Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Mabia.Santana 12/12/2021

Lívia é a melhor personagem feminina de Machado
Gostei muito de aprender sobre a feminilidade com a viúva Lívia. De verdade, nunca li algo tão lindo que mostrasse na "prática" uma mulher exercendo seu papel de feminilidade.
Leiam!

uepa 20/08/2022

Quase pulo da ponte
Tenha santa paciência.
Ressurreição foi publicado em 1872 e é o primeiro romance do pequeno Machado; e se você sabe do óbice do autor para se encontrar nos campos das artes, sabe também do quão ruim pode ser este livro.

Não vai ser a pior coisa que você vai ler na sua vida miserável, porque, primeiro: existem livros do Augusto Cury circulando em terra e, segundo: Machado não era analfabeto. Então Ressurreição é sim ruim se comparado a qualquer outra obra do autor, porém não é um crime contra a humanidade.
Por que você está lendo isso?
espero que a resposta seja somente por curiosidade. Caso a resposta seja outra, vá ler algo que preste. Não perca seu tempo lendo uma obra que claramente é vinda da primeira fase do autor ( aprendizagem ) e ainda por cima a inaugural. Pule 4 anos e leia Helena (1876), ali a essência machadiana já está aflorada. Ou pelo menos tenha senso de entender o contexto do autor durante a obra.
Horroroso
Acredito que do mesmo saco de farinha em que as peças de teatro de Machado foram tiradas, esse livro saiu e caiu no chão. Put@ mer_da.
Meu único ponto positivo para esse livro é que qualquer um o pode ler. Como eu disse, a essência de Machado não está aqui, por isso VOCÊ entende quando lê.
Janderlaine 20/08/2022minha estante
KKKKJKJKKJ

Lucas1429 23/11/2021

Folhetim terapêutico
Marca registrada de nossa mídia visual, as telenovelas abordam e exploram as inconstâncias da vida e de seus personagens por etapas há anos, tais quais os folhetins de nosso passado literário tão rico, fonte inspirada. Data daí o "Romantismo", que apresentava o herói e sua capacidade de atingir a excelência máxima, a mocinha idealizada, o vilão vencível e a roda social característica no entorno. De forma alguma estes elementos faltariam numa obra do período, mas viria a torto, afinal, esta história nasceu de uma pena e tinta de Machado que não se preocupa em fantasiar caracteres, mas sim expor a complexidade afetiva.

Primeiro romance de nosso patrimônio cultural, Machadinho experimentaria já todas as nuances que o elevaria do elogio à veneração: o traço de contato e a intimidade com o leitor, a narração onisciente, condutor de um enredo simples que da concisão transforma-se numa expressiva trama contemplativa, além da carga psicológica de seus convivas em eterno teste e provação. Félix e Lívia, dois interessados amorosos mútuos se veem no Rio de Janeiro imperial a catástrofe do que não viria a ser; e para o autor não há magoa em fugir da obviedade romântica, é nela que estaca e expande sua pretensa análise humana, - marca de relações deléveis -, que inconstantes e permissivos que somos, condenamos o outro pela falta das "memórias de ilusões" na busca de se ser.

Poly 09/07/2021

Primeiro romance do bruxo do Cosme velho
No primeiro romance do pai da nossa literatura conhecemos a história de amor de doutor Félix e da viúva Lívia.

O médico que considerava seus romances semestrais, acaba se apaixonando pela irmã de um dos seus amigos que é uma recém viúva chegada a cidade.

Enquanto a viúva morre de amores por ele o médico está sempre querendo esconder o relacionamento e morrendo de ciúmes de qualquer coisa que ela faça. Vemos aqui Machado começando a rascunhar Bentinho.

Apesar de ser um primeiro romance ele tem a profundidade das discussões, a leveza dos diálogos e as referências bíblicas e mitológicas que só machado sabe fazer.

Anderson916 12/06/2020

Otimo passatempo

Bárbara 09/04/2022

Releituras das obras Machadianas em ordem cronológica.
Resolvi fazer as Releituras das obras de Machado,mas em ordem cronológica.
E pude constatar toda magnitude desse autor!
Escrita sólida, inteligente,personagens bem elaborados e temáticas que abordam os mais diversos conflitos humanos.
Ler Machado é sempre um deleite! Não é à toa que é meu autor favorito da vida,o que me deixa até repetitiva quando o assunto é tecer comentários ao seu respeito.
Resta- me então recomeda-lo,relê-lo e disseminar seu legado e seguir encantada com tamanha genialidade.

fev 10/02/2023

Eu simplesmente amei a narrativa. E estou surpreso por ter gostado tanto dessa história.

Félix é um frouxo incorrigível que no fundo mesmo nunca quis amar ninguém e o final da história arremata essa minha opinião.

Foi uma leitura super gostosa. Achei até divertida. Fica a recomendação.

Elyene 29/03/2022

Leve e viciante
Que leitura gostosa! Muito mais fácil e fluida do que minhas experiências anteriores com o autor (que apreciei muito, mas não foram tão tranquilas de ler). Sinto que é uma história para agradar muitos públicos, especialmente fãs de Jane Austen e também os que não gostam dos livros dela pelo excesso de informações kkkk Ainda que direto, o autor suscita reflexões e críticas bem contundentes. Parece-me uma ótima leitura de entrada para quem nunca leu Machado!

