Todos os caminhos levam a Roma

Todos os caminhos levam a Roma Scott Hahn

Resenhas - Todos os caminhos vão dar a Roma

Barbara.Tomaz 19/08/2023

Achei fraco :/
É um livro autobiografico de um pastor protestante que foi para o catolicismo. Nas páginas lemos alternadamente em cada capítulo uma parte escrita por Scott e, na sequência, uma parte escrita por sua esposa.

Os capítulos iniciais são bem curtos e retratam a juventude de Scott e seu contexto social e religioso. Vale lembrar que esse livro é antigo (sua primeira publicação foi em 1994).

Ao todo sua conversão levou cerca de 6 anos, sendo que o livro narra bem superficialmente os acontecimentos em alguns momentos. Assim, não espere detalhes nem citações bibliográficas ou referências de livros e cia, muitos argumentos e iniciativas do autor foram baseadas no que ele sentiu e pesquisou (sem ter dado ao leitor quais foram as muitas citações do que ele diz ter lido, nem autores etc).

Logo, não leia como se fosse algo tão atual e como se as coisas acontecessem num piscar de olhos, e nem como de um dia para o outro tudo mudasse. Pois levou tempo!

Para católicos, imagino que esse livro seja como se fosse um tipo marco de reafirmação de crenças. Pessoalmente, achei fraco as justificativas que Scott argumentou e usou a respeito da descoberta de sua nova fé. Senti falta de argumentos bíblicos melhores e de mais citações bibliográficas, conversas com outros pastores, pesquisa etc .

A postura inicial dele foi um tanto confusa, pois ele se declarava "anti-católico" e bem "crente", beirando ao "inabalável" todavia a radicalidade de seu posicionamento não tinha raízes. Ele descreveu bem rápido alguns acontecimentos relacionados a fé dele, de modo que, mesmo estudando em boas faculdades e seminário, participando de ministério de evangelismo no campus, ele não soube ponderar a utilidade de autores católicos para cristãos protestantes, muito menos considerar algumas afirmações bíblicas sobre a perspectiva de alianças e família que autores protestantes, já haviam abordado a questão da aliança na igreja. (Particularmente achei isso bem estranho porque com tanto estudo ele nunca leu alguém escrever sobre isso e nem ouviu alguém ensinar sobre a dispensação das alianças).

Desse modo, ele não soube idenficar nem reconhecer que algumas igrejas protestantes compartilhavam de princípios parecidos a respeito de questões envolvendo a dispensação de alianças. E ao descobrir esses assuntos, ele simplesmente usou, como uma de suas principais justificativas para mudar de credo. Achei a reação, bem rápida e simples, baseada mais na emoção do que no estudo**.

Como por exemplo, mais para o final do livro, ele apenas afirma dogmas já estabelecidos e aceitos pela instituição, mas não se propõe a desenvolver o assunto para o leitor, ele simplesmente aceita e pronto.

Ele também ignorou algumas questões relacionadas a historia da igreja, não fazendo nenhuma citação ou comentário sobre a postura exploradora de alguns lideres e tradições da igreja católica em determinados períodos da história, nem comentou ou se aprofundou em determinados temas mais polêmicos.

Me pareceu que os autores basicamente ignoraram o que não deu certo na igreja, como se os problemas e dilemas fossem "apagados", e apenas, o que eles acharam legal e útil para seu testemunho, fosse engrandecido para afirmar suas novas perspectivas de fé.

A respeito de sua personalidade, percebi que, como ele diz no livro nas primeiras páginas (usando outras palavras) : "ou é tudo ou é nada". De modo que para ele seria o fim se não concordasse com algum comentário bíblico bom de autores católicos. Tipo, ele não percebeu que podia ler escritos católicos e até concordar com alguns assuntos e mesmo assim continuar sendo protestante. Com essa dificuldade de personalidade, juntamente com outros fatores, Scott se deixou levar a crer que só através de um estudo a respeito da igreja católica romana ele chegaria a genuína fé cristã da igreja primitiva.

No livro também encontramos as respostas dadas para alguns questionamentos que sua esposa fazia, a maioria foi superficial e, algumas vezes, sempre usando de argumentos emotivos e alegóricos, ao invés da Bíblia no contexto certo. E teve vezes que quando citava alguma parte da Bíblia, usava com um tiquinho de manipulação só para enfatiza ou favorecer sua opinião. E ficava por isso mesmo.

