A Revolução Vietnamita

A Revolução Vietnamita Paulo Fagundes Visentini

Resenhas - A Revolução Vietnamita

Guilherme 12/03/2020

A revolução vietnamita
Ótimo livro para ter dimensão do quanto o EUA é filho da puta.

Ho Chi Minh matou foi pouco.

jhagmolina 28/01/2022

Uma coleção que vale muito à pena!!!
A Coleção Revoluções do Século XX, da Editora da Unesp, traz de maneira resumida, didática e contextualizada uma análise do processo revolucionário das principais revoluções desde a Revolução Russa e as demais experiências na Ásia, América Latina e África. Com destaque para os livros que já tomei contato: Revolução Vietnamita, Revolução Coreana, Revolução Cubana e Revolução Portuguesa.

Krisley 21/05/2016

Livro extremamente resumido, a primeira terça parte é praticamente uma linha do tempo em que cada parágrafo fala de um assunto diferente.

Há uma breve apresentação das características geográficas do Vietnã, suas origens étnicas, o período colonial iniciado no meio do século XIX e a situação política nas décadas de 1920 e 1930. A partir daí segue ano a ano de 1939 a 2007.

O foco é nas guerras contra a França, Japão, Estados Unidos e China e os efeitos do fim da União Soviética e décadas de guerras sobre a população da Indochina no cenário político, econômico e social.
Albert 22/07/2016minha estante
Na sua opinião, é válido a compra?

Krisley 26/07/2016minha estante
Custando mais ou menos 15 reais é um pouco caro para um livro de 128 páginas 19 x 11 cm. Mas como a quantidade de títulos sobre o Vietnã é muito limitada no Brasil, acho que é válido a compra sim. A guerra contra os EUA não é o objetivo do livro, mas ele ajuda a entender o processo e as consequências dessa guerra de uma forma geral.

Albert 27/07/2016minha estante
Esclarecedora e direta resposta. Obrigado. Abraço.

Eduardo 23/11/2016minha estante
Resenha bem elucidativa mesmo. Nota-se um certo caráter didático na descrição.

line 17/09/2020

Surpreendente
Meu primeiro passo para o estudo da experiência vietnamita foi dado. Planejo dar inúmeros outros. A história de libertação nacional do povo do Vietnã é magnífica.

Victor.Albuquerque 13/10/2022

Exemplo
O povo vietnamita é um exemplo a ser seguido por todos os revolucionários da periferia do capitalismo, uma luta que levou maus de 40 anos para ter fim, vencendo grandes potências colonialistas e imperialistas.

Douglas Ferrari 06/12/2023

Este livro proporciona uma visão esclarecedora sobre a história do Vietnã, explorando minuciosamente os desafios e conflitos que marcaram essa nação ao longo do tempo, especialmente a dos Estados Unidos. Torna-se possível compreender profundamente as complexidades históricas, os impactos sociais e as resiliências do povo vietnamita diante de períodos turbulentos.

Tori 23/05/2022

Revoltante, instigante e muito interessante
Eu amei demais a escrita do Visentini, a fluidez que ele explica. Essa coleção é bem factual e descritiva, mas esse livro em específico eu não achei cansativo.
Muito interessante ver a força dos vietnamitas, admirável na verdade.
Revoltante ver a atuação estadunidense.
Interessante ver como eles voltam a se relacionar economicamente anos depois, tudo isso é extremamente interessante do meu ponto de vista e Visentini escreve de forma simples e descomplicada, o que ficou ainda mais gostoso de ler.
Acho que o Visentini poderia ter falado também sobre as atrocidades cometidas por soldados gietnamitas contra os norte americanos, mas eu entendo plenamente que eles estavam apenas se defendendo então, meu pano é rosa.
No mais, leva um 4,5 porque em algumas partes sobre Camboja e Laos ficou confuso.
Ahh, importante mencionar, que é incrível como visentini volta lá na colonização do Vietnã pela França, a expulsão deles e do movimento fascista até a vitória da guerra contra os Estados Unidos.
A força Vietnamita é admirável e impressionante.
Esse livro é muito bom e eu recomendo pra todos que quiserem entender sobre a guerra do Vietnã, mas não somente aquela contra os Estados Unidos, mas as guerras que o país já passou para sua libertação Nacional e soberania!

PAI DOS RATO 27/08/2022

O tigre implacável
Leitura simples e muito didática do professor Visentini, conta a história de toda resistência vietnamita contra o facismo europeu e o imperialismo americano, se consolidado como um país soberano que adota o sistema de socialismo de mercado.

Essa vitória inimaginável e humilhante principalmente para os EUA, é uma história impressionante de luta, resistência e perseverança, que termina com o triunfo através de muita luta e de uma liderança com estratégias avassaladoras do tio Ho.

ilber 07/02/2022

Ótimo. Aborda muita coisa para um livro de cento e poucas páginas, dando um panorama bem legal de um longo período da história do Vietnã no século XX. Aqui nos é apresentando uma nação que venceu inimigos que foram verdadeiros golias quase que em sequência: o colonialismo francês, a invasão japonesa e o imperialismo norte-americano. Três forças que tentaram conquistar de todas as formas, usando as táticas mais brutais, o país asiático. Mas, como é apresentando no livro, as invasões estrangeiras foram barradas e derrotadas graças a força da revolução do povo vietnamita. É uma leitura bem inspiradora e é interessante conhecer a história de mais países que ousaram serem livres.

Romeu Felix 24/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"A Revolução Vietnamita" é um livro escrito por Paulo Fagundes Visentini, publicado em 2008 pela editora UNESP. A obra apresenta uma análise histórica sobre a revolução que ocorreu no Vietnã do Norte, liderada pelo Partido Comunista Vietnamita, que culminou com a unificação do país após a Guerra do Vietnã.

Desenvolvimento
O livro se inicia com uma apresentação do contexto histórico do Vietnã, desde a dominação chinesa até o domínio francês no século XIX, e a resistência vietnamita ao colonialismo francês. Visentini também explora o desenvolvimento do movimento comunista no país, que teve início no final da década de 1920 e culminou na criação do Partido Comunista Vietnamita em 1930.

O autor dedica grande parte do livro à explicação do processo de luta pela independência do Vietnã contra os franceses, destacando a liderança do líder comunista Ho Chi Minh. Visentini também aborda a participação dos Estados Unidos no conflito, que culminou na Guerra do Vietnã, e a resistência vietnamita liderada pelo Vietnã do Norte.

O autor destaca a importância da Revolução Cultural chinesa para a mobilização do povo vietnamita, e também apresenta os principais líderes do Partido Comunista Vietnamita, como Le Duan e Vo Nguyen Giap, que foram responsáveis pela estratégia de guerrilha que culminou na vitória dos vietnamitas.

Conclusão
"A Revolução Vietnamita" é uma obra que apresenta um importante panorama histórico sobre a luta pela independência do Vietnã e a revolução liderada pelo Partido Comunista Vietnamita. Paulo Fagundes Visentini apresenta uma análise detalhada do processo de luta do povo vietnamita contra o colonialismo francês e a intervenção dos Estados Unidos, e mostra como o movimento comunista foi fundamental para a unificação do país. A obra é indicada para todos aqueles que se interessam por história contemporânea e por movimentos de resistência contra o imperialismo.
Por: Romeu Felix Menin Junior.