Formas Reais de Amar

Solaine Chioro
Lia Rocha

Resenhas - Formas Reais de Amar

skuser02844 30/04/2020

primeiro e segundo contos são ok, mas odiei o terceiro. já o quarto, eu adorei, e confesso que fiquei triste com o final ao ponto de quase chorar.

Renata 02/02/2024

Surpresa boa
Sabe aqueles livros que a gente fica feliz de ter pego pra ler? Pois!! Uma fofura em forma de histórias! Super leve e fofinho

Isa 02/06/2020

Clichês necessários
Muito gratificante saber que temos autoras nacionais que podem conduzir muito bem e de forma leve a representatividade tão necessária em tempos como estes. Nessas histórias não interligadas lidamos com quatro princesas negras da realeza ou não, cuja realidade miscigenada é presente e sem muita afetação, o diferencial dessas histórias, que sim são clichês, é o que elas representam em termos de autoidentificação já que conhecemos os enredos mas não de uma perspectiva afrocentrada que nos permita visualizar como tal.

O livro é bem alto astral e cada autora possui uma forma única de conferir humor em suas histórias seja pela linguagem mais juvenil ou pelo simples desenrolar dos romances das princesas, apesar disso acabar confundido um pouco o público à que se redireciona pela variação da linguagem. Adorei os contos e o da Lavínia foi o que particularmente mais me atraiu e adoraria vê-lo mais explorado em uma narrativa mais extensa. Ao longo do livro, ainda percebemos alguns erros ortográficos que não causam prejuízo na compreensão mas que uma melhor revisão resolveria. Vai ter família real preta, princesa gorda, princesa bissexual e nada disso é um problema!

PaixAo20 23/05/2018

Catarina, do Reino Unificado- 4.5 estrelas
Kayla, do Reino de Sídera - 4 estrelas
Lorena, do Reino de Minas- 4 estrelas
Amara, do Reino das Marés - 4.25 estrelas

Gabizoca 18/03/2021

Cada história teve um protagonismo importante na desenvoltura do universo literário que foi criado. De forma diversas as representatividades impactam positivamente na vida dos leitores e esse livro com certeza conseguiu isso. Além de conter romances adolescentes que me arrancaram umas risadas várias vezes.

Recomendo muito!

Ana Jiran 25/06/2020

Foi uma leitura muito gostosa, eu gostei bastante dos quatro contos, se tivesse um livro de cada eu adoraria ler.
O final do último conto foi incrível, adoro esses finais mais realistas, que mostram que nem tudo que a gente quer e idealiza é o melhor para nós.
Vou procurar mais livros/contos que as autoras escreveram para também ler eles.

Diana Araújo 02/07/2020

@eraumaveznumlivro
Formas Reais de Amar traz 4 contos com princesas negras protagonistas e isso já é algo a ser destacado. Mas a representatividade vai além das garotas, pelo menos 90% dos personagens desse livro são negras e negros.
A cultura afro também está na descrição das roupas, acessórios, nos nomes dos personagens e isso tudo foi muito lindo e enriquecedor. Imaginar princesas negras, gordas, com cabelos black power ou trançados e super empoderadas me fez sorrir do começo ao fim do livro.
Além da negritude e dos corpos fora do considerado padrão pela sociedade, o protagonismo feminino é destaque. Até quando alguma princesa está em perigo ela não é salva por um homem, mas sim por outra mulher.
O 1º conto foi o único que não gostei tanto. Achei a personagem muito afobada até nos pensamentos, ela começava falando algo e seguia juntando um assunto com outro e quando voltava ao início de tudo eu já tinha esquecido do que ela tava falando. A situação conturbada em que se passa a história também não ajudou, me passou a impressão que eu tava praticamente correndo - faz sentido?!
Ah, e o romance também não convenceu muito, não houve muita dedicação para a construção da química entre os personagens e, mais uma vez, tudo pareceu apressado.
O 2º e o 3º contos foram de longe meus favoritos. As histórias são muito bem escritas e instigantes, com personagens maravilhosos, engraçados, a passagem de tempo e a descrição dos lugares e das memórias afetivas, tudo tão bem narrado que me fez me apegar rápido às histórias e ao final já fiquei sentindo falta e querendo mais!
O 4º conto era o que eu mais aguardava, pois já sabia que traria uma princesa bissexual e estava tudo indo muito bem, mas o final me decepcionou um pouco. O enredo cauteloso pra narrar a conexão entre o casal me desagradou, já que nem o -único- beijo é narrado com calma, enquanto nos contos anteriores os amassos quentes entre os casais héteros são descritos com detalhes.
Ok, até tentei relevar isso, mas quando no final o casal não fica junto e aparece uma personagem nova do nada, na última página, pra ficar com a princesa, e ainda uma relação que é descrita mais como amizade?? Af, aí não dá. Relações entre mulheres sendo negligenciadas, por que não me surpreendo?
Por fim se sobressai o sentimento bom que pairou na maior parte da leitura e a surpresa por ter encontrado escritas maravilhosas e histórias com muita representatividade em um livro de autoras que eu não conhecia e todas brasileiras! Solaine e Lavínia, autoras do 2º e 3º contos respectivamente, com certeza ganharam uma estrelinha no meu coração e já vou procurar mais livros delas.

