Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

MatheusPetris 11/04/2021

O bilhete que alcança o espírito
A crítica, comumente considera Félix como um rascunho de um dos personagens mais famosos da literatura brasileira: “Bentinho”. Se pensarmos nos versos de Shakespeare que inspiram o romance e o próprio Machado cita, “nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar”, nos lembraremos (guardada as devidas proporções) de Bentinho. Entretanto, ao contrário dele, Félix não vive um longo casamento semeado pela dúvida e pelos ciúmes, suas paranóias não permitem. Félix, não confia em ninguém, duvida de todos ao seu redor e, até o momento que se apaixona por Lívia, do sentimento do amor. Ela, em um diálogo quase no fim do livro, resume bem isso: “As dúvidas o acompanharão onde quer que nos achemos, porque elas moram eternamente no seu coração.”

No apêndice do livro, Machado sintetiza perfeitamente um aspecto central do romance: “Não quis fazer romance de costumes; tentei o esboço de uma situação e o contraste de dois caracteres”. Esses contrastes de que fala, geram vários encontros e desencontros. No entrechoque de algumas personagens, se pavimenta o caminho de outras.

Pensemos, primeiro, no antagonismo dos irmãos: Lívia e Viana. De personalidades e objetivos completamente diversos, possuem em algum nível, uma relação com Félix. E ambos, de certo modo, se auxiliam nessas relações. Já, no entrechoque das duas enamoradas por Félix, Raquel e Lívia, encontraremos as respostas para o coração e as pedras sendo cuidadosamente postas para chegarmos ao final da narrativa. Na colisão de Meneses e Félix, se estabelece uma amizade e uma mudança, fazendo com que Félix se arrependa e mude de opinião. Félix, que não crê na sinceridade dos outros (palavras dele), quer acreditar na sua própria.

Essas oposições que menciono são curiosas. Félix e Meneses, Lívia e Raquel, são oponentes, mas se comprazem, se apoiam. Mesmo que possuam objetivos claros e individuais, se acolhem. Enquanto Lívia é uma mulher madura, com um filho, Raquel é uma moça pueril e ingênua. E estas características, geram anseios uma na outra. Sendo assim, não são apenas “duas personagens” que são contrastadas, mas várias.
Existe uma semente que é lançada nesses embates em dois momentos da narrativa, e essas sementes são plantadas através de um bilhete. Em ambos, não apenas germinam, como geram uma multiplicidade do derramamento romântico e assaz doloroso da trama. Em um deles, a abertura da alma pelas linhas, um sentimento sincero e puro. Já no outro, um perfídia, uma jogada maléfica.

Todavia, o xeque-mate sofrido por Félix, talvez, só venha a reavivar as profundezas de sua total falta de confiança no outro. Se, procura se isolar para fugir dos outros e se encontrar consigo, é por ser a única saída para um cético inveterado e infeliz, que escolhendo duvidar, deixou de abraçar aquilo que poderia ter lhe confortado.
Carolina.Gomes 04/05/2021minha estante
Ainda n li esse. Vou ler.

MatheusPetris 04/05/2021minha estante
Depois comente o que achou :)

Carolina.Gomes 04/05/2021minha estante
Pode deixar ;)

Blicat Amorim 14/09/2022minha estante
Adorei as colocações, foi muito além das observações mais imediatas (como a semelhança entre Felix e Bentinho). Parabéns!

Carolina.Gomes 09/05/2021

Esse Machado...
Primeiro romance de um dos meus autores preferidos, mas eu não o tinha lido ainda.
Me deparei com uma resenha, por aqui, e corri para ler.

Em sua primeira obra, Machado já denota toda a sua genialidade e talento para delinear, com perfeição, os traços psicológicos de seus personagens.
Poder-se-ia dizer q Félix é um embrião de Bentinho.

Temos aqui um homem atormentado pelas dúvidas, elocubrações, desconfianças e um ciúme doentio. Félix não se permite viver o amor por medo da infidelidade.

Com um final surpreendente e a narrativa fenomenal do bruxo do Cosme Velho, essa é uma leitura imperdível.

