Formas Reais de Amar

Solaine Chioro
Lia Rocha

Resenhas - Formas Reais de Amar

Carous 15/05/2018

Não me entenda mal! Eu estou emocionadíssima com este livro que traz 4 - QUATRO - protagonistas negras, mas não é por isso que dei 5 estrelas, favoritei e considero meu mais novo queridinho. É porque este livro é TÃO BEM ESCRITO que renovou minhas esperanças na literatura nacional - vou quebrar a cara mais lá na frente? Óbvio, mas me deixa me iludir por enquanto.

Além das quatro - QUATRO!
Q
U
A
T
R
O
!!!!!
protagonistas negras, os contos respiram negritude para tudo quanto é lado. E TEM MAIS! Tem personagem japonês, tem romance lésbico, tem princesa gorda, tem princesa bissexual. EU ESTOU NAS NUVENS.

Sério, não consigo acreditar na qualidade deste livro. Contos maravilhosamente escritos, representativos, personagens cativantes, princesas excelentes... Tudo na dose certa. Tudo inserido com naturalidade.

Eu já conhecia a Lavínia Rocha, Olívia Pilar, Solaine Chioro e Val Alves pelas redes sociais e seus posicionamentos no feminismo e movimento negro, mas nunca tive oportunidade de ler seus contos e livros anteriores e como tive MUITA experiência ruim com autores nacionais, estava com medo de baixar esse. E depois de Formas Reais de Amar, eu com certeza lerei tudo o que elas já publicaram na vida.

Em meus 27 anos de vida sabe quando eu li um livro com tantos personagens negros? NUNCA!!!! Eu estou feliz demais. Eu estava esperando que alguém com competência e de saco cheio das mesmas histórias de princesas ou não, mas com muitos personagens padrão botasse a mão na massa e me entregasse um enredo cativante, bem escrito, bem criado. Formas Reais de Amar mostra que você, escritor, não é representativo simplesmente porque NÃO QUER. Porque funciona uma história girar em torno de uma protagonista LGBTIQA+, POC, gorda, com deficiência e suas histórias devem incluir todo tipo de ser humano que exista.
Paula 30/07/2019minha estante
Adorei a resenha! Super me identifiquei com a questão dos personagens.

Stela 04/08/2021

Amei! ???
Gostei bastante de todos os contos, trazem uma representatividade tremenda. A escrita de todas as autoras é muito envolvente e nos deixa com um gostinho de quero mais.

Bia 13/12/2020

Sua alteza real, o romance
Eu simplesmente amo uma boa história de romance. E amo histórias que envolvem realeza. Sério, muito mesmo! Encontrar quatro histórias assim e com uma pegada maravilhosa do nosso Brasil foi incrível! Me encantei pelas autoras e já quero devorar tudo que elas escreverem! Se você quer uma história pra dar um quentinho no coração, recomendo muito!

Lauraa Machado 29/12/2021

Me decepcionou
Eu queria tanto, mas tanto gostar desse livro. Nem precisava me surpreender ou ser incrível, mas queria ter conseguido me divertir mais ou menos com as histórias. Infelizmente, o primeiro conto foi bem ruinzinho e, dali para a frente, eu já fiquei bem desanimada com a leitura.

O segundo conto é melhor, o terceiro não me agradou muito e o quarto é bem legal, mas nenhum deles realmente me marcou ou me chamou a atenção. Eu sou completamente apaixonada por essa capa e queria tanto que esse livro fosse melhor, que os contos fossem melhor escritos. Fiquei com a impressão de que escreveram correndo ou só uma vez, que não reescreveram, que não trabalharam em cima das histórias e só deixaram o rascunho como final.

Não sei qual a ordem das autoras, na verdade, mas eu já tinha lido livros da Olívia Pilar e da Solaine Chioro e eu acho as duas ótimas! Ainda daria uma chance para as outras autoras fora dessa antologia, mas minha vontade mesmo era que elas reescrevessem e republicassem essa, porque tinha potencial para ser excelente.

Do jeito que está, os personagens são todos bem superficiais e os enredos são bastante bobos nos dois contos que mais me decepcionaram. As coisas são mal explicadas e a descrição é meio péssima, deixando até cenas comuns confusas e a protagonista do primeiro, por exemplo, se força a ser tonta para adiar o momento em que ela vai perceber coisas óbvias. Definitivamente não convenceu. Os outros dois têm mais substância, mas ainda faltou propósito para a história deles.

