The Poppy War

The Poppy War R.F. Kuang

Resenhas - The Poppy War

Giovana Laursen 23/07/2023

Muito bom, gostei muito de como o livro aborda a guerra, como ela começa e destrói tudo. Mostra os lados e como no fim ninguém está certo mas decisões terríveis tem que ser tomadas. Tem momentos mais parados na história mas não afetou meu ritmo. Quero ver como os deuses irão se mostrar no próximo livro.

bruno 31/12/2022

maybe we got lost in translation maybe I asked for too much
estava com muitas expectativas para esse livro, no entanto acabei me decepcionando. a história segue a Rin que, quando obrigada a casar com um homem que não conhece, resolve estudar para o exame imperial para entrar em uma das mais prestigiadas academia e assim estar salva e poder decidir o seu futuro.

gostei bastante do início, toda a jornada da Rin para entrar na academia é muito cativante, nos encontramos torcendo por ela, só que após tudo isso a história se torna maçante, bastante prolixa e completamente entediante.

um ponto que eu sinto que a autora peca muito é na construção dos personagens, pois eles não são carismáticos e são chatos, o laço que ela quer que acreditemos que eles possuem é construído de um forma super artificial e superficial.

ele vendido como um livro super perturbador, e todos os gatilhos descritos está somente em uma cena. não há ação, estranho falar isso de um livro que se passa na guerra, porém ele é muito parado, sempre que estamos em uma parte legal ou nos acostumamos com o que tá havendo no momento a autora tenta fazer uma reviravolta que estraga tudo.

ou eu fui com muita cede ao pote e me decepcionei ou é um problema do livro mesmo. não sei ainda se vou continuar a trilogia, vejo pessoas que não gostaram do primeiro livro dizendo que melhora nos próximos, porém não sei se tenho disposição pra tal feito kkkkk.

Duda 28/12/2021

Esse livro superou as minhas expectativas de uma forma diferenciada, é uma história diferente, imprevisível e viciante. O mundo é muito bem construído, as personagens são únicas e complexas e o enredo é muito bem escrito e desenvolvido.

Algo que me impressionou foi a motivação das personagens e como isso influencia a história como um todo. Esse aspecto deixou a narrativa muito mais real.

Esse é o tipo de livro que alugou um triplex na minha cabeça e me fez madrugar para ler o mais rápido possível. Já estou ansiosa para ler a sequência. Recomendo demais.

kote 26/09/2021

angustiante
esse livro tem a dose certa de tudo que eu considero essencial em uma fantasia histórica (?)
sistema mágico fod4? temos
esquemas políticos bem desenvolvidos? temos
personagens interessantes? temos
conceito histórico do caramba? temos
mitologia própria e intrigante? temos
tristeza? temos
ou seja, é um livro perfeito!!!! provavelmente vai ser favoritado mas vou ler os outros dois pra ter certeza e volto aqui pra contar depois !

isapoirot 21/06/2023

Diferente de tudo o que já li!
Eu gostei >demais< dessa fantasia!
nela nós vemos uma história que permeia fatos reais da guerra da china, trazendo elementos culturais de uma forma única ao mesmo tempo em que uma cultura totalmente nova é criada e inserida.

em relação aos elementos fantásticos, achei impecável. a autora foi extremamente criativa em criar esse universo de deuses e shamans. fiquei encantada com a complexidade do Jiang e das dúvidas da personagem principal em relação ao que é certo e o que ela deve fazer.

em relação à guerra, achei incrível. no sentido literal, de não conseguir acreditar. as cenas foram muito bem descritas, me senti totalmente imersa nas batalhas. mas ao mesmo tempo, vimos uma das tragedias mais pesadas, cheia de gatilhos e atos de tortura que eu simplesmente não consegui assimilar. medo de isso também ter sido baseado em fatos reais.

em relação à personagem, fiquei confusa. ao mesmo tempo em que amava a determinação e força da Rin, muitas vezes ela tomava decisões burras ou impulsivas e isso me irritava muito ? tava claro desde o início que ela seria uma personagem de moral cinza, mas mesmo assim fiquei confusa kkkkkk

no geral, foi um livro muito bom. com certeza vou ler a sequência!!! não achei perfeito, mas me prendeu demais!

gisellyyy 01/06/2023

A guerra não possui um vencedor
Essa história é bem diferente de qualquer outra do gênero que já li. eu gostei muito mesmo da escrita da autora. a forma como ela descreveu todo o sofrimento vivido pelos personagens foi chocante, principalmente na parte sobre o ocorrido com as mulheres, eu fiquei abismada e chorei rios por causa disso. a autora foi bem real e acredito que mostrou muito bem como é o mundo no livro. não houve nenhum tipo de "romantização" sobre como realmente funcionam guerras (o que torna a leitura um pouco difícil, pelo menos pra mim que sou sensível demais). ao meu ver, apenas reforçou ainda mais como eu vejo como uma guerra de fato é: não há glória, não há felicidade, não há paz plena depois, não há vitória, não há o certo, não existem inocentes e heróis. só não dou 5 estrelas porque algo em mim sente que algumas coisinhas poderiam ter sido diferentes

