Me Poupe!

Me Poupe! Nathalia Arcuri

Resenhas -

cacai 11/06/2018

Conheci o canal "Me Poupe!" no ano passado quando pesquisava sobre investimentos financeiros. Quando soube do livro, tive uma certa curiosidade. Confesso que este não é um estilo que me atrai, mas estou abrindo exceções e engatei a leitura logo após terminar "A sutil arte de ligar o f*da-se", do Mark Manson - outro gênero que normalmente não leio. Percebi muitos conceitos semelhantes e interessantes entre as duas obras, em especial sobre identificar quais os valores que nos movem. Se para você ter uma roupa de marca e o suposto status que ela traz é mais importantes do que viajar para um lugar diferente todo ano, resta arcar com as escolhas e renúncias.

Sempre fui do time dos mais econômicos - pode chamar de pão-duro ou muquirana, se preferir - graças à educação financeira que recebi em casa. Meu pai sempre repetia os mesmos mantras: "nunca gaste mais do que ganha", "compre à vista e peça desconto", "não compre parcelado porque se não tiver dinheiro neste mês, não necessariamente vai ter no mês seguinte", "economize pelo menos 10% do que ganha". Com pequenos lapsos ao longo da jornada - especialmente quando usava a compra de bugigangas baratinhas para tentar aliviar o fardo de um emprego estressante - geralmente penso bastante antes de qualquer gasto. Muitas das dicas dadas pela Nath no livro não são novidade para quem acompanha o canal - a maioria, inclusive, ponho em prática há anos e posso garantir que funcionam se a meta é não faltar dinheiro no bolso.

Apesar de gostar do seu jeito leve e descontraído de falar sobre um assunto difícil para muitos e achar extremamente necessária que a educação financeira comece ainda na infância, algumas questões que me incomodam nos vídeos também me incomodaram no livro. O principal deles é sobre a máxima de "se eu consegui você também consegue", que ela usa ao referir-se à meta de poupar o primeiro milhão: vai muito de encontro com o que pregam gurus de autoajuda. Mas será mesmo que a dona Maria que ganha um salário mínimo e sustenta sozinha a casa em que mora com cinco filhos pequenos conseguirá juntar toda essa grana na vida? Impossível não é - histórias de superação existem para inflar a esperança de muitos. Mas nessa hora é preciso buscar um pouco da dureza de Mark Manson e dizer que talvez para uns essa meta nunca vire realidade. A dona Maria até pode aprender a equilibrar seu orçamento, fazendo sobrar algum no final do mês e realizando sonhos. Mas R$ 1 milhão? Será mesmo? E mesmo que a Nath não pregue que todos devam ter esse mesmo objetivo - o dela é poupar R$ 5 milhões para a sonhada independência financeira, trabalhando apenas por hobby - muitos são atraídos pelo seu conteúdo justamente com este propósito. As dicas são extremamente válidas e realmente acredito que ao colocá-las em prática é possível sair do sufoco. Mas entre livrar-se das dívidas e acumular fortunas o caminho nem sempre é tão simples quanto o "Me Poupe!" quer fazer parecer. (Ou talvez é e eu é seja muito pessimista, vai saber...)

Um dos trunfos do livro é falar abertamente sobre quantias, quebrando esse tabu que a "dinheirofobia" impõe. Mas algumas estratégias sugeridas são bem aquém da realidade de muitos. Festejando o poder do juro composto, Nath explica que basta poupar R$ 2.500 mensalmente para que em duas décadas você tenha o seu primeiro milhão. Para quem ganha um salário de cinco dígitos é algo bem palpável, mas e para quem nem chega a isso mesmo com dois empregos? Nem sempre todas as dicas para conseguir um dinheiro extra irão funcionar com todo mundo,por mais assertivas que sejam. Fórmulas prontas e regras ditadas me causam certa aversão e por isso em muitos momentos senti que lia mais um livro de autoajuda do que de finanças pessoais.
Jackie 16/06/2018minha estante
Nossa, ainda bem que temos mais uma realista aqui. Achei que minha opinião era a única destoante kkkk... Lendo sua resenha acho até que peguei leve.