Catarina Carvajal 10/02/2021

Mais uma coletânea que me apaixonei... todos os contos são muito bem construídos e cativantes, tudo que eu queria era que eles tivem mais páginas pra eu saber o que mais ia rolar com as princesas e seus reinos.

Valentina 29/06/2021

Perfeito!!!
Esse livro superou muito as minhas espectativas, sério ele é muito bom! A representatividade desse livro é muito boa, com as protagonistas dos quatro contos serem negras, varios personagens secundarios também são, e também temos alguma representatividade bi com a protagonista do último conto, da até uma aquecida no coração de ver como os personagens foram construídos de modo em que nao temos pessoas extremamente estereotipadas! Outro ponto positivo é a escrita das autoras que foi impecável e flui muito e as histórias sao muito engraçadas e envolventes!
Eu com certeza recomendaria esse livro para alguem com 14 anos ou mais e que gosta de contos curtinhos mas que são muito divertidos!

Larissa.Stoco 13/09/2021

Resenhando Conto Formas Reais de Amar
Vou ser sincera, nunca tinha lido algo com TANTA representatividade quanto esse conto trás.
São 04 histórias de princesas NADA clichê, todas modernas e donas de si, todas negras e todas com suas condições.
QUATRO MULHERES NEGRAS PRINCESAS, precisa de mais? Então vai mais
Tem questões LGBT e padrão de beleza quebrado. Sim! Tem princesa gorda.
Um conto repleto de diversidade, todas com uma puta de uma força feminina incrível. E o melhor, os contos são maravilhosos.
A escrita das 04 autoras são impecáveis, não tem como não gostar. Flui muito bem, muito bem escrito. Os contos são muito lindinhos e prende muito.
Tira ressaca na hora, não duvide.

zoni 21/06/2018

Eu acabei o livro me sentindo uma princesa, será?
Esse livro é uma antologia de contos da agência página 7, e reúne quatro autoras que nos contam em quatro contos diferentes a vida e as aventuras incrivelmente malucas e românticas de garotas ligadas à realeza, e é um daqueles volumes que realmente deixa nosso coração quentinho e totalmente derretido de amores.

O mais importante no livro, é o fato dele ser totalmente empoderador para a voz das mulheres negras e gordas, e ser totalmente escritos por mulheres negras, com histórias e narrações jovens, rápidas e divertidas, as autoras conseguem nos prender em suas teias curtas, mas nem um pouco rasas. Apesar de serem contos com 30 páginas cada, não sentimos que falta alguma coisa, não sentimos que a história está incompleta.