Por fim, um aspecto positivo do livro foi a participação de sua esposa. Poucos autores se dispõe a incluir a participação de suas esposas nos relatos. Como ela sempre desejou ensinar a respeito de fé, imagino que ela tenha ficado bem feliz com essa oportunidade. Além disso, fico feliz por eles terem conseguido superar suas dores e tristezas oriundas do quadro de saúde sensível em que sua esposa apresentou algumas vezes.

Se você for um católico novo na fé, leia. Mas não se impressione com as respostas aparentemente bem construídas, pois se cada uma for avaliada uma por uma, não são tão boas e fortes como aparentam ser.

__________________________________

**(Ele tratou isso como se tivesse descoberto a América, mas a perspectiva de dispensação de aliança já existia em igrejas protestantes. O que pode ter acontecido é que o acesso ao conhecimento e a informação de seu tempo era limitada e regional mesmo estudando em faculdades consideradas por ele "boas").
LuaTeresa 19/08/2023minha estante
Oi, irmã. Vou lhe confessar uma coisa. Eu comecei a ler esse livro e não gostei. Não estava estava fluindo pra mim e abandonei. E olha que sou católica desde berço (melhor dizendo, sou desde os 15 anos quando tive meu encontro com Jesus, foi meu início de processo de conversão). Pelo o que eu li, não recomendo nenhum protestante ler esse livro, até porque Scott vai falar da conversão dele e é óbvio que vai ter coisas que um cristão reformado não vai concordar. Digo isso com todo o respeito. Já que você provavelmente deve ser protestante, recomendo ler os livros de Elisabeth Elliot, uma das minhas escritoras favoritas. Recomendo também o livro "A noiva de Jesus Cristo" de M. Basileia Schlink (só li esse livro dela mas me encantei pela escrita). Deus abençoe!

Barbara.Tomaz 19/08/2023minha estante
Oi Lua, sim, sou protestante. Li por curiosidade e por ver no meu feed algumas pessoas falando a respeito. Achei nada diferente de outros livros católicos, mas o que me impressionou foi o desconhecimento de Scott com alguns temas relacionados inicialmente a própria fé "protestante". Realmente, Elizabeth Elliot é ótima e tão para lançar ainda nesse semestre outro livro que ela escreveu *_*

LuaTeresa 19/08/2023minha estante
Eu quero ler todos os livros dela!!!! E quero muito ler na língua original também!? Mulher admirável!

Barbara.Tomaz 19/08/2023minha estante
Tem um filme da história dela e de seu marido no You Tube, se chama Terra Selvagem.

LuaTeresa 19/08/2023minha estante
Não sabia! Vou procurar. Obrigada pela indicação!?

Cristiano.Santos 21/08/2023minha estante
Tenho um livro com o mesmo título, porém de Chesterton.

Barbara.Tomaz 21/08/2023minha estante
Sim! Cristiano, eu até pensei que eles iam citar ou fazer alguma relação com o livro de Chesterton, mas não teve nada. Acredito que a idéia do título veio daquele bordão "Todos os caminhos levam a Roma", no caso, de Scott, teve um momento na história em que a cada conclusão que ele chegava baseada em algum livro que leu, ele descartava uma igreja, aí ele "foi riscando a lista imaginária dele" até chegar a igreja católica romana (de certo modo, ele é bem impulsivo rs). Acho que foi essa a causa do título.

Lucas 23/08/2023minha estante
Livro fraco que todo católico usa como se fosse o mais forte argumento para conversão de qualquer cristão á seita romana.

LuaTeresa 23/08/2023minha estante
Lucas, não vou discutir aqui. Até porque prefiro orar pela unidade dos cristãos e pelos cristãos perseguidos que precisam das nossas orações. Só vou dizer que nem todo católico usa esse livro como "argumento" pois é somente um >testemunho< de uma >pessoa

Cristiano.Santos 23/08/2023minha estante
Se não me engano o professor Felipe Aquino da Canção Nova indicou esse livro muitos anos atrás. De fato, existem muitos livros semelhantes, como o que eu indiquei, com o mesmo título, do Chesterton, que era um gigante intelectual que se converteu à Igreja Católica.

Alice Maia 09/12/2023minha estante
Você é protestante? Tenho algumas dúvidas sobre esse livro.

Barbara.Tomaz 28/12/2023minha estante
Oi Alice, desculpa só vi agora sua pergunta. Sim, sou protestante.

Rogéria Martins 06/01/2024minha estante
Bárbara, eu sou católica de missa em latim e nunca li este livro. Confesso que já me indicaram como a melhor maravilha do mundo, mas não tenho muita curiosidade em ler, não.
Acho que temos títulos melhores...

