Star Wars: Fim do Império

Star Wars: Fim do Império Chuck Wendig

Resenhas - Star Wars: Fim do Império

Liparini 15/07/2023

Terceiro e último livro da trilogia Aftermath. Aqui como o nome do livro já diz, vemos o fim definitivo do Império, mas citando uma passagem dele: "até uma fruta podre pode deixar uma semente", e sabemos que depois disso, nasceu a Primeira Ordem. Livro bom, mas só isso, os personagens são legais mas não desenvolve bem, de qualquer forma, ainda assim é melhor que a última trilogia de filmes

Gustavo616 17/05/2023

O último da trilogia
Foi muito difícil terminar esse livro por conta do modo como esse autor conduz a história. Em certo ponto eu simplesmente larguei o livro e esqueci da sua existência, mas no final das contas foi uma experiência interessante acompanhar essa saga e esses personagens

Marcelo Ricarte 25/08/2022

Mais uma trilogia
Fecha de forma satisfatória essa trilogia, os personagens apresentados foram interessantes de se acompanhar e seria ótimo ver em outras mídias.

Lore.dossn 07/04/2022

O fim do império?
?"Agora, uma perda ainda maior em Jakku foi a ferida final. A história se lembraria
de que a Nova República foi vitoriosa neste dia, e isso é verdade. A história vai
esquecer, entretanto, que na verdade essa última ferida foi autoinflingida: um plano
de contingência criado por um imperador impiedoso e vingativo que nunca quis seu
Império nas mãos de um sucessor."?

Tamires 30/01/2022

Uma pena estar esgotado...
Quem pensa que o Império acabou com a morte do Imperador Palpatine e de Darth Vader tá muito enganado. Darth Sidius é esperto e sua morte foi só um contratempo para conseguir o que ele quer. Ele deixou tudo muito bem estruturado pro caso de isso acontecer.
O imperio, embora pareça estar enfraquecido, ainda tem muito trabalho pra dar. Cada um de seus líderes remanescentes tem uma função já pre determinada por Palpatine. E a Nova República ainda tem muito a fazer para acabar de vez com essa ameaça. A continuação da linha do tempo mostra que o império praticamente só mudou de nome né. No decorrer dos livros a gente consegue entender como a Primeira Ordem surgiu, aqui temos o primeiro passo para isso.

Os três livros mostram como o império tenta se reerguer depois da morte do Imperador, além de mostrar como a Nova República está se adaptando à nova tarefa de governar a Galáxia. Enquanto isso, conhecemos novos personagens que nos cativam muito. Nora Wexley e Rae Sloane são minhas favoritas (embora já tenha visto a Rae mais nova em outro livro).
E de bônus, temos Leia gravidinha, Han Solo tentando lidar com isso, e finalmente nosso neném cabeludo preferido nascendo.

Escrita gostosa, fácil de entender. São livros divertidos, cheios de aventura e fã services. Todo amante dessa saga maravilhosa deve ler.
A má notícia é que estão esgotados, quem sabe, se a gente pedir com jeitinho, a dona universo geek trás eles pra gente né

