Hábitos da Mente

Hábitos da Mente James W. Sire

Resenhas - Hábitos da Mente

Gui Souza 22/02/2022

Ser um intelectual para a glória de Deus
A Vida intelectual não é contrária a fé genuína, ela como qualquer outra atividade, pode ser feita para a glória de Deus e o chamado para vida intelectual cristã é exatamente isso.

James Sire famoso pelo seu célebre "Universo ao Lado" trás aqui o caminho das pedras para uma vida intelectual que glorifica a Cristo.

Usando John Henry Newman como exemplo de intelectual cristão e também como um cristão fervoroso.
Sire também crítica o anti-intelectualismo norte americano que causou sérios problemas a vida intelectual e espiritual dos cristãos.
Ao decorrer da obra então, será abordados temas como a natureza do pensamento, as características de um intelectual, a dimensão moral do intelectual e porque isso é importantíssimo para os cristãos, depois temos as virtudes intelectuais (e morais), após serão abordadas as disciplinas intelectuais e como elas auxílio no pensar corretamente.
Ainda temos ótimo capítulo sobre leitura, um belo capítulo sobre Jesus como um genuíno intelectual e por fim, uma chamada para as responsabilidades de um intelectual cristão.

É um excelente livro pra quem está começando a caminha dos estudos, mas é tem momentos que fica denso pode desanimar mas não é impossível de ser superado, há outros livros melhores para iniciantes também, mas indico fortemente essa obra!

@brunologan7 01/12/2023

Vida reflexiva para a glória de Deus
O Pai nos chama para sermos pensadores, não exercendo tal poder de qualquer forma, mas com excelência.

?Hábitos da Mente? é um convite para mergulharmos na vida intelectual como um chamado para glorificar a Deus.

Apreciar e cultivar a vida da mente não deve ser caminho para uma conduta esnobe; da mesma forma, reconhecer que existem muitas pessoas arrogantes por serem altamente instruídas não deve ser desculpa para viver longe dos livros.

O apóstolo Paulo disse: ?O conhecimento enche de orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa que conhece alguma coisa, ainda não conhece como deveria. Mas quem ama a Deus, é conhecido por ele? (1Co 8.1-3); e Jesus nos ordenou a usar a nossa mente: ?Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças? (Mc 12.30).

Diante da leitura desse livro, puder entender com mais clareza o sentido de estudar para a glória de Deus. Quanto mais nos dedicamos a uma vida reflexiva, mas preparamos a nossa disposição para uma vida virtuosa.

Ora complexo, ora límpido como água, é um ótimo norte para quem deseja aprender a alimentar a vida da mente.

?Um intelectual é alguém que ama ideias e se dedica a esclarecê-las, desenvolvê-las, criticá-las, virá-las pelo avesso, examinar cada implicação, juntá-las a outras ideias, organizá-las ou sentar-se em silêncio enquanto brotam novas ideias e as já existentes parecem se reorganizar.?

Miki 01/04/2023

Hábitos da Mente
O livro nos permite uma caminhada pelos hábitos da mente de um intelectual cristão.
Somos chamados à uma reflexão acerca da importância de conhecer a verdade, pensar, amar idéias e dedicar-me à esclarecê-las, junta-las, questioná-las, visto que o pensamento cristão é profundamente espiritual.
Além disso, somos capazes de desenvolver o intelecto que Deus nos deu, somos responsáveis diante do Pai pelo que fazemos com o que nós foi dado.
Devemos não apenas conhecer a verdade, mas viver e dizer a verdade, pois assim glorificamos a Deus e cumprimos o fim para o qual fomos criados: a glória de Deus.

edivan 08/01/2024

Muito bom!
Nossa mente é valiosa para o Criador! Temos que assumir a responsabilidade de honrá-Lo com todos os recursos intelectuais que Deus nos dotou.

Taisa.Tiago 15/02/2016

é uma boa leitura
é uma boa leitura, apesar se algumas passagens ser massantes, mas a leitura é bem explicativa, e o autor cita muitos escritores de varias épocas, varias citações no decorrer da leitura...

Gleybson.Gomes 22/08/2016

Um bom livro
Com uma linguagem as veses um pouco técnica mas compreensível a qualquer um, o escritor leva - nos a comprender como pensar, e pensar direito. Uma leitura mais que obrigatório a não só aspirantes intelectuais, mas também aqueles outros que não são. Gostei muito do livro, recomendo - o sem reservas.

Data da leitura 07/08/2016