Ânsia eterna

Ânsia eterna Júlia Lopes de Almeida

Resenhas - Ânsia Eterna

Taci.Souza 27/03/2024

Júlia sendo Júlia
Um orgulho: conhecer a escrita de Júlia Lopes de Almeida; um arrependimento: ter demorado tanto para conhecer a escrita de Júlia Lopes de Almeida; uma revolta: perceber como a sociedade machista e patriarcal contribuiu para a invisibilidade de Júlia Lopes de Almeida,  colocando-a à sombra dos grandes homens da nossa literatura.

Por muito tempo, o nome de Júlia Lopes de Almeida não costumava figurar entre os grandes da nossa literatura. Talvez por não ser tão talentosa  quanto José de Alencar ou por não ter tantas obras como Machado de Assis? Não! Seu talento é incontestável e, entre romances, contos, crônicas e artigos, sua obra é vasta. A razão é bem mais simples: Ser Mulher.

Embora tenha tido participação significativa no processo de fundação da Academia Brasileira de Letras, Julia não pode ocupar uma cadeira simplesmente por ser mulher. Esse direito foi dado ao seu marido, o poeta e dramaturgo Filinto de Almeida.

Julia não se deixou afetar por isso e continuou comprometida com a escrita, produzindo obras que, de forma corajosa e realista, expunha questões feministas e abolicionistas. O modo como a condição das mulheres e dos escravos foi colocada em sua obra, revela uma ousadia surpreendente considerando a época vigente.

Ânsia Eterna, reúne uma coleção de crônicas impressionantes sobre questões feministas e abolicionistas de forma crua, livre de romantização. Suicídio, feminicídio, tortura, relacionamento abusivo, estupro são temáticas abordadas pela escritura de forma cirúrgica, provocando perturbando o leitor e intimado-o a fazer um paralelo sobre a sociedade de ontem e a de hoje.

Cinthia.Rufino 29/11/2023

Vários contos bem intensos, e os pensamentos dela são bem avançados pra época. Gostei mais do que do A Falência

Camila 09/07/2022

Algumas histórias são bem impactantes e intensas, mas o livro começa a ficar um pouco cansativo do meio pro final

ducaldieraro 28/01/2022

julia lopes de almeida: símbolo do machismo da literatura br
li ânsia eterna por conta do vestibular da ufsc, nunca havia ouvido falar da autora mesmo tendo literatura nos 3 anos do ensino médio. admito que comecei a obra sem expectativas definidas, mas a cada conto eu ficava com vontade de ler o próximo e o próximo. até que ouvi a história da vida dela como autora, uma das fundadoras da academia brasileira de letras mas nunca aceita como participante do que meu prof de literatura chamou de "clube do bolinha". depois que tu conhece o contexto histórico e pessoal da obra, tudo que já era incrível se torna ainda mais com a quantidade de simbolismo e de mensagens "ocultas". recomendo muito a leitura da obra e também dar uma olhada nessa autora incrível que, apesar de ter vivido na mesma época de Machado de Assis e escrever tão bem quanto ele (quiçá até melhor), não possuí o reconhecimento que merece.

Kichee_julia 07/01/2022

Eu esperava muito mais, não sei o que há, a leitura não se conecta comigo. Por mais da minha admiração por quem foi a autora....

wiereniczz 05/01/2022

gostei
apesar de não ter costume e nem apreço pela leitura de contos, a leitura de ânsia eterna foi satisfatória. a escrita da júlia lopes de almeida é simples e cativante. recomendo a leitura :)

Evelize Volpi 19/01/2021

Julia Lopes de Almeida é uma autora que viveu o fim do século XIX e começo do século XX.
Foi escritora, cronista, teatrólogo, abolicionista, além de uma das fundadoras da ABL ( porém seu nome foi apagado da história).
A Literatura Brasileira deixou a desejar com essa grande mulher e escritora.
Contos interessantisimos compõe esse livro.
Fica a Dica: Leia algum livro dessa autora, vale a pena conhecer sua obra.

Filipe Candido, o otimista 29/02/2020

A
Aaaaaaa

Carol 10/01/2019

Um clássico esquecido pela história da literatura brasileira
Infelizmente por ser mulher, Júlia Lopes de Almeida acabou sendo esquecida pela academia e pela história da literatura brasileira. Ela que foi uma das fundadoras da Academia de Letras, teve de ser substituída pelo marido ao nomear uma das cadeiras, pois era mulher. Sempre recomendo seus livros para alunos, acadêmicos, professores e amantes da literatura. Vale a pena ler cada linha escrita por essa grande autora. Na antologia Ânsia Eterna, Júlia denuncia o cotidiano das mulheres em uma sociedade patriarcal, desde a mais rica até a mais pobre. Todas as personagens sofrem com as normas estabelecidas e a triste realidade que são obrigadas a viver.
Destaco entre os contos, a narrativa de "Os porcos" e "O caso de Ruth".