02/07/2018minha estante
Como guardar 2.500 por mês se o seu salário bruto é metade disso?
O nome do livro deveria ser: Como juntar seu primeiro milhão, desde que você seja classe média. Senão, é melhor correr pra fila do bolsa família. #hahahahah #rindo de nervoso

Amanda 30/07/2018minha estante
Cara, teve a parte do livro que ela diz como juntar dinheiro ganhando mil reais - sendo que você pode começar a por 30,00 na Selic, e a parte em que ela diz que você só vai ganhar dinheiro se levantar a bunda e for atrás do que realmente gosta de fazer e fazer bem e se profissionalizar nisso. Ela prega mais o fato de você não trabalhar por obrigação ganhando uma miséria e sim com o que você gosta, ganhando bem, porque você vai se esforçar no que está fazendo.

Kizzy 31/07/2018minha estante
Apenas obrigada por essa resenha!

vsc bibliotecária 28/02/2019minha estante
Achei o livro mais parecido com uma biografia do tipo "eu sou phoda" do que propriamente de finanças. Acompanhava o canal dela, porém, encontrei outros que falam mais diretamente, sem enrolação.

Heloísa 10/03/2019minha estante
Cara, impossível não é, mas ele teve algumas oportunidades na vida que ela soube aproveitar. Acho que as pessoas tem várias oportunidades que muitas vezes deixam passar por não terem se preparado antes para agarrar. Eu também acho que nem todo mundo vai conseguir um milhão, mas eu acredito que dê pra conseguir bastante fazendo algumas coisas que ela fez, como se profissionalizar. A grande sacada dela foi aprender mais e mais, mostrar para os outros como ela poderia trazer valor a eles e, enfim, empreender. Ninguém nunca vai ficar rico trabalhando para os outros. Ninguém nunca vai abir o próprio negócio sem ter uma base no mercado de trabalho. Por isso precisamos ser empregados e por isso precisamos empreender, e quando fazemos renda extra, ou o famoso "freela", já estamos emprendendo.

Claudinha 13/04/2020minha estante
Showwwwww

Diulien2108 25/04/2020minha estante
Concordo plenamente.Sem contar que os conteúdos são mesmos do canal.Fiquei decepcionada.Mas adorei seu ponto de vista.

@italo.nevees 17/11/2020minha estante
No seu livro ME POUPE! Nathalia Arcuri, criadora do maior canal de financ?as do Youtube que carrega uma bandeira com sua missa?o bem clara de DESFUDER o Brasil financeiramente vai tratar de 10 passos para nunca faltar dinheiro no seu bolso.

A autora ira? tratar do passo a passo para nos ensinar poupar, apresentando-nos outras formas de investimentos onde o seu amado filho JUROS COMPOSTOS trabalha com muita eficie?ncia; desmitificando muitos paradigmas e pondo as cartas a? mesa, mostrando os resultados de suas experie?ncias e provando que, colocar a pele em risco a fez ganhar muito mais do que ganharia ficando na ine?rcia.
Nathalia Arcuri e? um exemplo de Mulher Independente e Empreendedora como muitas outras que veem mostrando qua?o determinadas sa?o: deixarei abaixo um dos trechos do seu livro que me identifiquei bastante. ?Para definir objetivos verdadeiros e justifica?veis, amparados por um propo?sito que nos permitira? viver uma vida mais plena, precisamos de autoconhecimento: E? essa clareza que vai nos levar aos 4 F's da riqueza.

Foco: E? outra palavra para "objetivo". Saiba para onde voce? vai. Quem na?o sabe para onde vai na?o chega a lugar nenhum.

Fe?: Na?o e? ajoelhar e rezar, na?o tem nada haver com religia?o. E? acreditar no seu taco e, a partir disso, trac?ar planos para acontecer.

Forc?a: E? bem possi?vel que as pessoas considerem seu sonho uma loucura. O importante e? ter determinac?a?o para na?o desanimar e coragem para assumir os riscos.

