1964 - O Contragolpe

1964 - O Contragolpe Gil Ferreira

Resenhas - 1964 - O Contragolpe

Ana 06/05/2018

Controverso, mas enriquecedor.
Uma perspectiva interessante do ''outro lado'' da história, que poucos desconhecem e muitos negligenciam: a dos militares. Aqui neste livro Gil Ferreira traça um apanhado desde o início do Comunismo em meados da década de dez do século passado, até a Marcha da família com Deus pela liberdade no Brasil em 1964, cujos participantes apoiavam em massa os militares. No livro é citada a cisão que originou as duas Coréias, e outros acontecimentos importantes na história, como a criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, etc.
Em suma, neste livro Gil procura explicar os fatos da perspectiva militar aos acostumados a ver os guerrilheiros comunistas como santinhos salvadores da pátria. Controverso, não é para qualquer um, mas é sempre uma leitura interessante. É como adentrar em território desconhecido.
Excelente resenha.

Parabéns Ana!

Ana 06/05/2018minha estante
Gostei muito deste livro. Dá para ler rapidinho.

Anderson 06/05/2018minha estante
Eu adicionei o mesmo como desejado.

Anderson 06/05/2018minha estante
Eu li o livro O Saci. Me fez lembrar o tempo em que eu era criança e assistia o Sítio do pica-pau amarelo.

Diegomoscovis 27/08/2020

O livro possui bastante dados históricos e muitas fotos. Apesar do autor possuir um posicionamento bem claro e objetivo, não houve nenhuma alteração dos fatos apresentados.

Por ser um livro curto, a abordagem é bem superficial e há a omissão (talvez não proposital) de alguns acontecimentos importantes.

Me surpreendi positivamente, mesmo sendo de uma vertente oposta à do autor. Em nenhum momento me senti ofendido ou desmerecido, realmente toda a argumentação foi respeitosa.

Em suma, indico este livro a todos os brasileiros, seja de esquerda ou direita. Só informo que há necessidade de uma base de conhecimento histórico e político do Brasil.