The Poppy War

The Poppy War R.F. Kuang

Resenhas - The Poppy War

julia 07/07/2020

Resenha: The Poppy War
The Poppy War é uma leitura cativante e com personagens bem desenvolvidos. A construção complexa e detalhada do mundo é fascinante, juntamente com o cenário histórico sombrio e tenso do livro, ainda mais quando ele combina mitologia com o enredo. A história e a premissa são únicas e refrescantes e fazem desta uma história maravilhosa, repleta de ação, desgosto, raiva e esperança.

A escrita é ótima e muito fácil de ler e o ponto de vista da Rin vem com muita emoção à medida que a história avança. O modo como a mitologia e a magia se misturam com o cenário e o contexto histórico também é extremamente bem feito. O ritmo acelerado captura sua atenção imediatamente, mas é a perspectiva da Rin e a construção do mundo que conquistam seu coração.

Os personagens são tão complexos. A Kuang não se esquiva de deixar que os personagens, especialmente Rin, façam más escolhas, duvidem de si mesmos e mudem de ideia. Todos parecem tão humanos, mesmo nos momentos mais frustrantes, simplesmente porque a Kuang os deixa cometer erros e aprender com eles. E isso só faz com que os momentos em que se sintam tão seguros em sua convicção de que estejam fazendo a coisa certa tenham mais impacto na história.

Como se trata de um livro sobre guerra, algumas seções são bastante terríveis e difíceis de ler, mas todas elas servem a um propósito na trama principal da história. A maneira como os personagens enfrentam atrocidades e cometem algumas também representa um ponto de conflito realmente interessante de explorar. Esta é uma ótima configuração e introdução para a série e me deixa curiosa para ver como as coisas vão progredir na continuação.

Anne L. 29/05/2020

Bem feito pra caramba
Vim ler só sabendo que era baseado na China (mas não em qual parte/época/etc), tinha magia, exércitos. Parece ter uma trilogia inteira dentro desse livro, o que é lindo, já que a gente recebe de tudo um pouco. Tem escola, tem guerra, tem horror e desespero. A escrita da R.F. Kuang é linda e a história é construída aos poucos, tanto cada aspecto da sociedade quanto a religião, a magia e mesmo o papel da Rin nisso tudo. Foi muito divertido ir montando tudo isso. Realmente parece um mundo novo, completo, com uma história, vários outros povos, um sistema que permeia tudo e pode ou não estar funcionando... Parece de fato um "mundo", não é como a maioria dos livros que tem ali o reino, meia dúzia de coisinhas inventadas, mas você nunca fica realmente imerso na fantasia. Eu precisei de um dia todo pra conseguir sair dele, porque tava tudo muito bem montado na minha cabeça. É um trabalho super completo mesmo. Se eu tivesse que fazer uma crítica, seria só a personalidade da Rin (de alguns outros personagens também, mas ela principalmente). Às vezes parecia que não tinha muita coisa ali além de "preciso fazer tal coisa". Rin terminava e começava na vontade dela no momento. Não sei dizer muito mais sobre ela, o que ela gosta, como pensa e tal. Fiquei real em dúvida se isso seria uma coisa cultural ou falha do livro, porque não é só com ela que acontece, mas de qualquer forma não é algo que manche o trabalho da Kuang. Recomendo demais e vou continuar acompanhando