Foda-se: Na?o tenha medo de colocar o quarto F em ac?a?o, ainda que seja apenas mentalmente. O Foda-se pode ser libertador e ainda tem poderes analge?sicos. Use toda vez que tentarem diminuir o seu potencial ou a sua disposic?a?o para ganhar dinheiro. Quando te falarem "Eu acho que voce? na?o tem condic?o?es de fazer isso", agradec?a a colaborac?a?o e mentalize as letras garrafais: FODA-SE.?

sinara.barrosdelima 19/12/2020minha estante
Você conseguiu explicar exatamente a minha sensação com esse livro. Algumas coisas que ela conta da trajetória dela são surreias para a maioria das pessoas. Eu me incluo exatamente nisso. Algumas partes do livro ela fala que poupa 60%do salário e vive com 40%. Isso é muito irreal pra quem tem filhos e quem vive nos dias atuais.

Kellynha 23/12/2020minha estante
Adorei sua opinião sobre o livro compartilho do mesmo pensamento.

fla.lemos 25/01/2021minha estante
Faço das suas palavras as minhas!

Gih 24/03/2021minha estante
Concordo parcialmente com seu ponto de vista. Acredito que é possível sim que todos conseguem melhorar de vida. Agora claro que a dona Maria do seu exemplo pode não chegar ao milhão, mas com certeza ela vai mudar de vida para melhor e ensinar seus filhos. Acredito no trabalho da Nath neste sentido, pois a realidade dela foi algo totalmente fora da curva. Ela não ensina as pessoas a poupar 60% da renda ELA POUPOU, por que ela tinha uma renda que permitia. Mas nós, meros mortais e assalariados, podemos economizar e poupar 30% todo mês conforme ela ensina no livro, no canal... Enfim, apenas mais um ângulo de visão.

Vanessa 24/03/2021minha estante
Concordo plenamente!

Marcus 09/05/2021minha estante
Concordo. Adoro o conteúdo da Nath, mas a fala sem recorte social pode mas aumentar a frustração de quem já vive à marquem do que inspirar a busca por equilíbrio. Porém é o espetáculo que chama a atenção das pessoas. Então sorte de quem consegui filtrar as informações de acordo com sua realidade.

Vitória 13/07/2021minha estante
Caraca, adorei seu comentário, escreves muito bem ?

Carolina.Oliveira 20/11/2021minha estante
Otimo livro, sem duvidas me ajudou muito e esclareceu varias coisas a respeito de finanças.

Nathan 30/06/2022minha estante
Excelente conteúdo, leva ao leitor a se desafiar todos os dias por coisas simples que fazem uma diferença gigantesca no fim do mês, os desafios nos mostram o quão importante é ser o dono de algo que você lutou o mês todo para conquistar, literalmente você acaba conquistando seu espaço financeiro e isso faz as pessoas te olharem com outros olhos. Este livro é um abrir de portas na vida das pessoas.

Negrão 04/01/2023minha estante
Quero ler esse livro , achei que o app disponibiliza o mesmo , quanta inocência kkkk

Eliza.Beth 24/03/2021

Confesso que fui com uma ideia errada do livro. Pensei que iria aprender outras coisas. O livro é bom mas não concordo com muitas ideias expostas.
Por exemplo, não teria coragem de pedir desconto para comprar uma garrafinha de água no camelô. Não por vergonha mas questão da minha consciência mesmo.

Acredito que existem muitas questões adversas que ela não é capaz de entender, não porque não queira, mas porque ler sobre e viver de fato são coisas completamente diferentes.

Mas acredito que esse livro ajude muitas pessoas.
Natália Carolina 24/03/2021minha estante
Tive a mesma impressão quando li. O nível dela é diferente do meu.

Eliza.Beth 24/03/2021minha estante
Pois é. Valeu a leitura mas não consegui absorver muita coisa para colocar, de fato, em prática.

Natália Carolina 24/03/2021minha estante
Na parte do casamento eu pensei. Isso não se aplica a mim.

Eliza.Beth 25/03/2021minha estante
Kkkkkkkk pois é, cada um com suas prioridades kkkk

Carolina.Gomes 26/03/2021minha estante
A ideia q tenho dessa moça é de uma avarenta. Ela propõe economizar em mínimos prazeres. Pode ser ótimo p geral, mas é como dieta restritiva. Depois a pessoa engorda tudo de novo. ?

Eliza.Beth 26/03/2021minha estante
Verdade Carol. Já aceitei a ideia de que serei pobre para sempre ?

Carolina.Gomes 26/03/2021minha estante
??

