O Gato e as Orquídeas

O Gato e as Orquídeas Kwong Kuen Shan

Resenhas -

Aness1 13/03/2023

Uma leitura suave
Conheci esse livrinho cheio de ditados e frases chinesas por meio de uma das minhas melhores amigas. Ela tinha emprestado para uma delas e logo em seguida comecei a ler.
Por mais que pareça ser muito infantil, é carregado de belas frases e de ilustrações ainda mais belas, se tornando uma verdadeira obra de arte.
A autora coloca uma energia serena no livro, abordando temáticas como o significado das 3 flores que estão bastante presentes nas ilustrações e de termos como ?qi?.
Recomendo para quem quer ver ditados/provérbios chineses e se inspirar, já que a leitura leva no máximo 10 minutos.

Danielli.Costa 10/10/2020

O melhor livro que comprei esse mês
Talvez até o melhor que comprei esse ano. Lindo, muito boa qualidade e ainda veio com marca páginas. Mal posso esperar para ter outros da autora.

Bruna 18/10/2020

Gosto muito da forma como a Kwong Kuen Shan faz um trabalho com vários elementos e assuntos se tornar harmonioso. O olhar dela pra vida me chama atenção, me faz querer ver de mais de perto.

Ghost9 20/03/2023

Filosofia dos gatos
Alguns versos foram uma indireta imensa para algumas situações que ocorreram na minha vida, outros, foram lições que apesar de clichês, foram colocadas em palavras tocantes.
O livro é uma obra de arte por si só, possuindo desenhos lindos em todas as páginas.
É simples, direto e relaxante e é claro, repleto de gatos e flores.

Akira sonozaki 12/08/2023

Do início ao fim perfeito
Cada poema escrito mexe comigo e me faz refletir em certas coisas amo demais esse livro
além de ter Gatos o meu animal preferido sem dúvidas.

10/06/2018

Sabedoria e beleza
Quarenta aquarelas de gatos e orquídeas acompanhadas de citações chinesas. Livro leve que mistura sabedoria e beleza além de amor por essas duas espécies.

Adriana Scarpin 04/09/2018

Sendo o terceiro título do estilo da autora, não possui mais aquele ar de novidade que nos encantou com os primeiros volumes, mas não deixa de ser belo ou de ser um ótimo mimo para dar de presente a alguém querido que goste de gatos e orquídeas.

Aguinaldo 15/10/2018

o gato e as orquídeas
Como já mencionei ao falar de "O gato filósofo", no último Natal dei de presente para algumas pessoas queridas volumes dos livros de Kwong Kuen Shan. Disse também que ela é uma artista plástica chinesa, havia nascido em Hong Kong e vivia radicada na Inglaterra há muitos anos. Neste volume sua arte gravita o mundo dos gatos e dos arranjos florais. As ilustrações - aquarelas - são muito bonitas e, a exemplo daquele volume anterior, compartilham espaço com textos chineses antigos, provérbios tradicionais, poemas e ensinamentos zen. Trata-se do tipo de livro que folheamos sem pressa, esboçando risos, respirando lentamente, em paz; experimentamos algum espanto ao virarmos uma determinada página. Textos e imagens formam um belo conjunto, funcionam bem juntos. Há alguma magia na disciplina que decorre da observação, ganha-se algo naqueles momentos em que, com calma e paciência, necessárias para que se mergulhe verdadeiramente naquele mundo flutuante e sutil, nos entregamos completamente às flores e aos gatos ali representados. Novamente encontramos quarenta ilustrações, e novamente às imagens são acrescentados caracteres chineses e sinetes, que representam o estado de espírito da artista no momento de criação. ÔBeleza. Vale!
Registro #1325 (livro de arte #27)
[início 18/05/2018 - fim: 19/05/2018]
"O gato e as orquídeas", Kwong Kuen Shan, tradução de Denise Bottmann, São Paulo: Estação Liberdade, 1.a edição (2018), brochura 17x17 cm., 96 págs., ISBN: 978-85-7448-296-5 [edição original: Le Chat à l'orchidée (Paris: Editions L'Archipel) 2015]

site: http://guinamedici.blogspot.com/2018/09/o-gato-e-as-orquideas.html

@jaquepoesia 26/01/2022

Lindo e cheio de sabedoria!
• O Gato e as orquídeas
• Kwong Kuen Shan
• Editora: Estação Liberdade
Este livro faz parte de uma coleção de livros da artista Kwong natural de Hong Kong. Seguindo um estilo clássico chinês suas pinturas enaltecem os animais domésticos, a vida selvagem e as flores.
Suas pinturas são acompanhadas por poemas, provérbios e trechos de clássicos chineses que ela mesma escolheu para acompanhar sua arte.

Este trabalho fala sobre:
A sabedoria dos gatos, a beleza e a energia das orquídeas (e de outras flores) e a sabedoria chinesa (eternizada através da escrita de poemas e provérbios).
Com quarenta aquarelas originais Kwong consegue mostrar que a natureza tem algo de valor a nos ensinar.

😻 Se você assim como eu é um(a) catlover e também ama aquarelas e textos do tipo: poemas e provérbios, então este livro é pra você!

Trechos:
"As flores têm simbolismos diferentes nas diferentes culturas. Na China, seu significado simbólico tem raízes profundas, recuando a milhares de anos, associado à cultura, à filosofia, à religião e ao mito. A muitas flores atribui-se uma grande sabedoria, e algumas se tornaram sinônimos de certos conceitos, símbolos da vida e modelos de virtude.(...) Às orquídeas em especial atribuem-se as mais altas virtudes. Simbolizam a pureza, a serenidade, a nobreza, o afastamento da vida mundana, valores muito admirados por sábios, poetas e pintores da China Antiga."
Kwong Kuen Shan

"Quem procura a perfeição em tudo
Jamais encontrará a felicidade.
CAO XUEQIN

"O sentido da vida não consiste em superar os outros,
E sim em superar a si mesmo."
PROVÉRBIO CHINÊS

"Enganar um amigo é a pior espécie de desonestidade."
PROVÉRBIO CHINÊS

Lidy 13/02/2023

Frases e provérbios chineses com fotos de orquídeas e gatinhos muito fofos.
Bem rapidinho de ler e bem legal.