apoderosathor 08/06/2021

completamente decepcionante, simplesmente ruim
estou desde o início do ano tentando terminar esse livro e so fui fazer isso hoje - o que eu nem conto como terminar, empurrei com a barriga mesmo, nem li direito - pra vc ver o quanto minha experiência não foi boa com essa obra. no primeiro livro gostei bastante pq pensei que focaria na equipe e na ligação deles com a sloane e tudo mais, por isso achei MUITO BOM, no segundo livro isso deu uma decaída e nesse último foi ladeira abaixo de vez; e eu acredito que o motivo foi: o autor se perdeu. mas não acho que ele tenha se perdido por não saber para onde ir, mas sim por tentar explorar varias coisas e acabar não indo a lugar nenhum com elas, isso tornou o desenvolvimento de trama tediosa e sem rumo pq o leitor NÃO SABE PARA ONDE AQUILO TUDO VAI DAR como uma grande colcha de retalhos onde vc não sabe onde começa uma parte e termina outra.
inicialmente era apenas sobre a norra, jas, sinjir e temmin mas depois apareceu o han e a leia, e eu pensei "ah que bom um fan service, gostei" mas ai focou demais no han e tantas cenas focadas no han e no dilema de kashyyyk acabaram prejudicando o desenvolvimento único dos personagens e pensei que isso fosse mudar nesse livro mas piorou porquê o autor focou muito na leia e na gravidez e depois na mon mothma e eu achei tudo tão ???? O LIVRO NÃO É SOBRE ELAS ENTÃO PORQUÊ DIABOS VC ESTÁ ME FALANDO TANTO SOBRE ELAS?! acabou que os personagens q eram para ter sido os protagonistas foram porcamente desenvolvidos, são tão rasos quanto um prato ??? a mon mothma que era pra ter sido uma personagem de background super secundária com duas falas ele deu todo o holofote pra ela com 50% do livro ??? a leia e o han que amo demais meus amores mas acho que poderiam ter funcionado apenas como secundários também, assim não prejudicaria o desenvolvimento dos reais protagonistas. e sobre os interlúdios, eles so serviram para enchr linguiça e desde o primeiro livro que eles colaboram bastante em confundir ainda mais, tanto autor quanto leitores, visto que aquelas histórias literalmente não dão em lugar nenhum.
conclusão:
desenvolvimento de história: ruim. desenvolvimento de personangens: ruim.
leitura: péssima nenhum pouco fluída.
Berg 27/12/2021minha estante
Eu tbm compro

André Gonçalves 05/01/2022minha estante
60 reais mais o frete. Qualquer coisa estou a disposição.

Berg 07/01/2022minha estante
Quanto é o frete para 65058-870?

Raquel 24/04/2021

Fraco e sem graça
Norra e sua equipe caçam a almirante Sloane, que, por sua vez,  está a procura de Gallius Rax. O Império está se reunindo em Jakku  e a Nova República precisa decidir se o ataca ou não.

Li porque já tinha lido os dois anteriores. Não gostei, a conclusão é satisfatória para a trilogia mas  bem fraca por ser um link entre "O retorno de Jedi" é "O despertar da força" . Li até o final porque já tinha lido os dois anteriores.

Se eu havia gostado dos personagens principais nos outros livros, nesse eles passaram a me irritar bastante e alguns sumiram no meio da história pra reaparecer do nada no final (parece que foi tanta coisa que o autor quis contar que não sobrou espaço pra falar o que aconteceu com esses personagens). Além disso surgiram outros arcos de história com foco em outros  personagens  que pareceram um pouco de "encherão de linguiça (como Mon Mothma). Já eram muitos personagens, o autor aumentou o espaço de alguns secundarios e no final achei que todos ficaram meio perdidos. Acho que a história perdeu com a diversificação do foco.

O autor ainda usa os interludios para mostrar outras facetas da história, mas agora são episódios que mostram o Império perdendo espaço. Mas os interludios do primeiro livro são os melhores da trilogia!

É uma história fraca, sem graça e eu não leria novamente!
Bruno Pacobahyba 27/09/2021minha estante
Oi tudo bem?! Quer vender ele?!

Raquel 01/10/2021minha estante
Oi! Já vendi....

Bells 14/03/2021

A essa altura acho que não é segredo para ninguém que amei essa trilogia, e acho que deveria virar série na Disney+ ahaha

Mas, vamos lá, ao que achei desse livro. Primeiro.

Sinjir é perfeito do começo ao fim dessa trilogia e vê o final da sua evolução foi magnifico. Ele foi um personagem que problematizou muito tanto a nova republica quando ao império, se questionando o que seria certo e errado, refletindo sobre questões morais. Uma construção muito bem feita e amarrada, mostrando o que era realmente relevante do seu passado e deixando claro qual era o tipo de coisa que ele fazia e como ele se sentia em relação a isso.

Seguimos com Jas, que é a melhor caçadora de recompensas, e por muito tempo não se prendeu a nada nem ninguém e ao longo dessa trilogia questiona a forma como havia vivido e a forma como sua tia tinha vivido. Foi fascinante vê sua evolução e sua amizade com Sinjir é uma coisa maravilhosa.

Norra, bom, foi a personagem que menos gostei, mas foi muito bem construída e desenvolvida. Era personagem com um objetivo mais claro, alguém que lutou pela nova republica, uma rebelde e isso teve um custo e conhecemos ele e como ela buscou se redimir com seu passado.

