadeira feita com os olhos marejados foi o início de uma amizade.

Ela escreve, ainda tem a ponta brilhante, e deixarei a carta na parte de baixo do beliche. Você, meu amigo, superou muitos medos, mas ainda arregala os olhos para qualquer altura superior a dois metros. Também tive as minhas conquistas, mudado estou e este novo homem precisa te falar de uma viagem sem volta.

A minha organização que é mais defeito do que qualidade obriga-me a confessar um punhado de sentimentos antes de falar da decisão. Hogwarts é mais que dois terços da minha felicidade e o último terço espero encontrar. Este colégio mostrou-me que a maior magia é concentrar-se em estudar com dedicação um assunto. Nos corredores frequentados por fantasmas e com belas pinturas que falam aprendi como a solidão só se solidifica com a raiva e cada momento de amizade a trinca. Feliz, sou feliz por você só ter ficado satisfeito com o rachar por completo.

Terminamos o último ano e depois de me despedir dos professores a decisão de qual caminho seguir foi fácil. O meu desejo foi ser professor e com mérito e muita ajuda consegui. Sobrou algo para dizer sobre a minha vida? Sou um tolo que tem uma voz fácil de ouvir e prefere contar o último segredo através da escrita. Acho mais fácil assim, é um dos defeitos que não consegui superar. Te conto que um dos motivos de vim para cá era tentar reviver as aventuras de Harry Potter.

Caso algum enxerido tenha botado as mãos nesta carta sem nenhum consentimento, já esclareço que não ousei enfrentar nenhum Basilisco e, Voldemort é um passado que causa apenas vergonha para a minha casa. Hoje o adulto pode dizer balançando a cabeça que o menino sentia inveja do garoto que sobreviveu. Era um sentimento poderoso que me fez invadir a biblioteca com um lampião e calculando os passos para não ser pego. Fiz isso tantas vezes no meu primeiro ano só para ler livros, conhecer outros bruxos como Harry Potter. No mundo dos trouxas o meu vigor foi o mesmo... com certa dúvida digo até que superou. Lia livros e mais livros para encontrar um novo Harry. Cabelos brancos cresceram, a vontade adormeceu sem deixar de existir e em um final de semana chegou aos meus ouvidos um nome. Não devia dar muita atenção a uma conversa de fim de noite entre professores com a voz embarga pelo whisky de fogo. Só que o nome “Bruxa Akata” causou em cada parte de mim, principalmente no coração, um efeito mais poderoso que qualquer poção. Tive que encontrá-la e alcancei este privilégio.

Vou poupar as palavras porque quero que você conheça cada fragmento daqueles bruxos...não posso cometer erros tão primários! Você precisa conhecer o mundo mágico dos leopardos. Conheci procurando a mesma emoção com Potter. Em vez de varinhas há facas, os feitiços tem o nome de jujus e o rapa é uma roupa perfeita capaz de combinar conforto e beleza. Nós, por mais de uma dúzia de vezes, tivemos problemas com Gringotes. Se o mundo adotasse a forma de ganhar dinheiro daquelas terras, o chittim como dizem os leopardos da África, estaríamos muito melhor. Fiz inúmeras comparações no início do meu desbravar e elas foram acabando de forma natural.

Sunny me fez ver um mundo novo. Comecei a imaginar como seria a minha máscara espiritual, fiz uma pilha de cálculos para ver quanto dinheiro era necessário para encher a minha prateleira com livros sobre jujus, quero conhecer cada um dos leopardos de quarto nível e imaginei feito um bobo um deles adotando-me. O mundo não mágico também é um manancial de satisfação. Quero experimentar a sopa de pimenta, pergunto-me se a Fanta na Nigéria tem um gosto diferente e tenho as minhas dúvidas se terei coragem para invocar um mascarado... estou misturando os assuntos! Estou empolgado! Percebeu? Voltei a ser criança, meu amigo. Vou para o mundo de Nnedi Okorafor ver o crescimento de Sunny e não buscar reviver a história de Harry Potter.

Não vou dizer que vou sentir saudade porque a vontade de voltar contando os detalhes de forma alfabética é grande a ponto de não ser contabilizada e nos manterá próximos. E já que confessei um segredo, não vou deixar que outro se forme. Sendo assim, te falo: sonho em ver você aqui dando permissão aos seus olhos para fazer uma infinidade de descobertas. Nos vemos em breve.

