The Last 8

The Last 8 Laura Pohl

Resenhas - The Last 8

drago 12/02/2022

um bom livro que daria um filme melhor ainda
gatilhos no livro: suicídio, morte, armas, ansiedade, depressão.

The Last 8 é um livro protagonizado por Clover Martinez, uma jovem que sonha em se tornar piloto de avião. Um dia, um ataque alienígena acontece e todos aqueles que ela conhece e ama, morrem. Clover se vê sozinha no mundo até ouvir uma gravação na rádio que a leva a encontrar um grupo de jovens sobreviventes. Clover se sente aliviada por encontrar sobreviventes, mas também fica desapontada ao descobrir que os mesmos não têm intenção alguma de lutar contra os alienígenas e pretendem se esconder para o resto de suas vidas.

Esse livro foi uma grande surpresa pra mim. Eu não tava esperando muita coisa porque nunca fui muito fã dessa coisa de alienígenas, espaço, naves e essas coisas, mas eu me surpreendi positivamente. Eu ouvi o livro em audiobook (que inclusive é disponibilizado gratuitamente pela própria autora no spotify) e foi uma experiência bem diferente, achei que não ia conseguir me concentrar na história e nem me conectar com as personagens, mas eu consegui fazer um ótimo proveito da história.

A protagonista é muito bem construída e muito real, mesmo que ela faça escolhas que você pode não concordar, você entende o lado dela. Na verdade é assim com todas as outras personagens da trama. Eu me identifiquei bastante com a Clover e senti todo o medo, a angústia e a raiva dela, acho que isso foi um bom ponto pra eu me prender na história.

As outras personagens são super carismáticas e foram introduzidas muito bem, acho que algumas foram deixadas mais de lado do que as outras, mas isso se deu pela proximidade com a protagonista, então já era de se esperar. Acho que as relações entre elas e como elas foram se moldando foi muito interessante de acompanhar e me fez sentir parte também.

Sobre a história em si, tiveram muitos plots que eu não tava esperando e era tudo muito bem pensado e introduzido, foi muito prazeroso ler esse livro (no meu caso ouvir skjdk). Todo momento tinham acontecimentos que não deixavam a trama cair na monotonia e mesmo as interações irrelevantes das personagens traziam um tom descontraído e divertido pra história.

Enquanto eu ouvia o audiobook eu consegui visualizar muito bem todas as cenas na minha cabeça, o que normalmente eu não tenho facilidade, o que me fez enxergar essa trama como algo perfeito pra um filme. Eu me imagino muito passando pelos canais da tv e encontrando uma cena desse livro.

De bônus só quero comentar que a representatividade desse livro é ótima, super bem trabalhada e abordada. Gostei muito muito de consumir uma obra com protagonismo arromântico e gostei que isso foi comentado mais de uma vez e bem explicado. Tirando a protagonista que é aro e latina, temos vários personagens não-brancos e LGBT+. Foi muito bom ler um livro e me identificar e sentir parte dos últimos adolescentes da terra, The Last 8.

Acho que o livro também conseguiu abordar assuntos pesados com muita responsabilidade. Porém caso queiram ler, se atentem aos gatilhos porque tem umas coisas bem pesadas.

Não sei se uma leitura desse livro seria diferente de escutar o audiobook, mas de qualquer forma eu super recomendo, ainda mais se você curte esse tema de extraterrestres e aventuras no espaço. Ah, esqueci de mencionar que esse é o primeiro livro de uma duologia! Mas já está completa e, assim como esse, o segundo livro da duologia (The First 7) também está disponível gratuitamente em audiobook no spotify.

João 14/01/2021

Uma farofa bem gostosinha
Esse livro me fez pensar na Sessão da Tarde da Globo, quando sentavamos a tarde pra assistir algum filme que tinha jovens vivendo uma aventura de procedência duvidosa e maior que a idade deles permitem.
Eu adorei, adorei a experiência que foi o audiolivro (disponível no Spotify), a trama acompanhando 8 adolescentes que sobraram no planeta Terra após uma invasão.
Eu preciso dizer que os plots do final, ao passo que são plausíveis, achei meio grandes demais. Mas nada disso tira a experiência divertida, com bastante representatividade LGBT e feminina que tem no livro.
Espero que mais pessoas possam ler ??

Gi 30/03/2020

Maravilho
Eu amei o livro. Ele te plot twist que te farão ficar chocados e a história é muito bem feita e escrita.
Dá para se ler em uma sentada só.
Amei.

Milena 16/09/2020

Se, quando eu estava lendo o começo, alguém me contasse o final, eu não acreditaria que uma coisa levaria à outra. Mas levou, e a autora conduziu tudo muito bem.
Indo de uma jornada solitária por uma Terra arrasada para uma história sobre amizade, união e esperança, o livro nos faz refletir o que nos faz quem somos, o que nos une aos outros, o que temos em comum com o que chamamos de "raça humana", e até onde podemos ir para salvá-la.