Barbara.Tomaz 06/01/2024minha estante
Pois é Rogéria, acho que até você iria se supreender. Não me incomada ele ido para o catolicismo, até porque isso é algo pessoal. O que fiquei impressionada foi como ele não soube ponderar algumas questões e como alguns leitores usam esse livro como "o livro".

Flávia Menezes 07/01/2024minha estante
Te entendo, Barbara! Também achei esse super fraco!

Barbara.Tomaz 07/01/2024minha estante
E olha que esperava mais ?????

Gustavo M 28/01/2024minha estante
Mas o livro é uma história, não uma Encíclica Papal ou estudo de teologia.

Barbara.Tomaz 29/01/2024minha estante
Pois é, mesmo sendo mais um relato pessoal, como um testemunho de fé, o autor usa alguns momentos alguma parte da teologia católica para informar ou compartilhar com o leitor sobre suas conclusões pessoais. Por ter sido escrito depois do que ele definiu como tempo de conversão, ele poderia ter se aprofundando melhor em alguns assuntos que ficaram superficiais ou isolados.

Barbara.Tomaz 29/01/2024minha estante
Enfim, não foi do intuito dele escrever nenhum tipo de catecismo, mas para um livro tão popular e como é usado, poderia ser melhor.

Diana281 15/03/2024minha estante
Eu estou gostando muito da leitura desse livro, muito importante este testemunho, baseado em estudos bíblicos.

Rogéria Martins 23/04/2024minha estante
Não tenho vontade nenhuma de ler qualquer coisa do Scott, justamente por parecer muito raso.

Viviane.Fonseca 25/06/2021

Bonita história de conversão
Neste livro, Scott Hahn e sua esposa, Kimberly, nos apresentam sua história de conversão do protestantismo para o catolicismo. Percebemos ao longo da narrativa que, embora casados, passaram por momentos bastante conturbados durante essa transição. Scott, bastante estudioso, converteu-se primeiro, podemos dizer que pela razão. Durante esse processo, o casamento dos dois passou por momentos muito ruins, pois Kimberly não conseguia aceitar seu esposo católico e talvez não se permitia pensar a respeito de se converter também. Situações foram mexendo com Kimberly e a leitura nos leva a crer que a emoção a fez pender para o lado da religião católica, culminando também na sua conversão anos mais tarde.
Um livro simples e com leitura bastante fluida. Os autores nos mostram alguns argumentos favoráveis ao catolicismo e uma das lições que ficou para mim foi sobre dar tempo ao tempo, pois Deus se encarrega de por as coisas no seu devido lugar.
Recomendo!
Dandara Virgínia | @dandaravmachado 25/06/2021minha estante
Amo esse autor. Ganhei esse livro recentemente, mas ainda não o li! Indico muito banquete do cordeiro, um dos melhores livros que já li na vida.

Viviane.Fonseca 25/06/2021minha estante
Esse é o segundo que leio do autor. Estou com O Banquete para ler aqui, acho que será um dos próximos. Salve, Santa Rainha também é ótimo!

Carmen 07/11/2021minha estante
Oi, não consigo iniciar a leitura, alguém pode me dizer como faço?

patriciasortsac 01/02/2022minha estante
Excelente livro. Recomendo demais.

Flávia Menezes 23/03/2023

NÃO FOQUE EM QUEM ESTÁ CAMINHANDO, MAS EM QUEM JÁ CHEGOU LÁ.
?Todos os Caminhos Levam a Roma?, livro do autor e teólogo católico Scott Hahn, foi publicado em janeiro de 2015, e é um livro que conta a caminhada de um casal da sua vida como evangélicos, para uma nova caminhada na fé na Igreja Católica.

O livro fala de uma trajetória com embasamento em passagens bíblicas e muito aprofundamento teórico, mostrando que o que eles (o casal) havia ouvido sobre a Igreja Católica estava bem longe de ser verdade. De fato, as falas deles sobre o catolicismo são embebidas de um preconceito religioso que chega a ser bastante assustador. Eu nunca ouvi uma fala tão pejorativa e ofensiva sobre o catolicismo como eu vi nesse livro. Mas, ainda bem, através de muito estudo, muitas orações e da iluminação Divina, eles puderam perceber que estavam redondamente enganados, e que, inclusive, receberam o belo chamado a seguir Cristo através dos ensinamentos da religião católica.

