Bruxa Akata

Bruxa Akata Nnedi Okorafor

Resenhas - Bruxa Akata

Celly @livromaniacaporamor 12/04/2024

Uma fantasia muito diferente...
Eu particularmente nunca tinha lido um livro de fantasia da cultura africana, e eu amei conhecer um pouco dessas lendas e histórias super interessantes, esse primeiro livro é mais introdutório, tem bastante explicações sobre tudo, os feitiços , as pessoas leopardas etc. Gostei muito da Sunny, do Orlu, da Chichi e do Sasha e de vários mentores, a mãe da Chichi também é ótima . Mesmo que o final não tenha me impactado tanto, estou com expectativas para o segundo livro. Amei o universo e tudo nele, a única coisa que me incomodou mas que eu sei que é da cultura deles, porém me dá uma raiva mesmo assim são os "castigos" impostos e o pai da Sunny. Tem todo meu desagrado. Muita coisa ficou sem explicação no primeiro livro como o passado da avó de Sunny aguardando que no segundo livro seja explicado.

Camis... 30/03/2024

INCRÍVEL!!
Um história muito bem escrita, um universo muitoooo bem construído e interessante. Uma história envolvente e encantadora com personagens carismáticos e cativantes. Achei que não gostasse de fantasias, mas essa mudou minha opinião. Recomendo muitooo!!!!

henri17 20/03/2024

Divertido e uma leitura cativante
Gostei muito do livro e achei de leitura super levinha! li extremamente rapido porque o livro tem assuntos mto legais!! so achei negativo algumas partes que foram rapidas de mais e merecia ser mais detalhado, alem de achar meio estranho tratar pessoas albinas com essa superstição sabendo da problematica por tras mas ja que eh uma homenagem pra amiga dela tudo bem!

Thay 03/03/2024

Ainda acho que 3 ⭐ é muito... Então, 2,5⭐ como avaliação é justo.
Pra mim, essa história foi mais do mesmo. Não fiquei impressionada com nada... Acho que o que mais chamou minha atenção foram alguns aspectos da cultura afro, pois eu não conhecia.
Quanto mais eu lia, mais me incomodava com algo da escrita, a autora parecia que não sabia conectar suas frases e toda vez colocava um ponto final, vei ela tá tentando criar um suspense? Era tipo "Todos estavam mortos. Eles morreram. Na chuva." Se fosse uma vez assim perdida tava de boa, mas maioria das vezes ela escrevia assim.
No geral, é bom pra passar o tempo, mas achei uma cópia bem na cara do universo de Harry potter.

Silas Jr 24/02/2024

Leve e simples
Eu fui nessa leitura acreditando q iria encontrar algo como Sangue Dourado, mas, fui totalmente surpreendido por um enredo simples e sem grandes momentos executantes. Bem similar a Percy e Harry; acredito que faltou um pouco mais de emoção. Mas, é uma boa leitura e um universo bem interessante a ser explorado!

fenaka 14/01/2024

MUUUUUITO mais do que um harry potter nigeriano
Definir como um harry potter nigeriano chega a ser um menosprezo à potência desse livro, o tanto de riqueza cultural, críticas sociais sem metáforas ou figurações, relacionamentos tão amáveis nunca me causaram tanta empolgação, interesse e aprendizado

lendo esse livro percebi o quanto eu tava perdendo na bolha de fantasia que eu me coloquei, pode até ser um mundo de fantasia jovem mas foge das referências ocidentalizadas e representa a cultura nigeriana em meio ao mundo mágico que a autora criou tão ricamente

além da narrativa super envolvente e encantadora, os personagens e suas relações foram a coisa mais fofa!! amei a found family desse grupinho e o romancinho adolescente que começou a ser criado no final da história

as discussões sociais e críticas não são feitas de forma muito figurada ou metafórica, aqui é abordado acúmulo de riqueza, corrupção, consciência de classe, influência do Ocidente, violência policial, machismo e preconceito. Nem que seja só em uma frase ou uma página, é muito legal esses assuntos serem abordados em uma fantasia jovem, de fácil entendimento e analogias mágicas sem perder o efeito de potência.

não é daquelas fantasias que eu termino com preguiça ou desinteresse de continuar, mas vou esperar um pouquinho até pegar o resto dessa história tão rica e apaixonante ?

Rafaela 03/01/2024

Ter Harry Potter mencionado na resenha teve grande responsabilidade na minha escolha de ler esse livro, e tbm o fato de ser uma história passada na Nigéria e sobre a cultura de lá, algo que eu nunca tinha lido sobre.
Em relação a ser parecido com Harry Potter, eu acredito que Bruxa Akata não tenha nada parecido com a história do Harry, tirando que ela tbm descobre depois de mais velha que é bruxa, e isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois a história é muito original ao trazer toda a sua cultura para esse universo mágico.

Dito isso, apesar de ter achado muito interessante todo esse lance da cultura, confesso que a história não me prendeu muito. Não era um livro que eu fiquei extremamente empolgada ao ler, com exceção de algumas partes. Não sei se eu já estava entrando em uma ressaca literária ou se esse livro foi responsável por isso, mas só sei que eu já estava com 89% desse livro lido, quando entrei em uma ressaca de 5 meses kkk.

Então não sei ainda se vou ter vontade de ler a continuação, quem sabe eu não sou vencida pela minha curiosidade.