A sensação que ficou no final foi de insatisfação, essa é a verdade. Não deixo de recomendar, porque talvez tenha sido só pelas minhas expectativas e até entendo quem gosta. Mas minha parte favorita dessa antologia vai ser sempre essa capa perfeita e maravilhosa que eu queria colocar na minha parede de tão linda.

Jamille Santos 26/01/2023

Formas Reais
Eu gostei muito dos contos. Amei os personagens. Não tem como não se apaixonar e torcer para um final feliz.

Kassiane.Mendes 07/08/2021

Que livro incrível!!!
Não tem como descrever de outro jeito! Livro incrível e perfeito! 4 histórias escritas por 4 autoras incríveis, 4 princesas negras e muita representatividade! Tem princesa LGBTQIA, tem princesa gorda, tem de tudo! Amei demais! E a escrita super fluida me fez devorar esse livro! Recomendo demais a leitura! ??

Val 08/06/2021

Quentinho no coração garantindo. Adorei os 4 contos, mas os dois primeiros ganharam meu coração com força.

Queria Estar Lendo 02/06/2018

Resenha: Formas Reais de Amar
Formas Reais de Amar é a nova antologia da Agência Página 7 que reúne quatro autoras para contar as aventuras e desventuras apaixonantes de quatro protagonistas ligadas, de alguma forma, à realeza.

A antologia segue a perspectiva "own voices", que dá espaço para os autores e autoras contarem suas próprias vivências e realidades, então o espaço dessas histórias é totalmente empoderador para a voz das mulheres negras. Com histórias jovens e divertidas, Lavínia Rocha, Olívia Pilar, Valéria Alves e Solaine Chioro ganharam minha carteirinha de fã.

Catarina, do Reino Unificado (Valéria Alves)

Catarina estava de boas no intervalo de uma simulação da ONU, ansiosa para comer um pão de queijo, quando sua melhor amiga, Manu, a arrasta em direção à multidão ansiosa pelo casamento real; um pequeno acaso do destino acaba por colocar ela no caminho de algumas situações bem inesperadas.

Eu ri tanto, mas tanto com esse conto que é até difícil de expressar. A Catarina tem uma voz única e que logo de cara já te conquista e encanta; o carisma que salta das páginas e mistura sarcasmo e tiradinhas cômicas (e referências! Muitas referências) num bom humor gostoso de ler.

"Queria poder gritar "OUVE O QUE VOCÊ TÁ FALANDO". "

Junto com a Manu, a empreitada de encontrar a família de uma garotinha perdida acaba por colocar a Catarina em umas situações absurdas que nem em seus sonhos mais insanos ela imaginou ser capaz de viver. Isso envolve, inclusive, seu big crush Frederico (um sósia do Chris Evans que eu queria muito conhecer, boa noite) e até, quem sabe, umas bandejas de pão de queijo.

"Sendo uma filha de dois mundos como ela, é difícil exprimir em palavras a minha felicidade ao vê-la se tornando princesa em um país historicamente racista."

Aviso: existe o risco de você terminar de ler este conto e querer correr na padaria comprar pão de queijo. Eu atesto esse fato.

Kayla, do Reino de Sídera (Solaine Chioro)

Na história, Kayla está de volta ao reino de Sídera, sua casa, depois de terminar a faculdade. E o retorno traz responsabilidades com as quais Kayla ainda não está pronta para lidar - inclusive questões do coração.

Se o conto da Catarina foi descontração, o da Kayla foi de um angst maravilhoso que só me fez querer rolar no chão por toda sua sequência. Divertido e jovial, também, mas em um tom mais sério e contemplador que o da primeira história. Kayla voltou para casa e para a coroa e, como toda princesa, precisa arcar com seus deveres reais. Por enquanto, ainda está livre o suficiente para aproveitar a pouca liberdade que tem e até um baile para comemorar seu retorno - e é seu coração quem dita o desenvolvimento da história.

Kayla reencontra Thando, príncipe de uma nação amiga, com quem tem um passado misterioso e uma lembrança intensa e confusa de uns anos atrás. Se eu morri shippando esses dois? Ah, mas com certeza.

"— Agora eu sou viciada no Thando?
— Você sempre tem dificuldade em parar de falar nele, por mais que tente, então eu acho é que sim."