Atenciosamente,
Elias Flamel.
tutu 28/06/2021minha estante
muito bom, foi meu primeiro livro, e eu gostei muito, recomendo

Elias Flamel 28/06/2021minha estante
Foi o primeiro livro que você leu ou foi o primeiro livro da autora que você terminou?

vamps suco de uva 20/03/2024minha estante
livro perfeito, meu sonho é achar um no nivel desse livro, li a anos e nunca esqueci o quão bom é esse livro

Elias Flamel 20/03/2024minha estante
Como é bom encontrar alguém capaz de apreciar esta obra.
Gostou da continuação?

@lidosporwendy 03/01/2022

Harry Potter nigeriano
Muito além de ser o Harry Potter Nigeriano, a história de Sunny e seus amigos é espetacular.

Sunny uma garota americana com pais nigerianos é marcada por uma peculiaridade, ela é albina. E por isso sofre quando volta a mostrar na terra natal de seus pais.

Seus colegas de turma a odeiam por ser diferente, mas ela encontra apoio em Orlu, um colega de classe, ele a apresenta a Chichi que descobre o potencial de Sunny.

Sunny é uma pessoas-leopardo agente livre, ela herdou sua habilidade de um familiar, já que seus pais não tem poderes. E ela tem que aprender em pouco tempo, todas as habilidades e poderes que lhe foi concedido, para lutar contra um homem perigoso, que pode causar a sua morte e dos seus amigos.

Gramatura Alta 30/06/2020

O quanto você sabe de mitologia africana? Eu não sabia nada, por isso decidi dar uma chance. Ótima escolha, inclusive! Em BRUXA AKATA, Sunny é uma nigeriana albina que viveu anos nos Estados Unidos até que teve que retornar ao seu país de origem. No entanto, de volta ao continente africano, a garota é discriminada por dois motivos. Primeiro, por ser albina, uma mulher preta por dentro, branca por fora. Depois por ser uma forasteira, mesmo sendo daquele país.

Entre o escuro e o claro, a noite e a manhã, ela se descobre herdeira de um legado: uma garota-leopardo, com poderes especiais, vivendo entre as ovelhas (humanos comuns, trouxas, mortais, como você preferir). Mais do que isso, sendo uma das esperanças para um futuro perdido.

Assim como HARRY POTTER, PERCY JACKSON e vários colegas do estilo, a BRUXA AKATA, escrito por Nnedi Okorafor, é mais uma narrativa sobre a clássica jornada do herói. Logo, de pária a heroína, acompanhamos a trajetória da menina no seu caminho de autodescoberta.

Porém não se engane, mesmo com elementos em comum com todos esses livros famosinhos, a obra se destaca justamente pelo seu maior triunfo, o espaço aberto para falar e discutir sobre a cultura africana. Quantos livros atuais podemos dizer que fazem o mesmo? Por que conhecemos tão pouco sobre a África?

Em 317 páginas de uma história para lá de envolvente, conhecemos mais do universo, que tem uma mitologia própria de tirar o fôlego. Magia, monstros e uma profecias são um pequeno vislumbre disso tudo.

Isso sem falar, também, no carisma e no desenvolvimento de cada um dos principais. Ainda que sejam somente crianças, a autora conseguiu transmitir toda a carga dramática necessária para que nos apegássemos a eles e à história. É impossível terminar as páginas sem sentir saudade da própria Sunny, Chichi, Sasha e Orlu. Já estou ansiosa para ver os próximos capítulos.

Em síntese, entre a ficção, a fantasia e a aventura, BRUXA AKATA será um livro que levarei para sempre com muito carinho. Parabéns à editora pelo trabalho incrível de design e por ter aberto a chance para um tipo de literatura fora do comum.

