Poeira Lunar

Poeira Lunar Arthur C. Clarke

Resenhas - Poeira Lunar

Lucão 22/03/2024

Primeiro de Arthur C Clarke
Gostei bastante do livro. Os personagens foram interessantes, os problemas a serem resolvidos e a soluções foram bem maneiras, principalmente porque tinha bastante ciência no meio.
Me diverti lendo e apreciando este livro. Com toda. Certeza lerei outros do mesmo autor, e espero que sejam tão legais quanto este.

Geovanna 12/03/2024

Decepcionante
Em Poeira Lunar, acompanhamos a tripulação de um cruzeiro espacial que "naufraga" em um mar de poeira traiçoeiro na Lua, ao mesmo tempo em que acompanhamos a jornada de um astrônomo e um engenheiro para resgatar essas pessoas.

Esse livro tinha tanto potencial com sua história, poderia ter ido para um lado mais dramático (que eu pensei que ele iria lendo a sinopse), poderia ter dado toques de suspense ou até mesmo terror, com seus passageiros presos dentro de um cruzeiro espacial. Ele não conseguiu fazer nada disso.

Não achei os personagens bem desenvolvidos de uma forma geral e não achei a tensão envolvente, instigante. Todo capítulo acabava com uma tentativa de frase de efeito que incrivelmente tinha o efeito de me deixar decepcionada ou até com vergonha alheia do tanto que eram ruins.

Apesar de tudo isso, foi um leitura legalzinha.

Sendo assim, não recomendaria esse livro para quase ninguém ????

Jothamon 22/02/2024

Aventura
Após a humanidade conquistar a lua, fazer um passeio pelo nosso satélite natural se torna comum. Assim, quem tem poder aquisitivo não deixa de visitar este lugar, seja pela fama ou pela beleza.
Contudo, uma dessas viagens não ocorre muito bem e acaba por deixar toda a tripulação em uma situação delicada.
Dessa forma, o capitão precisa tomar decisões e manter a moral do grupo elevada enquanto esperam pelo resgate.
Medo. Tempo. Descoberta.

ffabriciooliveira 14/02/2024

Muito bom. Uma leitura muito agradável e que te prende do início ao fim. Cheia de reviravoltas e momentos de tensão.

an_ne 24/01/2024

FINALMENTE
1 mês lendo e finalmente terminei, não gostei muito, a leitura não me pegou, sei la
talvez eu releia uma próxima vez

Japa 11/12/2023

Primeiro livro que li do autor
Esse foi o primeiro livro que li do autor, a história é fascinante, você fica preso querendo saber como vai se desenrolar essa aventura, tem muita ação e tensão, eu realmente me senti dentro da Selene, apesar da história ter sido escrita em cima de teorias sobre a lua que logo após a chegada no espaço foram descartadas, foi muito interessante a leitura e eu consegui imaginar exatamente os cenários e o desenrolar da história, recomendo muito a leitura.

anisania 09/11/2023

Então...
É uma história boa. Talvez eu que não estivesse no mood certo para lê-la. E talvez eu esperasse outro tipo de livro...

Mas em minha defesa o Arthur ilude um pouco a gente por ficar jogando várias vezes que a situação já está ruim, mas calma lá; você não sabe do que essas pessoas são capazes! Então eu fiquei na expectativa de que fosse um estudo sobre as pessoas lidando com aquele confinamento forçado, quando na real é só um homem versus natureza. Sendo que as regras daquela natureza em questão (A LUA) são tiradas da cabeça dele, já que não existe tal coisa como o mar de poeira e naves-barco que navegam por ele.

De novo, assumo que foi um pouco de erro meu. Vai ver a escrita dele é assim. Vou descobrir num próximo Arthur C. Clarke da lista...

"O relógio não tinha parado; era só o Tempo que, como de costume, não estava andando na velocidade que ele desejava."

Ludrian 08/10/2023

Meu primeiro livro do autor, adorei a escrita da história e dos personagens, um livro que daria um belo filme de ficção cientifica.

T.N.T.Rock 11/09/2023

Expectativas atendidas.
Uma ficção cientifica interessante, que diverte, essa é uma breve sensação que o leitor terá ao concluir Poeira Lunar.
Arthur C. Clarke é mais conhecido pelo super clássico: 2001 uma odisseia no espaço, livro que virou um filme ainda mais conhecido. Com o histórico do autor a viajem nesse romance é carregada de expectativas, que consegue ser atendidas no limite do esperado.
Quem busca uma boa ficção com viagens espaciais, uma pitada de drama e aventura, não irá se arrepender de começar essa leitura. O livro entrega um bom ritmo, com um entendimento simples que vai agradar leitores costumeiros desse tema, ou mesmo alguém que nunca tinha se enveredado pelo espaço galáctico na literatura.

