Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Aninha 14/03/2024

A história gira em torno de Félix, um jovem advogado que se envolve com uma mulher mais velha e casada, Virgília. O romance apresenta temas como amor proibido, dilemas morais e críticas à sociedade da época.

Machado de Assis utiliza sua maestria na construção de personagens complexos e na exploração das camadas psicológicas e sociais. O livro é uma excelente introdução ao estilo único do autor e à sua capacidade de criar narrativas profundas e envolventes.

Dulluu 13/03/2024

O livro ele relata a história do Dr. Felix, uma pessoa que curte a vida, que após ganhar uma herança familiar passou a relaxar, não trabalhando, apenas curtindo e vivendo preguiçosamente, estando pela casa dos 30. Ele tem relacionamentos sem muito compromisso, o mesmo fala no livro que dura semestres, uma estação, as suas relações, a história já começa com o próprio terminando com Cecilia, sua namorada naquele momento, termina por já ter chegado no tempo de duração planejada, cansado dela, motivo fútil na minha opinião. Certo dia Viana, um amigo próximo seu, apareceu à sua casa, convidando-o para um sarau que teria(um tipo de festa daquela epoca). Falando também de sua irmã viúva que passaria um tempo na sua casa, lhe dizendo para ir porque ela tem curiosidade em conhecê-lo pois o amigo sempre vinha o elogiando, tendo um grande apreço por ele, fazendo-o criar interesse por ela também. Indo naquele sarau, viu ela de longe, por ser uma mulher nova lá, estava rodeada de pretendentes, como se fosse uma carne nova no espaço. Dançaram uma valsa e desde daquele momento um não paravam de pensar um no outro. Sempre foi descrita a Livia como uma mulher sensual e formosa durante a leitura.
A partir do encontro deles dois, começa a ser criar uma afeição e atração entre os dois levando ao namoro logo ao noivado, mas não levado a público, o que acaba segredo grande problema no relacionamento deles dois, mesmo assim, a falta de comunicação e de confiança leva Felix ter surtos de ciúme em cima de Livia, criando historias na cabeça dele mortificando ela.
Por conta disso e vários outros motivos bestas ele encerra noivado, dando um ?fim? a esse amor, mas logo volta e termina novamente, ficando nesse ioiô, ficando uma história totalmente cansativa. É provável que isso tudo seja um reflexo da época e dos costumes desta época, mas infelizmente não me conectei com a leitura, achei clichê e arrastada. Mas o que é mais cansativo na obra é o protagonista, Felix, sendo insuportável! Mimizento, rancoroso, exagerado, achei quase impossível torcer por ele e entendê-lo durante a trama.
Dr. Félix nada mais era que um covarde em questões de amor. Sujeito que determinava o tempo de sua felicidade e não compreendia a tristeza de quem o amava. Egoísta e extremamente individualista, vivia alimentando o demônio da desconfiança. Para ele todas as mulheres com quem conviveria, iria de alguma maneira lhe trair. Queria antecipar a história e descobrir o que aconteceria. Nunca dando um fim a esse ciclo.
um livro fraco.

Amaro 07/03/2024

O primeiro livro de Machado de Assis
Uma história simples, mas como de era de esperar, muito bem escrita.

A monotonia fica por conta da temática que diga que talvez eu nao seja o público-alvo.

Fidalguia e relacionamentos, por Machado.

claracoutorosa 23/02/2024

?cada qual sabe amar a seu modo
o modo pouco importa
o essencial é que saiba amar?

Machado de Assis simplesmente único e inigualável

Miguel.Sardenberg 30/01/2024

Gostei da leitura! Primeiro livro da era romântica de Machado que leio, e já dá pra perceber muitas das características marcantes do bruxo do Cosme Velho. Félix me lembrou muito Bentinho, inclusive Ressurreição me fez ter certeza de que Capitu não o traiu rs. Vale bastante a leitura, ansioso pelos próximos!

Wivy.Lima 11/01/2024

Amor limitado, infelicidade perpétua
Primeiro romance de Machado de Assis e ele já mostrava do que era capaz.
Mesmo com o vocabulário difícil e com as orações invertidas, com um pouco de esforço é possível apreciar a obra e as lições nela escritas.
O ar de romance que permeia a história é mais como um pano de fundo para a preocupação de Machado com as características psicológicas dos personagens.
No fim, Machado cumpriu o desejo de pôr em prática o pensamento de Shakespeare: ?nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

Bete 10/01/2024

Como primeiro romance publicado de Machado de Assis...
Não devemos comparar com seus romances futuros. São de fases diferentes do autor e até de escolas literárias diferentes. Foi publicado na época do Romantismo, mas não tão romântico assim. A escrita machadiana vem forte, com vocabulário rico e podemos ver traços do que está por vir em seu enredo e nos personagens.
A amizade e cumplicidade de Lívia e Rachel me encheu os olhos dadas as circunstâncias. Os personagens secundários tiveram seu valor no enredo, amarrando as coisas na hora certa. As entradas do narrador nos explicando coisas além do que a história dizia por si só também foi muito interessante, assim como o final para um romance publicado num momento da escola literária do Romantismo com a Lívia nos ensinando uma grande lição do que não tem remédio, remediado está! Adorei este romance! Machado de Assis foi, desde o começo, além do seu tempo.