Meu conto favorito é sem dúvida o Catarina, do Reino Unificado da Valéria Alves. Esse conto é incrível, cômico, gostoso, envolvente, e tem tudo que a gente gosta quando procura boas histórias pra ler, uma protagonista encantadora e cheia de carisma que se mistura com um sarcasmo pontuado, e tiradas cômicas. Não tem como não se identificar com a personagem. Mas em contrapartida, o conto da Solaine Chioro, chamado Kayla, do Reino de Sídera não me agradou muito, confesso que a pegada Wakanda não me agradou muito... Os outros dois são envolventes e bem pontudos, fofos, e aquecem o coração, mas não são tão marcantes como os dois primeiros, apesar de Olívia Pilar nos dá um conto com uma personagem bissexual isso soa tão normal, tão natural que acaba não sendo marcante (preciso abrir parênteses pra enaltecer a autora aqui por isso, obrigado).

É um livrinho nacional, cheio de representatividade e amor, que abre espaço para discussões importantes, tem personagens gordos, LGBT, de culturas e etnias diferentes, e é totalmente maravilhoso ter um livro para o público jovem com assuntos de extrema importância tratados com tanta leveza e naturalidade.

Notas individuais:
Catarina, do Reino Unificado- 4,5 estrelas
Kayla, do Reino de Sídera - 2,5 estrelas
Lorena, do Reino de Minas- 3 estrelas
Amara, do Reino das Marés - 3,5 estrelas

site: instagram.com/nomeiodatravessia

Jess 03/08/2018

Lindo demais
Gente que livro fofo. Sério. Eu me apaixonei pela capa quando vi no Kindle Unlimeted e peguei para ler por serem contos, algo que gosto sempre de ter a mão para um leitura mais rápida.
Mas qual não foi minha surpresa ao me deparar com um livro SUPER bem escrito, lindo, fofo e transbordando representatividade de todas as formas. Me apaixonei perdidamente por todos os contos. TODOS. Isso é algo quase impossível de acontecer comigo em um livro assim, sempre tem algum que não agrada. Mas nesse amei todos. A partir de hoje vou enaltecer esse livro sempre

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 20/12/2018

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade
Como devem lembrar, em maio a atriz Meghan Markle se casou com o príncipe Harry, um casamento que quebrou tradições da realeza britânica, como o fato de Meghan não ser de origem branca. E "Formas reais de amar" é uma coletânea que vem com a proposta de trazer princesas que fogem dos padrões. Em comum, todas as protagonistas tem o fato de serem de ascendência negra. Um pouquinho sobre cada história:

"Catarina, do Reino Unificado" da Val Alves, é narrado pela Catarina, que queria aproveitar o lanche de um evento da ONU mas foi obrigada pela amiga Manu a ir pra frente da Abadia por causa do casamento do príncipe com uma plebeia. Lá, elas se envolveriam numa confusão com uma garotinha perdida, um membro da família real (um reptiliano, talvez?) e um crush da faculdade que é a cara do Chris Evans (amo!) com covinhas! Esse é o conto mais engraçado do livro! A escrita da Val é super bem humorada! A história tem muitas semelhanças com a da Meghan e do Harry, então quem acompanhou o casamento deles e conhece um pouco da realeza britânica, certamente vai entender as referências.
"Como dizem por aí, nem toda heroína usa capa, não é mesmo?"
O segundo conto é "Kayla, do Reino de Sídera", escrito pela Solaine Chioro. A princesa Kayla volta para o seu reino depois de concluir a faculdade, e novamente tem que aturar os pais jogando-a para cima do príncipe Thando. Mas será que se não houvesse essa pressão dos pais, Kayla resistiria tando à ideia de formar um casal apaixonado com Thando? Quais são os verdadeiros sentimentos dos dois? Achei super interessante nesse conto as referências às culturas africanas, especialmente a cultura zulu.
"Ser princesa nunca mudou o fato de eu ser gorda e disso permitir que todos se sentissem livres para opinar sobre o meu corpo."
"Eu estava cansada das pessoas tentando decidir a minha vida amorosa. Não aguentava mais a pressão, mesmo que indireta, que todos pareciam colocar sobre mim e Thando. Eu era dona da minha vida e encontraria o amor do jeito que eu queria, não como meus pais e todo o reino esperavam."
"Às vezes eu me esqueço de que mulheres negras são chamadas de agressivas sempre que deixam de sorrir por dois segundos."

