Claridade

Claridade Renato Moraes

Resenhas - Claridade

Cristiano Mützenberg 25/08/2019

A dor não afasta a esperança do Bem
A leitura fácil e de fluidez agradável podem predispor uma crença na superficialidade do conteúdo. Pelo contrário, no romance Claridade, o autor, Renato Moraes, consegue inserir o leitor em reflexões bastante profundas, como o perdão e o sentido da vida. Desde o princípio da história, o leitor é levado a compadecer-se com o drama vivido por Ricardo, personagem principal, um advogado que vive os últimos dias da sua noiva, diagnosticada com um câncer fulminante pouco tempo após o noivado. Acompanhando o desenrolar da história de Ricardo após o falecimento da noiva, o leitor passa a conhecer melhor o espírito do personagem principal, um homem de bom coração e grande generosidade. Nas mais diversas relações de amizade e familiares, e ainda de um romance incipiente, o leitor vê, através da vida de Ricardo, como uma pessoa coerente, fiel a seus princípios e esquecida de si mesmo para dedicar-se aos demais, pode suscitar o que há de melhor nas pessoas que o envolvem – com dramas tão ou mais graves que o vivido por Ricardo -, fazendo, por fim, que o Bem não só seja possível, mas crível e esperançado por todos.

Laisa 03/11/2020

Gostei
É um livro que trata da importância das virtudes e valores e como podem ser adiquirindo e desenvolvidas de forma despretensiosa, mostrando que é possível se transformar desde que queira mudar!

Elexandra.Amaral 30/11/2020

"... poesia heroica da prosa de cada dia."
A narrativa de Moraes é leve e instigante, mas, ao leitor habituado a encontrar na literatura os reflexos do que há de pior na realidade, aparenta ser mais inverossímil que "As crônicas de Nárnia".

Ricardo é um homem que aprendeu a ver a mão de Deus e as oportunidades de servi-Lo nas pequenas e grandes coisas, por isso tornou-se virtuoso, capaz de mostrar o Bem aos seus semelhantes sem grande esforço e de enxergar os demais como pessoas dignas de serem amadas por quem são, filhas de Deus, em vez de pelo que aparentam ou têm.

P. S.: infelizmente, faltou revisar o texto. Nada há, porém, que atrapalhe a leitura.

Carla Amante 01/06/2019minha estante
Que livro interessante! Vi o dr. Ítalo Marsili indicando e desde então tenho vontade de lê-lo, a sua resenha contribuiu para aumentar o meu interesse no romance.

Obrigada! ?

Pelo que parece há uma grande ênfase em viver o momento presente e não fugir da realidade... Gostei. Muito animador!

André Pimenta 02/06/2019minha estante
Realmente, li por quê o Dr. Ítalo indicou!

kiki.marino 07/08/2020

Claridade?
Tenho opiniões contraditórias sobre essa obra, me incomodou em toda a leitura o excesso de moral e virtude do personagem Ricardo e o puritanismo religioso na trama. Mas por outro, de acordo com a sinopse o autor buscar p escrever o homem e sua relação com Deus,seu destino,isso pode ser subsersivo sim, contra a profanidade atual na literatura e sociedade .