O Enigmista

O Enigmista Ian Rankin

Resenhas - O Enigmista

Isabel 10/06/2010

Excelente!!
Trata-se da série criada por Ian Rankin sobre o inspetor-detetive escocês John Rebus.

Neste livro, John Rebus faz parte da equipe que investiga o desaparecimento de Philippa Balfour (Flip), filha de um banqueiro e namorada de David Costello, um arrogante playboy.

Phiippa é encontrada morta e a investigação do crime fica dividida em duas frentes:
A primeira, que é a destinada a Rebus, trata do mistério dos caixões em miniatura. É que pouco tempo após o desaparecimento de Philippa, é encontrado próximo a casa dos pais da moça uma miniatura de caixão contendo uma boneca. Ocorre que miniaturas como esta já foram encontradas em outras ocasiões e estão relacionadas tanto a fatos históricos, quanto a fatos policiais. Rebus desconfia de que há uma ligação entre o caixão encontrado e uma série de mortes que pareciam acidentais, e também desaparecimentos que ocorreram há quase 30 anos atrás. Tal fato leva Rebus a iniciar uma minunciosa investigação com a ajuda do patologista aposentado Donald Devlin e da curadora de museu Jean Burchill.

Na segunda frente de investigação estão os detetives Siobhan (pronuncia-se Shi-vaun), Clarke e Grant Hood, que descobrem no laptop de Philippa estranhos e-mails enviados por uma pessoa que se intitula “Enigmista”, um personagem que comanda um jogo na internet cujos quebra-cabeças (charadas) podem levar à elucidação do misterioso desaparecimento/morte de Philippa.

Quem é John Rebus: Inspetor-detetive da polícia de Edimburgo, inteligente, solitário, negativo, fanático por rock, meio alcoólatra, está sempre enfiado nos Pub, tem aversão a receber ordens de seus superiores, está com 50 e poucos anos e fora de forma física. Enfim, Rebus está longe do padrão de policial que encontramos nos romances policiais, pois é a antítese do conceito “policial-forte-gostosão”. Mas, acima de tudo, é um personagem que prende e pelo qual o leitor se apaixona, pois é real.

"Rebus não conhece mais ninguém no seu prédio, nem nos prédios ao lado. Deve ser o último proprietário que ainda mora no seu próprio apartamento. Mais preocupante ainda, parece ser a pessoa mais velha naquelas bandas. As ofertas de compra lhe chegam todos os dias. Ele deveria se mudar para um chalé no campo ou para um estúdio em cima de um pub? Enquanto matuta, pega um cerveja na geladeira e senta-se na cadeira perto da janela da sala.
Alguém descreveu seu apê como uma caverna. E esse alguém tem razão, pensa Rebus. Ele se sente incomodado com o som roufenho que vem do vizinho, algo como “um mau Hawkwind de 20 anos antes, o que provavelmente significa que se tratava de alguma banda da moda”. Dá mais um gole na cerveja e pega uma fita na sua coleção e põe para tocar: três canções de um álbum do The Mutton Birds, um grupo da Nova Zelândia – “ou algo assim”.
No chão há uma garrafa de Talisker, uísque de gosto cortante. Serve-se e brinda à imagem refletida na janela. A segunda canção se chama de The falls. "

Sobre os livros: Quando lemos um livro de Ian Rankin, temos que fazê-lo de forma totalmente dedicada, sem pressa e com muita atenção, pois tratam-se de histórias muito inteligentes e com muitas variáveis. Por ser escocês, as história de Ian Rankin se passam mais no eixo Edimburgo/Glasglow, assim podemos ter uma certa dificuldade com os lugares e cultura. Todavia no site do autor, www.ianrankin.net, podemos encontrar o mapa de Edimburdo, com os lugares descritos nos livros, inclusive onde o John Rebus mora, já que é um local de grande importância para a personagem.
Aqui temos 3 livros publicados. A ordem cronológica de leitura é: 1º O Enigmista. 2º Os Ressuscitados. 3º Questão de Sangue. Não são os primeiros da série, mas é o que temos aqui.

Sobre o Autor: Ian Rankin, escocês nascido em Fife (1960), formou-se pela universidade de Edimburgo. Foi coletor de impostos, jornalista, músico punk e professor antes de se tornar escritor premiado.

Simone de Cássia 27/02/2020

Eu gosto de personagens do tipo desse investigador Rebus...um bad boy complicado, sistemático, atípico...mas, eficiente, humano e íntegro. Confesso que achei muitas páginas desnecessárias, um monte de informação que enche linguiça e não faz diferença na trama, mas ainda assim me prendeu a atenção. Não é tudo que eu esperava, mas também não é ruim a ponto de ser abandonado.

Joyce654 12/08/2023

Algumas das conclusões eu esperava, mas outras foram revoltantes e surpreendentes. Foi um livro que valeu a pena cada página de ansiedade?um bom livro de suspense policial.

Carla.Zuqueti 20/11/2012

O melhor livro do autor. A trama é bem interessante, mas no final, um pouco previsível. E algumas vezes dá uma raivinha dos personagens teimosos, como a Siobhan.

RECHIMI 15/01/2013

Meu primeiro contato com o autor e gostei bastante da leitura. Apesar de começar um pouco lento, a trama evolui e realmente prende a atenção. O final, um pouco esperado. O personagem principal, John Rebus, é realmente bastante interessante. Ansiosa para ler outros livros do autor.

Fátima Lopes 11/02/2013

Personagem Marcante
Li os três livros do autor (traduzidos para o português)em que John Rebus é o personagem principal e "O Enigmista" é o melhor deles. Este livro precede os outros dois e detalha características dos personagens que não estavam claras na leitura das outras obras ("Questão de Sangue" e "Os Ressuscitados").
A figura do detetive durão é lugar comum na literatura policial, mas John Rebus tem algo de peculiar, é sensível (embora não demonstre), curte rock , bebe mais do que deveria e não tem comportamento que possa ser chamado de "tipicamente" machista.
A cidade de Edimburgo e outras regiões da Escócia trazem um diferencial para a obra e durante a leitura eu me senti transportada para lá.