Crimeia

Crimeia Orlando Figes

Resenhas - Crimeia

Duchesse 25/06/2019

Uma das maiores guerras do século XIX
O excelente historiador Orlando Figes traz um relato bastante abrangente da Guerra da Crimeia (1853-1856), uma das maiores guerras do século XIX que inspirou o jovem Leon Tolstoi, que serviu na guerra, a escrever seu primeiro livro: ?Contos de Sebastopol? sobre o cerco à essa cidade.

Figes relata as razões que levaram à guerra entre a Rússia e as nações do Ocidente que saíram em defesa do decadente império otomano. Também faz relatos detalhados sobre as batalhas, entremeados de trechos de cartas dos soldados e de jornais da época. Essa foi a primeira guerra contada por repórteres que estavam in loco fazendo com que a opinião pública tivesse peso nas tomadas de decisão dos governantes. No final ele faz considerações sobre o impacto da guerra nos anos seguintes, não apenas nos acontecimentos políticos, mas também na formação psicológica do povo russo.

É um relato vívido e bastante completo - imperdível para quem gosta de História!
Albert 31/07/2019minha estante
Gostei da resenha. Em breve irei ler.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Crimeia: A história da guerra que redesenhou o mapa da Europa no século XIX", do historiador britânico Orlando Figes, conta a história da Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856. A obra apresenta o contexto histórico, político e social que levou à guerra, bem como os principais eventos e personagens envolvidos.

A guerra teve início quando a Rússia, que buscava expandir seu território, invadiu a Moldávia e a Valáquia, regiões que na época pertenciam ao Império Otomano. A França, a Grã-Bretanha e a Sardenha, preocupadas com a ameaça russa, se juntaram aos otomanos e declararam guerra à Rússia.

O livro apresenta a narrativa da guerra através das perspectivas dos diferentes lados envolvidos, desde os soldados nos campos de batalha até os líderes políticos e militares que tomaram as decisões cruciais. Também é abordado o impacto da guerra na população civil, especialmente na região da Crimeia.

Além disso, o livro destaca o papel da imprensa na cobertura da guerra e na formação da opinião pública, bem como os avanços tecnológicos da época, como a fotografia e o telégrafo, que permitiram uma cobertura mais rápida e precisa dos eventos.

O livro conta a história da Guerra da Crimeia, que ocorreu entre 1853 e 1856.
O autor apresenta o contexto histórico, político e social que levou à guerra.
A guerra teve início quando a Rússia invadiu a Moldávia e a Valáquia, regiões que na época pertenciam ao Império Otomano.
França, Grã-Bretanha e Sardenha se juntaram aos otomanos e declararam guerra à Rússia.
O livro apresenta a narrativa da guerra através das perspectivas dos diferentes lados envolvidos, desde os soldados até os líderes políticos e militares.
O papel da imprensa na cobertura da guerra e na formação da opinião pública é destacado.
Avanços tecnológicos da época, como a fotografia e o telégrafo, são mencionados.
A obra mostra como a Guerra da Crimeia influenciou o equilíbrio de poder na Europa e teve consequências duradouras para a região da Crimeia e seus habitantes.
Por: Romeu Felix Menin Junior.