"Lorena, do Reino de Minas" da Lavínia Rocha foi o meu conto favorito! Na história, não existe Minas Gerais, e sim dois reinos: Minas e Gerais. A situação no reino de Minas não é das melhores. Uma aproximação política e econômica com o reino de Gerais poderia ser de grande ajuda. O problema é a inimizade entre os dois povos por causa de antigos conflitos. Para aumentar o índice de aprovação da reaproximação dos reinos, é sugerido um relacionamento entre a princesa Lavínia de Minas e o príncipe Raul de Gerais. Será que isso vai dar certo, ainda mais quando temos alguém tentando sabotar essa reaproximação?
"— Agora percebo que talvez não tenha nada contra Gerais. — Ah, sobre isso não posso concordar. — Ele parou o que estava fazendo e me encarou, sério. — Não cultivo muita simpatia pela princesa de Minas. Raul imediatamente deixou escapar um sorrisinho. Percebi que ele era péssimo para fazer brincadeiras teatrais: nunca conseguia se manter sério o bastante para causar um efeito."
A premissa lembra um pouquinho "A Seleção": casamento real para mudar a opinião pública, mas a semelhança fica só aí. Amei a escrita da Lavínia. Ela conseguiu criar uma trama na medida certa para ficar crível, acreditável. Além de personagens bem construídos, pelos quais sentimos empatia logo de cara, especialmente pela princesa e pelo príncipe em sua determinação de fazer o melhor para o reino. Obviamente, amei também a ambientação no meu estado.
"Não me importava se no pacote de criação de meninas estava a lição 'ser sempre doce, não interessa o que façam com você', o que falei sobre príncipes inconvenientes era verdade."
Mas o que mais gostei foi a atitude da mãe da Lorena, que disse para a filha que ela não precisava abrir mão de si mesma, embarcando num relacionamento que poderia não lhe fazer bem, só por ser uma princesa e ter deveres com o reino, afinal, estamos no século vinte e um e mulheres são bem mais do que "mercadoria" para ser usada em casamentos.
"— Lorena, eu sei por que você concordou com o casamento, sei dos motivos e imagino tudo o que passou pela sua cabeça. Também sei que te criei a vida inteira para pensar no povo antes de si mesma. Eu sei de tudo. — Ela apertou um pouco mais minhas mãos e assentiu. — Mas quero que saiba que sempre pode negar. Mesmo depois que oficializarem, se casarem, unirem os reinos… não importa! Você precisa saber que se esse relacionamento estiver te fazendo mal, você pode e deve sair dele."
"Amara, do Reino das Marés" da escritora Olívia Pilar fecha a obra, nos apresentando Amara, que precisará se casar em pouquíssimo tempo para subir ao trono do Reino das Marés, um pequeno reino onde só mulheres podem governar. Antes de assumir suas obrigações, Amara consegue algumas semanas para viajar ao Brasil, onde conhece Izabela, que trabalha no hotel onde se hospeda. A relação das duas começa com uma amizade e se torna algo mais. Além da boa escrita da Olívia, da ambientação num resort brasileiro, o diferencial desse conto é trazer uma protagonista lésbica de um reino onde uniões de pessoas do mesmo sexo são aceitas. Acho que esse conto só não empatou com o conto da Lavínia como favorito pelo final, que eu queria que fosse diferente, embora tenha sido compreensível.

Falei pouquíssimo sobre cada conto, ainda que cada um merecesse uma resenha só para si. "Formas reais de amar" foi o meu primeiro contato com a escrita das quatro autoras, além de ter sido o primeiro e-book que li no Kindle Unlimited. E foi uma ótima experiência de leitura. Recomendo muito que vocês também o leiam, principalmente por ser uma obra que traz a diversidade e a representatividade tão necessárias na nossa literatura. Além disso, é fascinante como cada autora conseguiu criar o seu reino e inseri-lo nos dias de hoje, trazendo protagonistas que enfrentam os velhos dilemas do coração, mas com muito bom humor e força feminina.

A capa é um encanto, condizente com nossas protagonistas. Por ser e-book, não há muito o que falar sobre a diagramação, quanto à revisão, encontrei pouquíssimos erros.

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com/2018/06/resenha-livro-formas-reais-de-amar-val.html