Luiza Helena (@balaiodebabados) 20/07/2021

Originalmente postada em https://www.balaiodebabados.com.br/
ATENÇÃO! Alerta de gatilho: racismo, colorismo, colonização, abuso, bullying, misoginia, uso de psicodélicos, dependência de drogas, automutilação, crueldade animal, experimentações humanas não consensuais, tortura, estupro, incêndio, massacre, genocídio, mutilação

Depois de um hiatus de cinco meses, finalmente finalizei o aclamadíssimo The Poppy War. Sim, o hype é real, porém eu tenho algumas pequenas considerações a fazer.

Como colocado no começo da resenha, há várias situações durante a leitura que necessitam do alerta de gatilho. Em quase todos os lugares que se falam desse livro, a classificação dele é young adult. Entretanto, a própria autora avisa que essa não é uma fantasia YA e é importante ressaltar isso. Sim, a protagonista tem 16 anos, mas a história é uma fantasia adulta, com muita passagens bastante gráficas e elementos bem pesados. Ou, como ela mesma coloca, é uma história de guerra.

O principal fator que me fez querer ler esse livro é a sua ambientação. Muito inspirado em grandes acontecimentos da cultura sino-japonesa, como a própria Segunda Guerra Sino-Japonesa e o consumo e comércio de ópio, a autora consegue te inserir profundamente nessas culturas. Até as próprias nações criadas pela autora de certa forma foram inspiradas em países asiáticos. Resumindo: construção de mundo 10/10.

Sobre nossa protagonista, Rin é uma jovem determinada, cabeça dura, resiliente, teimosa e bastante ambiciosa. Logo Rin descobre que não passa de apenas mais um soldado para sua nação e ela está disposta a conquistar seu lugar. Ao se ver capaz de contatar os deuses através do xamanismo, sua sede de poder só aumenta. Há pessoas que não querem que ela utilize seu poder, assim como há pessoas que a incentivam. Mas, vivendo uma guerra e vendo seus amigos sofrerem (e até ser mortos), Rin não tem muita duvida do caminho que vai seguir. Sua jornada para o lado sombrio do xamanismo é cheia de perdas e dor, e são esses sentimentos que irão ditar suas decisões.

Os personagens secundários também são bem construídos. Adorei a amizade entre Rin e Kitay, mesmo que eles possuam opiniões bastante divergentes sobre xamanismo e deuses. Temos seus colegas de divisão militar, chamada Cike, que são como Rin e de certa forma ela começou a se sentir menos sozinha. Dentre eles destaco Altan, o sobrevivente de um genocídio e que ajuda Rin a entender o poder de seu deus.

Minha única ressalva em relação a história é o seu ritmo. A primeira parte do livro cobre 40% e é basicamente toda dedicada ao treino de Rin. Não que tenha sido ruim ver essa parte da vida da personagem, mas em geral os capítulos aqui são bastante longos e alguns foram bem cansativos. A escrita da autora é bem detalhista, o que é bom em certos momentos mas não tão bom em outros.

Lá por 60% a história começou a ficar mais dinâmica e digo com toda tranquilidade que compensou o marasmo de outros capítulos. A reta final é uma agonia só, mas termina com um ótimo gancho e com a sede de vingança de Rin e outros personagens prometendo para a continuação

site: https://www.balaiodebabados.com.br/2021/07/resenha-697-the-poppy-war.html

yas 17/06/2023

Esse livro é basicamente o seguinte:
> o início é super interessante e te deixa com muita vontade de continuar a leitura
> conforme a leitura vai passando fica muito (tipo, muuito) entediante
> você pensa em abandonar, mas acontece algo minimamente interessante e você continua
> começa ficar muito entediante
> e assim vai se repetindo o ciclo

sério, eu tentei, mas esse livro não foi pra mim.

dandara 25/03/2024

Não importa quantas vezes eu leia esse livro, ele SEMPRE VAI ME DESTRUIR POR UM ANO INTEIRO. chorei do começo ao fim mesmo sabendo do rumo que as coisas iam tomar. obrigada r.f kuang por ter ACABADO COM A MINHA VIDA PRA SEMPRE

Clarisse 08/10/2022

You?re so much stronger than I am
"You're so much stronger than l am" ?????

Que final meus amigos, que final!
Rin eu sou completamente rendida por sua força e
determinação.