Resenha escrita pela Ayllana para o blog.

site: http://gramaturaalta.com.br/2020/06/29/bruxa-akata/

Tangerina 07/12/2020

A autora tece uma história que nos faz embarcar num mar de folclore africano, que até então, eu não fazia ideia do quão fascinante poderia ser.
Uma narrativa que conta sobre Sunny, uma garota negra que nasceu com albinismo e tem que lidar com suas limitações, até descobrir habilidades peculiares sobre si, que a faz enxergar o mundo com outros olhos.
Uma leitura leve e fluida, mas que soube alfinetar com sutileza grandes assuntos como machismo e bullying.

bia0:0 26/09/2023

Bruxa akata que de akata não tem nada
Olá, estou de volta. Bom, estava olhando a livraria aqui da minha cidade e dei de cara com esse livro, e assim que vi a capa e tinha uma recomendação do Rick Riordan, eu sabia que o livro seria bom. E como eu estava certa.
O livro vai contar um pouco da vida de Sunny que acaba descobrindo sua ancestralidade dos leopardos e que, ainda por cima é uma agente livre. Além de ter que conciliar isso com a sua vida normal, ela e seus amigos vão ter que ajudar a impedir o assassino em série de crianças que anda pela cidade.
Repleto de maravilhas da cultura igbo, efik e várias outras, o livro se passa na Nigéria e é um ótimo livro sobre a cultura africana. Além de se divertir com a história, você aprende sobre a cultura de outro local, o que eu acho incrível!!
No decorrer do livro, não acontece tantas coisas e confesso que achei o final bem fraco, porém pretendo ler os outros dois da trilogia. Adorei os personagens, a ambientação e adorei o fato de serem crianças(13/14) e não adolescentes(16/17).
Acho que por mais que o livro seja bem introdutório, só explicando como funciona o universo dos leopardos tanto pros leitores quanto pra Sunny, isso não me atrapalhou em nada na leitura. Só conseguia pensar nele quando não o estava lendo.
Bom, é um livro que eu super recomendo!! Foge da nossa bolha de sempre lê livros de fantasias famosos ou até somente de gente branca. O livro é muito bom!! Até a próxima?

Ley 09/08/2020

Uma viagem à cultura nigeriana
Ler obras que citam culturas distantes da minha é sempre um prazer. É importante que saibamos que a cultura diz muito sobre um povo e respeitá-la diz muito sobre nós. Ler livros com essa temática nos ajuda a normalizar que pode existir várias visões sobre um determinado assunto e tudo bem.

Bruxa Akata é uma leitura baseada na mitologia africana. O livro se passa na Nigéria, e é composta por personagens negros. Temos uma representatividade étnica negra enorme, e ainda acompanhamos a cultura nigeriana inserida na história. É um dos poucos livros que tive o prazer de ler em que a maioria dos personagens era composto por personagens negros.

O livro acompanha Sunny, que é uma criança nascida nos EUA, porém seus pais são nigerianos, e agora ela mora na Nigéria. Sunny é uma garota albina, que mesmo tendo a cor pálida, carrega traços herdados de seus ancestrais, e foi criada dentro da cultura deles.

Sunny é uma criança que sofre bullying na escola, mas ela enfim conhece alguns amigos que mostram magia a ela. Segundo eles, Sunny é uma pessoa-leopardo, que tem dons mágicos. Esse é um termo que não sei se faz parte da mitologia africana, ou se é totalmente ficcional.

Sunny então passa a conhecer mais sobre si e essa misteriosa herança mágica. Toda a explicação sobre magia, descendência, entre outras coisas, ficou confusa para mim, principalmente vendo tudo ocorrer pelos olhos de Sunny. Os termos sobre esse universo também são vagos e nem todos são explicados.

Talvez seja intencional essa subjetividade em descrever a magia, sua origem e etc. Mas acabei ficando curiosa com os termos que são pouco explicados. Foi um choque cultural ler a obra. Conheci várias coisas que ainda não havia visto. O vocabulário tem várias palavras nigerianas, e acabei me perdendo ao tentar acompanhar elas dentro do contexto.

Gostei muito do companheirismo e dos personagens do livro. São crianças que carregam um ar aventureiro e sempre prontos para mais. Por vezes teve situações que não gostei de atitudes de alguns deles, contudo isso se deve a idade precoce deles, e todo o contexto do livro.

A leitura faz menções ao racismo, assim como outros tipos de preconceito. Um dos melhores pontos da obra, para mim, foi toda a ambientação mágica em cima da mitologia africana. Confesso que conhecia pouco, e a proposta do livro é boa, então tirei muito proveito disso. Infelizmente me perdi em alguns pontos, e isso acabou prejudicando um entendimento melhor sobre o livro.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/07/resenha-bruxa-akata-lirvo-1.html

Mari 23/03/2021

Olha, eu não sei...
Saí da minha zona de conforto, isso é um fato. Mais o que mais me incomodou nessa leitura foi eu não entender quase nada do que estava acontecendo. Foram dezenas de perguntas que, pra mim, não foram respondidas. A sensação pra mim é de que o livro começou e terminou do mesmo jeito, sem eu entender quase nada.