Página 94 24/01/2021

5° Onda + Guerra dos Mundos + Mentes Sombrias
Em The Last 8 acompanhamos a Clove, uma jovem que mora com os avós e sonha em ser pilota de aeronaves. Logo no início da história, naves não identificadas começam a aparecer por todo o planeta.
Após alguns acontecimentos dos primeiros capítulos, Clove descobre que os aliens estão dizimando os seres humanos, mas por algum motivo, ela é invisível a eles.
Mais do que isso, já seria spoiler, mas o que encontrei nessa história foi aquela velha premissa do mundo acabando e um grupo de jovens que pode ser a salvação.
No geral, achei o livro bem mediano, com uma ou outra reviravolta interessante, mas nada revolucionário, já que vimos até hoje na cultura pop tantas versões diferentes de invasão alienígena.
Nossa protagonista, a Clove chega a ser um pouquinho irritante, o tempo todo querendo ser uma heroína com seus discursos motivacionais. Do outro lado, temos alguns personagens extremamente passivos, o que não ajuda muito.
Essa foi minha primeira experiência com audiobook (conteúdo oficial disponível gratuitamente no Spotify) e em inglês. Achei a linguagem bem tranquila e a narradora tem uma boa dicção, o que ajuda bastante. Boa recomendação para quem quer treinar o inglês.
Apesar de não ter sido um livro incrível, pretendo ouvir o livro seguinte (The First 7) para descobrir o que acontece.

Sol 12/08/2021

Normal
Foi minha primeira experiência com audiobook e foi muito melhor do que eu imaginei que seria. Porém, a história em si não foi nada demais. Não que o livro seja ruim, mas não achei ele especial ou maravilhoso. Foi um bom enredo para passar um tempo, para me acompanhar enquanto lavava a louça, fazia meu almoço e secava o meu cabelo. É isso.
Recomendo para alguém que esteja em ressaca porque é uma história leve para entreter uma tarde

Rebeca 08/08/2020

AI. MEU. DEUS.
Esse livro me partiu em pedacinhos e quando eu tava no chão, totalmente devastada, veio AQUELE final que me deixou esperançosa e muito ansiosa pela continuação. Laura, cuide dos últimos adolescentes da Terra, eles são ANJOS!!! É isso, são todos meus bebês, mas principalmente Violet e Clover.

GabiiV 24/07/2022

Li porque a protagonista é arromântica
É um livro divertido, infelizmente só achei ele em inglês, acredito que ele não exista traduzido em português ainda por mais que a autora seja brasileira, mas enfim.
O livro tem gatilho de depressão e suicídio, então é recomendável que seja lido com parcimônia por aqueles sensíveis aos assuntos. Lembrando que está tudo bem não ler ou largar o livro por causa de assustos sensíveis.
A história trata sobre invasão alienígena um assunto que não me interessa tanto, mas por conta dos personagens cativantes e das reviravoltas na história, que pra mim foram surpreendentes, eu não queria parar de ler. Eu queria saber mais sobre cada um deles, suas motivações, passados, sonhos e como tinham sobrevivido até ali.
A escrita é fluida e fez com que eu me apegasse bastante a protagonista, aos sonhos dela, aos outros personagens e as interações entre eles.
Minhas personagens favoritas foram a Clover, a protagonista que é explicitamente arromantica (me senti representada) e a Rayen, simplismente ma-ra-vi-lho-sa.

Wes 25/11/2019

Uma garota com sua cachorra encontra um bando de adolescentes enclausurados na Área 51
O começo lembra um pouco de Marte ataca e toda aquela doideira do Tim Burton e exterminar os humanos até eles virarem pó. Mas depois foi muito mais do que isso, virou uma forma de como sobreviver num mundo em que você se encontra sozinha com sua cachorra sempre do seu lado, bem vibes de eu sou a lenda, e é nisso mesmo que a historia vai se desenvolvendo até ela encontrar um grupo de adolescentes que por um certo motivo foram escolhidos pra salvar a humanidade dessa invasão.

Foi um livro que misturou tudo de cultura pop sobre invasão na terra e alienígenas, aliados com personagens que estão totalmente fora dos padrões e com assuntos bem pesados como depressão e pensamentos suicidas.

O único ponto que não funcionou pra mim, foi o romance e as rixas do meio livro. Eu tava ansioso pra saber como eles iam sair da área 51 e resolver esse mistério, não brincando de o mestre mandou.

O final foi bem interessante e me lembrou um pouco de Skyward.
Agora resta saber o que aconteceu pra eles chegarem ali e o que sobrou deles e da Sputnik.

Mariana 23/12/2022

Surpreendente
Eu amo tanto!!!

A amizade, o clima apocalíptico, a incerteza e todos os nuances dessa obra são encantadores.

Recomendo.

Chorei MUITO.