O que falar da escrita de Rebecca Kuang?
Conseguiu transmitir a guerra de uma forma tão
real, tão sanguinária, tão grotesca e brutal.. sem
enfeites ou minimizando dores, muito pelo
contrário, ela usou a dor como instrumento de
construção, seja de personagens ou da história, do início ao fim!
Eu estou apaixonada por essa escrita que tirou meu fôlego e invadiu meus sonhos por 5 dias hahaha
(eu sonhei com The poppy war por 5 dias
sequidos).
Com personagens marcantes e uma história
poderosa, The poppy war entrega tudo que
promete e muito mais.

Favoritado.
(Eu ainda tô assimilando tudo que senti)

Ana 28/08/2021

O livro é muito bom e envolvente bem como é triste e fala sobre vingança e traição. A autora fez um ótimo trabalho com base em conflitos reais.

Jamile 20/06/2022

Me encontro sem palavras
Realmente não sabia o que estava me aguardando quando comecei a ler The Poppy War ? não tinha lido resenha, não vi nada no twitter ou no tiktok, muito menos li a sinopse do livro. Eu não sabia do que se tratava. Devo admitir, não saber sobre o que era o livro evoluiu ao máximo a experiência de lê-lo e, mesmo possuindo alguns pontos que consegui desvendar nos primeiros capítulos, devo admitir que estou extraordinariamente chocada com o impacto que esse livro teve em minha vida. Uma fantasia chocante e avassaladora: o modo em que a guerra e os combates foram descritos me teletransportaram para dentro das páginas de forma que consegui sentir o pavor dos próprios personagens. Eu estou completamente destruída e apaixonada por esse livro e espero que a continuação o supere de forma inigualável.
Clarysse1 20/06/2022minha estante

R F 20/06/2022minha estante
Esse eu quero ler

Madu_o 23/02/2023

Fazia tempo que eu não lia uma fantasia tão boa ????
Livro incrível, com temas que muitas histórias tentam abordar, mas poucas conseguem chegar ao nível de qualidade dessa aqui. Os personagens são MUITO bem escritos, eu amo personagens principais que não são nem de longe bonzinhos e a autora fez isso aqui com maestria.

É como se fosse um "e se" de: E SE crianças e adolescentes, nascidos e crescidos em meio a guerras finalmente tivessem uma chance de revidar e se vingar de todas as atrocidades que passaram e viram, o que elas fariam? É exatamente isso que elas fariam, e isso é aterrorizante e triste ao mesmo tempo que coerente.

Acho q só por isso já deu pra notar um pouco que o Altan foi meu personagem favorito, amei e odiei e tive medo dele o livro inteiro mas ele é incrível. Tô ansiosa por ver que a Rin tá indo pelo msm caminho, mas triste também. Claramente nenhum desses personagens nunca vão ter um final feliz.

"Children ceased to be children when you put a sword in their hands. When you taught them to fight a war, then you armed them and put them on the front lines, they were not children anymore. They were soldiers." Essa frase acaba comigo....
4L4N 23/02/2023minha estante
Livro incrível de mais! Muito triste algumas partes, tipo a que contou o que era feito com as crianças e os bebês ? mas apesar disso é um livro muito bom mesmo.

Madu_o 24/02/2023minha estante
Simm ainda mais quando a gente para pra pensar que aconteceu msm, pesado dmais

Bea Barbe 20/01/2021

Começou como uma história inofensiva e depois me destruiu
Essa historia foi intensa e brutal, começou como uma história inofensiva e depois me destruiu.
Eu adorei a Rin, é uma personagem bem construída e que age de forma coerente ao que nos é apresentado dela, discordo dela em vários momentos e atitudes mas entendo que alguém que só viveu guerra possa agir e pensar assim, também gosto de como a Rebecca desenvolveu ela, nada vem de graça e sim com trabalho muito duro. Os personagens coadjuvantes são cativantes, também, e tem sua devida importância pra história, espero ter um maior aprofundamento de alguns deles no segundo livro.
Essa história começa muito focada na Rin de 16 anos, em quem ela é e suas motivações, mostra seu crescimento. O que não gostei foi que no final da parte 1 a autora acelera a história e faz pulos no tempo que mostram ela só aprendendo técnicas, quando chegamos ao fim do pulo temporal, parece q a Rin apenas viajou 3 anos pro futuro, pois, apesar de mais habilidosa, ela não mudou nada em sua personalidade, e que adolescente de 16 anos permanece exatamente a mesma até os 19 anos?
Depois desse pulo temporal eu senti falta do aprofundamento na personagem da Rin, a maior parte das cenas eram coisas acontecendo e a autora contando a história pelos fatos, tivemos pouquíssimas cenas de cotidiano, da Rin apenas convivendo com os personagens.
Claramente é uma história mais focada no plot do que no desenvolvimento dos personagens. Espero que no segundo eu encontre maior aprofundamento.

aviso de gatilho dentro da história: Tortura e abuso sexual (não é com a protagonista e não é super descritivo)