É triste, mais a minha verdade foi essa.
Master Teles 05/04/2021minha estante
Também me senti assim kkkk tinha tudo pra ser um livro ótimo e na verdade parece que a autora abriu diversos tópicos e não fechou nenhum, fora a batalha final que acabou em 5min e eu não entendi muito bem...

Evaldo7 30/05/2023

Descubra um novo mundo de Magia!
Dll23: escrito por autora americana (continente)

A história gira em torno de Sunny, uma jovem nigeriana de 12 anos que descobre que tem habilidades mágicas e se une a um grupo de bruxos para enfrentar uma ameaça terrível.

O livro é uma explosão de cores, cultura e magia. Okorafor cria um mundo rico e cativante, misturando elementos da cultura africana com uma trama cheia de reviravoltas e descobertas surpreendentes. A autora descreve com maestria os cenários vibrantes de Lagos e as paisagens místicas que os personagens exploram.

A protagonista, Sunny, é uma personagem encantadora e carismática. Acompanhar sua jornada de autodescoberta e crescimento é envolvente e inspirador. Sunny é uma jovem determinada a superar seus medos e a encontrar seu lugar no mundo da magia, enfrentando desafios e desvendando segredos ao longo do caminho.

A dinâmica entre os personagens também é um dos pontos altos do livro. O grupo de jovens bruxos formado por Sunny, Chichi, Orlu e Sasha traz uma mistura única de personalidades e habilidades, proporcionando momentos de amizade, aprendizado e trabalho em equipe. Suas interações são autênticas e trazem uma sensação de conexão genuína.

A Bruxa Akata também aborda temas relevantes, como aceitação, diversidade e o poder do conhecimento. A história incentiva os leitores a abraçarem suas peculiaridades e a encontrarem força em suas diferenças. Okorafor usa a magia como uma metáfora para as habilidades únicas que cada pessoa possui, valorizando a individualidade e a contribuição de cada um para o mundo.

A escrita de Okorafor é envolvente e fluída, cativando o leitor desde a primeira página. Ela combina descrições detalhadas com diálogos ágeis, criando um ritmo cativante que mantém o interesse ao longo do livro.

Em resumo, com sua trama envolvente, personagens cativantes e uma rica exploração da cultura nigeriana, o livro é uma leitura imperdível para os amantes de fantasia e para aqueles que buscam uma história empolgante, cheia de magia e significado.

Mariana1095 11/04/2021

Magia
Livro conta a história de 4 amigos mágicos com poderes bruxos. Um universo cheio de magia e diversão a história mistura diversos mundo e culturas tanto espirituais quanto culturais. História acontece na Nigéria com protagonista uma adolescente albina que descobre ser uma pessoa Leopardo ( bruxa) e conta com a ajuda de três amigos incríveis para combater uma entidade do mal que trará o fim do mundo. Gostei bastante e já quero a continuação

Laisy 07/04/2022

Harry Potter tá diferente
Uma aventura fantástica, cheia de tradição Africana. Eu amei, fiquei agoniada, e até com um pouquinho de medo em algumas partes.
Acho que eu já falei isso em outras resenhas, mas eu detesto capítulos longos. Mas fora isso a história é incrível.

Sara Cainã 17/01/2021

A premissa é interessante, e toda mitologia e cultura exploradas enriquecem a narrativa. No entanto, a história se desenvolve de forma muito lenta e o grande acontecimento do livro, no qual os personagens estavam se preparando, demora muito para acontecer e dura pouquíssimas páginas.

Monica Sobrinho 20/09/2020

Bruxa Akata
A história é muito infanto juvenil e para mim não funcionou. Achei uma fantasia bem simples. Só engrenou depois de uns 70%, mas ainda assim foi sofrível para mim. Foi bem difícil terminar. Tentei ler umas duas vezes e não conseguia me conectar com os personagens, mas neste fim de semana né obriguei a terminar.

Andrus ( @andrus05 ) 30/09/2021

Uma fantasia infanto juvenil.
Eu gostei da história e da mitologia africana como fundo. Gostei dos personagens e tal, mas.... é uma história que, claramente, tem uma certa faixa etária como foco. Achei as situações e momentos muito de livro infanto juvenil.