Fabíola 21/07/2018

Me poupe
Adoro o trabalho da Nathalia no YouTube. Ela possui o canal Me poupe e através dele consegue mostrar o lado financeiro de forma engraçada e inteligente. Super indico.
O livro conta como sua jornada começou na conquista da independência financeira.
Aos 32 anos a escritora alcançou seu primeiro milhão e traz 10 passos para mantermos nosso dinheiro e fazê-lo crescer.
É uma boa dica de livro para iniciantes no mundo financeiro. Para mim foi mais uma leitura relaxante, pois já estudo esse campo há alguns anos.
Fco EC Arruda 22/07/2018minha estante
Nossa. Sou assinante do canal do YouTube. Ela é ótima mesmo. O livro consegue manter as mesmas características dos vídeo?

Fabíola 22/07/2018minha estante
Arruda o livro é uma explicação detalhada da jornada dela, o que eu já havia assistido no YouTube. Eu adoro a forma dela de trazer a economia p perto de nós. Tem dicas interessantes principalmente para iniciantes no mundo financeiro, mas nada muito profundo. Eu queria algo mais completo.

Fco EC Arruda 03/08/2018minha estante
Hm. Entendi. Mas vale à pena, o livro?

Fabíola 04/08/2018minha estante
Depende de seu objetivo. Achei um bom livro para iniciantes e bem motivacional.

Fco EC Arruda 05/08/2018minha estante
A leitura é simples como parece? Digo, leve?

Fabíola 07/08/2018minha estante
Sim. Ela escreve de forma simples e leve. Dá para ler bem rápido.

Fco EC Arruda 08/08/2018minha estante
Ótimo.
Obrigado! ;)

THALES76 19/02/2019

Não tem como lê-lo e não tirar algum ensinamento.
Livro bastante adequado para quem quer dar uma organizada na vida financeira. A autora no ensina dez passos para ter mais sucesso com nosso dinheiro, partindo de pequenas economias no dia-a-dia até métodos mais ousados como o de investir e fazer a grana render.
De um jeito meio cômico as vezes, a leitura acaba tornando-se leve e prática, isso mesmo, no livro voce ja vai poder começar a praticar os métodos para dar um início a sua jornada de sucesso, o livro conta também com tabelas para preencher, vêm também com questionamentos para serem respondidos na hora, no livro.
Lorenna 19/02/2019minha estante
Fiquei curiosa para saber por que você deu nota 4 pro livro. Do que você sentiu falta nele?!

Lorenna 19/02/2019minha estante
Fiquei curiosa para saber por que você deu nota 3 pro livro. Do que você sentiu falta nele?!

THALES76 19/02/2019minha estante
Dei 3 pq já conheço o trabalho da Nath a algum tempo pelo canal dela, então o conhecimento que o livro trás já são coisas que eu sei, ou seja, um conhecimento não muito útil para mim.

Lorenna 19/02/2019minha estante
Ah entendi! Eu também tive esse mesmo sentimento... Obrigada por esclarecer! :)

Thárin 16/06/2019

Extremamente útil
Valeu pela aula de educação financeira que eu nunca tive!!!
Julia.Martins 18/06/2019minha estante
então...eu não gosto muito das dicas dessa moça. acho irreal. ela possivelmente vem de uma família com estrutura e tal. Tenho minhas ressalvas.

Thárin 21/06/2019minha estante
Não sei quanto a família, pois ela não menciona muito no livro, mas tenho acompanhado o trabalho dela em vídeos há varios meses, li o livro agora, já li alguns e-books que ela disponibiliza no canal, e posso dizer por experiência própria que está me ajudando demais a colocar minhas finanças em ordem. Além disso foi por causa dela que criei noção de que podia começar a investir com pouco e já to fazendo isso há um tempinho, criei contas em corretoras, comecei a aplicar em títulos do tesouro e to estudando outras formas de investimento em renda fixa pra quando já tiver uma quantia maior pra aplicar, pra depois poder passar pra renda variável, que é um pouco mais arriscado
Então pra mim o conjunto do trabalho dela tá sendo de uma utilidade incalculável!
Mas claro que o que é bom pra mim pode não ser pra você ??