Sloane é provavelmente a minha personagem preferida, junto com Sinjir. Mas, quanto a ela, uma imperial que buscou se sobressair com a queda do imperador, alguém que via os erros do império e queria ser melhor que isso. Seu desejo pelo poder e os motivos por traz disso. Alguém que não necessariamente tinha toda a crueldade do império de Palpatine, mas que tinha o desejo de vê ordem na galaxia e que estendeu sua mão para tomar tudo para si, uma verdadeira conquistadora, por assim dizer. Lutou até o fim por aquilo que acreditava, e mesmo nos momentos em que se questionava, em que ficou sega pelo desejo de vingança, não abandonou seu desejo de restaurar o império. Gostaria de um livro com foco nela e nos acontecimentos que sucederiam esse livro e se ela, no fim, iria conseguir tudo o que desejava.

De forma geral, todos os personagens foram bem desenvolvido nesse contexto. Deixo aqui um destaque a Agata, alguém que compreendia muito bem o custo da guerra e que tinha uma filosofia muito sensata em relação isso. Mas, acima de tudo, lutou até o fim pela nova republica. Uma mulher que se destacou nesse universo, assim como várias outras.

Aqui, ficou claro para mim um acontecimento do primeiro livro, quando Sloane fala que ele ainda vive, percebi que não era sobre Palpatine, mas sim, sobre um certo herói do império.

Uma outra coisa, é que matamos a saudade de diversos personagens queridinhos, como Leia e Han, e conhecemos algumas coisas mais a fundo sobre as motivações dos acontecimentos da ultima trilogia dos filmes do universo, de forma rasa.

Uma trilogia muito bem desenvolvida, que merece virar serie. Amei e recomendo muito os livros para quem gosta desse universos.

Mars Thime 04/08/2020

O melhor da trilogia
Positivamente surpreso com esse último livro da trilogia. Apesar de deixar muita coisa em aberto e os interlúdios nunca serem explicados, o ritmo desse é muito bom e você quer sempre ler um capítulo para saber o que vai acontecer. Tem várias coisas acontecendo e você quer saber o desfecho de tudo.
Dada 18/08/2020minha estante
Sabe onde acho o livro?

Valen 03/02/2021minha estante
Mooooosss, tu leu em inglês foi? Num acho que ebook dele

Mars Thime 20/02/2021minha estante
Acho que comprei no submarino logo que lançou. Versão física mesmo

Mars Thime 20/02/2021minha estante
Ah, li em português mesmo!

Valen 20/02/2021minha estante
A Disney tirou de circulação T^T

Mars Thime 20/02/2021minha estante
Queeee, não acredito nisso. Que sacanagem ??????????

Carlos531 21/07/2020

Que livro!
Como começar a falar de um livro que termina uma trilogia!? É bem difícil, mas vamos lá!

O livro continua bem o desfecho do segundo, explora tanto as consequências políticas da galáxia quanto os sentimentos dos personagens, ambos são muito bem trabalhados!

E o mais legal, é que eles crescem com o decorrer do livro. Cada um deles, toma suas decisões e sofrem com os resultados, sentem o peso de suas consciências! O autor conseguiu expressar bem isso, achei muito bem escrito, mesmo os parágrafos mais descritivos e as reflexões dos personagens.

E que final foi aquele? Que batalha final!? Não foi apenas uma batalha física e estelar, mas uma batalha psicológica. E claro, os efeitos disso em cada um no fim de tudo, suas dores, suas alegrias, suas esperanças.

Star Wars, é uma franquia que não fala de batalhas apenas, mas fala da esperança que as pessoas têm de cultivar, apesar das adversidades, de toda dor, de tudo que perderam. E esta trilogia, expressou muito bem isto.

Incentivo a todos que leiam está trilogia e se divirtam, fiquem tristes, e principalmente, tenham esperança.

Enzo Santoro 25/02/2020

O livro é incrível e completamente necessário para qualquer fã de Star Wars que queira se aventurar e aprofundar na nova trilogia. A trilogia Aftermath é de longe a melhor e mais interessante série de livros de Star Wars e esse livro te prende em uma sequência de acontecimentos marcantes e emocionantes! Vale muito a pena!