Kayla não entende as próprias emoções em relação ao príncipe, ainda que estejam bastante claras para nós, leitores, então é aquele angst gostosinho de acompanhar enquanto os dois interagem e a química salta das páginas e você só quer gritar FIQUEM JUNTOS LOGO! Ela é uma garota sonhadora, que gosta da sua liberdade e poder de escolha. Eu adorei acompanhar sua história e suas interações com os pais, a melhor amiga e os personagens secundários.

E o Thando, que homão da porra. Sensível, divertido e com um coração de ouro, virou crush literário (todos os homens desse livro roubaram meu coração).

Lorena, do Reino de Minas (Lavínia Rocha)

Outra princesa com grandes responsabilidades; desta vez, uma garota com a missão de possivelmente unir dois reinos separados por desavenças antigas. Lorena é herdeira de Minas e está prestes a se reunir com os reis e o príncipe de Gerais para acordos a fim de quebrar a rixa que existe entre as duas nações; ela não contava, no entanto, com a atração e a simpatia que sentiria pelo herdeiro do trono "inimigo", Raul, e o que era inimizade pode acabar se tornando algo bem mais interessante.

Com um tom fácil e uma premissa interessante, quase um Romeu e Julieta da terra do pão de queijo, Lavínia Rocha desenvolve sua protagonista através de decisões políticas e do coração; Raul é um doce de rapaz e eu gostei muito de ver como ele e a Lorena não se refrearam ao entender que existia alguma coisa bem intensa entre eles.

"— Se eu pudesse tornar real um estereótipo de princesas, seria a vida tranquila."

Meu coração de shipper agradece. Amo um slow burn mas também amo um casal que já sai nos flertes e sorrisinhos cheios de segundas intenções.

O pano de fundo da história envolve essa rivalidade entre os reinos e a busca dos comandantes de criar uma aliança. Como se trata de um conto, achei bom como a autora explicou a situação e as soluções sem se enrolar ou se apressar demais. É um tom bom para a rapidez que a história pede, mas não sai atropelando informações.

Amara, do Reino das Marés (Olívia Pilar)

Amara precisa se casar. É seu dever de acordo com as leis do reino e, como princesa, precisa cumpri-lo. A mãe dá a ela um período para decidir quem escolherá como pretendente e, até lá, Amara decide tirar alguns meses de férias para esfriar a cabeça e pensar com calma - o destino escolhido é o Brasil. E aqui ela conhece Iza. Uma paixonite inesperada que pode trazer ao seu coração tudo que Amara precisava naquelas semanas distante de tudo; um escape da vida como princesa, onde seu coração é tudo que importa.

"Minha posição me privava de muitas coisas, mas era através dela que tinha a chance de mudar situações."

Eu gostaria de um momento para apreciar o fato de que este é um reino que aceita que seus governantes se casem com pessoas do mesmo gênero que eles e que respeita e ama independente da orientação sexual e eu gostaria muito de viver neste lugar. De verdade. Parece a Disney só que melhor.

Amara é uma personagem cativante. Iza, um amor de pessoa. Quando ela apareceu e a Amara crushou nela meu coração já ficou mais leve porque deus abençoe uma princesa bissexual. A representação é muito fofa e adorável e você acompanha a aproximação das duas torcendo para que tudo dê certo, ainda que o futuro seja de uma incerteza sem fim. No momento, tudo que importa é a felicidade delas e o fato de funcionarem tão bem uma com a outra.

O conto é, tal como os outros, muito gostoso de ler. A narrativa é fácil, tem personagens incríveis e dá espaço para falar sobre o amor em todas as suas formas; eu amei e me diverti à beça - e o final foi inesperado e me deixou pulando de alegria.

Todos esses contos foram meus favoritos e eu quero abraçar esses personagens pra sempre.

Tal como é premissa da antologia, todos os contos dão espaço e voz para um leque de personagens ricos e de uma representação importante, distante daquilo que o mainstream sempre entrega para os leitores. Protagonistas negras, gordas, protagonistas e coadjuvantes LGBT+, de ascendência asiática, enfim. É maravilhoso pegar um livro para o público jovem e ver tamanha gama de personagens dos mais variados.

A presença da representatividade quase como um personagem - principalmente nas quatro protagonistas, princesas negras empoderadas, donas de si e que guiam suas histórias com coragem -, é importantíssima para que outras garotas se vejam como elas, com espaço e muitas histórias para contar.