Julia.Martins 23/06/2019minha estante
Ah isso é legal o que vc tá fazendo

Thárin 05/07/2019minha estante
Sim! E necessário, dada a atual conjuntura política e econômica do país neh... sempre que tenho um tempinho to lendo alguma coisa sobre finanças e investimentos e em pouco tempo já consegui resultados muito bons

Victor.Lopes 23/04/2020

Sensacional
Acompanho o canal MePoupe! há bastante tempo e confesso que ao comprar este livro não esperava que ele fosse tão além das abordagens técnicas do mundo financeiro. O que a Nath traz para o leitor vai muito além disso, a leitura faz você perceber que os pilares da verdadeira riqueza não estão somente no dinheiro em si, mas em todos os sonhos que você pode realizar com ele.

Além de ser um livro sobre finanças pessoais, são abordados temas tão importantes quanto, como o autoconhecimento, relacionamentos, tomada de decisões, etc... Só tenho a agradecer a Nath por ter escrito esse livro, gratidão!
Richard 23/04/2020minha estante
Esse livro é excelente. É um guia prático para desfudencia. Kkkkkk

Alex 30/04/2020minha estante
Já tá na minha estante, o próximo que irei ler!

Victor.Lopes 01/05/2020minha estante
Alex, indico demais!

Alex 01/05/2020minha estante
Irei ler sim, já comprei ?

Nick 02/11/2020

Fraco e muito pessoal
Fraco de conteúdo sobre finanças, tudo muito óbvio. Fala muito de suas histórias pessoais, fazendo parecer uma autobiografia do que um livro de finanças. Não obtive nenhum novo conhecimento.
Diego 15/12/2020minha estante
0.5 kkkk nem sabia que tinha essa nota disponivel

Nick 06/01/2021minha estante
Sim, se tivesse 0 eu daria, kkkk

Diego 06/01/2021minha estante
Tendo a concordar. A autora apresenta exemplos pessoais que não tem como servir como modelo para 200 mi no país rs, e ao fim do livro copiou do Google um resumo dos investimentos.

Nick 13/01/2021minha estante
Eu esperava bem mais, mas me decepcionei

Rapha 21/01/2022

Cuidar do seu dinheiro é uma coisa que só você pode fazer.
Um livro que da gosto de ler. A Nathalia Aracuri conseguiu colocar um assunto que por motivos de cultura, na minha opinião, não gostamos de falar, que é o dinheiro. Porém, quando escolhemos negligênciar esse tema e fingir que ele não existe, nossa conta fica cada vez mais desorganizada, pois não paramos de gastar.

Esse livro para mim foi um tapa na cara do tipo "tá na hora de assumir a responsabilidade da sua vida financeira", ele diz que nem mesmo a pessoa que mais te ama nesse mundo vai conseguir te levar ao seu objetivo.

Ela utiliza uma técnica para se organizar financeiramente que eu estou falando sobre para todo aquele que tem ouvido para escutar o que eu digo kkkkk... É a técnica do 70/30, essa diz que: devemos dividir o que ganhamos em porcentagem para cada objetivo de nossas vidas: 55% do que ganha para o que é essencial; 5% para conhecimento/estudos; 20% para desejos de curto, médio e longo prazo; 10% para investir na sua independência financeira e por fim 10% para gastar com o que quiser.

Indico esse livro sim, pois acredito que todos nós precisamos saber como gerenciar o que ganhamos. E acaba que essa "responsabilidade financeira" reflete em todas as áreas da vida de quem a pratica.
Vicky 21/01/2022minha estante
Tenho vontade de ler esse livro! Gostei da resenha, vou colocar na minha meta anual!

Rapha 21/01/2022minha estante
Quando terminar faz uma resenha também quero ver o que você achou!

Nathan Souza 23/01/2022minha estante
Gostei heim. Da vontade de ler.