Durante a leitura, eu confesso que não consegui entender essa forma de pensamento deles. Tudo o que diziam, ia totalmente na contramão de tudo o que eu aprendi, tendo nascido e crescido em uma família católica, e foi aí que percebi que toda a narrativa, toda a visão que os norteiam, ainda estava voltada a tudo o que aprenderam na religião evangélica. A fala, a forma de ver a vida, de orar, tudo isso estava bem embasado por todo o ensino religioso evangélico. Percepção essa que me ajudou mais a compreender de onde vinham aqueles excessos de dúvidas e tudo o que esse casal conta nesse livro.

Um livro que conta uma caminhada para a fé católica, mostrando de forma bastante fundamentada nos escritos bíblicos tudo o que essa religião nos oferece de amparo para podermos caminhar mais fortes na nossa fé, dissolvendo muitas dúvidas que outras religiões possam ter de alguns ritos do catolicismo.

Simone 19/01/2021

Esse livro mudou a minha vida
Li ele em um momento que eu desconfiava da Igreja Católica, não tinha devoção a Nossa Senhora e estava a um passo de me tornar protestante. Meu namorado tentava me convencer de todo o contrário, mas eu não conseguia mudar minha convicção. Eu tinha ido na JDJ um tempo antes e encontrei esse livro, vi a resenha dele e comprei. Nesse momento de dúvida, eu peguei ele como uma última chance, e lendo a trajetória do Scott eu percebi o quanto eu estava errada. Foi como se antes eu estivesse cega. Por isso até hoje eu o recomendo para qualquer um que esteja pensando em deixar de ser católico. Com certeza foi um cuidado enorme de Deus esse livro ter aparecido na minha vida ?
Lucas 19/01/2021minha estante
Nossa! Realmente foi um livro providencial! Já ouvi tantos comentários bons sobre ele que estou ansioso para ler algum dia.

Simone 19/01/2021minha estante
Com certeza foi ? recomendo muuito, quero ler mais livros deles

Magali16 20/01/2021minha estante
Esse livro é muito bom mesmo. Eu me identifiquei muito com a Kimberly, tanto que meses depois comprei o livro dela "Amor que dá vida", outra preciosidade.

Simone 20/01/2021minha estante
Esse está na minha lista, Magali ? quero muuito ler ele

Mari 25/01/2024

Todos os caminhos levam à Roma
O título já diz tudo sobre esse livro, todos os caminhos realmente levam à Roma!
O livro é sobre a história de conversão de um casal firme na igreja protestante e é lindo ver essa jornada e tudo que eles falaram sobre o processo de conversão deles! Uma história realmente linda! Eu amei

Rubens.Memari 31/12/2023

Testemunhos e roteiros
Quando escolhi ler esse livro, achei que encontraria longos capítulos de discussões teológicas. Em alguns momentos, isso acontece, mas o ponto forte da história é a conversão do autor e as implicações de sua decisão.
O abalo foi grande. Porque Scott Hahn tinha planos de ser um grande pastor da sua igreja. Para isso, resolveu dedicar-se ao estudo da doutrina católica, com a intenção de encontrar os melhores argumentos contra o Vaticano.
Porém, ocorre o contrário, e o autor vai-se convencendo de que deve se converter como católico, para desespero de sua mulher, Kimberly.
Para um estudioso da doutrina, não há muitas novidades nas questões levantadas. Mesmo assim, vale a pena a leitura, por ser uma história de superação. Fica a mensagem que somos humanos, e podemos sempre escolher novos caminhos para trilhar durante a nossa vida.

Hevellyn 10/01/2015

Livro maravilhosamente extraordinário
O título expressa um certo exagero nitidamente proposital. Todos devem ler esse livro. É a trajetória de um casal de volta à Casa. Uma trajetória sofrida para os dois, mas que no fim... Deus resolveu tudo! Ele sempre resolve!
Esse livro, inclusive, nos recorda a estudarmos com afinco a fé e a herança deixada por Jesus Cristo: Sua Igreja.
Scott Hahn é um gênio. Outros livros dele com certeza estarão na minha cabeceira em breve. :)
Rafael.Rayane 03/04/2019minha estante
como é que faço para ler o livro aqui no site?

Carlos.Aparecido 08/06/2020minha estante
O Banquete do Cordeiro é ótimo, uma bela visão sobre o livro do Apocalipse

Danilo.Ribeiro 21/11/2020minha estante
Ótimo livro!

Leonardo_css 08/11/2020

A todo convertido ao catolicismo
Recebi esse livro de uma pessoa muito especial para mim. Não nasci dentro da igreja católica e nem fui batizado quando pequeno, mas tudo se encaminhou conforme a vontade de Deus.