Vitor16Hq 03/09/2023

Turismo espacial
Poeira Lunar foi o segundo livro que li desse autor, e mais uma vez foi uma ótima experiência de leitura.

Aqui, o autor explora algo que recentemente se tornou realidade, o turismo espacial. Quando vi a matéria sobre, me remeteu na hora a esse livro.

O livro narra um passeio turístico na lua, o início do livro narra como é o passeio, como é ver o terreno da lua, a visão que se tem da Terra, isso me remeteu a descrição do passeio de Jurassic park, nos dois livros, temos o passeio inteiro sendo descrito para depois algo dar errado.

Depois dessa parte do passeio, que é muito bonita, a nave acaba naufragando, e os tripulantes ficam presos abaixo da superfície e sem comunicação.

A ambientação que Arthur C.Clark faz consegue fazer o leitor se sentir enclausurado junto com os personagens, as vezes até um pouco de aflição.

A interação entre os personagens presos ali é muito boa, tem partes em que o livro me pareceu arrastado, talvez por que o tempo não passa quando se está em uma situação dessa.

Ao mesmo tempo, tem o lado de fora sendo narrado, com o resgate sendo planejado, com a situação se complicando.

Quando está fora da Selene, o livro tem alguns momentos que eu não gostei muito, mas são poucos os momentos que não me agradaram.

É uma ficção científica que eu gostei de ter lido, o autor entregou o que se propôs.

E também vou deixar um elogio para Mateus Acioli e Luis Aranguri, por que eu adoro essa capa.

LivroAleatorio 29/08/2023

Sobrevivência, claustrofobia, corrida contra o relógio
Resenha: Poeira Lunar

Poeira Lunar se passa num tipo de nave cruzeiro turística, que atravessa um mar de poeira lunar, o Mar da Sede, e que naufraga, afundando e ficando preso debaixo dela sem deixar rastros visíveis.
A partir daí nós vamos ser leitores expectadores torcendo para que eles consigam sobreviver. Nós acompanhamos 3 núcleos: A tripulação da Selene; os cientistas e equipe de resgate; os jornalistas e mídia. Esse é um daqueles casos de sobrevivência que vão testar a índole das pessoas.
Se eu tivesse que resumir em poucas palavras, diria que é um livro claustrofóbico, agoniante e impossível de largar até que você consiga ver o desfecho da história, como uma boa ficção científica deve ser.

Quotes:
"Em algumas vezes, tinha imaginado se o verdadeiro motivo pelo qual os homens buscavam o perigo era que, somente em tais ocasiões, eles conseguiam encontrar o companheirismo e a solidariedade que inconscientemente almejavam."

"? Agora eu consigo escrever equações diferenciais do movimento orbital da Lua, mas não consigo ser mais brilhante do que meu avô. Se nós fôssemos trocados de época, ele podia ser um físico melhor do que eu. Nossas oportunidades foram diferentes, só isso. O vô nunca teve a oportunidade de aprender a contar, e eu nunca pude criar uma família no deserto, o que era uma função de alta habilidade e de tempo integral."
Gleidson 29/08/2023minha estante
Ótima resenha! Gosto muito desse autor e ainda não li este livro. Vou buscá-lo. Obrigado.

LivroAleatorio 29/08/2023minha estante
Obrigada! Também gosto dos livros do Arthur ?

Carlos 22/08/2023

A intranquilidade na serenidade!
Poeira lunar é uma leitura imersiva, que me fez sentir como um passageiro da Selene e não apenas um espectador. A descrição do autor nos faz reconstruir, com riqueza de detalhes, o mar da serenidade, sua iluminação fosforescente, seu brilho ocre, quase como um convite a olhar o imperscrutável.

Recomendo fortemente.

Carol Amarante 03/08/2023

Muito boa toda a atmosfera criada para a história. Ainda mais pensando que foi um livro escrito em uma época que ainda não tínhamos muitas tecnologias atuais, mas o autor conseguiu criar todo um futuro tecnológico.
Me peguei pensando tbm como a cobertura midiática que acontece e virou um reality seria retratada se a obra tivesse sido escrita nos dias de hoje.

Valeu a leitura!

Gisele @li_trelando 18/07/2023

A vida imita a arte
Quando li o livro esqueci de atualizar após terminar, mas foi providencial pra que possamos perceber que escritores são oráculos do tempo cuja sensibilidade consegue vislumbrar o futuro. Querendo desbravar novas fronteiras os passageiros do livro se viram presos em seu "barco" como em um submarino num mar de cinzas.

O autor nos presenteou com um pequeno estudo antropólogico sobre a reação humana ante a morte iminente. Enquanto alguns afloram seu melhor outros expoem sua verdadeira natureza e nós leitores somos os observadores.