sophi 27/04/2022

o livro deve ser legal de ler com 30 anos, mas ganhei de Natal, com 14, li meio q obrigada e empurrando logo não gostei, mas são públicos diferentes, ent acho q a moça conseguiu ser bem clara e ter uma boa forma de se comunicar com o leitor ????
Macho alfa 27/04/2022minha estante
Deram um livro de dicas para nunca faltar dinheiro pra uma garota de 14 anos? MN JAJAJAKJAJAJA

sophi 27/04/2022minha estante
sim e eu nem trabalho ainda KKKKKKK amo essa fml

Macho alfa 27/04/2022minha estante
KGJJHJ

Barbie 15/04/2020

O abridor de mentalidade pobre
Em um apart hotel de praia alugado para temporada me deparei com essa preciosidade na estante e não me deixei por vencer, li tudo até o final da estadia. O que j´´a me trouxe economia.
Com certeza, esse foi o único livro que a cada página me dava um soco na cara. Tudo estava ali, disciplina, melhor organização, tudo isso conversando comigo, algo tão simples que faz toda a diferença na vida do ser humano: a Educação Financeira.
A partir de então, comecei a seguir as dicas e me apaixonar pelo assunto. Percebi que se eu quiser, eu posso!
@rosaemiliabulhoes 15/04/2020minha estante
Eu acho que só eu na face dessa terra ainda não li esse livro ! Kkkk

Barbie 16/04/2020minha estante
Não perca mais tempo, é muito bom e vai lhe atentar para as suas finanças.

@rosaemiliabulhoes 16/04/2020minha estante
Já adicionei na lista. Obrigada, viu??? ?

Just Mike 29/07/2019

Muita biografia e nenhuma informação!!!
Sou fã da Nathalia, descobri seu canal e comprei o livro crendo que me ensinaria a investir no lugar certo. Mas ele só traz o significado das siglas e praticamente diz: estas são as opções de investimento do tesouro direto, escolhe uma e se vira. Decepcionante.. gastei dinheiro à toa. OBS: TUDO o que tem no livro você acha no canal de youtube dela e nas entrevistas que ela já deu.
Flavinha 30/08/2019minha estante
Acho melhor só ver os vídeos dela no YouTube mesmo, não gostei de ler esse livro

Just Mike 04/09/2019minha estante
Melhor coisa, Flavinha!! Já que é para aprender a poupar, comece poupando de comprar o livro rsrs. Tem tudo no canal dela, nas estrevistas que ela deu para a Leda Nagle, Adriane Galisteu, etc.. junta tudo e dá todo o livro.

Helena 13/07/2020minha estante
Exatamente. O público do livro é seguidores do canal, mas o livro não traz nada que já não tenha exaustivamente nos vídeos.

Enio Myrddin 26/07/2020

O audiolivro narrado pela própria autora deixa o conteúdo muito mais autêntico e em harmonia com o que a gente está acostumado a ver nos vídeos do canal. Tenho a impressão de que se fosse lê-lo em formato tradicional não teria tido paciência para a transposição do senso de humor duvidoso da Natália para o papel. Não é um livro que traga muito mais do que uma introdução ao tema finanças pessoais, mas se destaca pela forma leve e pelas histórias pessoais da autora.
Ana Graf 16/08/2020minha estante
Eu acho que pra quem acompanha o canal, o livro é quase um audiobook! Consigo ler ouvindo a voz e a entonação dela perfeitamente. Chega a ser estranho! Hahahaha.

Enio Myrddin 17/08/2020minha estante
Que legal

Wlange 15/11/2020

Esperava: finanças. Recebi: autobiografia superficial
O livro é mais sobre a Nathalia Arcuri do que sobre finanças, e mesmo com a alta carga biográfica ela não fala quase nada sobre como começou a ganhar dinheiro com o Me Poupe. Eu esperava que uma pessoa com tanta experiência tivesse mais a transmitir, mas o livro só fica no basicão. Muito raso.
Jordy Alison 28/11/2020minha estante
Sim, Wlange. E sem contar que não tem nada de novo. Eu acompanho o canal dela há muito tempo, antes mesmo do livro ser lançado, e muito do que tem no livro ela já tinha falado em vários vídeos do canal. Achei uma perda de tempo.

Vick.Braga 15/06/2021minha estante
Não consegui passar nem da metade do livro... Nada de tão prático como eu esperava!!