Formas Reais de Amar é um must read para todos que adoram acompanhar diferentes e divertidas histórias de amor. O livro está disponível para os leitores do Kindle Unlimited.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/06/resenha-formas-reais-de-amar.html

Geovana Rodrigues 24/08/2021

Formas Reais de Amar nos traz contos de mulheres que fazem parte da realeza ou que seus caminhos se cruzam com pessoas que são e achei incrível a construção dos reinos.
É tudo muito abrasileirado (destaco isso porque, grande parte dos livros que li, traz a vivência muito americanizada. Nomes estrangeiros, colégios e costume dos Estados Unidos, e aqui não. Alguns reinos são fictícios, outros levam o nome de cidades brasileiras, e achei tudo isso uma delícia de se ler).

Têm muita representatividade, e relações familiares carinhosas
(O conto que fala do Reino de Minas e Gerais é o meu favorito!).
Algumas passagens me faziam lembrar de Wakanda, país fictício da minha querida Marvel, e que se fosse possível, seria o meu destino dos sonhos 😍

Enfim, recomendo muito a leitura, principalmente para as pessoas que gostam de romances fofos, com pautas importantes, questões familiares e príncipes e princesas.

site: https://www.instagram.com/capitulo_20/

gabriellasaraiv 08/08/2021

Fiquei complemente apaixonada nestes 4 contos e tudo que os envolve. A representatividade, o romance, as histórias bem construídas, as personagens apaixonantes nos fazem acreditar que aquele mundo é o mundo real.
Não esperei que fosse gostar tanto como gostei, mas essas histórias me transmitiram uma paz enorme.
Estou encantada com as autoras e com o universo que criaram para este livro. Sem dúvidas quero ler mais obras delas! Apaixonada, apenas!

Miry 10/10/2020

Vale a pena
Esse livro é tão bem escrito que dá muita satisfação de ler. E dá orgulho também porque é um livro nacional, com representatividade de protagonistas negras de todas as formas, gordas, retintas, LGBTQIA+, assim como é na vida. Há pessoas de todos os tipos. Vale a pena a leitura.

mouemily 11/05/2018

QUE LIVRO LINDOOOOOOOOOOOOOOOOO

Quando eu soube que esse livro ia sair já fiquei animada pq amo demais as história da Solaine Chioro e da Olívia Pilar e ainda não tinha lido nada da Val Alves ou da Lavínia Rocha. E, gente, quando finalmente fui ler... Não tinha nem como me decepcionar.

Eu AMEI todos os contos e várias vezes, enquanto ia lendo, meti socos na parede (como uma boa trouxa) ou parei na metade da história pra gritar porque era tudo TÃO BOM. O da Solaine, sobre a Kayla e o Thando, foi o meu favorito porque GENTE EU AMO ESSES DOIS DEMAIS AAAAAAAAAAA mas amei também o desenvolvimento do conto da Val, fiquei com o coração na mão lendo o da Lavínia (JÁ QUERO SPIN OFF DA IRMÃZINHA DA LORENA) e feliz demais com a história da Amara e da Iza que a Olívia escreveu.

Não só os romances foram fantásticos, todos bem desenvolvidos e críveis, como também os reinos que as quatro autoras escrevem foram maravilhosos. Ri da família real reptiliana do Reino Unificado, me apaixonei por Sídera, sofri por Minas e Gerais (e por todos os outros reinos de Grã-Brasil, além de ficar louca por saber mais sobre cada um deles) e adorei como o Reino das Marés era tão resolvido. Foi muito legal ver como cada autora lidou com isso e com questões importantes e pertinentes, sempre de forma muito natural.

Enfim, como dá pra ver, eu AMEI DEMAIS FORMAS REAIS DE AMAR. Com certeza, vale a leitura para todo mundo.

giovanna 16/03/2020

Encantador
Fico triste que essa antologia não tenha tanto reconhecimento, pois é perfeita e tem tudo o que um livro precisa ter para me agradar. Os contos são leves e rápidos mas ainda assim impactantes, tem a dose certa de romance e drama e a representatividade é incrível.

Foi muito difícil escolher um favorito mas mo final acho que o conto da Olivia Pilar foi o que mais me marcou (e confesso que cheguei a ficar com os olhos marejados no final, que foi perfeito).'

skuser02844 30/04/2020

primeiro e segundo contos são ok, mas odiei o terceiro. já o quarto, eu adorei, e confesso que fiquei triste com o final ao ponto de quase chorar.