Prisioneiros da geografia

Resenhas - Prisioneiros Da Geografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

ToniBooks 05/03/2022

Para entender a geopolítica
A geografia é um fator determinante nas relações internacionais, na medida que montanhas, desertos, rios, oceanos e florestas ditam a forma como um dado Estado agirá para desenvolver a sua economia, ao mesmo tempo que protege as suas fronteiras. Tim Marshall, em "Prisioneiros da Geografia", utilizando uma linguagem clara, analisa os principais atores do jogo global.

LucAlio.CAmara 16/04/2023

Prisioneiros da geografia
O que pude perceber desse livro é que cada país protagonistas têm suas falhas e problemas do qual qualquer erro de cálculo pode desencadear em uma guerra nuclear. EUA e China são bastante competitivo para fortalecer suas potências. Eles estão estendendo as mãos ao seus aliados pra ver quem vai comer o maior pedaço dessa "Pizza" territorial. O EUA não quer perder seu pódio da maior potência para os Chineses. Mas os chineses estão ao longo prazo investindo nesse objetivo. Ambas as fronteiras dos países mencionados são perigosas. No entanto, o Brasil não tem confrito como os outros países em suas fronteiras e me parece uns dos mais pacíficos. Para ter um bom desenvolvimento, tem que investir mais na sua infraestrutura terrestre, fruvial, ferroviária, e cuidar dos seus problemas internos. Esse livro te ajuda a entender um pouco mais as bringas de certos países de suas fronteiras e ter uma ideia da política de cada um deles.
Recomendo.

Leonardo.Broinizi 24/03/2021

Um bom panorama geopolítico do mundo.
Além do livro dar um bom panorama geopolítico, o autor defende uma visão onde a geografia é mais determinista do que costumamos ouvir dos analistas. Ainda não tenho repertório suficiente pra avaliar o quão bem ele defendeu seus pontos de vista, pois ainda estou engatinhando em geopolítica, mas o autor consegue ser claro em seus pontos de vista.
Li algumas críticas que o consideraram um pouco simplista em certos momentos, mas, de qualquer forma, é um bom livro introdutório aos principais temas geopolíticos do momento, com breve contextualização de cada uma das 10 regiões abordadas no livro.

Indico a quem quer começar a conhecer as tensões que tem ocorrido no mundo, ou, caso já seja alguém bem informado em geopolítica, indico a leitura pra analisar a forma de interpretar do autor.

Levizin 07/06/2022

Aqui temos um pouquinho da geopolítica de cada canto do mundo. Quais conflitos determinada região tem? Qual a origem deles? Quais as vantagens e desvantagens que cada lado tem? O que eles ganham com isso? Quais os planos para o futuro? E as características econômicas, geográficas e culturais dessa região? Tudinho explicado com uma linguagem fácil. Me supreende que muito do conflito Rússia x Ucrânia que acontece hoje era uma possibilidade de prevista aqui e o livro me ajudou a entender um pouco melhor. Fico imaginando se os conflitos escritos aqui eclodirão. Recomendo bastante a leitura

Renato Carvalho 04/02/2021

(Geo)política
Cada capítulo um país. Cada território no mapa mundi explicado a partir das suas fronteiras e relações históricas de poder. Por ser recente, traz a relação dos conflitos latentes e que podem se potencializar.

Faltou conteúdo mais aprofundado sobre a América Latina.

Excelente livro pra ficar atento às tensões enérgicas, territoriais de países chaves.

Enfim, pra quem gosta de ficar atento ao que acontece no mundo por tras das notícias.

O livro aborda a relação da China na África como investidora de infra estrutura, conflitos entre Paquistão e Índia, gás natural na Rússia, a força do Canal de Suez no Egito e sua vizinha Etiópia em cena.

Leio, logo existo 13/04/2020

E eu na minha infinita inocência, achando que os conflitos do mundo são minimos. Existem muitos países com motivos para entrarem em guerra e muitos dos motivos são geográficos. Livro excelente!

Felipe 21/03/2021

Valeu muito a pena a leitura. Algumas questões eu já tinha lido ou estudado em algum momento na Universidade, mas esse livro funciona muito bem pra quem quer entender as grandes disputas dos países no século XXI, e possíveis conflitos que podem ocorrer. Obviamente que o peso maior é dado para os grandes centros, que dominam os debates sobre questões internacionais, mas aqui, Marshall contextualiza diversos cenários no mundo, e problemáticas da geografia que influenciaram no desenvolvimento de países. Claro que não é somente isso que explica as condições atuais de cada nação, mas é um ponto de análise interessante. Só senti que poderia ter mais questões sobre a América Latina, e alguma outra questão de tensão, como por exemplo, a perseguição dos rohingyas em Mianmar. Afora isso, livro muito bem estruturado. Recomendo.

skuser02844 27/05/2023

Os prisioneiros da Geografia é um livro importante para entender a geopolítica global, mostrando como a geografia e as fronteiras naturais influenciaram a história e os conflitos entre os países. No entanto, é um livro que pode se tornar cansativo, principalmente por conta da narrativa repetitiva em alguns momentos.

O autor, Tim Marshall, busca mostrar como os conflitos internacionais são muitas vezes decorrentes de características geográficas únicas de cada país, como montanhas, rios, desertos e oceanos. Ele também destaca a importância do controle do mar, que muitas vezes é determinante nas disputas territoriais.