AsaReader 23/03/2022

Superou e muito as minhas expectativas.
Terminei a leitura do romance Ressurreição de Machado de Assis. Foi seu primeiro romance publicado em 1872, ainda no período romântico, um ano depois da aprovação da Lei do Ventre Livre em 1871.
O enredo gira em torno da personagem Félix, um médico e rico herdeiro que não acredita ser capaz de amar. Seus afetos não ultrapassam os seis meses. Ele é volúvel, inseguro e ciumento. O romance começa com ele terminando seu caso com a última amante que é deixada aos prantos, mas logo isso vai mudar. Félix vai a uma festa e lá reencontra a irmã de um amigo. Uma linda e jovem viúva que desperta imediatamente o seu interesse. Será que desta vez um homem volúvel, como ele, vai finalmente ser bem sucedido em um relacionamento? Até que ponto a personalidade de uma pessoa a inviabiliza para um relacionamento saudável? Até onde uma coleção de relacionamentos casuais de fato pode nos dar a experiência para lidar com o amor verdadeiro? Essas são questões que se destacaram para mim nessa leitura. É uma história envolvente e com um final surpreendente.
A leitura cronológica das obras de Machado mudou a visão que eu tinha do autor. Ele saiu da posição de massante e chato para queridinho. Eu nunca gostei de Machado desde meu primeiro contato com ele ainda na escola. Sempre o achei descritivo demais e enfadonho. Depois de adulta temia me reencontrar com ele e postergava a leitura, embora achasse que não poderia morrer sem ter conhecido a obra do maior escritor brasileiro e um dos maiores do mundo.
Não por acaso, recentemente, comprei o livro do Ítalo Calvino, por que ler os clássicos, nele, o autor diz que as leituras da juventude podem ser pouco proveitosas em razão da impaciência, distração, inexperiência da vida e etc. Fiquei refletindo sobre isso... Fazia muito sentido. Por isso quando soube da leitura cronológica das obras de Machado, achei que tinha chegado o momento de retomar e concluir a leitura das obras desse autor.
De minha parte o que posso dizer é que amei demais esse primeiro romance. Ele serviu para destravar a minha leitura desse autor, embora, não negue, ainda estou apreensiva com a sua fase dentro do realismo naturalismo que talvez seja o motivo do meu desgosto. Ainda assim, estou animada, porque para quem está desbravando Proust em seu realismo psicológico que dificuldade insuperáveis poderia ser encontrada no realismo naturalista de Machado? Sinto que já estou a meio caminho da vitória.
Sendo assim, enfrentem seus autores mais temidos, lembrando que talvez dessa vez, com mais idade, maturidade e vivência descubram o prazer que outrora não puderam encontrar.

Cris 24/03/2021

Ressurreição
Ressurreição foi o primeiro romance de Machado de Assis, publicado em 1872, encaixa-se na fase romântica do autor. No geral, este livro não tem nada de extraordinário.
O típico boêmio como personagem principal, aqui apresentado como Felix que trata seus amores como passageiras aventuras, apaixona-se pela recém-chegada à cidade Lívia, jovem viúva detentora de uma beleza estonteante; o que no decorrer da trama aflorará as inseguranças de Felix que passa a desconfiar da fidelidade de Lívia que é constantemente cortejada pelos homens de seu convívio, tendo em vista que seu romance com Felix é mantido em sigilo pelos dois.
Como de praxe, o casal passará por altos e baixos, desconfianças, idas e vindas, enfim... nada de novo sob o sol.
Não compreendo o que leva Machado de Assis a mostrar uma visão deturpada da mulher em suas personagens que sempre são postas como potenciais traidoras, fúteis e superficiais, enquanto os homens são heróis galanteadores que quanto mais machistas, mais "vitimizados" são. Não sei, pode ser uma tendência da época, mas observo muito isso nos livros de Machado de Assis e principalmente neste senti um grande incômodo quanto a essa questão.
Apesar do desagrado acima descrito, julgo válida a leitura, principalmente para balancear situações similares, afinal, Machado tem uma escrita única com um humor implícito, quase ácido, que instiga o leitor a apreciar suas obras e tirar delas os pontos que lhe interessarem.

jordanaverissimo 16/05/2021

Consideração lacônica de uma preguiçosa
Ressurreição é um romance considerado da fase "romântica" de Machado, mas podemos ver que mesmo nesse contexto o autor supera o estilo e dá sua marca à narração. Além disso, aborda um tema que posteriormente foi resgatado na sua fase realista: o ciúme. Aqui, Machado é um autor muito menos maduro que o autor de Dom Casmurro e, mesmo assim, destrincha com maestria a mente humana na alta sociedade carioca no século XIX. É interessantíssimo conhecer a obra completa do autor e compreender sua evolução.

Mazinos 27/03/2021

Não é um romance comum.
Esse é o primeiro livro do Macho de Assis e já demonstra como toda a sua obra seria diferente das demais. Não se trata de um romance comum e que tudo acaba bem no final, como era comum naquela época. Confesso que o final me deixou bem triste.