Adorei! ??

Ju 25/03/2022

Dando inicio a leitura das obras de Machado em ordem cronológica.

E Ressureição foi o primeiro romance do nosso querido Machado de Assis.

Talvez por ter lindo Anna Karieninna recentemente, achei a personagem principal muito parecida (como não gostei da Anna, trouxe o ranço para esta obra rs). O Felix, bom é um safado e que somente no decorrer do livro fui perceber, pois também estava caindo nas graças desse delinquente rsrs.

Enfim, gostei da leitura, o ranço foi pelos personagens.
Beca 25/03/2022minha estante
Um personagem bem construído sempre é capaz de despertar algo em nós, mesmo que seja algo ruim.

Ainda não conheço todas as obras dele, desejo uma boa leitura.

Ju 25/03/2022minha estante
Verdade e Machado faz isso com maestria.

Douglas 08/04/2010

Um amor para recordar
O que escrevo não é bem uma resenha, mas um depoimento sobre este livro.
Ressurreição é um romance excelente. Li quando tinha 14 anos e nunca esqueci. Foi uma das mais belas experiências de leitura que tive na infância. Foi o primeiro livro que eu realmente não conseguia parar de ler. Foi como o primeiro amor ou como perder a virgindade... kkk você nunca esquece.

Trata-se de um amor "perdido" e reencontrado em outra mulher, que acredita-se ser a ressurreição deste amor.
Gisele 12/09/2016minha estante
Douglas, li o seu comentário, e me senti nele. Li na mesma idade, e foi o primeiro romance que me conquistou! Li e reli várias vezes.
A alma do Dr Félix me prendia toda vez que eu lia.
Um excelente livro que eu jamais vou esquecer.

Wivy.Lima 11/01/2024

Amor limitado, infelicidade perpétua
Primeiro romance de Machado de Assis e ele já mostrava do que era capaz.
Mesmo com o vocabulário difícil e com as orações invertidas, com um pouco de esforço é possível apreciar a obra e as lições nela escritas.
O ar de romance que permeia a história é mais como um pano de fundo para a preocupação de Machado com as características psicológicas dos personagens.
No fim, Machado cumpriu o desejo de pôr em prática o pensamento de Shakespeare: ?nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar".

Liih.Meira 25/09/2023

Achei que nunca fosse terminar de ler esse livro kkkkk
Sinceramente, nem tenho muito o que dizer sobre. Achei bem "chato" de ler, algumas vezes pensei em desistir dele. Enfim, finalizado.
Michela Wakami 01/12/2023minha estante
Ainda não li esse. Medo!?

Niara 21/04/2022

Publicada em 1872, "Ressurreição" é a primeira obra de Machado de Assis.
História leve, mas cheia das inquietações da mente e das angústias humanas. Apesar de ser seu primeiro romance, Machado de Assis já traz muitos aspectos que vão estar sempre presentes nas suas histórias.

Aimee.Eduarda 21/07/2021

Machado de Assis fala sobre a realidade
O que eu mais gosto nas leituras de Machado de Assis, é o fato dele não esconder ou colorir a alma humana ao descrever seus personagens, ou na resolução dos seus romances, pois ele traz a tona algo completamente inverso ao universo literário atual, em que os protagonistas são exaltados a uma posição ilusória a qualquer ser humano.

Ao ler Ressurreição, fica a reflexão sobre muitas decisões que compõe um casamento, ou um romance, e como essa relação se estabelece na confiança, como foi enfatizado em todo o decorrer da trama, assim como, escolher alguém cujo pensamento e sentimento, se identifiquem com os seus. Há sim, um ditado que os opostos se atraem, no entanto, não é da oposição que um relacionamento se estabelece, mas das coisas em que têm em comum.

Leia a cerca da realidade, porque o que consumimos no hoje, forjará quem seremos no amanhã.

Ótimo livro, apesar de Dom Casmurro e Memórias Postumas de Brás Cubas, serem melhores ???