Debs @DeboraMaryn 04/12/2023

Achei este livro extremamente agradável. Sua narrativa flui com um ritmo envolvente, os personagens são cativantes, e a abordagem cultural e o sistema de magia são muito interessantes. Apreciei a leitura e estou animada para o próximo volume.

nabia.mm 30/09/2023

Valeu a pena!!
Foi uma experiência muito boa, porque foi possível conhecer uma cultura que não é tão falada assim

os livros mais populares são de escritores estadounidenses ou britânicos, ainda mais quando se falam em fantasias

Imaginar um livro de fantasia que mistura elementos da cultura africana é algo totalmente novo para mim

eu nunca tinha ouvido falar de várias coisas desse livro. Pude viajar e conhecer outros cenários

O livro trata de vários assuntos importantes, como o racismo, bullying, exclusão de pessoas albinas e relações abusivas parentais

Porém, tenho q dizer que muita coisa aconteceu meio sem pé nem cabeça
Algumas coisas aconteceram de maneira muito inesperada e sem explicação, alguns plots foram mal construídos e muitas vezes eu não sabia se era um livro mais adulto ou mais infantil

exemplo; as relações entre os personagens as vezes eram bem infantilizada, por outro lado, os cenários de destruição eram mto pesados

o final ficou meio no ar e depois eu descobri que há uma continuação

não estou com vontade de lê-la por enquanto

foi isso, bjs

bia0:0 26/09/2023

Bruxa akata que de akata não tem nada
Olá, estou de volta. Bom, estava olhando a livraria aqui da minha cidade e dei de cara com esse livro, e assim que vi a capa e tinha uma recomendação do Rick Riordan, eu sabia que o livro seria bom. E como eu estava certa.
O livro vai contar um pouco da vida de Sunny que acaba descobrindo sua ancestralidade dos leopardos e que, ainda por cima é uma agente livre. Além de ter que conciliar isso com a sua vida normal, ela e seus amigos vão ter que ajudar a impedir o assassino em série de crianças que anda pela cidade.
Repleto de maravilhas da cultura igbo, efik e várias outras, o livro se passa na Nigéria e é um ótimo livro sobre a cultura africana. Além de se divertir com a história, você aprende sobre a cultura de outro local, o que eu acho incrível!!
No decorrer do livro, não acontece tantas coisas e confesso que achei o final bem fraco, porém pretendo ler os outros dois da trilogia. Adorei os personagens, a ambientação e adorei o fato de serem crianças(13/14) e não adolescentes(16/17).
Acho que por mais que o livro seja bem introdutório, só explicando como funciona o universo dos leopardos tanto pros leitores quanto pra Sunny, isso não me atrapalhou em nada na leitura. Só conseguia pensar nele quando não o estava lendo.
Bom, é um livro que eu super recomendo!! Foge da nossa bolha de sempre lê livros de fantasias famosos ou até somente de gente branca. O livro é muito bom!! Até a próxima?

Camila1856 24/09/2023

Leitura rápida
Um livro que te prende desde as primeiras páginas,onde você descobre junto com a protagonista a forma como o novo mundo funciona,a maneira como sunny foi amadurecendo sem perder sua essência foi bem interessante.a história é bem legal mas creio que se o livro fosse um pouco maior ele seria um pouco mais interessante,pois achei o final meio corrido com a aparência de que a autora tinha um limite do que podia escrever,apesar disso ele é muito bom.

camila.person 17/09/2023

Não tenho palavras para descrever minha paixão por essa obra
Estou comprometida a fazer o "desafio do alfabeto literário", precisava achar um livro que o título começasse com a letra B e encontrei esse por acaso navegando aqui no skoob, achei a premissa muito interessante e decidi dar-lhe uma chance. E com isso, ganhei uma das melhores fantasias que já li.
Desde a primeira página o livro me prendeu, e desde então eu o devorei. A riqueza cultural presente nessa história é algo que instiga, a leitura é muito fluida, zero entediante. Os personagens tão bem construídos e explorados, com personalidade forte, cada qual com sua essência, adorei todos. O universo tão bem descrito e detalhado, que conforme você vai lendo, quer descobrir mais e mais. Eu estou em estado de êxtase desde que terminei a leitura, pensando: "que livro maravilhoso e incrível eu acabei de ler". Estou completamente obcecada e com certeza, minha próxima leitura será o segundo volume dessa trilogia. Simplesmente perfeito.

iwantedtobeabird0 26/08/2023

"- Vocês viram como ela joga? - Igualzinha a Pelé!"
Esse é um livro que comecei sem muitas expectativas, não sabia sobre o que se tratava, apenas achei a capa bonita.

É uma fantasia muito divertida, a história me prendeu bastante, tem muito sobre a cultura africana, além de ser o primeiro livro que leio(e conheço) com protagonismo negro albino.

Estou ansiosa para ler o segundo volume!

Mary 09/08/2023

Que livro, amei!! Quero o próximo
Atualmente é obrigatório ter um livro de cultura ou autor africano na minha escola, aí a professora escolheu esse livro.
Bruxa Akata é um livro parecido com Harry Potter, mas tem sua própria essência.
Conta história de Sunny, uma menina albina no continente africano que nasceu nos EUA. Ela é muito zoada na escola.
De repente descobre que tem poderes e pertence a um outro mundo. Na história há muitos elementos da cultura e costumes da África e os personagens são bem definidos e talentosos.

Rebeca965 29/07/2023

Uma jornada extraordinária
O começo do livro já me prendeu com jeitinho, só não terminei mais rápido por falta de tempo, mas a sunny, a jornada dela até a última página me encantou, no começo não gostei muito, o orlu me prendeu mais, mas no finalzinho do livro eu mudei minha opinião sobre a sunny, ela tá se tornando extraordinária e tá sendo lindo ler, o livro é tão rico em detalhes e em prender cada ponta solta, vc pode viajar por horas nesse mundo mágico q a autora criou, e eu tô curiosa pra descobrir mais, cada coisa q vc descobre junto a sunny, faz vc ficar presa a escrita da Nnedi.