Júlio 10/01/2024

"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade"
Primeiro romance de Machado de Assis, não poderia ser tão intenso.
A narrativa flui de uma forma surpreendente, os conflitos que os personagens sofrem cria um ambiente que prende a atenção a cada capítulo e fisga o leitor para saber mais dos personagens.
Félix e Lívia são dois personagens intensos, o contexto em que cada um está dentro da sociedade, a época, cria um clima de enamoração, conflito, maravilhoso, ácido. Os conflitos internos, aqueles impostos pela sociedade, as etiquetas da época, tudo isso narrado com maestria exímia de Machado!
Simplesmente maravilhoso.

"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade. Sou um coração defeituoso, um espírito vesgo, uma alma insípida, capaz de fidelidade, incapaz de constância." - Machado de Assis, ???!

"Quem tem vontade de aprender e quer fazer alguma cousa, prefere a lição que melhora ao ruído que lisonjeia." - Machado de Assis, ???!

Fey 01/01/2024

Ressurreição
Sem palavras pra descrever o quão bom foi esse livro. É uma escrita que grita Machado de Assis, não tem como confundir. É um livro que deveria ser mais conhecido, não só por causa da história, mas também pela lição que aprendemos com a Lívia. Um livro que todos deveriam ler.

Eliane406 01/01/2024

Os costumes são voláteis
?O que relacionamentos fazem das pessoas? Paixão? Amor? Até onde a maturidade está disposta a encarar a realidade e o cotidiano?

?Este é o primeiro livro de Machado de Assis, em que ele pôs a prova o pensamento de Shakespeare "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o bem que frequentemente poderíamos ganhar, ao termos medo de tentar."
É um romance psicológico que estuda o comportamento dos personagens, Machado nunca foi de romance e costumes e ser sentimental, ele mostra sempre o lado humano e reaal das pessoas dentro da sociedade da época.

?"...Cada qual sabe amar a seu modo; o modo pouco importa; o essencial é que saiba amar..."pág.53

Nath @biscoito.esperto 20/12/2023

"Eu tenho a infelicidade de não compreender a felicidade. Sou um coração defeituoso, um espírito vesgo, uma alma insípida, incapaz de fidelidade, incapaz de constância. O amor para mim é o idílio de um semestre, um curto episódio sem chamas nem lágrimas".
"Ressurreição" foi o primeiro romance publicado pelo lendário Machado de Assis. Inspirado por um trecho da peça de Shakespeare "Medida por medida", o autor apresenta uma narrativa cômica e incisiva sobre os medos que nos impedem de buscar a felicidade.

É ano novo. Félix, um jovem doutor herdeiro de uma pequena fortuna, está buscando uma vida nova. Ele termina seu namoro abruptamente e logo em seguida busca um novo romance no sarau de um amigo. Quando conhece Lívia, uma jovem viúva, Félix prontamente se apaixona... Mas será que seu ciúme, seu mau gênio e seu medo de se entregar ao amor permitirão que ele viva este romance?

Indo direto ao ponto, Machado pinta um quadro vívido da realidade da alta sociedade do Rio de Janeiro do século XIX. Ele crítica e elogia, morde e assopra, deixa sonhar e joga o balde de água fria. Sua narrativa é ágil e divertida, e me surpreendi muito com esta leitura Adorei o livro e estou muito animada para ler os demais romances do Machadão!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Niv 04/12/2023

Muito bom!
Foi muito interessante desfrutar da era mais romântica de Machado de Assis, quando acompanhamos o namorador Félix perdidamente apaixonado por uma bela viúva.

A muito tempo que eu não lia as obras desse grande autor, achei bem breve e tive gosto em aprecia-lá. Como é uma obra que faz a transição de Machado do romantismo para o realismo, acaba sendo bem nítido os aspectos finais que o protagonista tem mas, nada que o autor já não tivesse avisado em sua advertência.

Diego980 28/11/2023

Primeiro romance do Machado
Muito bom o livro, desenvolve bem a história e os personagens, sem exageros desnecessários de descrições inúteis. Aquele drama de amor que só Machado sabe escrever como ninguém