Thanos #1

Thanos #1 Jeff Lemire

Resenhas - Thanos

Fernando Lafaiete 18/11/2018

Thanos Retorna #01 (compilado das 6 primeiras histórias): Incrível como deve ser!
******************************NÃO CONTÉM SPOILER******************************
_________________________________________________________

Quando li Blackhammer, a famigerada HQ lançada este ano pele editora Intrínseca, fiquei fascinado pela narrativa de Jeff Lemire. Como um apaixonado por histórias em quadrinhos, fiquei desesperado para ler outras coisas deste elogiado escritor. Corri e li a também elogiada HQ “Os Incríveis”, e não me decepcionei. Muito pelo contrário, fiquei ainda mais viciado na maneira de contar deste autor e por este motivo resolvi conferir Thanos Retorna, a história que narra a volta de Thanos após os acontecimentos de Desafio Infinito, conhecida pela maioria por Guerra Infinita, graças a adaptação cinematográfica.

Pra quem já viu a referida adaptação, esta HQ é uma boa pedida. O que esperar de um dos maiores senão o maior vilão da Marvel em seu grandioso retorno? O que ele planeja após dizimar metade da população do mundo para logo em seguida se ver derrotado? Quem o enfrentará? O que Jeff Lemire nos reserva?

O primeiro volume publicado pela editora Panini Comics é um compilado das 6 primeiras histórias publicadas nos Estados Unidos. Traz não só o aguardado retorno do Titã Louco, como traz a união de personagens já conhecidos (para quem está familiarizado com o mundo Marvel), que embarcam em uma missão já tentada por alguns e considerada por muitos como suicida: Matar definitivamente Thanos!

A arte é do brasileiro Mike Deodato e está incrível. A coloração está impecável e junto com a narrativa de alto nível de Lemire, fica tudo tão sensacional, que ler as 140 páginas é um prazer quase inexplicável.

A construção narrativa é muito boa e o plot-twist do final é não só muito bem inserido como funcional. Ver o quase Deus Thanos em uma posição vulnerável é muito legal. É como se o destino estivesse devolvendo a ele (em dobro) todo o mal que ele fez. Maldade, desespero e psicológico abalado contracenam de maneira mais que satisfatória. O equilíbrio destes 3 pilares que moldam o personagem central, faz com que viremos as páginas quase na velocidade da luz.

A brutalidade de algumas cenas impressiona e deixa o gostinho de queiro mais. Assim como as cenas de ação. O desfecho é um gancho excelente para os próximos volumes e os questionamentos levantados pelo autor são pertinentes e trazem uma carga bacana para a HQ, o que permite ao leitor transpor a barreira do apenas diversão.

HQ e autor mais que indicados. Jeff Lemire é realmente um marco para as histórias em quadrinhos atuais.