Nesse livro, Scott e Kimberly Hahn contam sobre sua trajetória saindo do ódio pela Igreja Católica, Maria e os santos para um novo começo, compreendendo a graça que temos por ter Maria como intercessora e mãe. Junto a isso, como é lindo a união que temos com pessoas semelhante a nós, humanos, que por meio do amor a Deus e o verdadeiro testemunho de vida, chegaram a Santidade.

Cada estudo, cada texto e ensinamento vão mostrando o quão perfeito são os ensinamentos, doutrinas e ritos seguidos pelo catolicismo.

Enfim, para todo recém católico e até para os antigos, recomendo a leitura. Fiquem com Deus e que Maria interceda por vós.

Thibu 11/07/2020

Extraordinário
Livro excepcional, uma história de conversão de alguém que não queria ser convertido!

jubs 16/06/2021

"Para seu próprio bem - e para o bem dos demais - estudem-na, para saber aquilo em que acreditam e porquê acreditam nisso."

Esse livro foi um presente, literalmente, de uma pessoa muito especial.

Foi incrível conhecer e "passar" junto com eles por todo o processo de conhecimento e aprofundamento nos ensinamentos e tradições da igreja católica.

Os ensinamentos que eles aprenderam e passaram e as turbulências que enfrentaram por um motivo maior.

Aprendi demais com eles, coisas que se encaixaram tão bem e que agora fazem todo sentido e por descuido e desleixo nunca havia parado para perceber e entender.

Tudo tem um propósito.

E que coisa linda de se ver, a inteligência, paciência e amor que essa família tem. É de se ver transbordar.

Admiração enorme por eles!

Carlos_e_Bianca 07/07/2021

Que tesouro, muito bom!!
Nessa obra acompanhamos o caminho de conversão dos autores que é comparado às estações do ano.

Começa como uma linda primavera, os sonhos de um jovem casal que tinha vários planos, avançando para um nebuloso inverno, com pesquisas e descobertas duras de engolir e conflitos familiares. No final, se transforma num outono, com uma rendição de ambos os lados do casal, prelúdio de um verão gostoso de se viver em família, junto da família da Igreja Católica.

O livro é sensacional com várias defesas apologéticas da fé católica, tanto na parte bíblica, como na parte doutrinal e dogmática. Recomendo a todos!!

Suelen67 01/08/2022

Amei♥
Achei tão lindo a conversão do Scott e sua família, foi natural sem pressão.
Ele foi se aprofundando na doutrina católica, se interessando cada vez mais e se apaixonando até não conseguir mais ficar sem.
Amei amei amei ♥

PedroGVital 03/03/2022

Excelente
Catequese em forma de diálogos do casal Kimberly é Scott, que se concertarem do protestantismo para o catolicismo. Vale a pena a leitura, muito fácil absorção.

Ester 28/01/2023

lindo testemunho!
belíssimo testemunho de um casal ex-presbiteriano que se converteu ao catolicismo. me senti tocada especialmente pelas partes narradas por kimberly hahn, que nasceu de família protestante/evangélica e passou por uma grande dor na transição de crença. me identifiquei bastante, e como kimberly peço a Deus que tenha misericórdia de mim e me guie para a verdade. ??

beatrizcomze 27/08/2021

"Tu és Pedro e sob essa pedra edificarei a minha Igreja"
“Talvez não haja nos Estados Unidos uma centena de pessoas que odeiem a Igreja Católica; mas há milhões de pessoas que odeiam aquilo que erroneamente supõem ser a Igreja Católica”.

Me encontro em êxtase com esse livro e cada dia mais apaixonada pela Igreja.
Como disse no meu histórico de leitura, nós só amamos o que conhecemos e esse livro é uma das muitas provas de que isso é real. Scott e Kimberly, antes anticatólicos se aprofundaram nos estudos da Bíblia e sem que percebessem, acharam falhas no que antes, tinham como verdade absolutas. Esse livro mostra uma trajetória sofrida e muito dolorosa para ambos, pois imagino que ver suas verdades sendo postas à prova bem debaixo dos seus olhos, não deva ser fácil, mas uma fé como essa não se desfaz. Ao longo de muitos anos os dois sofreram com os caminhos que sua fé os levavam e sinto muito mais pela Kimberly, que mesmo passando por tantas coisas, nunca desistiu de sua família. Esse livro me abriu os olhos para tantas coisas que não sou capaz de descrever aqui, mas que agora me consolidam mais ainda como filha dessa Igreja que eu tanto amo.