Jackie 16/06/2018

Investimentos para iniciantes
Pensei melhor e decidi mudar minha opinião:

Eu admiro o trabalho de divulgação da Nath sobre finanças pessoais, mas pensando melhor sobre minhas leituras anteriores e sobre seus vídeos, acho que minha experiência de leitura não foi tão boa, pois não irá contribuir muito para gerar mudanças visto que já faço investimentos a um tempo, sou econômica e achei seus vídeos mais esclarecedores que o livro. No entanto, o livro pode ser uma fonte de ânimo para quem não tem o hábito de poupar.
O livro é bem fácil de ler.
Indico para quem quer começar a investir, para aqueles que querem ir em direção contrária à da “manada”.
Caso você já seja um investidor, talvez seja melhor você poupar seu tempo pois o livro fala sobre tipos de investimentos e não aprofunda muito. Os vídeos valem muito mais que o livro, sem dúvida.
Alguns passos e perguntas do livro considero desnecessários. Mas isso pode ser uma estratégia para envolver o leitor de modo que este coloque as dicas em prática.
O livro mescla dicas com experiências de vida da autora, quase uma biografia.

Dicas e parte importantes que tirei dos 10 capítulos (e algumas ideias/opiniões minhas):
1º - Fale sobre dinheiro. Vença a “dinheirofobia”.
Mude suas ideias sobre dinheiro se o vê de forma negativa.
Seja forte perante os julgamentos sobre ser uma pessoa econômica.
Sempre peça descontos.
Divida gastos.
Não compre por impulso.
Não tenha vergonha de pedir aumento de salário (eu digo: ou procure outro que atenda suas necessidades).

2º - Tenha um objetivo (ou mais) para se motivar a juntar dinheiro. (eu digo: Sonhe seus sonhos. Ter um milhão pode não ser interessante para você.)

3º - Foque nas prioridades para planejar sua vida financeira.
Tenha noção de quanto ganha e quanto gasta.

5 Qs do consumo consciente:
• O que você quer?
• Para quê?
• Quanto?
• Quanto?
• Quem vai pagar? (de onde o dinheiro vai sair)

Divida seus sonhos entre:
• Curtíssimo – para hoje
• Curto – até 2 anos
• Médio – de 2 a 5 anos
• Longo – de 5 a 10 anos
• Longuíssimo – mais de 10 anos

Sua meta deve estar dentro do esquema SMART, ela deve ser:
• S – Specific – específica
• M – measurable – mensurável
• A – achievable – atingível
• R – relevant – relevante
• T – time-bound - ter prazo

(eu digo: é aqui que aquele seu sonho pode ser só um sonho, pois nem tudo que desejamos cumpre esse esquema)

4º - Procure se envolver naquilo que você gosta ou acredita pois assim você atingirá seus objetivos sem sentir estar cumprindo o expediente. Pode até ser que irá trabalhar mais, no entanto não irá sentir tanto como se estivesse trabalhando para outra pessoa.

5º - O processo correto de realizar uma compra:
• Desejar
• Orçar (levantar custos)
• Planejar (tempo e valor necessário)
• Manter o foco.
• Realizar (comprar à vista e com desconto)

Faça seu “custo 100” para avaliar o valor do seu dinheiro (não vou explicar o que é, mas ela tem um vídeo sobre, caso tenha interesse. É uma técnica que revela o valor do meu dinheiro e não me deixa sair da linha).

Técnica QUE-ME-PRE-PO-DE:
• Eu quero?
• Eu mereço?
• Eu preciso?
• Eu posso?
• Eu devo? (Considero desnecessário, pois, no contexto do livro, é a mesma pergunta da questão anterior)
Se você conseguir responder todas de forma afirmativa, realize seu desejo de compra.

Algumas dicas de economia interessantes na página 102 e da 108 a 111. (Não vou falar tudo do livro, gente).

6º - A autora fala sobre os diferentes tipos de investimentos.
Fiquei surpresa de saber que comecei a contar com a ajuda dos juros compostos antes da Nath. Ela com 18, eu com 14. No entanto ela se envolveu muito mais rápido com o mundo dos investimentos.

A Nath considera poupança como investimento pois não há cobrança de IR, pelo que entendi.

A dica da reserva de emergência é baseada no Gustavo Cerbasi. Recomendo a todos.

7º - Pessoas que a influenciaram e dicas de livros. Assim como ela, também tenho o Cerbasi como meu grande influenciador.

8º - Conceito de independência financeira para a Nath = liberdade de escolha.

9º - Pare de se autossabotar.

10º – A Nath agradece por tudo e eu aproveito para agradecê-la por seus vídeos pois, junto com leituras anteriores, foi o impulso que faltava para eu começar a investir. No entanto, discordo de muitas de suas ideias.