Um dos pontos fortes do livro é a sua abrangência, apresentando casos de conflitos em várias partes do mundo, desde a América Latina até o Oriente Médio. O livro também é bastante atual, discutindo questões da geopolítica contemporânea, como a tensão entre China e Estados Unidos.

Apesar disso, ao longo das páginas, algumas ideias são repetidas várias vezes, chegando a ser um pouco cansativo para o leitor. Além disso, as análises muitas vezes são superficiais, não aprofundando determinados assuntos. Outro ponto negativo é que o livro é um pouco eurocêntrico, privilegiando a história e a geopolítica dos países europeus.

Em resumo, Os prisioneiros da Geografia é um livro importante para quem deseja entender mais sobre geopolítica, mas é preciso estar ciente de que a leitura pode ser cansativa em alguns momentos, além de não apresentar uma análise aprofundada em todas as questões abordadas.

Tim Marshall é jornalista e escritor britânico. Autoridade em relações internacionais, com mais de 30 anos como repórter, cobriu dezenas de países e conflitos.

Dandara 06/04/2021

Se gosta de Geopolítica e não sabe muito sobre, pode ler!
É bem ?geopolítica for dummies? mas eu adorei. Minha mainha foi professora de geografia por muitos anos, e teve muita coisa nesse livro que eu nunca tinha ouvido falar na vida. E nunca tinha me atentado a como a formação e posicionamento geográfico dos países influenciava tanto em seu poder político. Foi uma reflexão necessária, hoje em dia entendo porquê a Rússia não é a maior potência mundial, o que impede a China de se impor além do comércio sobre o restante do planeta, porque o Brasil mesmo enorme e cheio de recursos naturais não se desenvolveu tanto (fora questões sobre colonização), como o problema da divisão imoral da África é muito profundo, e porque o Oriente Médio tem tantos problemas entre seus próprios países. Muito legal!

Felipe.Camargo 31/10/2021

129º Livro do ano: Prisioneiros da geografia, Tim Marshall
Para aqueles que querem entender um pouquinho do panorama político contemporâneo!
Se tratando de um panorama geral sobre a geopolítica do mundo atual, o jornalista Tim Marshall faz um livro interessante e bem elucidativo, entretanto, como era de se esperar peca um pouco em profundidade, o que é completamente compreensível visto a proposta do livro em abordar a temática de uma forma geral e não localizada.
A proposta do livro consiste em fazer uma leitura das condições geográficas de diversos países e ?macrorregiões? (Rússia, China, Estados Unidos, Japão, América do Sul, África, Oriente Médio e Ártico) para entender como tais características impactam nos desafios e particularidade de cada região citada.
Excelente leitura para quem almeja entender mais sobre o panorama político global.

Pereira 14/04/2021

Espetacular leitura!
Pra quem adora geopolítica e história, é um prato cheio!
Depois de terminar Sapiens de Yuval Noah Hahari, estava meio órfão deste tipo de leitura e Prisioneiros da Geografia supriu essa capacidade de surpreender e fazer refletir de maneira excepcional. Recomendado!

Alexandre.Nunes 17/09/2021

Uma boa introdução à geopolítica
Com explicações sobre as principais disputas de poder e os países que fazem parte deste xadrez que é a geopolítica, o livro apresenta também pontos estratégicos da perspectiva geográfica e de certo modo vitais nos locais disputados. Realmente é um bom livro para começar a entender um pouco de geopolítica.

Janaina.Vidal 07/09/2022

Ótima introdução
Sempre fui péssima em geografia e política. E Geopolítica então, esquece. Porém esse livro, com menos de 300 páginas me fez interessar sobre o mundo em si e suas estratégias. Recomendo demais.

Abraham 20/03/2022

Um boa introdução a geopolítica
O livro tem um bom ponto central: a geografia dos países é algo importantíssimo para o desenvolvimento econômico, militar, comercial e político da nação. A ideia de analisar diversas questões conflituosas do mundo atual é muito pertinente. Ainda hoje, principalmente no mundo o Ocidental, existem pouca noção de conflitos entre Índia e Paquistão, China e seu poder no Mar meridional, e a diversidade étnico-religiosa no Oriente Médio.

O livro vai abordando vários desses pontos e dando detalhes de guerras, desenvolvimento geográfico e vai dando considerações para o que pode acontecer no futuro. Um bom exemplo é que o autor fala da possibilidade do conflito entre Rússia e Ucrânia, justamente pelo desejo da Ucrânia entrar na Otan: justamente o que aconteceu agora em fevereiro de 2022

Mas, devo dizer que a linguagem do autor me incomoda um pouco. É muito repetitiva em alguns momentos e por desejar facilitar a leitura acaba perdendo a qualidade. Em alguns momentos parece que estou lendo um boletim jornalístico dos anos 30, algo como : "Extra, extra, a guerra começou. Quem ganhará? Existe possibilidade de todos morrermos? Eu acho que sim."

Mas, fora isso eu indico a leitura. Principalmente para quem nunca leu nada do tema.

Dave.Christian 14/07/2022

Indispensável para entender a história e a política
O tipo do livro que deveria ser obrigatório nas escolas. Expande a forma de pensar a história, política, geográfica, economia?
E por incrível que pareça, extremamente atual quando achávamos que o mundo esteve estável?

1 | 2 | 3 | 4 | 5