Rê Lima 18/12/2021

Há tempos não lia nada do Machadão e mais uma vez me surpreendi! Apesar da repetição do tema, mais um livro muito bom!

Beto | @beto_anderson 25/06/2020

Projeto Lendo Machado de Assis - Livro 1
O primeiro romance de Machado tem uma trama bem simples, ainda que um final meio tosco, mas a narrativa mostra a qualidade da escrita do autor.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Kelly Oliveira Barbosa 29/08/2022

"Só muito tarde te convencerás de que viver não é obedecer às paixões, mas aborrecê-las ou sufocá-las."
Ressurreição, o primeiro romance de Machado de Assis, foi publicado em 1872. A obra faz parte da fase romântica do autor, porém já nesse ínicio é possível perceber uma tendência daquilo que marcaria e destacaria sua obra literária, o realismo psicológico.

No contexto do Rio de Janeiro do século 19, o autor apresenta os protagonistas: Félix e Lívia. Félix, é um médico de 36 anos ainda solteiro, que vive de rendas e tem um comportamento em relação as mulheres bem racional, pois está decidido a nunca se casar, ainda que já tenha tido inúmeros relacionamentos. Lívia, é a irmã de Viana, amigo de Félix, uma viúva de 24 anos muito bonita.

O enredo se desenvolve a partir do relacionamento entre Félix e Lívia, que para o primeiro não deveria passar de mais uma paixão rápida, mas que porém, devido aos encantos de Lívia serem muito mais do que sua beleza exterior, acaba se tornando em algo maior e profundo.

Temos na trama outros personagens também interessantes e bem construídos: Menezes, amigo de Félix, que vai contrastar em natureza com este; Raquel, a filha moça do coronel, que vai acabar se apaixonando por Félix, além de outros que não sobram na história, antes, agregam bastante para tudo o que esse livro é.

O romance ao meu ver tem mais de uma camada e tem a força para gerar muitos insights na cabeça do leitor. Porém, se for para apontar um tema principal da obra, penso que é a desconfiança e o ciúme, e como tais sentimentos envenenam as pessoas e os relacionamentos.

Quanto ao título, eu prefiro não explicar o porquê de “Ressurreição”, para não acabar estragando a leitura de quem ainda não leu, mas apenas digo que após a última página este fará sentido.

Eu gostei muito da leitura, Ressurreição é uma obra que me surpreendeu bastante. A atmosfera de suspense criada por Machado de Assis me capturou de tal forma, que li o livro em três noites – um marco. E imagino que em um futuro próximo eu devo sim reler, pois é o tipo de romance perfeito para mim como leitora, isso é, contém todos os elementos que eu gosto: excelente narrador, bom enredo, bons personagens e o foco está o tempo todo no psicológico ou na alma dos personagens.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/09/24/ressurreicao-de-machado-de-assis-113-resenha/

Paula.MTerra 30/05/2021

Delícia de leitura!
Li várias obras de Machado de Assis quando era adolescente e resolvi reler... como é bom!!!
Personagens interessantes, o texto encanta e comunica claramente ao mesmo tempo.

Nay 10/02/2022

Recomendo a todos terapia
Ressurreição é minha primeira leitura de Machado de Assis. Refletindo inicialmente achei um bom livro, depois passei para o razoável.
Os motivos vou te dizer. É um livro com um romance entre Félix e Lívia, cá entre nós um super romance tóxico. Quem realmente desejou eles como casal, ouve um tremendo equívoco. Félix é um personagem cheio de si, que a todo instante dúvida da fidelidade de Lívia, esta por sua vez, uma completa apaixonada. Lívia na minha opinião salva esse livro, mesmo que Machado tenha feito aqui personagens femininas que ao mesmo tempo que eram fortes, também se adoece por uma paixonite qualquer.
Gostei do fato do autor não criar uma rivalidade feminina extrema, e se mostrou sensato de colocar entre Lívia e sua amiga Raquel, um sentimento de amizade superior ao besterol de disputa por homem.
O final é digno, nada surpreende mas digno. E talvez até atrevido pela sua época de publicação.