Eu acredito que muitas vezes é possível pagar menos por um produto. Acredito que o empresário já coloca um preço maior sabendo que pessoas como ela pedirão desconto. Mas, em um restaurante, por exemplo, acho que reconhecer um bom atendimento e às vezes dar uma gorjeta pelo bom serviço prestado é importante, não para enriquecer, mas para motivar as pessoas. Às vezes a Nath me soa como uma pessoa que vence os outros pela insistência, pelo cansaço. Será que ela não é vista como a cliente chata que alguns não querem atender? Será que também não sai perdendo com isso? Eu mesma deixo de sair com determinadas pessoas por elas contarem cada centavo e muitas vezes por ainda querer que eu pague a conta. Parece que pessoas assim esquecem de se divertir. Claro que eu sei que tem gente que não tem condições mesmo, mas algumas na verdade querem preservar o seu às custas dos outros.

No caso das roupas, eu sempre repasso para meus familiares. Para mim, ser solidário é mais importante que enriquecer. E mesmo ela falando que podemos ajudar os outros depois, de uma forma melhor, não consigo agir como ela. Necessidades básicas precisam ser suprida agora, não podem esperar. Talvez a Nath tenha nascido em um lar onde as pessoas a sua volta não eram ricas, mas tinham o básico, o que é totalmente diferente da realidade de muitas pessoas, que vivem com um salário mínimo e por meio do compartilhamento e doação.

Ao contrário da autora que teve sorte em alguns momentos da vida, passei por muitas situações difíceis. E não quero culpar ninguém por isso, mas não tem como ignorar certas diferenças. Algumas oportunidades ou falta delas podem mudar o curso de uma vida. A forma como a pessoa é criada, a educação formal que recebeu, os benefícios que teve por ser de determinada classe social contam muito para a ascensão financeira. Não é só força de vontade. Essa ideia de que se ela conseguiu, nós também conseguiremos deve ser refletida com cuidado. Primeiro porque ela está falando de metas atingíveis e a maioria sonha com coisas que estão fora de sua realidade. Para metas possíveis, o livro é bom, mas não fique achando que ficará milionário se você só ganha um salário mínimo. Como ela mesma disse, os sonhos devem seguir o esquema SMART para serem possíveis, no entanto nem todos cumprem o A (de atingível). E não estou sendo pessimista, sou realista. Muitas ideias desse livro são motivacionais, mas fora da realidade de muitos.

site: Visite o site da autora: http://mepoupenaweb.uol.com.br/
Danielle Almeida 24/01/2019minha estante
Adorei sua resenha. Gosto muito da Nathália, mas não dá pra ignorar que a realidade dela (e muito provavelmente a nossa também) está muito longe do alcance da grande maioria da população brasileira. Não sabia que ela havia escrito um livro, e sou meio receosa com coisasque claramente são feitas para vender (não que ninguém possa ganhar dinheiro dessa forma, mas é um produto bem generalista ao mesmo tempo que parece ser único e imperdível, uma jogada de marketing bem comum hoje em dia). Fórmulas mágicas sempre me dão nos nervos. Mesmo assim sua resenha me inspirou. Obrigada :)

Gisele 04/11/2021minha estante
Isso foi mais que uma resenha. Vc informou mais do que alguns livros por aí.Muito obrigada.

Biannca Lima 17/10/2020

Você precisa ler esse livro!!!
Faz mais ou menos dois anos que eu comecei a acompanhar o trabalho na Nath no YouTube, e pra ser sincera o livro dela só me fez a admirar mais.
Ele tem uma linguagem muito tranquila sobre finanças que faz com que todos entendam e queiram colocar os métodos em ação para resolverem sua vida financeira, além de ser extremamente inspirador por mostrar que o seu sucesso e a realização dos seus sonhos só depende de uma pessoa, VOCÊ !!!
Eu acredito que todos deveriam ler esse livro para entender que nem sempre o investimento que você fez a vida é o ideal e que ainda dá tempo de resolver.
@cristacompropositos 17/10/2020minha estante
Tenho ele,mas ainda não li

Biannca Lima 17/10/2020minha estante
Acredito que você vai gostar, tô recomendando pra todo mundo que eu conheço kkk